Manual das Histórias de Amor

Manual das Histórias de Amor Leticia A. Zanocco

Resenhas - Manual das Histórias de Amor

Aschelley 03/08/2022

Uma leitura que me proporcionou um turbilhão de emoções
Gostei muito da escrita da autora e do desenvolvimento de todos os personagens, uma história muito linda de superação, amor próprio e encontro consigo mesma. Sem deixar o romance, amizade e família de lado. Eu amei cada capítulo e achei muito boa a forma que a autora tratou sobre o assunto que é tão importante e particularmente foi o primeiro livro que li sobre relacionamento abusivo, vale muito a leitura ( além da autora ser uma fofa kkk ) recomendo demais.
leticomlivros 03/08/2022minha estante

giih carstairs 27/07/2022

Sobre segundas chances e recomeços
Acompanho a Leti desde o lançamento de ?quando me perdi nas primaveras? e estava muito ansiosa pra ler esse aqui, e ela definitivamente não decepcionou.
Manual das histórias de amor é um livro sobre segundas chances, recomeços, amor (não apenas romântico) e com referências musicais simplesmente impecáveis (desde jão até taylor swift).
Os personagens são extremamente cativantes e a amizade deles é linda de mais.
Uma das temáticas do livro é relacionamento abusivo, e achei super saudável e consciente o jeito que a Leti abordou.
Manual traz uma mensagem de esperança para todas as meninas que já sofreram na mão de um namorado abusivo, mostrando que nem tudo está perdido, que todas merecem um recomeço, ser feliz novamente, amar novamente. Além de mostrar a importância de termos amigos ao nosso lado nos momentos mais tristes e turbulentos, ninguém é obrigado a passar por nada sozinho.
Esse é o tipo de livro que vc lê com o post-it na mão, pq tem frases lindíssimas e que colocam o leitor pra pensar.
Enfim, recomendo de maissss, leiam leiam leiam!!!
leticomlivros 27/07/2022minha estante

Kally8 22/07/2022

Eu amei
As coisas que a autora escreveu no manual são simplesmente maravilhosas. A autora tem uma escrita linda e de fácil compreensão.
O que fez eu amar o livro de paixão foi o tema abordado (com toda cautela e responsabilidade) pela autora, me identifiquei bastante com a protagonista e com o Kai também, então me apegar aos personagens não foi difícil pra mim.
Toda vez que a Ayla dava um passo à mais, e deixava os monstros do passado para trás eu vibrava como se fosse eu naquele lugar, talvez pq um dia eu estive nessa mesma situação de tentar recuperar a si mesma, enfim.
Os personagens, todos, menos o E, são perfeitos. A amizade do quarteto, que virou quinteto, é perfeito demais, acho que não tenha nada nessa história que eu não tenha achado maravilhoso.... Totalmente favoritado no meu coração

leiturasdanico 20/07/2022

Um livro sobre reencontrar a si mesma!
Ayla estava perdida na sua própria dor. por ter sido machucada tão profundamente, ela não acreditava que poderia amar alguém, ou, pior que isso, que merecia ser amada. a dor que dilacerava seu coração foi causada por alguém. alguém que, no começo, era bonito aos olhos. alguém que era incrível à primeira vista. alguém que um dia já arrancou seus suspiros. e que agora arrancara tudo o que ela tinha. esse amor (que não acredito ser amor) que ela sentia por eduardo destruiu a si mesma. ela se perdeu, dia após dia, tentando se encaixar em alguém pequeno demais. vazio demais. e isso fez com que ela se tornasse pequena também. mas ayla tem amigos leais. tem mães maravilhosas. ela tem o manual das histórias de amor. um simples caderno que se torna tão importante pra ela. que a ajuda no processo de reconstrução. que a mostra novos caminhos para amar e, mais que isso, que mostra que o amor está em cada lugar ao seu redor. e, bem, ela tem o kaique. ele causa medo nela. ela está tão magoada que dói se aproximar. dói conversar. dói se entregar, já que, pra ela, tudo remete ao seu passado doloroso. e, no fim das contas, ela vai se redescobrir. vai se reconhecer de novo. vai entender que o amor não é ruim. não tem que machucar. não tem que ser difícil. tem que
ser (e é) fácil. e ela o reconhece, mais perto do que ela imagina.

