A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

Stephany 19/06/2020

E se a Jasmine fosse do século XXI?
O que dizer de uma história inspirada em Aladdin? Eu simplesmente me encantei com as semelhanças e detalhes pensados pela autora, além da originalidade trazida por ela. Yasmin é uma personagem em crise de identidade que traz muitas reflexões e questionamentos sobre a imagem de uma artista e mulher na mídia, no caso as cantoras; e como as mesmas são julgadas sem dó nem piedade por pessoas machistas e que só querem ver o circo pegar fogo, por suas vestimentas, condutas ou o que fazem ou deixam de fazer, resumindo suas próprias escolhas e não o que esperam delas.
Me envolvi muito com os personagens e foi ótimo ver a "Jasmine" sobre os holofotes dessa vez e não o "Aladdin", e o romance é tão meigo que eu queria mais (admito que o final deixou um pouco meu lado romântico a desejar) hehe mas a questão é que as mulheres ainda lutam para exercer seu direito a liberdade, independente do meio em que estejam.
A narrativa mescla os escritos de Yasmin no diário e matérias de jornal, o que enriqueceu muito a trama, por ela ser uma famosa, nada mais justo do que lermos matérias a seu respeito. Senti muita vontade de ouvir as músicas dela e do Alain (e agora como faz? :) ) tamanha a veracidade que a história me passou, parecia estar acompanhando uma celebridade de pertinho.
Sendo a primeira vez que leio uma obra da Aione, com certeza depois de A Filha Ideal não será a última.
P.S. até a pandemia é citada na história entre os eventos!
"Será que alguma vez minha voz disse o que eu queria dizer?"

Livros de Cabeceiras 17/06/2020

Esse é o quarto livro da autora que eu leio.
Yasmin é uma cantora de 23 anos, filha de um "sultão" da indústria da música. Apelidada de "A filha ideal" por uma revista por sua imagem sempre de boa moça que ela apresenta nos palcos e na mídia.
Motivada por um desejo de mudanças, Yasmin começa a compor suas próprias músicas e a querer mudar sua imagem, mas com a falência de seu pai e presa a um contrato milionário, esse parece ser o único meio de salvar seu pai da falência.
Uma novela que nos mostra que muitas vezes que para crescermos nem sempre é fácil, e muitas vezes o preço que pagamos é machucando aqueles que mais amamos.

Taynan 17/08/2021

Adorei a escrita. Muito boa mesmo. Parte narrada ,parte notícias, muito legal. Pouco clichê e um final surpreendente. Gostei muito !!

Guacira.GonAalves 04/09/2020

Uma releitura da história de Aladim, sob o ponto de vista de Yasmin. Gostei.

Marina.Vieira 14/07/2020

Um aqueles livros leves para ler em uma tarde
Foi um livro que li muito rapidamente! Com uma história intrigante e com vários momentos em que refletimos sobre assuntos importantes a ser debatidos, como a posição das mulheres nas mídias e o controle exacerbado que as agências têm sobre os seus assessorados . Gostei muito da releitura apresentada pela autora, os personagens são muito bons e contagiantes, apenas acho que ela poderia ter explorado mais alguns personagens que acabaram ficando superfíciais na trama. O final é um pouco corrido, mas mesmo assim é chocante as transformações sofridas pela protagonista. Na minha opinião, a autora pecou pelo excesso de manchetes, pois me certo ponto da história, quase 10% do e-book, é contado por notícias de jornaisne sites de fofoca e não pela protagonista.

Ivi 10/06/2020

Adorei!!!
A Filha Ideal (Aione Simões) é uma novela que compõe a coleção Femme Fatalle que traz histórias protagonizadas por mulheres e que são recontos de princesas clássicas do universo literário. Embora eu não goste de princesas e nem de recontos, não pensei duas vezes em ler esta obra porque tudo o que li da autora foi de alta qualidade.

O livro nos traz Yasmin, uma jovem que desde criança conheceu o mundo da fama através da música. Liderou as paradas de sucesso e fidelizou uma legião apaixonada de fãs e sua carreira acabou consolidando o título de “filha ideal” uma vez que ela concentrava em sua vida, dentro e fora dos palcos, qualidades que muitos julgavam como as que poderiam definir uma boa moça. Discreta, comportada, sempre acompanhada do pai, que através dela fundou e prosperou com uma empresa no show business. Porém o livor começa com o pai sofrendo com um péssimo investimento e tendo apenas Yasmin em sua carteira de clientes para manter sua empresa em pé e seu padrão de vida. Só que é neste momento que Yasmin quer dar uma guinada em sua carreira. Ela já não se identifica com as características que a colocaram no topo do sucesso e acredita que mesmo agindo e ressignificando seu talento, ainda assim pode ser amada por seu público, mas ela está presa a um contrato milionário que garante a estabilidade do seu pai e a mantêm no mesmo lugar de sempre.

Neste momento que está dividida em não decepcionar o pai ou os fãs e a possibilidade de encontrar um novo caminho com suas escolhas pessoais, ela conhece Alain, um jovem músico que se apresenta em bares e casas noturnas, com o grande sonho de viver da música. A princípio Alain não sabem quem é Yasmin, mas ainda assim eles se aproximam e uma paixão doce e bonita nasce entre eles, ainda que Yasmin tenha que entender que não pode confiar cem por cento em ninguém.

