Observações sobre um planeta nervoso

Observações sobre um planeta nervoso Matt Haig

Resenhas - Observações sobre um planeta nervoso

tteusbooks 10/05/2021

Um livro necessário! Sabe aquele livro que traz uma paz?! É esse! E pra finalizar, super recomendo ouvirem ?Quem será? da Lorenza Junqueira. ?Deixa chover.?

HAlder.Nolasco 08/05/2021

Um livro que prende!
Me identificava em cada frase do Matt. O livro tem uma leitura rápida e em capítulos curtos, te faz querer ler mais, querer ver mais e te coloca numa outra perspectiva de visão sobre assuntos sérios e silenciosos de nossa rotina. Recomendo!

Mariana 04/05/2021

Acho que eu nunca fiz tanta marcação num livro igual eu fiz nele. E não que eu nunca tenha ouvido nada do que ele diz - acho que quem já teve/tem alguma doença relacionada a saúde mental, com certeza já ouviu a maioria das coisas que ele fala. Assim como se identificou com várias coisa que ele diz.
E, mais uma vez, vem eu falando que nem toda não ficção é auto ajuda. Você até pode se apoiar nele, pegar dicas, mas isso tá longe de ser o objetivo do livro. Ele tá ali mais pra te re-alertar sobre um milhão de coisas que a gente já sabe e ignora (e como isso afeta a vida e saúde mental da gente) e te relembrar de um monte de coisa que você já ouviu mas ignora.
Minhas marcações veio daí. Virou lembretes, pra quando eu precisar lembrar de várias coisas que já ouvi e que vivo eaquecendo.

Carol 01/05/2021

Livro muito bom, assim como todos os outros dele, que aborda sobre como lidar com um mundo frenético sem surtar.

Sophia 27/04/2021

"Observações sobre um planeta nervoso" é uma coletânea de pensamentos, relatos, sentimentos, experiências e, como diz o título, observações sobre o mundo contemporâneo. Com capítulos curtos mas cheios de significados, Matt Haig nos impulsiona a refletir sobre a ansiedade, nervosismo, consumismo e outros muitos males da vida moderna de uma forma leve e cativante. Impossível não se identificar.

Carine.Soares 25/04/2021

Quando comecei a ler pensei ..ah naooo
Não curto livros de auto ajuda, já tentei e não consegui me adaptar a esse estilo...
Mas esse livro é magnífico, tinham trechos que eu tinhA que parar para respirar e pensar...nossa ...
Eu preciso mudar meus hábitos...quanta coisa estou perdendo ...viciada nas tecnologias...
Portanto ...super indico
Ameiiii cada página ??

Sergio.Makoski 21/04/2021

Observações Sobre Um Planeta Nervoso
Uma leitura muita válida para os nossos dias atuais, em um mundo dominado pelo lógica do consumo é muito difícil se manter mentalmente saudável. Através desta leitura pude indentificar hábitos nocivos em mim que eu ainda não tinha me dado conta como por exemplo uso excessivo de redes sociais e smartphone, além de hábitos que eu já tinha deixado para trás como consumismo que ganhou força ultimamente devido a influência de amigos.
Para quem sente ansiedade, depressão e ataques de Pânico em quaisquer níveis está leitura certamente irá ajudar a entender o problema e buscar uma saída.

Resenha da Editora
Como podemos nos sentir menos ansiosos e deprimidos em um mundo cada vez mais dominado pelas redes sociais?

Após anos convivendo com a depressão e as crises de pânico, Matt Haig percebeu que determinadas interações nas redes sociais agiam como gatilhos para a sua ansiedade. Em uma tentativa de buscar uma saúde mental mais equilibrada no mundo altamente conectado em que vivemos, Haig começou a pesquisar a relação entre a quantidade de informações, imagens e interação virtual ao nosso dispor e nossa sensação crescente de cansaço, solidão e depressão.

Se somos bombardeados de imagens felizes e temos acesso a todo tipo de informação o tempo todo, por que nos sentimos cada vez mais perdidos e solitários? Por que vemos a incidência de quadros como depressão, ansiedade e síndrome do pânico aumentar? Para o autor, essas perguntas só podem ser respondidas fazendo uma análise da nossa sociedade, hoje dominada pela tecnologia e pela lógica do consumo. Uma de suas conclusões é que o modo como vivemos está projetado para nos fazer perder o controle.

