A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

Letícia 18/03/2021

Queria um livro levinho para ler após um semestre intenso na faculdade. É uma leitura super leve, divertida e com temas sérios que foram abordados naturalmente. Gostei muito

Aline ig @escape.abacharel 10/08/2020

Esse é o quarto livro da antologia "Femme Fatale". O projeto "Femme Fatale" se propõe a apresentar releituras de princesas e heroínas da literatura. "A Filha Ideal" é um reconto da princesa Jasmine, da história de Aladim. O tema principal deste livro é a trama sobre identidade e imagem da mulher na mídia e autora teve influencia da Taylor Jenkins Reid (infelizmente ainda não li nada da autora) e da Gillian Flynn (que felizmente já li dois livros dela e posso falar que são muito bons)!

Yasmin cresceu não apenas com a fama, mas com uma reputação impecável, a ponto de ser chamada de “A Filha Ideal” por uma revista. Sua reputação é tão boa (Yasmin não bebe, não tem casos na mídia de escândalos, suas músicas são comportadas), mas tão boa que uma empresa norteamericana chamada Angel quis fazer um contrato com Yasmin. Porém, as cláusulas do contrato tornavam ainda mais rígida a vida de Yasmin. Aos 23 anos, ela passa a questionar se sua imagem, bem como as músicas que canta, realmente a representam. Mas ela será capaz de romper esse contrato multimilionário? Quais serão as consequências para a sua vida e para a de seu pai, que também é seu agente empresarial?

Para que Yasmin não se sinta prisioneira de uma identidade a qual ela não sente mais pertencer, uma das suas primeiras atitudes contra essa imagem de "boa moça" é ir a um festival de show de talentos disfarçada com uma peruca loira. Lá, ela vê um garoto chamado Alain se apresentar e fica encantada com sua música. Os dois trocam os números de celular e então começam a conversar cada vez mais. É nessa intimidade que eles vão criando um com outro que eles acabam se apaixonando...

giioooo 27/06/2022

A filha ideal
Nesse livro acompanhamos a jornada de auto descoberta de Yasmin, uma cantora famosa que está completamente ligada a empresa de seu pai, e empresário, mas não se sente conectada com tudo aquilo que passa para a mídia. Aos poucos vemos pequenas mudanças em seu comportamento reservado, e a cada palavra escrita em seu diário é uma nova descoberta. O romance não tem o foco principal da história, mas como uma boa amante de Aladdin eu adorei cada referência citada.

Lylite 27/09/2020

Mais que uma releitura do clássico
A arte e os nomes dos personagens faz parecer que é uma simples releitura da história do Aladdin mas está longe disso,é um livro que tem sua própria estrutura e seu próprio carisma.Narrado em primeira pessoa com pequenas interrupções dando um vislumbre em como as notícias sensacionalistas retratam a situação vivenciada pela Jasmine,teve um momento em particular que teve notícias repudiando e outras apontando que não tinha nada haver aquele rebuliço todo.Também senti que a autora deixou nossa imaginação fluir sobre o futuro romântico.

Marina | @booksbymarina 07/09/2020

Uma antologia sobre crescimento pessoal
A Filha Ideal faz parte da coletânea de contos Femme Fatale, que tem a proposta de apresentar aos leitores releitura de contos de fada com personagens femininas fortes como protagonistas.

Este é o segundo livro da Aione que leio. Escrito nas Estrelas já tinha entrado para minha lista de favoritos, e vocês encontram sinopse e resenha nos destaques.

Em a Filha acompanhamos a história de Yasmin (Jasmine), uma jovem cantora cuja carreira é controlada pelo seu pai e empresário (o sultão da indústria musical, dono da empresa Agrabah), que tem como sócio Jafar.

A carreira e vida de Yasmin foram moldadas para ela, ela vive a vida que seu pai e a mídia desejam. No entanto, como naturalmente ocorre, ela se ve cheia de questionamentos.

Essa sou realmente eu? A filha ideal? A queridinha do Brasil? Perfeita e imaculada?

Yasmin encontra o desejo de se redescobrir, de ir além, de testar seus limites. Mas não pode. Seu pai está quase falido, e o que segura minimamente a renda e o padrão de vida é o contrato milionário de Yasmin com a marca de roupas Angel.

O porém é que (i) o contrato exige o maior nível de sobriedade possível de Yasmin, (ii) Yasmin está cansada de ser quem os outros querem que ela seja, (iii) Yasmin se apaixona e quer testar seus limites musicais e amorosos.

A partir de então, a história de Yasmin se desenvolve com erros e acertos. Ela conhece Alain (Aladim), um jovem músico que quer ascender em sua carreira.

No começo mente a ele sobre sua identidade, já que ele foi criado na França e não sabe quem é Yasmin no Brasil.. A relação dos dois vai se desenvolvendo, até que Yasmin é forçada a tomar escolhas que prejudiquem o seu relacionamento em prol de sua liberdade.

