A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

Lylite 27/09/2020

Mais que uma releitura do clássico
A arte e os nomes dos personagens faz parecer que é uma simples releitura da história do Aladdin mas está longe disso,é um livro que tem sua própria estrutura e seu próprio carisma.Narrado em primeira pessoa com pequenas interrupções dando um vislumbre em como as notícias sensacionalistas retratam a situação vivenciada pela Jasmine,teve um momento em particular que teve notícias repudiando e outras apontando que não tinha nada haver aquele rebuliço todo.Também senti que a autora deixou nossa imaginação fluir sobre o futuro romântico.

Mari 04/06/2021

esperava um pouco mais
Nesse livro escrito por Aione Simões, temos uma nova versão do que seria a história da princesa Jasmine. Na história, conhecemos a protagonista Yasmim, cantora e artista desde muito nova (além de ser agenciada pelo próprio pai), que conquistou uma enorme fama no Brasil. Yasmin sempre batalhou por a música, algo que ela tanto ama, e sempre cresceu baseada na imagem que ela estava deixando no mundo, um tipo de "filha ideal", claro que de forma esteriotipada, por ser sempre meiga, se vestir e se portar bem.

Mas em um dado momento, ela começa a se questionar sobre quem de fato ela é fora a pessoa que a sua imagem determina. Quem ela é de verdade, qual a mensagem que ela quer deixar no mundo, e a verdadeira Yasmin, a mulher que cresceu mas que não se sente livre para expor a si mesma.

No começo senti que daria mais estrelas, mas alguns acontecimentos específicos acabaram me desanimando, talvez até o momento que eu tenha escolhido pra essa leitura. Fora que algumas das próprias atitudes que a protagonista buscou para se "libertar" me deixaram confusa. Mesmo assim, a leitura é fluída e cheia de acontecimentos surpreendentes, passando a mensagem da importância que é a mulher descobrir a sua própria força, mesmo em cenários onde as pessoas te criticam e rebaixam por qualquer atitude ou posicionamento.

Aline ig @escape.abacharel 10/08/2020

Esse é o quarto livro da antologia "Femme Fatale". O projeto "Femme Fatale" se propõe a apresentar releituras de princesas e heroínas da literatura. "A Filha Ideal" é um reconto da princesa Jasmine, da história de Aladim. O tema principal deste livro é a trama sobre identidade e imagem da mulher na mídia e autora teve influencia da Taylor Jenkins Reid (infelizmente ainda não li nada da autora) e da Gillian Flynn (que felizmente já li dois livros dela e posso falar que são muito bons)!

Yasmin cresceu não apenas com a fama, mas com uma reputação impecável, a ponto de ser chamada de “A Filha Ideal” por uma revista. Sua reputação é tão boa (Yasmin não bebe, não tem casos na mídia de escândalos, suas músicas são comportadas), mas tão boa que uma empresa norteamericana chamada Angel quis fazer um contrato com Yasmin. Porém, as cláusulas do contrato tornavam ainda mais rígida a vida de Yasmin. Aos 23 anos, ela passa a questionar se sua imagem, bem como as músicas que canta, realmente a representam. Mas ela será capaz de romper esse contrato multimilionário? Quais serão as consequências para a sua vida e para a de seu pai, que também é seu agente empresarial?

Para que Yasmin não se sinta prisioneira de uma identidade a qual ela não sente mais pertencer, uma das suas primeiras atitudes contra essa imagem de "boa moça" é ir a um festival de show de talentos disfarçada com uma peruca loira. Lá, ela vê um garoto chamado Alain se apresentar e fica encantada com sua música. Os dois trocam os números de celular e então começam a conversar cada vez mais. É nessa intimidade que eles vão criando um com outro que eles acabam se apaixonando...

Gabi742 24/08/2020

Incrível
Que livro incrível! Confesso que não gosto muito de livros curtinhos, mas esse aqui me fez repensar sobre isso, pois eu simplesmente adorei esse.
Ver o crescimento de Yasmin, de uma menina que tinha que aceitar a pressão e a imposição de certos padrões para uma mulher decidida e que queria tomar o volante da sua própria vida foi maravilhoso de se acompanhar. O mocinho então nem se fale, maravilhoso.
É um livro rápidinho de se ler, mas que vale super a pena e recomendo para todo mundo além de ter uma autora super talentosa.
Bianca.Karine 27/08/2020minha estante
Meu Deus Gabi, eu também ameeeeei esse livro!!!

