A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

Bells 22/02/2021

Uma coisa que tinha me feito me interessar em ler esse e-book foi que ele ficou gratuito, mas também, porque falaram que foi inspirado na Jasmine, de Aladim. Entretanto, foi algo bem diferente do que esperava.

Aqui, conhecemos Yasmim, uma cantora de musicas mais jovens que possui a acunha de "filha ideal", em um sentido de submissão ao seu pai. Ao longo da historia a personagem é descrita como algo controlada, que sempre é educada e gentil com o outro, porém, passa por uma descoberta de identidade, se questionando por tudo o que pensava que sabia sobre si. No inicio, achei bem interessante, pensei que seria uma história sobre emponderamento feminino, mas foi ai, que apareceu o mocinho, e ele assumiu um papel muito importante para ela, sendo a coisa boa da sua vida, mas a relação dos dois era mantida em segredo, porque nossa mocinha tinha receio de falar com seu pai sobre isso.

Bom, duas me incomodaram, primeiro, nossa mocinha era uma adulta, mas até ai tudo bem. Ela sempre esteve nessa posição de está submissa ao pai. A segunda coisa, foi o mocinho aparecer, pensei que essa era aquele tipo de história em que aparece um príncipe e tudo se resolve. Mas, também não era isso.

Enquanto Yasmim conhecia o mocinho, ela começou a conhecer mais de si. Queria mudar o perfil da sua carreira e várias outras coisas em sua vida, até mesmo a acunha que possuia de filha ideal. Então, onde está o problema da obra?

Do nada, a nossa mocinha manipula todos a sua volta, usa o mocinho e se aproveita da situação para conseguir o que quer. Por ela está em um ambiente no qual era submissa, era de se esperar que talvez ele tivesse um padrão mais 'agressivo' em outros contexto, mas não era o caso, Em nenhum momento, tivemos um indicio de que Yasmim era ou iria se tornar essa tipo de pessoa, o que fez com que o acontecimento fosse muito repentino, e não em um sentido bom, simplesmente não fazia sentido ela sair do nada da posição de filha ideal e se tornar manipuladora daquele jeito.

Quero ressalta que não acho que ela deveria permanecer em um ambiente toxico para ela como aquele, mas o desenvolvimento da personagem não foi bem planejado. Não teve situações para leva-la a tal amadurecimento e frieza. É claro, que cada pessoal é única no mundo, mas ela precisava minimamente de um repertório para chegar aquele ponto, coisa que ela não desenvolveu em nenhum momento da história, ou pelo menos, não deu a entender que ela tenha tido tempo para amadurecer a esse ponto, até mesmo porque a história se passa em um curto intervalo de tempo. Um momento ela se questiona sobre quem, do que gosta e no outro manipula todo mundo. Acho que isso daria uma boa história se tivesse sido bem desenvolvida, mas deixou a desejar muito nesse aspecto. Não sei só eu fiquei olhando isso, mas um personagem bem construído tem que ter uma história coerente com sua forma de agir no presente, e esse não era o caso.

Por exemplo, isso poderia ser explicado se a personagem tivesse contato com outras pessoas fora daquelas naquele período, mas ela só teve contato com 3, o mocinho, uma agente musical e sua advogada. Sendo o único, o mocinho com quem ela teve um envolvimento mais profundo, os outros foram passagens breve. Esse amadurecimento poderia ser justificado se ela tivesse entrado em processo de psicoterapia, tido contato com outros contextos, mas não havia nada.

Enfim, é um livro até gostosinho para ler, porém, olhando para a protagonista, vejo muitas falhas na construção, mas como disse, talvez isso seja coisa da minha cabeça, até mesmo porque, cada pessoa é única, mas não conseguir achar coerência nas ações da personagem. Ela estava passando por uma descoberta de si, um processo de empoderamento,mas estava iniciando essa jornada, e no inicio logo de cara, passa a manipular tanto desse jeito?

@mariresenhando 15/02/2022

Eu gostei bastante dessa novela. É rápida de ler, e gostei de ser uma antologia à Princesa Jasmine, não sabia disso quando comecei a leitura. Porém achei que ficou um pouco rasa, não se aprofundou muito nos personagens e a história acabou ficando meio corrida. É uma boa leitura pra sair da ressaca, por exemplo.

Juju 16/10/2020

Interessante
Gostei muito da história do começo ao fim, apesar de ser simples e rápida, pode ensinar muita coisa principalmente relacionado ao papel da mulher na mídia e sua imagem. Eu só não dou cinco estrelas porque achei a atitude da Yasmin no final errada, por mais que tenha ocorrido tudo certo no final. Recomendo!

Jane.Mello 08/10/2020

Encorajador
"Como é impossível agradar todo mundo, gostaria ao menos de agradar a mim"... A filha ideal nós trás uma protagonista forte e ousada que vai encontrar o seu lugar no mundo .... A autora nos presenteou com está recontagem moderna do clássico Aladin, e não errou em nada nos trazendo Yasmin como protagonista ... Eu amei...

CPF1964 07/10/2020

Opinião
Segundo livro que leio da autora.

O mesmo faz parte da série Femme Fatale.

