A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

Cacau 25/08/2020

A filha ideal é mais uma obra incrível da Aione!
Nada mais incrível que aprender que o amor próprio é a coisa mais importante que tem que se conquistar. Como amar ao próximo se não amamos a nós mesmos?
E esse mundo meio Arábia,Alladim e Jasmine,gente? Como não se apaixonar por mais uma obra encantadora?
Aione mais uma vez trouxe uma linda mensagem para seus leitores.

Letícia 18/03/2021

Queria um livro levinho para ler após um semestre intenso na faculdade. É uma leitura super leve, divertida e com temas sérios que foram abordados naturalmente. Gostei muito

Jessica 27/11/2020

Será que alguma vez minha voz disse o que eu queria dizer?
Que história maravilhosa. Eu amo uma releitura e essa foi incrível. Uma história onde mostra o crescimento da personagem, onde ela lida com seus erros e com as consequências deles, onde ela aprende a correr por si e por seus próprios sonhos. Que quentinho no coração.

Martinha.Souza 28/10/2020

Liberdade
Qual o preço da liberdade?
Yasmin vivia em um mundo de ilusões, de mentiras, reconhecida como a filha ideal, por aceitar tudo sem questionamentos.
Mas um dia ela clama por liberdade, porém para conseguir acaba magoando pessoas importantes.
A liberdade cobrou um preço alto, será que ela está disposta a arriscar tudo por isso?
Soph.. 28/10/2020minha estante
Adorei sua resenha, fiquei curiosa, agora quero ler rs.. ??

Martinha.Souza 29/10/2020minha estante
É uma leitura que te leva a reflexão

Ale 26/04/2021

Eu gostei do livro porém esperava mais...

Não sei basicamente o que eu esperava, mas sinto que faltou algo.

Eu até gostei que eles não ficaram juntos pois seria muito clichê.

Mas acho que eles brigaram por causa boba, coisa fácil de resolver.

Recomendaria este livro.

Anna Mendes 04/04/2021

Uma história com potencial, mas que acabou me decepcionando.
“A Filha Ideal” é uma novela sobre identidade e imagem da mulher na mídia, que reconta, em dias atuais, a história da princesa Jasmine, de Aladdin. A protagonista é Yasmin. Ela cresceu não apenas com a fama, mas com uma reputação impecável, a ponto de ser chamada de “A Filha Ideal” por uma revista. Contudo, aos 23 anos, ela passa a questionar se sua imagem, bem como as músicas que canta, realmente a representam.

Motivada por um desejo de mudança, ela propõe ao seu pai e empresário, o Sultão do meio musical, começar a compor as próprias músicas e a apresentar um estilo mais seu. Entretanto, após a agência de seu pai quase ter falido, Yasmin se vê presa a um contrato milionário que pode salvar o Sultão, ainda que para isso ela continue prisioneira de uma identidade a qual ela não sente mais pertencer.

Essa foi a segunda novela da antologia “Femme Fatale” que eu li. A primeira foi “Entre a Cruz e a Espada”, da qual não gostei. Resolvi dar uma chance para “A Filha Ideal” porque já li outras histórias da Aione e gostei muito, por isso minhas expectativas estavam um pouco altas. Mas, apesar de ter sido melhor do que a primeira novela que li, ainda assim não foi tudo aquilo que eu esperava e acabei me decepcionando.

Eu gostei da narrativa que a Aione escolheu para a história. Ela é narrada na forma de diário, intercalando com reportagens de jornal, revistas, sites de fofoca sobre a protagonista e letras de música. Eu gostei disso, porque deixou a história mais dinâmica.

No entanto, mais no final da novela, a autora optou por contar os principais acontecimentos e revelações através dessas reportagens. Depois ela retoma a narrativa em primeira pessoa pela protagonista, para explicar melhor o que realmente aconteceu. Eu entendo o motivo dela ter escolhido esse caminho, mas, honestamente, não gostei dessa forma. Eu preferiria que ela tivesse mantido a narrativa intercalada, porque da forma que foi, acabou deixando a história muito corrida.

E com relação ao final, infelizmente, eu não gostei. Não gostei, pois a protagonista toma certas atitudes que eu não concordo, talvez porque vão contra os meus valores. Foi aquela ideia de que “os fins justificam os meios”. Mas não acho que isso realmente funcione.

Sem contar que eu achei um paradoxo as atitudes da protagonista. Ao longo da história ela quer ir contra a ideia de ser uma “pobre garota rica”, por conta dos problemas e dos privilégios que ela possui. Mas no final ela usa justamente esses privilégios para conseguir o que quer, e de uma forma que eu não concordei. O final ficou aberto para uma possível ideia de perdão e redenção, mas não sei se compensa o que aconteceu.

Além disso, apesar de eu ter achado a leitura envolvente, eu não consegui me sentir conectada com a protagonista. Foi difícil sentir empatia por ela.

Outro ponto é com relação ao romance que existe na história. Eu sei que em uma novela, por ela ser uma história curta, as coisas precisam acontecer de uma forma mais rápida. Ainda assim, a forma como os personagens se sentiram conectados e se apaixonaram não pareceu real para mim e acabou não me convencendo.

Enfim, eu estava gostando da leitura, mas as atitudes da protagonista no final acabaram me incomodando e fazendo com que eu me decepcionasse com a trama. Essa foi a história da autora que menos gostei até agora.

