Manual das Histórias de Amor

Manual das Histórias de Amor Leticia A. Zanocco

Resenhas - Manual das Histórias de Amor

leticomlivros 12/06/2022

Deixando uma resenha pro meu próprio livro? SIM.
Esse é só o breve comentário de uma autora que escreveu um livro do qual tem muito orgulho e que está te convidando (caso você leia isso) a conhecer essa história também.

Um romance pra se perder em música, em momentos difíceis, em passagens profundas, sorrir com uma amizade verdadeira, e marcar vários quotes enquanto vive nessas páginas.

Manual das histórias de amor é uma história sobre amor, recomeços, amizade, confiança, música e muito mais ?
Juabh 03/09/2022minha estante
Eu tô começo do livro, e eu já chorei tanto por me identificar com a história, e tem umas frases, aquelas frases que jogam a realidade na sua cara que te fazem parar e pensar em tudo o q vc viveu

leticomlivros 03/09/2022minha estante
Aaah obrigadaa por ta lendoo amg!! Espero q vc goste, promete que tem mto momento feliz tbb ?

Lane 11/09/2022minha estante
EU AMEEEI ????

Viihkbc 24/09/2022minha estante
Quero o físico, tô na metade do livro e já é o meu favorito

leticomlivros 24/09/2022minha estante
Kkkkkk por enquanto estou com planos pro ano q vemm ?

leticomlivros 04/12/2022minha estante
Amg, é 14+!!

Duda 23/12/2022minha estante
QUE LIVRO INCRÍVEL, eu terminei ele agora e sério, não tenho o que reclamar, ele é incrível mesmo

leticomlivros 23/12/2022minha estante
Obrigadaaa amgg ??

Mirelle 12/01/2023minha estante
Eu amei mttt

Jubs 22/03/2023minha estante
terminei hoje e ja tenho planos de reler, MUITO BOM

madrugueilendo 12/06/2022

Quem era você antes de se perder em alguém?
Manual das Histórias de Amor foi meu primeiro livro lido da Leti e definitivamente não vai ser o último! Leticia tem um escrita que acolhe e que te prende, sem querer soltar até que você tenha terminado o livro.

Manual das histórias de amor fala sobre amor e todas as suas formas. O amor que a gente conhece. Que queremos conhecer. E o amor que achamos que é amor. Mas não é.

Quando vi que o livro falava sobre relacionamento abusivo fiquei ainda mais ansiosa para ler sobre pois - por mais doloroso que seja - é um tema que gosto de ler sobre, e ver e compreender visões diferentes sobre.

O livro começa explorando o presente e o passado da protagonista com capítulos intercalados - o que para mim é perfeito.
Ayla, a protagonista , se perdeu em outra pessoa, e se perdeu de si mesma também. O livro é sobre seu reencontro com ela mesma, com amor próprio, e o amor pela vida de certa forma.

Leti explorou e escreveu sobre relações tóxicas com uma sensibilidade de outro mundo. O que deixou o livro leve, mas ainda responsável.

Uma das coisas que mais gostei da história foi toda a ambientação e o fato da música ser TÃO presente! O livro conta com diversas referências de música nacional e isso faz com que o leitor se aproxime ainda mais dos personagens e do livro em si, o que eu amei.

Livros com personagens que cantam, tocam, ou são se um banda em si já tem o meu coração. Então conhecer os personagens criados por Leti foi uma experiência incrível!

Uma leitura rápida, mas que te entrega tudo: momentos de ficar com o rosto vermelho e pensar ?por que o Kai é TÃO fofo??; momentos de tensão lendo sobre o passado traumático de ambos os protagonistas, e momentos de conforto. O livro em si é um grande abraço de um amigo. Me senti conectada com a história desde o primeiro capítulo.
leticomlivros 12/06/2022minha estante
PERFEITA ???

leticomlivros 11/09/2022minha estante
Obrigada por essa resenha linda ??

