Sou uma tola por te querer

Sou uma tola por te querer Camila Sosa Villada

Resenhas - SOU UMA TONTA POR TE QUERER

1 | 2 | 3 | 4 | 5

eliabxanca 02/02/2024

A habilidade de Camila em escrever de maneira crua e sensível é o que me prende. Os nove contos deste livro apresentam personagens incrivelmente autênticos, quase tangíveis em sua humanidade. A autora destaca a experiência de pessoas trans, explorando suas dores, desejos, medos e amores. Camila nos emociona habilmente com suas palavras, proporcionando o privilégio de imergir em histórias cuidadosamente elaboradas.

Matheus656 12/12/2022

existir é necessário.
mais um da camila sosa villada que entra na lista de melhores leituras do ano: me apaixonei pela escrita da autora desde que li ?o parque das irmãs magníficas? em março. sem dúvidas a melhor ficção de 2022.

os nove contos que constituem ?sou uma tola por te querer? são protagonizados por personagens excêntricas, exóticas e extraordinariamente humanas, que enfrentam uma realidade nefasta e adversa de formas singulares.

dona de uma imaginação extraordinária e de um estilo de escrita que é surpreendente e irreverente, camila sosa villada é capaz tanto de assumir a perspectiva de uma vítima da inquisição mexicana (sem dúvidas, o conto mais triste - dor que chega a nos rasgar a pele - e o meu favorito), quanto de construir um espaço distópico, em que a vivência travesti se tornou sua mais potente e pujante vingança.

histórias maravilhosas, fluidas e cheias de reflexões. a autora escreve de forma poética e simples, mas também de maneira crua e pesada, provocando desconforto, empatia, tristeza, revolta e encantamento durante toda a leitura.

os textos trazem uma percepção de coisas que não temos noção nenhuma de sequer existir. dor e beleza preenchem todas as páginas.

recomendadíssimo!

Danilo546 23/02/2023

Trata-se de uma coletânea de contos em que a autora narra histórias envolvendo temas como preconceito, racismo, autoaceitação, dentre outros, envolvendo travestis, tudo isso no contexto da América Latina (com exceção de um conto que se passa em Nova York, mas que tem como protagonista uma mexicana imigrante). Foi o primeiro livro nessa temática que eu li e eu adorei. Me trouxe muitas reflexões e algumas partes são bem doloridas de ler. Amei conhecer um pouco mais de outras culturas e já tô doido pra ler o livro mais famoso da autora, ?O parque das irmãs magníficas?. Também adorei a pitadinha de surrealismo mágico que ela colocou em alguns dos contos, deu um toque bem diferente à obra. Recomendo!! ??????

Toni 16/03/2023

Leituras de 2022

Sou uma tola por te querer [2022]
Camila Sosa Villada (Argentina, 1982-)
Tusquets, 2022, 208 p.
Trad. Joca Reiners Terron

Na Flip deste ano, assisti a Camila Sosa em três mesas distintas e em todas elas questões sobre o realismo mágico vieram à tona, ao ponto da escritora comentar sobre o estranhamento que lhe causava a insistência com que jornalistas, críticos e leitores no Brasil associavam aquele rótulo ao romance “Las malas”. Com muita modéstia e outro tanto de acidez, Villada respondeu que "não escreve realismo mágico, mas ficção-científica pobre”. Sem perder de vista essa resposta deliciosa, os 9 contos de “Sou uma tola por te querer” talvez representem uma oportunidade para se pensar sua prosa através de outras chaves mais complexas, como sua verve irônica, além, claro, da busca pela exploração dos limites e da inusitada versatilidade que formas mais breves também podem proporcionar.

O conto epônimo, baseado em um episódio da biografia de Billie Holliday é, de longe, meu favorito da coletânea (que está cheia de pontos altos). Aqui, Villada faz valer de uma fabulação que atravessa o fato histórico e lhe enche de um caráter mítico mais potente que o factual puro e simples, sempre sem qualquer condescendência essencialista. Há contos distópicos, anedóticos, históricos, realistas, irônicos, de terror social ou psíquico, maravilhosos (em muitos sentidos, como em “A casa da compaixão”) e de muitas travestis — com uma única concessão à autobiografia, o conto “Obrigada, Defunta Correa”.