não existe nada que doa mais do que se perder em si mesma. mas não existe nada tão prazeroso quanto se reencontrar.
(e você pode fazer isso quantas vezes forem necessárias

starxgl 13/07/2022

meu lugar seguro no mundo ????
é difícil saber por onde começar a falar sobre esse livro, ele te faz sentir um trilhão de coisas diferentes mas todas da melhor forma possível.
é apaixonante a escrita desse livro, você vê tantas histórias de amor e se apaixonada cada vez mais, você aprende que história de amor vai muito além do romântico, é sobre amizade, família e muitas outras coisas! os personagens são incríveis, a amizade dos 5 é tão especial, o jeito que eles se apoiam, que eles estão ali um pelo outro, é tudo muito muito lindo!
você aprende com eles, você se emociona com eles, você se irrita com eles!! mas principalmente você está com eles sempre.
as mães da ayla, o fei, o pai do kai, é todo mundo apaixonante!
as histórias do manual que me fizeram refletir sobre tantas coisas, me fizeram pensar, enfim.
esse livro faz parte da minha vida, e vai ser pra sempre um favorito!
leticomlivros 13/07/2022minha estante

alícia 12/07/2022

lido no tempo certo!
esse livro foi uma experiência extremamente especial pra mim. minha história é, infelizmente, parecida com o que é contado e ver toda a superação da Ayla foi ver de fora uma transformação que tenho vivido.

a Letícia soube abordar de uma forma delicada todos os pontos mais dolorosos de um relacionamento abusivo. mas, mais do que isso, ela soube falar de uma forma linda de quando nos reencontramos novamente e nos abrimos para o amor que *realmente* merecemos. lindíssimo!

"é sobre me sentir em casa outra vez, sobre me sentir confortável na minha própria pele." ?
leticomlivros 12/07/2022minha estante

bia 12/07/2022

A luz me fez enxergar pra além dos muros que ergui
Manual de Histórias de Amor é um livro que traz um conforto gigante em meio a temas difíceis tratados com extrema sensibilidade.
Impossível não se apaixonar pela história da Ayra e do Kai com seus acordos e passeios noturnos (que me lembraram a viagem de Quando Me Perdi Nas Primaveras)
leticomlivros 12/07/2022minha estante

Camila 10/07/2022

Um livro sobre segundas chances
Um ano depois de terminar um relacionamento abusivo, Ayla finalmente toma coragem pra sair do próprio quarto. Ela está decidida a trabalhar no XM e a voltar a sair com seus amigos como antes. Só não estava nos seus planos conhecer pessoas novas, e é por isso que ela entra em pânico quando descobre que a banda de seus amigos tem um novo guitarrista (e que ele mexe com ela muito mais do que ela gostaria de admitir).

Eu conheci essa história nas suas primeiras versões e me apaixonei logo de cara.

Ao contrário dos outros livros da Leti, esse não vai te fazer chorar em posição fetal durante a noite. Ele vai simplesmente te fazer refletir sobre o amor, e não só o romântico mas todos os amores que existem, e te deixar com um sorriso bobinho no rosto enquanto lê.

Vai também fazer você se apaixonar pelos personagens, principalmente um certo guitarrista moreno (não sarcástico) com passado triste.

O livro trata de assuntos como relacionamento abusivo, alcoolismo e abandono parental com responsabilidade, mas sem perder a leveza.

É, acima de tudo, um livro sobre amor. Mas é também sobre recomeços e dar segundas chances (para os outros e para você mesmo).

"Eu espero que saiba que o amor não é apenas sobre duas pessoas que se beijam, porque se fosse, ele seria tão sem graça! É também sobre todas as pessoas que se amam por abraços, por carinho, por cuidado, pelo simples bom dia, ou pelo simples 'tudo bem com você?', por caronas para o trabalho e por conversas ao longo da madrugada."

Gatilhos:
- Relacionamento abusivo
- Abandono parental
- Alcoolismo
(Todos sempre tratados de forma leve, mas sempre bom ter cuidado)
leticomlivros 10/07/2022minha estante

Lice 09/07/2022

Eu precisava ler isso
Ayla saiu de um relacionamento abusivo há um ano e está voltando aos poucos a vida normal. Ela volta a trabalhar e a assistir aos ensaios da banda de seus amigos, só não esperava achar tão interessante o novo guitarrista, kaique, com quem até mesmo, fecha um acordo ?

Eu admito, tenho medo de ler livros com a temática de relações abusivas e o assunto ser desenvolvido de forma rasa ou ruim. Mas a autora entregou tudo e mais um pouco.

É um livro leve de ler mesmo tendo gatilhos de alcoolismo, abandono parental e obviamente, abuso psicológico.

Eu fiquei impactada com todas as reflexões sobre o "amor" que eu recebi nessa leitura, amei que a autora não tratou apenas do amor romantico, mas também do amor de amigos e família que acolhe e te faz sentir parte de algo.

A autora não falhou em deixar alguns conselhos extramente importantes para o leitor também! Inclusive dei um grito quando vi uma frase de "As Vantagens de Ser Invísivel" sendo referenciada.