Gih 19/06/2022

Experiência maravilhosa
Essa foi uma leitura que me tocou muito e me deixou muito envolvida ao mesmo tempo, a forma que o relacionamento abusivo passado é abordado dá aquela apertada no coração; já o par romântico é tudinho, o cara mais fofo do universo que quero guardar e proteger do mundo, amei muito a escrita também!

Elen. 07/01/2023

?????????? + ??
Eu trouxe esse livro aqui de novo, pq eu não consigo esquecer dele, ele me tocou bem lá no fundo, me confortou, o manual me mostrou que a gente ainda pode sim acreditar no amor, assim como a Ayla e o Kaique, é muito lindo ver que ao passar do livro eles se ajudam um ao outro e acaba que cada vez mais os sentimentos um pelo outro vai aumentando, é muito bom ver também que a Ayla vai superando tudo que ela passou com o seu namoro abussivo, ela vai descobrindo que não é ruim se apaixonar novamente, e que sempre vai ter os amigos dela ao lado dela, falando em amigos eu não podia deixar de falar da Imani, Jade e Pedro, MDSSSS, meu sonho desde que eu li esse livro é ter amigos igual a eles, os 3 nunca desistiram da Ayla, sempre estiveram com ela, e ainda tem o Fei e a Lívia e Saori ( Mães da Ayla ), esses também nunca deixaram ela de lado, e antes que eu termine, não poderia deixar de falar das músicas, a Ayla voltando a cantar é tão confortante, e cantando com os amigos é melhor ainda.
O manual das histórias de amor me mostrou que o mais importante é nunca desistir de nós mesmos e saber que sempre vai ter alguém do nosso lado com quem a gente possa contar.

" Me dê a mão vamos rodar o mundo
E aproveitar bem mais cada segundo
E acreditar que nosso encontro é sina
E aprender que só o amor ensina "

Obrigada Letícia por essa experiência incrível, eu amei ler esse livro e concerteza vou ler ainda muitos outros livros ( tô muito animado para o novo livro ).
leticomlivros 07/01/2023minha estante
Obrigadaa por essa resenha lindaa!! Mtos projetinhso novos pra 2023 ?

beatriz 18/06/2022

manual das histórias de amor
O livro novo da Letícia me prendeu desde o primeiro capítulo. Com uma escrita completamente envolvente e sensível, a autora conta a história da Ayla, uma menina que saiu de um relacionamento abusivo e esta "reaprendendo" a viver, a confiar em si mesma e nos outros, a se amar e acreditar no que ela pode fazer.

A protagonista volta a trabalhar na casa de festa/boate do melhor amiga das mães dela e vemos ela se reaproximando dos melhores amigos: Imani, Pedro e Jade. Amigos esses que nunca desistiram dela e estavam prontos para recebê-la de volta. Pedro e Jade tem uma banda e um novo membro nela, Kaique.

Kaique logo se torna uma parte importante da história já que decidi que quer se aproximar de Ayla e para isso, para que ela confie nele, ele vai contar um segredo seu até que ela confie nele o suficiente para cantar uma música já que a mesma parou de cantar/tocar violão durante o relacionamento em que se encontrava.

No meio disso tudo, uma das mães de Ayla dá para ela um caderno antigo que encontra em um sebo: o MANUAL DAS HISTÓRIAS DE AMOR, e a garota se vê imersa nas histórias que alguém escreveu nesse caderno sobre amor, sobre como ele começa e termina, sobre todas as suas formas. Todo um mistério acontece ao redor de quem escreveu esse caderno e durante a leitura a gente começa a criar teorias de quem pode ter escrito.

Durante a leitura a gente tem o momento presente e cenas do passado tanto de Ayla, durante seu relacionamento abusivo e, mais para frente no livro, cenas do passado de Kaique, pois ele também tem seus traumas e eles serão importantes na história.

