Observações sobre um planeta nervoso

Observações sobre um planeta nervoso Matt Haig

Resenhas - Observações sobre um planeta nervoso

Juice.Fragoso 20/08/2021

Fora da Proposta
Achava que a proposta do livro outra, achava que era ressaltar evidenciar os problemas e os benefício sociedade tecnológica, mas sendo só mais um livro de autoajuda. Bem decepcionante.

Karine.Maco 15/08/2021

Simplesmente me impactou
É um livro de capítulo curtos e escrita simples e objetiva. Quem disse que apenas o que é complexo e difícil de se entender, é importante? Esse livro me fez dar mais um mergulho no autoconhecimento e rever muitos hábitos cotidianos que faziam parte de minha rotina, passado porque vou tratar de mudar isso. Terminei a leitura abraçada a este livro e com vontade de chorar. É emocionante quando uma leitura te leva a autocompreensão e você acaba concluíndo que não precisa ter o controle de tudo porque o problema não é você.
Ricarda Caiafa 15/08/2021minha estante
Fiquei com muita vontade de ler!!!

Karine.Maco 19/08/2021minha estante
Vc vai gostar... ele é incrível ?

Michelle 12/08/2021

Parece um livro de auto ajuda e pra quem não gosta do gênero não seria a melhor escolha. Porém, assunto como depressão, síndrome do Pânico, suicídio são tratados de forma casual em cada texto. O livro é formado por pequenos textos com experiências vividas pelo autor. Leitura rápida e fácil.

Raabe 08/08/2021

OBSERVAÇÕES SOBRE UM PLANETA NERVOSO
"Você é mais do que um consumidor
NÃO PERMITA QUE nada nem ninguém o faça sentir-se como se não fosse o bastante. Não pense que tem de conquistar mais coisas para ser aceito pelos outros. Seja feliz com seu próprio eu, sem upgrades . Pare de sonhar com objetivos e resultados imaginários. Aceite o que a publicidade não quer que aceite: você está bem assim. Não lhe falta nada."

K 13/07/2021

me deixou um pouco ansiosa, rindo de nervoso
achei um livro bom, aqui matt haig fala sobre muitas coisas que fazem parte do nosso cotidiano atualmente e nos sobrecarregam sem a gente perceber: a internet, redes sociais, a forma absurda como recebemos informações e notícias o tempo todo e etc. o livro é repleto de dados sobre esses assuntos, com o autor fazendo paralelos com suas próprias experiências de vida (que envolvem crises de depressão e ansiedade). em alguns momentos esses paralelos me fizeram sentir mais "acolhida" com minhas próprias questões, em outros momentos as muitas informações colocadas pelo autor me fizeram sentir ansiedade e ficar inquieta durante a leitura. acho que o livro terminou de uma maneira muito positiva (por isso as 4 estrelas) porém, fiquei sobrecarregada durante vários momentos ao longo da leitura.

Anna Flávia 01/07/2021

Livro sensacional. Fala de aspectos do dia-a-dia que nos afetam e que talvez a gente nem perceba!

Mai 30/06/2021

Leve, livre e para refletir
O livro é narrado (sim, ele é narrado) pelo escritor que conta suas próprias experiências com a ansiedade e a depressão. Entre os seus relatos ele faz reflexões e cita estudos que nos mostram a importância daquilo que ele está tentando nos mostrar.
Classifico essa leitura como sendo leve por que a forma como o autor aborda o assunto, apesar de polêmico para uns e tabus para outros, é uma forma familiarizada com a qual deveria ser o tom de qualquer conversa sobre o mesmo. Além de cada tópico ser bem curtinho e ele trazer linhas de raciocínio delimitadas e sem ?arrodeios?.
Considero também ser um livro para ser lido com calma (digerido, eu diria), pois cada conteúdo nele deve ser lido e refletido, principalmente se você também é vítima desse planeta nervoso ao qual ele dedicou esse livro.
A forma como o autor trás flashs da vida dele e dos seus sentimentos para com os transtornos causados pela gama de tecnologias e malefícios de hoje também faz com que nos sintamos mais familiarizados, acolhidos e compreendidos.

Eu amei lê-lo ??

Bianca1771 30/06/2021

"Porque, afinal de contas, o melhor a se fazer quando está chovendo é deixar chover."
Não existe fórmula mágica ou uma receita a ser seguida ao pé da letra, cada pessoa ansiosa ou não lida consigo de forma única. Neste livro Matt expõe seus medos, pensamentos e a sua forma de lidar e encontrar a cura para a sua ansiedade.

Novack 29/06/2021

Ótima reflexão !
O livro Observações sobre um planeta nervoso nos mostra como devemos lidar com tanta coisa sem perdermos a sanidade. Vivemos em um mundo que muitos se deixa se levar pelo o que vê na internet, como se fossem controlados por ela, sendo que deveria ser o contrário. É um livro que todos nós deveríamos ler.