Gabi742 27/08/2020minha estante
Maravilhoso né? Os outros dela devem ser pftos também

Bianca.Karine 01/09/2020minha estante
Início de um sonho/ deu tudo errado

Kathy.GRodrigues 28/03/2021

Amei
Ótima releitura, leve, gostosa e dócil. Nunca imaginei Jasmin como cantora e deu super certo, amei enredo que foi criado. Super indico

giioooo 27/06/2022

A filha ideal
Nesse livro acompanhamos a jornada de auto descoberta de Yasmin, uma cantora famosa que está completamente ligada a empresa de seu pai, e empresário, mas não se sente conectada com tudo aquilo que passa para a mídia. Aos poucos vemos pequenas mudanças em seu comportamento reservado, e a cada palavra escrita em seu diário é uma nova descoberta. O romance não tem o foco principal da história, mas como uma boa amante de Aladdin eu adorei cada referência citada.

Silmara Cunha 30/06/2022

Eu gosto da escrita da Aione, é fluida e divertida. Mas sobre o livro em si acho fraco, mas isso tem muito mais a ver com um gosto pessoal meu, não sendo esse estilo de livro muito meu estilo. É uma história ok, com pontos bem interessantes.

Marina | @booksbymarina 07/09/2020

Uma antologia sobre crescimento pessoal
A Filha Ideal faz parte da coletânea de contos Femme Fatale, que tem a proposta de apresentar aos leitores releitura de contos de fada com personagens femininas fortes como protagonistas.

Este é o segundo livro da Aione que leio. Escrito nas Estrelas já tinha entrado para minha lista de favoritos, e vocês encontram sinopse e resenha nos destaques.

Em a Filha acompanhamos a história de Yasmin (Jasmine), uma jovem cantora cuja carreira é controlada pelo seu pai e empresário (o sultão da indústria musical, dono da empresa Agrabah), que tem como sócio Jafar.

A carreira e vida de Yasmin foram moldadas para ela, ela vive a vida que seu pai e a mídia desejam. No entanto, como naturalmente ocorre, ela se ve cheia de questionamentos.

Essa sou realmente eu? A filha ideal? A queridinha do Brasil? Perfeita e imaculada?

Yasmin encontra o desejo de se redescobrir, de ir além, de testar seus limites. Mas não pode. Seu pai está quase falido, e o que segura minimamente a renda e o padrão de vida é o contrato milionário de Yasmin com a marca de roupas Angel.

O porém é que (i) o contrato exige o maior nível de sobriedade possível de Yasmin, (ii) Yasmin está cansada de ser quem os outros querem que ela seja, (iii) Yasmin se apaixona e quer testar seus limites musicais e amorosos.

A partir de então, a história de Yasmin se desenvolve com erros e acertos. Ela conhece Alain (Aladim), um jovem músico que quer ascender em sua carreira.

No começo mente a ele sobre sua identidade, já que ele foi criado na França e não sabe quem é Yasmin no Brasil.. A relação dos dois vai se desenvolvendo, até que Yasmin é forçada a tomar escolhas que prejudiquem o seu relacionamento em prol de sua liberdade.

Sim, ela se coloca acima de qualquer sentimento, toma atitudes drásticas, mas conquista o que deseja.

O que Aione propõe para nós aqui é a necessidade de se redescobrir, de se encontrar, de traçar um plano para sua vida dentro dos seus moldes. Se dará certo ou não, se foi correto ou não, só o futuro irá dizer, mas não podemos nos permitir viver pelos desejos de outros.

Yasmin precisava tomar as rédeas de sua vida, enfrentar seu pai e seus medos. Se colocar como prioridade para chegar onde desejava.

Foi uma leitura deliciosa, poder acompanhar a evolução de Yasmin, a sua trajetória e o seu delicioso final aberto que nos deixou cheio de esperanças.

A mensagem que ficou para mim foi, nem sempre a escolha é fácil, muitas vezes crescer significa sacrificar certas coisas ou pessoas. E tudo bem, é necessário! Precisamos ter coragem de enfrentar e tomar as decisões para controlar nossas próprias vidas.

Eu gostei tanto, que comprei os demais contos da coleção… eles estão lançando 1 por mês, e serão 12 no total. É só procurar na Amazon por Femme Fatale que você irá achar todos os já publicados.

Lara Xavier 30/05/2020

A filha ideal
A autora me envolveu na trama de Yasmim, é o segundo livro da autora que eu leio e sempre me supreendo com a escrita dela e o modo como a mesma me faz emergir dentro da trama

Naine 16/04/2023

Faz muito tempo que não leio romance e esse foi bom além disso me trouxe vários mistos de sensações, me fez refletir, me deixou boba e chocada com final não esperava tudo que eu precisava

Bells 22/02/2021

Uma coisa que tinha me feito me interessar em ler esse e-book foi que ele ficou gratuito, mas também, porque falaram que foi inspirado na Jasmine, de Aladim. Entretanto, foi algo bem diferente do que esperava.

Aqui, conhecemos Yasmim, uma cantora de musicas mais jovens que possui a acunha de "filha ideal", em um sentido de submissão ao seu pai. Ao longo da historia a personagem é descrita como algo controlada, que sempre é educada e gentil com o outro, porém, passa por uma descoberta de identidade, se questionando por tudo o que pensava que sabia sobre si. No inicio, achei bem interessante, pensei que seria uma história sobre emponderamento feminino, mas foi ai, que apareceu o mocinho, e ele assumiu um papel muito importante para ela, sendo a coisa boa da sua vida, mas a relação dos dois era mantida em segredo, porque nossa mocinha tinha receio de falar com seu pai sobre isso.