Em um livro que fala sobre relacionamento abusivo e abandono parental, a autora foi extremamente sensível e preocupada ao retratar esses temas, a gente consegue perceber todo empenho em que ela colocou em aprofundar os personagens e em como esses traumas refletiram nessas pessoas. Foi um livro que me emocionou e me fez refletir muito sobre relacionamentos e sobre as pessoas que estão ao nosso redor, em como é importante ter uma rede de apoio que podemos confiar. Com muita música, amizade e história de amor, esse livro com certeza vai te conquistar assim como aconteceu comigo. LEIAM!

Natalia Sayuri 25/09/2022

Ai de mim que sou romântica
Esse é o segundo livro que eu leio da Leti e, de novo, termino a leitura como se estivesse sendo abraçada e com a sensação de que toda e qualquer coisa vai ficar bem.
Eu amo livros desse tipo, que têm dramas, coisas da vida real, mas que também são esperançosos e te deixam otimistas com a vida, sabe?
O manual das histórias de amor é lindo, fácil de ler (quando eu percebi já tinha acabado?) e eu me identifiquei em diversas partes. É um livro que entrega tudo pras românticas como eu.
Fiquei com muita vontade de ver um filme ou uma série desse livro e ouvir a voz dos personagens. Amei muito.
leticomlivros 25/09/2022minha estante

Lele 26/08/2022

Então talvez o amor seja realmente tudo que importa
"Não era mais uma fantasia, o amor está simplesmente aqui. O tempo todo."

Se vc gosta de Taylor Swift e Jão, esse livro é pra vc.
Que livro lindo!!! Letícia me tocou com cada palavra, a escrita dela é divina e profunda na medida certa, o suficiente pra te prender mas te fazer refletir sobre sua vida.
Os personagens são pessoas maravilhosas, queria muito ser amiga de todos e com certeza iria querer estar na banda.
Música + Amizade + Romance...o que poderia dar errado, é a receita para aquecer meu coração.

Um livro que traz uma mensagem profunda, te faz pensar em cada momento e pessoas na sua vida, confesso que havia partes que parei de ler e fiquei olhando pro nada apenas analisando aninha vida e me identificando com os personagens.

Enfim, eu favoritei essa obra prima e faria de novo.
Provavelmente meu nacional favorito e escrito por minha xará ??

Momento fav: ? Você é a primeira pessoa que me fez ouvir uma música de 10 minutos da Taylor Swift por duas horas seguidas.
leticomlivros 26/08/2022minha estante
Lindaa, obrigada xará ??

giih carstairs 27/07/2022

Sobre segundas chances e recomeços
Acompanho a Leti desde o lançamento de ?quando me perdi nas primaveras? e estava muito ansiosa pra ler esse aqui, e ela definitivamente não decepcionou.
Manual das histórias de amor é um livro sobre segundas chances, recomeços, amor (não apenas romântico) e com referências musicais simplesmente impecáveis (desde jão até taylor swift).
Os personagens são extremamente cativantes e a amizade deles é linda de mais.
Uma das temáticas do livro é relacionamento abusivo, e achei super saudável e consciente o jeito que a Leti abordou.
Manual traz uma mensagem de esperança para todas as meninas que já sofreram na mão de um namorado abusivo, mostrando que nem tudo está perdido, que todas merecem um recomeço, ser feliz novamente, amar novamente. Além de mostrar a importância de termos amigos ao nosso lado nos momentos mais tristes e turbulentos, ninguém é obrigado a passar por nada sozinho.
Esse é o tipo de livro que vc lê com o post-it na mão, pq tem frases lindíssimas e que colocam o leitor pra pensar.
Enfim, recomendo de maissss, leiam leiam leiam!!!
leticomlivros 27/07/2022minha estante

hilda 01/07/2022

O amor se transforma.
Meu deus, que delícia foi ler esse livro.
Eu já amo a escrita da Leti desde que li QMPNP, mas esse livro teve uma evolução tão grande! Eu já achava incrível, e conseguiu melhorar ainda mais.
Achei muito linda a forma que ela tratou conscientemente sobre relacionamentos abusivos, porque são realmente muito dificeis de retratar.
Eu AMEEEEEEEI as referências à atualidade! Taylor Swift, Jão, o livro As Vantagens de Ser Invisível... perfeito.
Resumindo: Leti, se você quiser me mandar sua lista de compras, eu leio.
leticomlivros 01/07/2022minha estante
AHHH AMGG, obrigadaaaa ???