Este enredo nos é apresentado através dos diários de Yasmin e reportagens sobre sua carreira, bem como do mundo da música e esse formato nos deu a possibilidade de conhecer intimamente a protagonista, bem como analisar sob os olhos dela como os veículos da mídia a enxergavam e essa maneira peculiar, mas bem assertiva nos faz torcer por Yasmin por todo o enredo.

Por se tratar de uma novela, a história é enxuta e contida, mas nem as poucas páginas são capazes de limitar a intensidade da história que nos apresenta uma personagem consciente do que quer mas que precisa ter prudência para seguir sua voz e assumir as consequências de possíveis escolhas erradas. Yasmin é desenvolvida com intimidade e isso dá uma profundidade boa para a narrativa que nos faz desejar ser sua melhor amiga.

Os outros personagens não são tão bem desenvolvidos como a protagonista, mas isso em nada diminui a experiencia com a história porque entendemos logo nos primeiros parágrafos que o fio condutor deste enredo é dar espaço para a nossa própria voz e fazer com que as pessoas a ouçam integralmente. A partir disso, é fácil refletir sobre o quanto nos anulamos para agradar ou não decepcionar quem é importante em nossas vidas e essa reflexão é o que dá vida e força a esta curta história.

O final pode não agradar todo mundo, mas é muito consistente com todo universo criado pela autora. Um final que muitos entenderão como aberto, mas que eu absorvi como conclusivo, afinal a trajetória dos personagens que encontramos nos livros que lemos não se encerra com o último ponto final dado para o autor.

Mais um trabalho da autora que deixou meu coração quentinho e que me deu mais um argumento para desejar que suas histórias ganhem o mundo e encontre leitores e sua carreira seja de real sucesso, tanto ou maior que o da protagonista desta história. Inclusive esta história nos mostra um novo talento da autora que é a composição de músicas, pois traz canções inéditas escritas para o livro e não tem como isso passar desapercebido. Fiquei imaginando as melodias na minha cabeça e já estou predisposta a adorar se um dia eu as puder ouvir.

Amei!!!

neusmon 26/07/2021

Perfeito
Tudo que esperava dessa leitura era algo leve e rápido inspirada no filme Aladdin, com muitas referências, um romance gostoso para eu torcer e me perder na escrita da Aione Simões que eu tanto gosto. Acabei recebendo um conto sério com final melancólico que discute o machismo na indústria musical.

Pedro.Morais 25/08/2020

Quanto amor envolvido
Mais uma vez Aione Simões trouxe personagens que cativam e mostram a importância de correr atrás dos nossos sonhos e ter esperança de dias melhores. A carga de emoções que temos no primeiro contato comprova que o amor supera qualquer barreira.
Em uma busca de se auto conhecer e mostrar a todos que Yasmin considerada a celebridade em destaque dos holofotes ela é uma jovem que quer ter o direito de ser livre e feliz e ter sua liberdade, porém pra salvar o pai ela vai ter que ampliar os horizontes e buscar seu lugar de destaque, embora pra cada escolha ainda terá uma consequência bem maior.
Super recomendo esta novela, é uma leitura que deixará seu coração quentinho e desperta a nossa visão para ver além dos obstáculos grandes oportunidades de ser totalmente feliz.

Oliverð 24/06/2023

Querido diário
?Eu odeio pensar que todo mundo me conhece, enquanto eu mesma não faço a menor ideia de quem sou.?

De início achei completamente sem graça e chato porem o final compensou 100% essa história simplesmente leiam.

MilocaCS 25/05/2021

Me desculpem mas...
Comecei a leitura dessa história em março e só agora consegui terminar. Amo a Aione, o canal dela é incrível mas confesso que fiquei desapontada com essa história.

O início achei interessante, uma releitura da Jasmine que realmente ficou muito criativa e atrativa mas ao desenrolar da trama achei que estava se alongando demais e tudo que eu queria era que terminasse logo... E o final acabou me decepcionando ?

Quero muito ler outras obras da Aione e espero não me decepcionar como me decepcionei com essa.

Carous 05/12/2020

Nossa, Aione, por que me matastes?

Na minha adolescência Lindsay Lohan e Amanda Bynes estavam no auge; esse período da minha vida foi embalado pelas músicas de Britney Spears e Christina Aguilera (entre outros artistas que não vêm ao caso aqui). Mas também pelos escândalos dessas artistas teens alardeados em tablóides que passaram de bons exemplos para meninas como eu - e boas moças perante à mídia - para má influências. Eu era novinha e não sabia nada sobre fama, imagem fabricada, contratos, assessorias, empresários controladores, como a liberdade dessas artistas era cerceada... menos ainda que elas foram vítimas da misoginia ou de como é cruel e impiedosa. O surto da Britney Spears, em 2007, me deixou chocada e confusa. O que estava acontecendo?

