A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

manudefariadias 28/11/2020

Como faz pra ler a continuação?
O livro terminou mas tudo que queria era maaaaaaais, muito maaais.
História fofinha, leve, traz temas importantes e interessantes.
Primeiro trabalho que leio da Aione e amei demais.

Dani 19/12/2020

Mantenho por hábito fazer leitura de romances no estilo da novela de Aione, mais por uma questão de identificação com o gênero. Mas gostei do que li. Em uma releitura moderna de Jasmim (princesa do famoso desenho e live action Alladin - um dos meus favoritos) a autora consegue trazer de forma leve questionamentos importante sobre o papel da mulher na sociedade e o modo comonsomoa vistas e nossa liberdade de escolha seja lá para o que for.

Mary 28/05/2021

Verdadeiro
Esperava algo simples e fofo mas fui surpreendida por parágrafos que se encaixavam tanto na história quanto na vida real.

O final me surpreendeu bastante e eu fiquei muito feliz pelo rumo que a história tomou, foi tudo muito verdadeiro e cru, como se eu fosse pesquisar "Yasmin" no Google e aparecesse ela, com todas as notícias descritas nessa história.

Estou ansiosa para continuar lendo os contos de Femme Fatale.

Thayna 05/01/2022

Quero mais!!!
A autora tem uma escrita muito boa, me prendeu muito rápido. Queria mais um pouco dessa história.

A Yasmin está passando por uma fase complicada da vida de uma mulher, ela está deixando de ser uma menina para se tornar uma mulher.

Não quero falar muito para não dar spoiler, mas o fim da um gostinho de quero mais...

Ótima leitura!

Nutella⤠20/07/2021

Simplesmente amei
Mais um livro terminado com sucesso. Amei a escrita da Aione. Amei a Yasmim, fiquei bem surpresa com os acontecimentos finais? não esperava.... Recomendo

Gi | @girlanismos 20/02/2021minha estante
Nossa, falou tudo que achei. Depois da cena do carro foi só ladeira a baixo

Evanice.Almeida 20/02/2021minha estante
Concordo com vc.

Iara.Garcez 19/02/2021

FEMME FATALI
Uma história envolvente, e empolgante sobre uma pop star, que vive presa em padrões e conceitos, porem tudo o que ela é ser feliz, e viver uma vida comum. A autora nos trás muita musica, uma pitada de romance e muito bom humor nas aventuras de Yasmim, e as coisas das quais ela apronta. Amei a historia, muito bem escrita, bem humorada porem te trás a reflexão, sobre a pressão que a sociedade e a família faz sobre as ditas celebridades. e o preço que a fama pode cobrar.

Lena D. 22/02/2021

Esse conto pra mim foi especial, pois me trouxe uma mensagem especial, assim como no livro Vidas na Noite, da mesma autora.
Gostei da forma que a Aione fala para nós mulheres que somos livres e não precisamos seguir os estigmas da sociedade. Gostei também da protagonista que ao longo do conto se mostrou corajosa e destemida. Esse sentimento que ela traz consigo de ter que agir de certo modo porque é o que as pessoas esperam, eu super me identifiquei com ela e fiquei feliz que a Yasmim foi corajosa o bastante para seguir seu coração, e agir da forma que ela gostaria, ter tomado o rumo da sua vida e carreira da forma que ela se sentia confortável e da sua vontade, mesmo que ela tenha que ter se abdicado de pessoas pra isso. É um conto super rápido pra ler e se inspirar.

Bells 22/02/2021

Uma coisa que tinha me feito me interessar em ler esse e-book foi que ele ficou gratuito, mas também, porque falaram que foi inspirado na Jasmine, de Aladim. Entretanto, foi algo bem diferente do que esperava.