Camila 10/07/2022

Um livro sobre segundas chances
Um ano depois de terminar um relacionamento abusivo, Ayla finalmente toma coragem pra sair do próprio quarto. Ela está decidida a trabalhar no XM e a voltar a sair com seus amigos como antes. Só não estava nos seus planos conhecer pessoas novas, e é por isso que ela entra em pânico quando descobre que a banda de seus amigos tem um novo guitarrista (e que ele mexe com ela muito mais do que ela gostaria de admitir).

Eu conheci essa história nas suas primeiras versões e me apaixonei logo de cara.

Ao contrário dos outros livros da Leti, esse não vai te fazer chorar em posição fetal durante a noite. Ele vai simplesmente te fazer refletir sobre o amor, e não só o romântico mas todos os amores que existem, e te deixar com um sorriso bobinho no rosto enquanto lê.

Vai também fazer você se apaixonar pelos personagens, principalmente um certo guitarrista moreno (não sarcástico) com passado triste.

O livro trata de assuntos como relacionamento abusivo, alcoolismo e abandono parental com responsabilidade, mas sem perder a leveza.

É, acima de tudo, um livro sobre amor. Mas é também sobre recomeços e dar segundas chances (para os outros e para você mesmo).

"Eu espero que saiba que o amor não é apenas sobre duas pessoas que se beijam, porque se fosse, ele seria tão sem graça! É também sobre todas as pessoas que se amam por abraços, por carinho, por cuidado, pelo simples bom dia, ou pelo simples 'tudo bem com você?', por caronas para o trabalho e por conversas ao longo da madrugada."

Gatilhos:
- Relacionamento abusivo
- Abandono parental
- Alcoolismo
(Todos sempre tratados de forma leve, mas sempre bom ter cuidado)
leticomlivros 10/07/2022minha estante

Duda 01/11/2023

Música e romance não tem como ser ruim
"Então talvez o amor seja realmente tudo que importa. Uau, essa é a frase mais clichê que eu poderia escolher para acabar isso aqui, mas me parece fazer sentido, não é? Afinal, esse é um Manual sobre histórias de amor.

Ayla.

Agosto, 2022"

Esse livro é bem gostosinho, uma leitura levinha e relaxante. Amo livros que misturam romance com música pq são minhas duas coisas favoritas! Amei o plot, achei demais. E eu gostei bastante que o Entulho não voltou a aparecer no livro para atrapalhar a vida da Ayla. Além disso, gostei como o tema de relacionamento abusivo foi bem abordado, não era uma coisa superficial como eu já vi em outros livros. O Kai é simplesmente perfeito, parece q a autora sabia exatamente o meu tipo, impressionante!

leiturasdanico 20/07/2022

Um livro sobre reencontrar a si mesma!
Ayla estava perdida na sua própria dor. por ter sido machucada tão profundamente, ela não acreditava que poderia amar alguém, ou, pior que isso, que merecia ser amada. a dor que dilacerava seu coração foi causada por alguém. alguém que, no começo, era bonito aos olhos. alguém que era incrível à primeira vista. alguém que um dia já arrancou seus suspiros. e que agora arrancara tudo o que ela tinha. esse amor (que não acredito ser amor) que ela sentia por eduardo destruiu a si mesma. ela se perdeu, dia após dia, tentando se encaixar em alguém pequeno demais. vazio demais. e isso fez com que ela se tornasse pequena também. mas ayla tem amigos leais. tem mães maravilhosas. ela tem o manual das histórias de amor. um simples caderno que se torna tão importante pra ela. que a ajuda no processo de reconstrução. que a mostra novos caminhos para amar e, mais que isso, que mostra que o amor está em cada lugar ao seu redor. e, bem, ela tem o kaique. ele causa medo nela. ela está tão magoada que dói se aproximar. dói conversar. dói se entregar, já que, pra ela, tudo remete ao seu passado doloroso. e, no fim das contas, ela vai se redescobrir. vai se reconhecer de novo. vai entender que o amor não é ruim. não tem que machucar. não tem que ser difícil. tem que
ser (e é) fácil. e ela o reconhece, mais perto do que ela imagina.