Bom, Aione Simões insere todos esses elementos em sua história e achei tão certeiro! É cirúrgica nas indiretas e critica muito bem o problema do show business. Faz todo sentido que além de falar sobre a cantora Yasmin, ela mencione os bastidores da fama.

Lamento ter adiado tanto a leitura, mas não me arrependo. Sinto uma imensa preguiça da temática envolvendo show business e fiquei insegura após ler algumas resenhas reclamando da história. Mas, por fim, minha confiança no trabalho da Aione venceu minhas ressalvas. E eis me aqui batendo palma para A Filha Ideal . Foi um boa leitura, é uma excelente história com uma maravilhosa protagonista. Tudo se encaixa, os diálogos são reais e bem feitos e as interações são bem casadas.

Só um porém: queria que a ascendência árabe de Yasmin fosse mais explorada. Algo que ressalto em Princesa da magia é que a autora é bissexual e colocou isso na história. Não sei a ascendência da Aione, mas queria que houvesse um traço dela que estivesse no conto também.

Não sei para as outras pessoas, mas a Jasmine foi importantíssima na minha infância; foi a primeira princesa não branca que vi na tela - e por muitos anos foi a única (a Tiana veio em 2009. 17 anos depois de Aladdin). E tive que lidar com o embranquecimento dela nos produtos oficiais da Disney.
É a única crítica que tenho, e nem é bem uma crítica, só um comentário que sequer influenciou na nota final. A história é perfeita do início ao fim.

É o quarto da antologia Femme Fatale, mas o segundo que li. Agora compreendo mais a proposta dessa antologia e percebo que fui injusta na resenha de Princesa da magia .

p.s.: Ri do título do conto ser A Filha Ideal (embora quem leu sabe que faz todo sentido) porque quem deseja se adequar e ser a filha perfeita é a Mulan rs

Pré-resenha
Eu estava com tanto medo de ler este conto por causa de algumas resenhas que li, porque a temática (meio artístico) não chama minha atenção e porque não gostei taanto assim do primeiro conto desta antologia, mas Aione fez TUDO. Meu Deus... estou abalada.

Estava frustrada pela minha demora para concluir a história da Yasmin e agora estou aqui arrasada, desejando só mais um parágrafo, um capítulo.

Uma coisa é certa: este segundo conto tem mais referências ao filmes em que foi inspirado do que a história da Clara Alves, e como cadelinha da Disney que sou, peguei t-o-d-a-s as referências antes das notas explicativas. Além disso, fiquei TÃO feliz da Aione colocar esses "easter-eggs" na história. Com certeza garantiu o coração de favoritado.

Patrícia 04/04/2021

Acabou com gostinho de quero mais
Uma leitura rapidinha e gostosa, comecei a ler sem esperar muito e me surpreendi com os assuntos que vão sendo abordados na história.
Yasmim uma adolescente que está passando pelo processo de menina para mulher que já é um momento delicado mas para ela é mais complicado ainda pois ela é uma cantora que cresceu rodeada pela mídia que a acompanha a cada passo. Ela sempre foi vista como uma ótima filha, nunca se envolveu em nenhum escândalo e tem sua reputação intacta.
Durante seu processo de auto descoberta ela acaba tendo atitudes que são reprovadas por algumas pessoas, inclusive por seu pai que também é seu empresário. Daqui em diante começamos a perceber como a sociedade julga uma mesma situação de forma diferente, se for uma mulher vira um escândalo mas se for um homem a vida continua normalmente.
Além disso temos a preocupação de Yasmim que cresceu sendo ensinada a entregar o que o seu público quer e isso pode não ser mais o que ela quer pra ela ou o que ela realmente é atualmente.

Carol.Grings 11/09/2020

Sempre gostei de histórias de romance leves e clichês, que não possuem uma reviravolta megalomaníaca por trás. Fazia tempos que tinha uma leitura leve como essa, senti como se tivesse voltado alguns anos, para a época que só lia romances. Amei a proposta do conto e da antologia "Femme Fatale" de trazer uma releitura de personagens de contos de fadas, que participaram da nossa infância.
Como já falei, a história não tem grandes reviravoltas, mantendo o ritmo de leitura leve, trazendo a história uma jovem passando por uma crise de identidade e buscando quem ela realmente é, como todo mundo em algum momento passou ou vai passar, com um pequeno detalhe que nos diferencia dela, ela é uma celebridade

Iara.Antunes 25/02/2022

Esse conto trás reflexões sobre se descobrir através da transição de menina a mulher. Da construção de identidade de Yasmin. Como ela fazia o diziam o queria certo. Logo ela se tornava uma filha ideal onde meio de comunicação a colocava ela assim.
Quando ela começa se libertar vem todas as pressões da sociedade do ela deve ser manter ideal.

Além disso ainda e apresentado várias reflexões e conceitos sobre feminismo e como somos rotuladas por sermos mulheres.

Vanessa.Coimbra 01/06/2020

Leitura rápida
É uma leitura rápida e leve, ideal para quem procura algo neste estilo. Gostei do enredo e da escrita, não comece procurando algo complexo, pois não vão encontrar e acredito que não seja o intuito do mesmo. Ideal para ler entre leituras mais densas e passar um tempo.