Aqui, conhecemos Yasmim, uma cantora de musicas mais jovens que possui a acunha de "filha ideal", em um sentido de submissão ao seu pai. Ao longo da historia a personagem é descrita como algo controlada, que sempre é educada e gentil com o outro, porém, passa por uma descoberta de identidade, se questionando por tudo o que pensava que sabia sobre si. No inicio, achei bem interessante, pensei que seria uma história sobre emponderamento feminino, mas foi ai, que apareceu o mocinho, e ele assumiu um papel muito importante para ela, sendo a coisa boa da sua vida, mas a relação dos dois era mantida em segredo, porque nossa mocinha tinha receio de falar com seu pai sobre isso.

Bom, duas me incomodaram, primeiro, nossa mocinha era uma adulta, mas até ai tudo bem. Ela sempre esteve nessa posição de está submissa ao pai. A segunda coisa, foi o mocinho aparecer, pensei que essa era aquele tipo de história em que aparece um príncipe e tudo se resolve. Mas, também não era isso.

Enquanto Yasmim conhecia o mocinho, ela começou a conhecer mais de si. Queria mudar o perfil da sua carreira e várias outras coisas em sua vida, até mesmo a acunha que possuia de filha ideal. Então, onde está o problema da obra?

Do nada, a nossa mocinha manipula todos a sua volta, usa o mocinho e se aproveita da situação para conseguir o que quer. Por ela está em um ambiente no qual era submissa, era de se esperar que talvez ele tivesse um padrão mais 'agressivo' em outros contexto, mas não era o caso, Em nenhum momento, tivemos um indicio de que Yasmim era ou iria se tornar essa tipo de pessoa, o que fez com que o acontecimento fosse muito repentino, e não em um sentido bom, simplesmente não fazia sentido ela sair do nada da posição de filha ideal e se tornar manipuladora daquele jeito.

Quero ressalta que não acho que ela deveria permanecer em um ambiente toxico para ela como aquele, mas o desenvolvimento da personagem não foi bem planejado. Não teve situações para leva-la a tal amadurecimento e frieza. É claro, que cada pessoal é única no mundo, mas ela precisava minimamente de um repertório para chegar aquele ponto, coisa que ela não desenvolveu em nenhum momento da história, ou pelo menos, não deu a entender que ela tenha tido tempo para amadurecer a esse ponto, até mesmo porque a história se passa em um curto intervalo de tempo. Um momento ela se questiona sobre quem, do que gosta e no outro manipula todo mundo. Acho que isso daria uma boa história se tivesse sido bem desenvolvida, mas deixou a desejar muito nesse aspecto. Não sei só eu fiquei olhando isso, mas um personagem bem construído tem que ter uma história coerente com sua forma de agir no presente, e esse não era o caso.

Por exemplo, isso poderia ser explicado se a personagem tivesse contato com outras pessoas fora daquelas naquele período, mas ela só teve contato com 3, o mocinho, uma agente musical e sua advogada. Sendo o único, o mocinho com quem ela teve um envolvimento mais profundo, os outros foram passagens breve. Esse amadurecimento poderia ser justificado se ela tivesse entrado em processo de psicoterapia, tido contato com outros contextos, mas não havia nada.

Enfim, é um livro até gostosinho para ler, porém, olhando para a protagonista, vejo muitas falhas na construção, mas como disse, talvez isso seja coisa da minha cabeça, até mesmo porque, cada pessoa é única, mas não conseguir achar coerência nas ações da personagem. Ela estava passando por uma descoberta de si, um processo de empoderamento,mas estava iniciando essa jornada, e no inicio logo de cara, passa a manipular tanto desse jeito?

Juh 22/01/2022

Tava tudo indo bem, até que
Eu tava amando o conto, tinha certeza que eu ia acabar dando cinco estrelas. Mas esse final me pegou de surpresa.
O que a protagonista fez em troca de ganhar sua liberdade foi contra tudo o que tinha sido mostrado da personalidade dela e do ritmo do relacionamento que estava sendo construído.
Porque ele não foi simplesmente sincera? Tenho certeza que ela teria sido compreendida e ajudada com aquele plano se ela tivesse se explicado e pedido. Haviam muitas outras formas de alcançar o mesmo resultado. E o pior foi ela ter falado no final que não se arrependia de nenhuma de suas escolhas e que as faria de novo.
Sabe, nem todo reconto de uma história de princesa precisa desse peso de "a vida é uma merda assim mesmo, se acostume". Eu quero me alienar, quero sempre finais felizes.
E por mais que as últimas páginas tenham mostrado uma possibilidade de futuro pro relacionamento arruinado, não fiquei satisteita com tudo que rolou nesse fim.
Juro, meu brilho foi sumindo conforme eu lia todas as cagadas que foram relatadas. Me decepcionei e tá sendo muito difícil ignorar essa frustração nas últimas páginas e focar em quanto eu tava amando a leitura até então.