Sim, ela se coloca acima de qualquer sentimento, toma atitudes drásticas, mas conquista o que deseja.

O que Aione propõe para nós aqui é a necessidade de se redescobrir, de se encontrar, de traçar um plano para sua vida dentro dos seus moldes. Se dará certo ou não, se foi correto ou não, só o futuro irá dizer, mas não podemos nos permitir viver pelos desejos de outros.

Yasmin precisava tomar as rédeas de sua vida, enfrentar seu pai e seus medos. Se colocar como prioridade para chegar onde desejava.

Foi uma leitura deliciosa, poder acompanhar a evolução de Yasmin, a sua trajetória e o seu delicioso final aberto que nos deixou cheio de esperanças.

A mensagem que ficou para mim foi, nem sempre a escolha é fácil, muitas vezes crescer significa sacrificar certas coisas ou pessoas. E tudo bem, é necessário! Precisamos ter coragem de enfrentar e tomar as decisões para controlar nossas próprias vidas.

Eu gostei tanto, que comprei os demais contos da coleção… eles estão lançando 1 por mês, e serão 12 no total. É só procurar na Amazon por Femme Fatale que você irá achar todos os já publicados.

Esther 25/11/2020

Não estou muito acostumada a ler livros nacionais, mas tenho que dizer que esse me conquistou e muito! Por ser um livro tão curtinho não esperava que fosse tão bem desenvolvido, a historia é muito cativante com varias lições por trás, acho que devo ter grifado quase todo o livro haha

Recomendo, é bem escrito, com uma história linda, um romance fofo e mesmo que seja baseado em um conto de fadas, não tem nada de príncipes e princesas!

vicjordana 31/12/2020

Bom para repensar na vida
Esse é meu segundo contato com a Aione, e digo que estou muito feliz por ter lido esse conto. Com certeza pretendo ler Escrito nas Estrelas?.
Em A filha ideal, nós temos a Yasmin, uma cantora de 23 anos, que não tem controle da sua vida e não faz as coisas do jeito dela. Ela segue as coisas que o pai manda. Como ela é famosa, a mídia coloca nela o rótulo de "Filha ideal". Depois de toda a vivência dela, aprendemos que devemos conduzir as nossas vidas, sem que ninguém mande em nós. E que você pode ser sim, muito boa no que faz.
Outra coisa, eu amei a forma que a história é (diário e notícias).

Michelle 05/11/2020

A Filha Ideal
Yasmin cresceu não apenas com a fama, mas com uma reputação impecável, a ponto de ser chamada de ?A Filha Ideal? por uma revista. Contudo, aos 23 anos, ela passa a questionar se sua imagem, bem como as músicas que canta, realmente a representam. Motivada por um desejo de mudança, ela propõe ao seu pai e empresário, o Sultão do meio musical, começar a compor as próprias músicas e a apresentar um estilo mais seu. Entretanto, após a agência de seu pai quase ter falido, Yasmin se vê presa a um contrato milionário que pode salvar o Sultão ? ainda que para isso ela continue prisioneira de uma identidade a qual ela não sente mais pertencer.

Julia @juleiturando 24/11/2020

Jasmine
Esse livro da antologia aborda um assunto musical e sobre descobertas, foi bem legal ver esse lado do empoderamento feminino e da mudança da adolescência para a adulta.

Capitu.Jamaittes 27/11/2021

A história é fluida e gostosa, com direito a composições musicais e um final que me surpreendeu.
Em várias passagens, a personagem me lembrou a Sandy (Sandy & Junior)

Kathy.GRodrigues 28/03/2021

Amei
Ótima releitura, leve, gostosa e dócil. Nunca imaginei Jasmin como cantora e deu super certo, amei enredo que foi criado. Super indico

Natália Carolina 26/05/2024

A Filha Ideial
Uma novela muito legal!

Gostei muito da história, do desenvolvimento da narrativa que não deixa nenhuma ponta solta e me surpreendeu muito no final. Os personagens são muito reais e cativantes.

Lud 26/06/2020

A Filha Ideal de Aione Simões
Acompanho a Aione Simões no youtube a algum tempo mas A Filha Ideal é o primeiro livro que leio da autora. Eu amo filmes da Disney, e adoro ler releituras dessas histórias. Fiquei simplesmente encantada com A filha ideal, pois é uma releitura excelente com todos os elementos importantes de Aladdin mas focando na Jasmine, ou Yasmin, no caso. Gostei muito!

Lara Xavier 30/05/2020

A filha ideal
A autora me envolveu na trama de Yasmim, é o segundo livro da autora que eu leio e sempre me supreendo com a escrita dela e o modo como a mesma me faz emergir dentro da trama

@mandinhas_angelo 20/11/2021

"Talvez 'maturidade' também significasse ser capaz de reconhecer o que deve ser deixado pra trás em nome da felicidade"