não existe nada que doa mais do que se perder em si mesma. mas não existe nada tão prazeroso quanto se reencontrar.
(e você pode fazer isso quantas vezes forem necessárias

Rita.Tomaz 27/08/2022

Então talvez o amor seja realmente tudo que importa
esse livro me ganhou logo na dedicatória e confesso que eu me senti pessoalmente atacada, porque eu já fui uma Ayla que tinha um Eduardo... e que dor reviver algumas semelhanças assustadoras de novo. mas olhando hoje com uma cabeça mais madura, foi bem interessante.

reconheço e agradeço a sensibilidade da autora oscilando momentos de antes X depois e as coincidências (ou não) da vida

adorei o Manual e recomendo fortemente pra quem assim como eu andava meio desacreditada no amor e precisando de um recomeço ?

humor: apaixonada pelo Kai
leticomlivros 27/08/2022minha estante
Amoo ??

surtadaporlivrosGi 18/09/2022

Talvez amor
Eu me apaixonei pela capa antes de me apaixonar pela sinopse, mas aquela história de ?não julgar o livro pela capa? nunca foi comigo. Eu amo capas de livro, do mesmo jeito que amo ler sobre amor nesses mesmos livros.

Acho que qualquer leitor gosta de ler sobre algum tipo de romance, desde o mais meloso até o mais dark, do mais doce ao mais desinibido, e foi pensando nisso que eu entrei de cara em MHA.

Muitas pessoas, assim como eu, infelizmente vão se identificar com a história da Ayla, e ah como seria encontrar um livro num sebo do centro de São Paulo contando como o amor começa, e as vezes como ele termina.

A criatividade da autora extravasa qualquer padrão e regra de criatividade, porque consegue desenvolver tantas histórias de amor: a romântica, a familiar, as que não dão certo, aquelas que você vive e começa a pensar que são o tipo de amor que você merece mesmo não sendo, o amor da sua vida e não para a sua vida, o amor de amigo, mas a mais importante é a do amor próprio. Tudo isso em diferentes pontos de vista, diferentes vozes narrativas, diferentes épocas?

Depois de um relacionamento perturbado, Ayla ganha um livro que, ironicamente, diz sobre amor. Ao mesmo tempo em que tenta recuperar sua vida pós termino, ela tenta reaprender a viver e se tornar a pessoa que era antes desse ?amor?. Ela é uma personagem extremamente identificável como um pedaço de todos nós, e gosto de desejar que todos tivessem essa rede que ela tem, desde família até amigos que não desistiram dela apesar dos pesares.

Toda a intensidade e o lirismo se juntaram aqui, e formaram essa obra que é imperfeitamente perfeita, isso porque perfeição é algo muito idealizado e surreal de ser atendido em qualquer aspecto da vida.

Eu acho que nunca vou encontrar alguma outra leitura como essa, e ao mesmo tempo que isso me entristece, também me alegra por saber que aproveitei cada segundo, cada letra, cada frase.

Aqui vai um dos trechos que mais gostei (porque o meu favorito vai continuar sendo só pra mim): ?Talvez o amor seja sobre dividir exatamente esse eterno ?talvez?. Talvez a gente seja feliz para sempre, talvez a gente não seja.?
leticomlivros 18/09/2022minha estante
Obrigada por essa resenha linda ???