Becca Miller 20/06/2021

Muito bom!
É o tipo de livro de auto ajuda que eu gosto. Ele não lhe traz um passo a passo pra conquistar o impossível. É livro honesto em sua proposta que é fazer você entender por a internet em geral, mas em especial a mídia social, lhe faz mal.
Além da experiência pessoal do auto com depressão e ansiedade, ele ainda trás dados muito interessantes o que torna a leitura mais rica!

Assy 18/06/2021

Necessário
Foi uma leitura fluida e descontraída, o autor com certeza sabe prender a sua atenção com argumentos válidos.
Me abriu os olhos para muita coisa na minha vida, principalmente porque ele fala das experiências dele e as quais eu me identifiquei em 80%. Na parte de ansiedade e crises de pânico, posso dizer que graças a Deus e a ajuda dos meus pais consegui melhorar bastante, as vezes ainda sinto algumas pontadas, mas pretendo trabalhar isso em mim.
Toda a parte que ele fala sobre preocupações e controle, foi como um tapa na minha cara, eu sou uma pessoa que me preocupo muito com tudo e fico querendo controlar as coisas da minha vida (que na maioria das vezes eu não poderia ter controle mesmo que quisesse muito).
Enfim, foi uma leitura satisfatória, apesar que eu esperava mais aprofundamento de alguns assuntos. Se identificar com toda problemática e saber que você não está perdido e nem é culpa sua já é um dos melhores caminhos para quem tem problemas psicológicos.

Natalia 18/06/2021

De modo geral, é um livro muito bom para entender como a ansiedade surge e está relacionada a diversas coisas do nosso dia a dia.

Raielle 04/06/2021

Interessante e necessário, porém mais raso do que imaginava
O livro traz observações interessantes sobre assuntos que tenho refletido muito ultimamente, mas de um modo um pouco diferente do que eu imaginava no início.

As temáticas são interessantíssimas, mas o desenvolvimento dado pelo autor é bastante raso. Eu tinha expectativa de encontrar um maior aprofundamento, não científico porque essa não era a proposta, mas pelo menos um pouco mais trabalhado. No entanto, destaco como ponto positivo os paralelos que ele fez com suas experiências pessoais.

Além do caráter levemente superficial, também me senti incomodada com algumas falas do autor que soaram questionáveis. Talvez tenha se expressado mal, coisa que já aconteceu antes e ele mesmo conta no livro, mas não sei. Não gostei de encontrar esses problemas num livro que deveria estar refletindo criticamente sobre a sociedade.

Por fim, ainda acho que foi uma experiência válida, me fez ter algumas reflexões importantes e necessárias, mas por ter uma expectativa pessoal maior sobre essa leitura, acabei finalizando-a com um sentimento discreto de frustração. Inclusive, já retirei o outro livro do autor da minha lista de desejados.

Reforço, não é um livro ruim, apenas esperava algo que agregasse mais e de modo mais completo.

Jaynne Borges 30/05/2021

Uma boa pausa para viver
O livro é feito com capítulos curtos, citações e clichês, mas eu achei bom pra o que se propõe. É um livro pra gente refletir sobre o avanço tecnológico, sobre os hábitos prejudiciais, então esse formato "respirável" pra mim foi adequado.

O autor fala algumas coisas problemáticas que eu ainda tô tentando entender, se não fosse por isso eu daria uma avaliação maior. Mas eu gostei das dicas e considerações que ele faz, por mais que sejam coisas que de certo modo nós já saibamos, gosto de livros assim, que organizam os pensamentos e me ajudam a buscar uma melhora.

É um livro pra se ler devagarzinho, acho. Assim podemos refletir e aplicar as sugestões. E a capa é absurda de linda! Se o conteúdo não te servir, o livro pode virar uma bela peça de decoração kkk

Carine Campos 24/05/2021

Cansativo, mas importante (??)
Essa leitura foi um mix de sentimentos. No início eu estava bem empolgada, depois comecei a ficar com muita preguiça porque o autor joga MUITAS informações no livro e não discorre muito sobre nenhuma, o que faz sentido pensado que o nome do livro é "Observações" Sobre um Planeta Nervoso.

Basicamente, Matt Haig vai trazer suas observações sobre o mundo atual, sobre ansiedade, tecnologia, capitalismo, etc. Tudo isso é bastante falado através de sua visão de alguém que já sofreu vários ataques de pânico e crises de ansiedade.

Ele dá algumas dicas do que fazer para lidar com o excesso de informações que temos hoje em dia... Porém eu achei a obra contraditória: ele critica o excesso de informação, mas a minha sensação ao longo do livro era a de que ele colocou informação demais e isso me deixava meio ansiosa (???? Kkkkkkkkk). Fiquei cansada lendo o livro.

Enfim, no geral é um livro para pensar um pouco sobre os impactos que a tecnologia e as redes sociais têm causado nas nossas vidas (principalmente para quem não pensa muito sobre isso. Para quem já pensa, talvez o livro seja maçante). Tem provocações bem importantes e é um livro que fala muito de saúde mental também.