Danielle.Nunes 13/05/2021

No final, ninguém é ideal.
Decidi ler um ebook curtinho porque estava bem brava com minha leitura atual. Assim, optei pelo livro da Aione porque amei "Escrito nas estrelas?" e tudo que eu precisava era de uma escrita leve, divertida e acolhedora.

Pois bem, confesso que fui surpreendida! Yasmin me enganou direitinho hahaha e não sei se gostei do final, mas com toda certeza eu vi na personagem um pouco da Paola Bracho (fãs da Usurpadora vão lembrar quem é).

É uma leitura super rápida e fluída, tem letras de música e reportagens que nos leva a desejar o final da história rapidamente. Super recomendo para se livrar de uma ressaca literária ou para ter o prazer de uma leitura despretensiosa, mas com reflexões relevantes.

Alê 26/10/2022

Adorei
Só tem um motivo para eu estar aqui escrevendo essa recomendação: esse livro merece.

Não conhecia a escrita da Aione antes, mas é delicioso ler o que ela escreve, as páginas passaram que eu nem percebi.

É um livro curtinho, mas mesmo assim consegui me conectar com a personagem.
Estava numa ressaca literária e foi uma delícia voltar com este livro.

Adorei a experiência e com certeza quero ler mais histórias dessa autora??

Mands 31/03/2021

Não é fácil ser a filha perfeita
Eu estava enrolando muita pra ler esse livro e finalmente consegui terminar em um dia. Nossa protagonista é inspirada na Jasmin , por conta disso ele leva várias referências da história original do Aladdin , o que foi um ponto positivo.

Cada capítulo nos tras a evolução da protagonista , suas primeiras descobertas e principalmente as primeiras sensações de liberdade .

Alguns personagens foram bem desenvolvidos , outros nem tanto e aprecio muito o fato da autora ter feito um final não clichê e sim realista .

Uma coisa que fiquei meia confusa é o fato da mocinha se tornar uma pessoa totalmente diferente de um capítulo para o outro . O livro consegue ter temas importantes em um ritmo leve e descontraído.

Bem livro sessão da tarde , e não , isso não é ruim

Patt 07/04/2021

Gostei dos temas abordados e de como foram tratados. A leitura é gostosa e fluída, mas não consegui me conectar com os personagens.

Kátia Monteiro 26/04/2021

Encantador
Queria começar dizendo que a escrita da Aione é incrível. Sua narrativa é leve e extremamente envolvente, ela criou uma protagonista que eu me identifiquei em vários momentos.

Yasmin é uma cantora pop super famosa que está cansada de ter sua carreira comandada por seu pai. Ela quer a liberdade de fazer suas próprias escolhas e usar sua voz para cantar coisas que ela realmente sente.

A única coisa que me desagradou foi o final e por isso acabei tirando uma estrela. A protagonista toma uma decisão que eu entendo mas não concordo, talvez tenha sido algo mais pessoal mas eu realmente não consegui concordar com aquela atitude.

"A filha ideal" é um livro leve, rápido e encantador. Já adicionei as outras obras da Aione na minha wishlist.
Danielle.Nunes 13/05/2021minha estante
Eu fiquei chocada com o final e acabei tirando uma estrela por isso hahaha... Lei "escrito nas estrelas?" que vc vai se apaixonar.

Kátia Monteiro 17/05/2021minha estante
Vou colocar esse livro na minha wishlist, eu amei a escrita dela