Bom, duas me incomodaram, primeiro, nossa mocinha era uma adulta, mas até ai tudo bem. Ela sempre esteve nessa posição de está submissa ao pai. A segunda coisa, foi o mocinho aparecer, pensei que essa era aquele tipo de história em que aparece um príncipe e tudo se resolve. Mas, também não era isso.

Enquanto Yasmim conhecia o mocinho, ela começou a conhecer mais de si. Queria mudar o perfil da sua carreira e várias outras coisas em sua vida, até mesmo a acunha que possuia de filha ideal. Então, onde está o problema da obra?

Do nada, a nossa mocinha manipula todos a sua volta, usa o mocinho e se aproveita da situação para conseguir o que quer. Por ela está em um ambiente no qual era submissa, era de se esperar que talvez ele tivesse um padrão mais 'agressivo' em outros contexto, mas não era o caso, Em nenhum momento, tivemos um indicio de que Yasmim era ou iria se tornar essa tipo de pessoa, o que fez com que o acontecimento fosse muito repentino, e não em um sentido bom, simplesmente não fazia sentido ela sair do nada da posição de filha ideal e se tornar manipuladora daquele jeito.

Quero ressalta que não acho que ela deveria permanecer em um ambiente toxico para ela como aquele, mas o desenvolvimento da personagem não foi bem planejado. Não teve situações para leva-la a tal amadurecimento e frieza. É claro, que cada pessoal é única no mundo, mas ela precisava minimamente de um repertório para chegar aquele ponto, coisa que ela não desenvolveu em nenhum momento da história, ou pelo menos, não deu a entender que ela tenha tido tempo para amadurecer a esse ponto, até mesmo porque a história se passa em um curto intervalo de tempo. Um momento ela se questiona sobre quem, do que gosta e no outro manipula todo mundo. Acho que isso daria uma boa história se tivesse sido bem desenvolvida, mas deixou a desejar muito nesse aspecto. Não sei só eu fiquei olhando isso, mas um personagem bem construído tem que ter uma história coerente com sua forma de agir no presente, e esse não era o caso.

Por exemplo, isso poderia ser explicado se a personagem tivesse contato com outras pessoas fora daquelas naquele período, mas ela só teve contato com 3, o mocinho, uma agente musical e sua advogada. Sendo o único, o mocinho com quem ela teve um envolvimento mais profundo, os outros foram passagens breve. Esse amadurecimento poderia ser justificado se ela tivesse entrado em processo de psicoterapia, tido contato com outros contextos, mas não havia nada.

Enfim, é um livro até gostosinho para ler, porém, olhando para a protagonista, vejo muitas falhas na construção, mas como disse, talvez isso seja coisa da minha cabeça, até mesmo porque, cada pessoa é única, mas não conseguir achar coerência nas ações da personagem. Ela estava passando por uma descoberta de si, um processo de empoderamento,mas estava iniciando essa jornada, e no inicio logo de cara, passa a manipular tanto desse jeito?

Isa 01/08/2020

Pesado
A relação de pai e filha me incomodou MUITO e me fez refletir sobre a forma como a gente ?consome? a vida do artista no lugar da arte.
Quantas mulheres não tiveram a vida completamente limitada por pressão em manter um personagem que agrade o público?

Lena D. 22/02/2021

Esse conto pra mim foi especial, pois me trouxe uma mensagem especial, assim como no livro Vidas na Noite, da mesma autora.
Gostei da forma que a Aione fala para nós mulheres que somos livres e não precisamos seguir os estigmas da sociedade. Gostei também da protagonista que ao longo do conto se mostrou corajosa e destemida. Esse sentimento que ela traz consigo de ter que agir de certo modo porque é o que as pessoas esperam, eu super me identifiquei com ela e fiquei feliz que a Yasmim foi corajosa o bastante para seguir seu coração, e agir da forma que ela gostaria, ter tomado o rumo da sua vida e carreira da forma que ela se sentia confortável e da sua vontade, mesmo que ela tenha que ter se abdicado de pessoas pra isso. É um conto super rápido pra ler e se inspirar.

Mary 28/05/2021

Verdadeiro
Esperava algo simples e fofo mas fui surpreendida por parágrafos que se encaixavam tanto na história quanto na vida real.

O final me surpreendeu bastante e eu fiquei muito feliz pelo rumo que a história tomou, foi tudo muito verdadeiro e cru, como se eu fosse pesquisar "Yasmin" no Google e aparecesse ela, com todas as notícias descritas nessa história.

Estou ansiosa para continuar lendo os contos de Femme Fatale.