Juh 22/01/2022

Tava tudo indo bem, até que
Eu tava amando o conto, tinha certeza que eu ia acabar dando cinco estrelas. Mas esse final me pegou de surpresa.
O que a protagonista fez em troca de ganhar sua liberdade foi contra tudo o que tinha sido mostrado da personalidade dela e do ritmo do relacionamento que estava sendo construído.
Porque ele não foi simplesmente sincera? Tenho certeza que ela teria sido compreendida e ajudada com aquele plano se ela tivesse se explicado e pedido. Haviam muitas outras formas de alcançar o mesmo resultado. E o pior foi ela ter falado no final que não se arrependia de nenhuma de suas escolhas e que as faria de novo.
Sabe, nem todo reconto de uma história de princesa precisa desse peso de "a vida é uma merda assim mesmo, se acostume". Eu quero me alienar, quero sempre finais felizes.
E por mais que as últimas páginas tenham mostrado uma possibilidade de futuro pro relacionamento arruinado, não fiquei satisteita com tudo que rolou nesse fim.
Juro, meu brilho foi sumindo conforme eu lia todas as cagadas que foram relatadas. Me decepcionei e tá sendo muito difícil ignorar essa frustração nas últimas páginas e focar em quanto eu tava amando a leitura até então.

Quel Magda 31/08/2020

Para de distrair...
Essa foi uma leitura bem levinha e gostosa! Sabe aqueles livros pra se distrair??? Se está precisando disso, achou!

Kátia Monteiro 26/04/2021

Encantador
Queria começar dizendo que a escrita da Aione é incrível. Sua narrativa é leve e extremamente envolvente, ela criou uma protagonista que eu me identifiquei em vários momentos.

Yasmin é uma cantora pop super famosa que está cansada de ter sua carreira comandada por seu pai. Ela quer a liberdade de fazer suas próprias escolhas e usar sua voz para cantar coisas que ela realmente sente.

A única coisa que me desagradou foi o final e por isso acabei tirando uma estrela. A protagonista toma uma decisão que eu entendo mas não concordo, talvez tenha sido algo mais pessoal mas eu realmente não consegui concordar com aquela atitude.

"A filha ideal" é um livro leve, rápido e encantador. Já adicionei as outras obras da Aione na minha wishlist.
Danielle.Nunes 13/05/2021minha estante
Eu fiquei chocada com o final e acabei tirando uma estrela por isso hahaha... Lei "escrito nas estrelas?" que vc vai se apaixonar.

Kátia Monteiro 17/05/2021minha estante
Vou colocar esse livro na minha wishlist, eu amei a escrita dela

Isa 01/08/2020

Pesado
A relação de pai e filha me incomodou MUITO e me fez refletir sobre a forma como a gente ?consome? a vida do artista no lugar da arte.
Quantas mulheres não tiveram a vida completamente limitada por pressão em manter um personagem que agrade o público?

Thayna 05/01/2022

Quero mais!!!
A autora tem uma escrita muito boa, me prendeu muito rápido. Queria mais um pouco dessa história.

A Yasmin está passando por uma fase complicada da vida de uma mulher, ela está deixando de ser uma menina para se tornar uma mulher.

Não quero falar muito para não dar spoiler, mas o fim da um gostinho de quero mais...

Ótima leitura!

Costa 16/06/2020

Releitura Feminista
Depois da tentativa da Disney de ?dar voz? a Jasmim achei que esse livro seria um grande clichê. Como estava errada. A Filha Ideal é um livro que retrata assuntos extremamente importantes sobre como existem dois pesos e duas medidas quando se trata de gênero (nesse caso na esfera das celebridades). Recomendo a leitura para todos que se interessem (ou não) pelo assunto

Tâmara Moya 03/06/2020

Para sair da ressaca literária
Amo tudo que Aione publicou até aqui e com A filha ideal não seria diferente. A autora tem uma escrita que prende o leitor. Uma leitura leve, gostosa e com uma história contemporânea, sentimental e cheia de significados.

Stella Salles 29/05/2020

E de novo Aione Simões acertou na escrita
A Filha Ideal é uma releitura de uma história muito conhecida nossa e faz parte de uma série de livros da Increasy Consultoria Literária.
Com um texto bem ?Aione de ser? (forte e inteligente) a leitura foi fluida e me deixou bem feliz com o final dado pela autora. Li em 1h50, não consegui largar até terminar.

- Yasmin é forte, sonhadora, ama o que faz, mas a forma como sua carreira vem sendo trabalhada já não lhe agrada mais, e num dia qualquer durante um show de apresentações amadoras ela conhece duas pessoas que vão, direta ou indiretamente, mudar totalmente o rumo sua vida. Uma noite que era para abstrair dos problemas se tornou o dia da mudança. Daí em diante é uma maré de confrontos emocionais e de decisões que precisam ser tomadas pela protagonista que a história cresce tão rapidamente que chaga a faltar ar.
Toda a história foi construída em cima de matérias jornalísticas, blogs, revistas e redes sociais e essa foi a sacada do texto, intercalar a história principal com o mundo fora dela. No

Enfim, Aione acertou de novo, conseguiu construir um livro de uma natureza tão sentimental, com abordagem de temas que ainda são tabus na sociedade. Incrível, tá mara, já quero mais!!!!

Não vou dar 5 estrelas, vou dar 5 corações pra avaliar esse livro

??????????

Andreia.Kohut 29/05/2020

Gosto muito dessa projeto assim como gosto muito da autora. Só podia resultar em coisa boa!