A partir desse prognóstico, Haig traz propostas para manter a sanidade em um planeta que nos deixa desequilibrados e para buscar a felicidade mesmo com a ansiedade sendo encorajada. Observações sobre um planeta nervoso é um olhar pessoal e fundamental sobre como se sentir feliz, humano e pleno no século XXI.

danjos 05/04/2021

?Quanta felicidade extra estou conseguindo? Por que quero tantas coisas além do que preciso? Eu não seria mais feliz se desfrutasse daquilo que já tenho?? p. 305

Geovana.Galdino 04/04/2021

"O que sentimos é tão importante quanto o que possuímos. O bem-estar mental vale tanto quanto o bem-estar físico." Pg 23
"Se sentir mal é desgastante. E se sentir mal quando nos dizem q não há motivo para isso desgasta ainda mais." Pg 23
"Aquele que tem medo de sofrer já está sofrendo daquilo que teme." Pg 36
"A culpa, no entanto, nem sempre tem causa. Às vezes é apenas um sentimento." Pg 37
"O para sempre é composto de agoras." Pg 61
"Permitam-se ser o que são. Apenas sejam." Pg 74
"O futuro não é real, é abstrato. O agora é tudo que temos. Um agora após o outro. O agora é onde devemos viver. Há bilhões de versões diferentes de você mais velho, mas só uma versão de você no presente. Concentre-se nela." Pg 76
"Aceitação em vem de negação. Não tente lutar contra isso, absorva, sinta. Troque o botox por uma cirurgia mental sem bisturi." Pg 76

Jufs 03/04/2021

Enriquecedor...
Um livro bem necessário.

Se você, assim como eu, tem crises de ansiedade, leia esse livro.

"Quando a raiva captura a internet,
Procurando um anzol;
É hora de desconectar,
E ir embora ler um livro."

Com uma escrita inteligente, Matt Haig aborda diversos assuntos que giram ao redor da ansiedade. Os fatores que agravam a ansiedade, nos deixam preocupados e até mesmo irritados.

Um livro muito útil, principalmente nesse momento de pandemia, é como se o autor tivesse sentado na sua frente, conversando com você. Me senti muito mais compreendida lendo o livro.

May 01/04/2021

As sensações que esse livro causa são difíceis de serem explicadas, depois de ter várias crises de ansiedade, ataque de pânico e depressão, Matt decidiu escrever esse livro em formato de pequenos textos onde ele fala sobre sua própria vivência descobrindo como o mundo de hoje podia estar afetando sua saúde mental de inúmeras formas. Acredito que é um livro importantíssimo para pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial a ansiedade que vem crescendo cada vez mais em um número alarmante, pois as coisas que o Matt fala de forma tão simples e direta faz a gente sentir que não estamos sozinhos com esse sentimento tão esmagador que é ter uma crise de pânico e conviver com a ansiedade. Mas sem dúvidas, acredito que é também um livro importante para pessoas que não sofrem com esses transtornos, porque mesmo sem sofrer com eles, com certeza todos passam por algum motivo de grande estresse por conta da sociedade atual, fora que é uma forma de pessoas que não sofrem com transtornos mentais tentarem entender como é conviver com as sensações que eles causam. O ator aborda tudo que está presente na nosso mundo de hoje, principalmente a tecnologia cada dia mais abundante, a indústria do marketing que sempre quer incutir na nossa mente como precisamos melhorar em algo, como sempre estamos em busca de alguma coisa e não satisfeitos com o que temos hoje, não só falando de aparência física, mas também de dinheiro, sucesso e status. Por isso esse é um livro incrível, pois é capaz de conversar com o leitor e abrir um pouquinho a nossa mente sobre como o mundo atual tem adoecido a sociedade mentalmente.

"A questão do turbilhão mental é que muitas coisas que a curto prazo fazem você se sentir bem, a longo prazo fazem com que se sinta pior. Você se distrai, quando o que precisa mesmo é se conhecer."

site: https://www.instagram.com/soumlivro/

Renato Vitório 30/03/2021

Lido na hora certa
Um livro que todos deveriam ler, a visão de uma pessoa que sofre de ansiedade e depressão, não a ansiedade que a internet prega e romantiza. É muito importante ter essa visão, não se sentir só nesse mundo caótico.
Pra mim, uma pessoa que também sofre de ansiedade foi muito interessante e estimulante ler esse livro!

Lyziane 29/03/2021

Observações sobre um planeta nervoso
Observações sobre um planeta nervoso é um livro maravilhoso. Me ajudou de uma maneira que não sei explicar. E acho que todos deveriam ler, não apenas aqueles que estão buscando um livro que te entenda e que o autor sinta suas mesma dores todo dia.

Vivemos em um mundo onde cada vez mais pessoas passam por crise de ansiedade e ataques de pânico, e esse livro me ajudou a olhar pra esses momentos com mais clareza.
Não sei descrever o que senti ao ler ele, mas não é um livro de auto ajuda como alguns acreditam; é um livro que mostra como vencermos nossas crises, nossos medos e desafios.
"Tudo que há de especial no ser humano ? nossa capacidade de amar, de fazer arte, de praticar a amizade, contar histórias e tudo o mais ? não decorre da vida moderna, mas do fato de sermos humanos".

Andre.Carlesso 28/03/2021

Ótima dica para os ansiosos de plantão
O autor traz reflexões importantes sobre o cotidiano da vida de um ansioso, nos dando várias dicas de como desacelerar e viver um pouco mais o presente.