O livro também tem essa ambientação musical que EU AMO DEMAIS e tem muita referência de letras de musicas de cantores nacionais, como por exemplo, Jão, Anavitória e Outroeu.

Esse livro provavelmente vai passar muito tempo rodando na minha cabeça, eu nem consegui digerir tudo ainda e ele já me impactou absurdos. Eu precisava ler tudo que estava ali.

Obrigada Leti Zanocco por fazer tudo!

LEIAM, LEIAM, LEIAM E LEIAM!!!
leticomlivros 09/07/2022minha estante

Tati 05/07/2022

?I nearly left the real me on the shelf?

???????????????????????????????????????????????????

Louquinhaporleitura 04/07/2022

Um dos melhores que eu li em 2022
Eu tive o prazer de ler esse livro antes mesmo de ser lançado e digo com certeza foi um dos melhores do ano, o jeito que a Leti abordou relacionamento abusivo nesse livro, de uma forma leve, foi perfeito e a cada página eu me apaixonava mais pelos personagens, pelo casal e pela história por trás de cada um.
Quando eu comecei eu não conseguia mais parar e foi incrível, a escrita dela te faz querer ler e ler e ler e eu terminei tudo em um dia e eu chorava de tão lindo que o livro era.
Eu amo esse livro de verdade
leticomlivros 04/07/2022minha estante
Lindaa, obrigada por ter feito parte disso ?

hilda 01/07/2022

O amor se transforma.
Meu deus, que delícia foi ler esse livro.
Eu já amo a escrita da Leti desde que li QMPNP, mas esse livro teve uma evolução tão grande! Eu já achava incrível, e conseguiu melhorar ainda mais.
Achei muito linda a forma que ela tratou conscientemente sobre relacionamentos abusivos, porque são realmente muito dificeis de retratar.
Eu AMEEEEEEEI as referências à atualidade! Taylor Swift, Jão, o livro As Vantagens de Ser Invisível... perfeito.
Resumindo: Leti, se você quiser me mandar sua lista de compras, eu leio.
leticomlivros 01/07/2022minha estante
AHHH AMGG, obrigadaaaa ???

Gih 19/06/2022

Experiência maravilhosa
Essa foi uma leitura que me tocou muito e me deixou muito envolvida ao mesmo tempo, a forma que o relacionamento abusivo passado é abordado dá aquela apertada no coração; já o par romântico é tudinho, o cara mais fofo do universo que quero guardar e proteger do mundo, amei muito a escrita também!

beatriz 18/06/2022

manual das histórias de amor
O livro novo da Letícia me prendeu desde o primeiro capítulo. Com uma escrita completamente envolvente e sensível, a autora conta a história da Ayla, uma menina que saiu de um relacionamento abusivo e esta "reaprendendo" a viver, a confiar em si mesma e nos outros, a se amar e acreditar no que ela pode fazer.

A protagonista volta a trabalhar na casa de festa/boate do melhor amiga das mães dela e vemos ela se reaproximando dos melhores amigos: Imani, Pedro e Jade. Amigos esses que nunca desistiram dela e estavam prontos para recebê-la de volta. Pedro e Jade tem uma banda e um novo membro nela, Kaique.

Kaique logo se torna uma parte importante da história já que decidi que quer se aproximar de Ayla e para isso, para que ela confie nele, ele vai contar um segredo seu até que ela confie nele o suficiente para cantar uma música já que a mesma parou de cantar/tocar violão durante o relacionamento em que se encontrava.

No meio disso tudo, uma das mães de Ayla dá para ela um caderno antigo que encontra em um sebo: o MANUAL DAS HISTÓRIAS DE AMOR, e a garota se vê imersa nas histórias que alguém escreveu nesse caderno sobre amor, sobre como ele começa e termina, sobre todas as suas formas. Todo um mistério acontece ao redor de quem escreveu esse caderno e durante a leitura a gente começa a criar teorias de quem pode ter escrito.

Durante a leitura a gente tem o momento presente e cenas do passado tanto de Ayla, durante seu relacionamento abusivo e, mais para frente no livro, cenas do passado de Kaique, pois ele também tem seus traumas e eles serão importantes na história.

Em um livro que fala sobre relacionamento abusivo e abandono parental, a autora foi extremamente sensível e preocupada ao retratar esses temas, a gente consegue perceber todo empenho em que ela colocou em aprofundar os personagens e em como esses traumas refletiram nessas pessoas. Foi um livro que me emocionou e me fez refletir muito sobre relacionamentos e sobre as pessoas que estão ao nosso redor, em como é importante ter uma rede de apoio que podemos confiar. Com muita música, amizade e história de amor, esse livro com certeza vai te conquistar assim como aconteceu comigo. LEIAM!