Mas a maior qualidade desta coletânea talvez esteja no fato de que os contos nunca permanecem os mesmos em relação àquilo que eram quando tem início a leitura. Há sempre alguma violência que tira personagens, leitores e a própria narrativa de seu rumo: dado este – a violência – sempre presente, mas que não reduz as existências ficcionais a meras vítimas impotentes. Assim, as personagens dos contos de Villada seguem os passos das travestis do Parque Sarmiento: são mágicas, trambiqueiras, violentas, carinhosas, vingativas e exemplares. Não brotam de maniqueísmos nem buscam sínteses, mas reclamam uma vida narrada de forma plena, sem filtros higienizadores.

Luiz 21/01/2023

Cruel, acolhedor e inclemente
Esse livro pareceu para mim um composição de ensaios do que esse livro deveria ser, mas que funcionaram tão bem individualmente que foi isso mesmo. Escrito de maneira cruel, acolhedora e inclemente como poucas vezes tive o prazer de ler.
mpettrus 23/01/2023minha estante
Ano passado li ?O Parque das Irmãs Magníficas? e fiquei apaixonado pela narrativa da Villada.

Vou atrás desse romance dela pra ler esse ano! ???????

Luiz 29/01/2023minha estante
Depois que li esse fiquei morrendo de vontade de ler O parque das Irmãs Magnificas também!!! parece que esse tem algo de autobiografico também, né? estou bem curioso.

leobalarin 04/05/2023

Forte
Inspirado pela litura de o Parque das irmãs magníficas, esse livro relata 9 contos diferentes e extremamente fortes sobre a realidade das travestis e questões raciais vividas pelos personagens.

Bruna 11/05/2023

Sou Uma Tola Por Te Querer
Magnífico! A escrita dessa mulher é sem igual!
O segundo e terceiro conto me devastaram de uma forma incrível.

Janaina 11/05/2023

Eu sabia que seria doloroso...
...mas pqp. ?
Me senti tocada por todos os contos, cada um à sua maneira, trazendo uma humanidade e dores tão universais, que não se é, ao final, a pessoa que se era ao iniciar o livro.
Apenas o último foi aquele que me deixou pensando "acho que não entendi isso, não". ?

Debora 30/07/2023

9 contos, gostei de 2, não entendi 1
Minhas resenhas são registros de opinião, não resumos. Eu gostei dos.2 primeiros contos.do livro, principalmente do 2o. O que tem Billie Holiday como personagem - e que dá título ao livro -é o maior e me interessou TB. O restante não me disse muito. O último é bem estranho, mas, no.fim, me levou a um mundo distópico que, em certos elementos, dialoga com O parque das irmãs magníficas, primeiro livro da autora

carolina :) 04/05/2024

Tudo arde na vida que resiste
A escrita dessa mulher é um acontecimento; duro, forte, lindo. Depois de realizar a primeira leitura de Sosa Villada, fiquei curiosa com este; apesar de não ser a maior fã de contos, não me arrependi, são narrativas pertinentes, bem escritas com o tom ácido e humorado da autora que é um deleite.

Jess 13/01/2024

Poético, real e maravilhoso.
Camila Sosa Villada se tornou do ano passado pra cá uma das autoras que tudo que ela lançar eu quero ler. A escrita dela é poética e o modo como ela entrelaça suas próprias vivências à relatos, ficção e uma pitada de realismo mágico é incrível.
Um livro realista sobre a realidade que a maioria ignora: como é ser uma travesti no mundo em que vivemos? Como é ser exposta, julgada, rechaçada e estar em perigo todo o tempo? Como é ser desejada, cobiçada, mas não ser aceita ou respeitada? Camila nos faz sair de nossa própria pele e entrar na da outra, e nos mostra como o mundo pode ser cruel e como (infelizmente) nos adaptamos e nos acostumamos à ele.

AngelaS.DiasNagami 02/11/2023

Muito bom!
Camila consegue nos tocar em 9 contos marcantes. Alguns mais dolorosos , alguns fantasiosos, alguns mais viscerais. Todos eles com o mesmo objetivo: dar vida a vivencia travesti. Viver é resistir.

Beatriz 26/10/2023

Favoritado
Ao todo são 9 contos que atravessam diferentes gêneros e vão ampliando o nível de realismo fantástico do texto.??Desde quando terminei a leitura, não passei um dia sem pensar nela. Sensacional!

Lore 03/03/2024

Uma coletânea de contos forte e lindos. Camila escreve tão bem, uma escrita poética com um toque de realismo mágico! Recomendo deeeeemais

lipelimma 04/07/2023

Sou uma tola por te querer - Camila Sosa Villada