A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

Andressa 06/06/2020

"Não é o exterior que conta, e sim o que está dentro"
"Não é o exterior que conta, e sim o que está dentro" O jeito da cantora Yasmin comeca a destoar do da jovem Yasmin quando ela percebe que há mais do que ser a "boa menina que foi educada para ser", principalmente à frente dos holofotes. Cansada de sempre ter que obedecer a tudo lhe dizem para fazer, a protagonista decide se lançar para novos ares e acaba conhecendo Alain, um músico, e logo, a conexão dos dois é certeira. Como nem tudo são flores, ela descobre, tarde demais, que não se pode sair confiando em todo mundo. Porém, ela ressurge das cinzas ainda mais poderosa e diz a que veio. "Ninguem mais me Cala!"
O jeito com que a autora conta sobre os medos, as inseguranças e busca da própria identidade é ótimo e muito cativante. Um livro leve e de rápida leitura, que te faz refletir sobre seus próprios passos e o quanto você enxerga sobre si mesmo.
Além das referências à Alladin, que deixam qualquer fã sorrindo com tamanha nostalgia.

Taísa 22/06/2020

A filha ideal é um livro encantador sobre uma jovem que precisa encontrar o seu próprio eu. Já era fã da autora por ter lido seu outro livro e agora sou mais fã ainda. Recomendo!

Leiturinhas da Bri 27/06/2020

Ameii
A filha ideal faz parte de um projeto chamado femme fatale, que é composto por 12 contos. Todos os contos são uma releitura das princesas da Disney. Nesse conto temos a releitura da história da princesa Jasmine.

Em a filha ideal conta a história de Yasmin, uma cantora que foi recentemente intitulada como "a filha ideal". Ela conseguiu esse novo título graças a sua reputação impecável e sempre agir como uma boa moça.
Só que agora Yasmin está com 23 anos e ela acha que a imagem que apresenta ao público, juntamente com suas músicas, não a representam mais, e ela começa a se questionar se é isso que ela realmente quer.

Eu amei a história, ela é narrada em forma de diário e post de blog e revistas famosas. Faz um tempo que eu não lia livros nesse estilo de narração e tinha esquecido de como é gostosinho.

Outra coisa que eu achei bastante legal foi comparar os personagens da obra de Aione com Aladin. Amei ver o ?tigre?, o ?tapete?, o ?gênio?, o ?sultão? e ?Aladin?.

Foi perfeita essa minha experiência.
Eu amei a escrita da autora, a história é bem fluida e Aione possui uma escrita em que eu não vi defeitos. Eu já conheço o trabalho da Aione como blogueira e influenciadora, mas nunca tinha lido nenhuma história dela e simplesmente amei essa experiência.

Maiara.Santos 03/07/2020

Com narrativa em forma de diário, letras de músicas e posts em sites de celebridades. Esta novela é sobre identidade e sobre a imagem da mulher na mídia.

Camilla 11/07/2020

Maravilhoso!
Eu amei a história e como a autora intercalou a escrita ja diário com as notícias da imprensa! Assim podemos ter a visão da ?mocinha? e também da sociedade! História rápida e envolvente!

Patricia Milani 11/08/2020

Gostei muito da leitura, muito bom acompanhar a vida de Yasmin e ver o quanto ela amadureceu e se descobriu ao longo do livro.

Gessy 14/08/2020

"Talvez ?maturidade? também significasse ser capaz de reconhecer o que deve ser deixado para trás em nome da felicidade." Uma história sobre descobrimento de quem você realmente é. Eu sou apaixonada por releitura de contos de fadas e confesso que estava esperando algo muito clichê e me enganei, a história é surpreendente e apesar e algumas atitudes da protagonista que achei totalmente desnecessárias é uma leitura agradável.

Vi | @dulcevibooks 25/08/2020

Apaixonante ??
Fiquei completamente envolvida nessa história, a forma como a personagem foi desenvolvida e cresceu enquanto a história se passava, a escrita por meio das páginas do diário e notícias da Internet me envolveram e me fizeram não querer largar o livro até que eu acabasse!!
Além de que, a história tem seu charme, uma aula de amor próprio, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Obrigada Aione, por esse livro e essa escrita impecável ??

Loh 29/08/2020

Gostei muito, mas...
Gostei da história em si, o começo foi cativante, mas foi esmaecendo aos poucos, o motivo que é utilizado para justificar a mudança brusca ficou um pouco fraco, mesmo que dê a entender que a personagem é jovem e ainda lhe falte maturidade, se a situação fosse comigo não acharia que seria motivo suficiente para ter tanta mágoa, entendo que a situação era necessária para não ficar monótono e ser mais do mesmo romance água com açúcar. Lá pelos 80% acabei fazendo uma leitura dinâmica, uma vez que não gosto de ler artigos de fofocas na internet, não gostaria de ler em um livro também, incomodou um pouco.

Brê 22/09/2020

Um conforto!
Vou aproveitar que estou animada com resenhas e fazer mais uma... rs
Esse livro faz parte de uma coletânea, o nome é "femme fatale", nela 12 autoras nacionais fazem releituras de contos, com foco nas protagonistas femininas, "A filha ideal" é uma releitura de Alladin. Uma ótima releitura, inclusive.
É uma leitura super leve, gostosa, fluida... tem umas sátiras excelentes, mais um ponto positivo em ler nacionais! É uma linda história de autoconhecimento e crescimento pessoal. AMEI a escrita de Aione, pretendo me aventurar em outras obras. Indico bastante. A única questão que me incomodou foi o final aberto, pra mim é algo muito difícil de funcionar. Mas a leitura é super válida.

Carol 15/10/2020

Aladdin é meu filme favorito da Disney e a Aione conseguiu me levar de volta pra lá. Que leitura gostosa.

Sarinha 17/10/2020

Faz parte de uma antologia de releituras de contos de fadas por escritoras brasileiras. É levinho, uma delícia de ler e bem sensível. Achei um bom livro pra espairecer e passar o tempo

Tatianna 18/10/2020

Lindo e sensível
Eu acabei agora essa leitura e estou arrebatada. Me apaixonei por essa história.

Ela aborda sobre auto-conhecimento, sobre encontrar a sua própria voz. E foi tão linda a maneira que a Aione fez isso!

Eu simplesmente esquecia durante a narrativa que se tratava de uma nova versão do Aladdin. Somente em alguns momentos eu reconhecia as semelhanças e referências, mas no restante do tempo, eu só queria saber como as coisas iriam evoluir. Eu me envolvi demais com esses personagens.

Adorei, inclusive, a inclusão das postagens de blogs e notícias da mídia, me remeteu ao livro Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, que se tornou um dos meus favoritos da vida.

Foi uma narrativa muito fluida. Além disso, a escrita da Aione é super sensível e nos faz refletir sobre as nossas próprias escolhas.

Eu amei demais e recomendo muito!

Haley 01/11/2020

O desenvolvimento da protagonista é maravilhoso, Aione tirou meu sono com esse livro, obrigada. ?

Sophia.Ferraz 01/01/2021

essa história me fez refletir sobre autoconhecimento e sobre a mídia, além disso fiquei orgulhosa da personagem, mas não me conectei muito com o desenvolvimento da história