Cíntia Costa 28/08/2020

Gostei.
Eu gosto dos livros da Aione. Esse é o terceiro que li dela e gostei de todos. Esse em especial vai focar numa personalidade da música (Ingrid) e na sua luta para ter sua própria identidade. Ela é muito manipulada pelo pai e até pela agência que a patrocina. Pensei que ía focar mais no romance. Eu gostei da história. Diferente. Autêntico.

Let 20/09/2020

Amei!
Um conto lindo que passa uma mensagem de procurar quem realmente somos. Gostei muito da história da Yasmin e também do final que mostrou que o amor próprio muda tudo.

Sanchez 13/01/2022

Surpreendeu
Adorei. História bem construída. Ótimo enrredo. Com um final bem inusitado e um adendo melhor ainda.

RUDY 30/05/2021

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
O livro faz parte da Antologia Femme Fatale que traz releituras de contos de fadas Aqui é a releitura de JASMINE.

A princípio pode-se se achar que é uma história comum, de uma garota que é super conhecida nas mídias sociais por todo mundo, devido a seu trabalho musical e quer cantar suas próprias músicas, por não se identificar mais com a imagem que foi produzida pela mídia sobre ela, entretanto, o contrato feito com seu pai com o atual dono da empresa que era do pai, a proíbe. É bem mais do que isso...

O enredo traz um grande escândalo que ninguém esperava, grandes reviravoltas inimagináveis e traições que são reveladas, tornando a leitura envolvente e que prende o leitor do início ao fim. E ainda traz um romance aparentemente impossível que completa de forma agradável toda composição perfeita do livro.

Achei sensacional a forma como a protagonista cresce como pessoa e chega a maturidade inesperada, todos a considerável frágil e manipulável e ela mostra que não é bem assim, que ela é bem mais inteligente e obstinada do que todos esperavam dela.

Achei o final maravilhoso.

Recomendo a leitura para quem quer uma releitura diferente, inteligente, carregada de surpresas inesperadas e até um certo suspense em determinadas situações.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2021/05/resenha-33-filha-ideal-literatura.html
Michelle 13/08/2021minha estante
Adoro a aione!!! Minha booktuber fav! Mas ainda não li nada dela

Vanessa.Issa 23/08/2020

A antologia "Femme Fatale" reúne doze autoras nacionais para releitura de grandes heroínas de contos de fadas como protagonistas fortes e independentes.

"A filha ideal", de Aione Simões, é inspirado em "Aladdin".
Yasmin é uma jovem cantora de muito sucesso. Ela está no auge de sua carreira, mas não se sente feliz. Não se sente representada pelas músicas que canta. Ela cresceu e tem vontade de explorar outros aspectos de sua personalidade, mas não a deixam fazer isso. Ela é controlada por seu pai, pela gravadora, pela mídia, pelos seus assessores... O tempo todo lhe dizem o que fazer. Até que Alain, um rapaz que não a reconhece, aparece em seu caminho e demonstra gostar da pessoa que ela é, e não de sua fama. Ele também é músico, mas não é conhecido. Conviver com ele faz com que ela relembre o motivo pelo qual sempre quis ser cantora.

É um livro bem curtinho, mas que aborda questões importantes, como a cobrança que há em relação ao comportamento das mulheres, exigindo que elas estejam sempre dentro dos "padrões morais", lhes tirando o direito de usarem suas vozes e explorarem suas sexualidades como desejam.

Vale a pena ler!
*Disponível no kindle unlimited

Carol Vidal 17/12/2020

Uma história bem interessante sobre busca de identidade. Gostei de a narrativa ser construída toda por meio de entradas de diário e notícias (apesar de achar que algumas partes não cabem num texto de diário, como reprodução de diálogos).

Mi Rodrigues 13/07/2020

O livro conta conta a história da Yasmin, uma cantora famosa, que cresce mantendo a mesma imagem menininha, tendo seus assuntos empresariais mantida pela empresa de seu pai, Sultão. Chega um momento na sua vida em que aquela imagem menininha sustentada até o auge de seus 23 anos sufoca a sua verdadeira identidade não deixando assim que ela passasse pelo desabrochar e se tornasse a mulher que sempre quis ser.

A história foi forte pra mim, e me senti bastante incomodada com esse cuidado que o pai dela Sultão parecia ter por ela, por mais que ela seja famosa, me senti sufocada em ler alguns trechos, a forma como ela usou dos sentimos do Alain não foram legais, mas deu uma certa realidade a história porque as vezes defendemos pensamentos e posições, mas tudo pode acontecer e de repente somos obrigados a abrir mão e seguir com um caminho contrário para que as coisas aconteçam, não que seja certo, porque custou o sentimentos dele, que pela história é um cara legal.
Uma leitura gostosa e cheia de pontos de reflexão.

samyra 13/07/2020

Favoritado!!!!
Eu nem sei por onde começar. Estou tão encantada pela história da Yasmin e pela escrita da autora que fica até difícil organizar todos os elogios que tenho a esse livro.
Antes de mais nada, a trajetória da personagem principal me inspirou à organizar a minha própria vida e colocá-la no rumo que eu quero ? e era exatamente disso que eu precisava.
Todos os aspectos da história foram extremamente bem pensados e desenvolvidos, e o final me deixou de queixo caído.
Aione Simões realmente fez um trabalho lindo, e agora mal posso esperar para conhecer os outros trabalhos da autora.
Por fim, vou ter que assistir Aladdin! Não acredito que nunca parei para ver o filme, mesmo conhecendo a trilha sonora e tendo até mesmo um moletom com um verso da música principal e uma ilustração dos personagens, nem me lembro direito da história original. Agora me parece um bom momento.