Nada a Declarar

Nada a Declarar Karen M. McManus

Resenhas - Nada a Declarar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

titi 18/12/2022

mais um livro dessa autora para a conta!
com uma escrita super fácil de acompanhar e entender, faz com que esse livro seja lido bem rápido. além disso, o mistério central da trama instiga os leitores a saber o quê de fator aconteceu: quem está por trás da morte do Sr. Larkin e o motivo que levou o professor mais querido da escola a morte.
um dos pontos mais interessantes deste livro é o fato de haver menções a personagens das outras obras da autora, mas sem spoiler.
os personagens são fáceis de se apegar e a autora sempre deixa migalhas ao longos das páginas, atiçando a curiosidade do leitor e fazendo com que sejamos detetives ao decorrer do livro.
é um bom livro para sair de uma ressaca literária e também para conhecer o mundo dos thrillers, visto que esse não contém cenas pesadas, porém possui uma investigação muito boa de ser acompanhada e um mistério adolescente que prende o leitor ao longo da leitura.

Liliane32 17/12/2022

Todos os livros
Então, comprei este livro no final de Outubro. Me chamou a atenção a capa e a história. Mas logo nos primeiros capítulos acabei abandonado: o motivo foi bem simples, a forma como a autora conta a história é muito diferente de um Harlan Coben ou Daniel Silva (meus favoritos): ela entra em muitos detalhes no começo da obra, apresentando os personagens e criando algumas "barrigas" nos primeiros 30% dos livros.
Ai resolvi fazer um projeto pessoal: ler todos os livros da autora para "aprender" a forma como ela conta histórias.
No começo foi difícil, em quase todos os livros dela (exceção de "Um de nós será o próximo") ela gasta os 30% colocando muitas dúvidas inúteis, pessoas falando meias verdades, meias mentiras e um monte de desinformação. Ou seja, bem enervante e chato.
Aprendi a entender o jeito como ela apresenta a história: depois do início, os outros 30% o cenário se consolida e alguns mal entendidos começam a ser esclarecidos, primeiro para nós leitores, e depois para o público em geral. O que leva a uma última parte de trinta e tantos porcentos, onde todos viram anjos e amigos, e tudo se resolve.
Não foi diferente neste livro. Gostei, pode ser que eu continue a ler as obras dela se ela publicar alguma outra, mas não é minha autora favorita.
Este livro é bom, tem alguns plot twisters bem interessantes. No geral uma boa leitura.

AnaMorais193 12/12/2022

? Não tenho nada mais a declarar
Outro clássico da autora. Admito que fiquei um pouco com medo, em outros livros dela tava sentido como se ela tivesse dado uma ?relaxada? e estivesse seguindo apenas o esqueleto do que deu certo em Um de Nós Está Mentindo (fiquei c essa sensação principalmente em Mortos Não Contam Segredos e Assim Você Me Mata).
E, apesar de Nada a Declarar apresentar alguns elementos genéricos do gênero, acredito que a autora não tenha feito ?mais do mesmo?. Ao invés de nos apresentar um falso culpado faltando 50 páginas para o fim do livro (como geralmente é de seu costume, e deixa chato pra quem já conhece sua escrita), ela nos deixa curiosos até o epílogo, o que poderia se tornar um ponto negativo mas acaba por nos deixar com vontade de terminar logo o livro pra descobrimos quem é o assassino ou assassina.
Entretanto, não gostei da química entre Brynn e Tripp. Amei a dinâmica deles e a cumplicidade/amizade. Mas sinto que faltou algo pelo lado da Brynn. O motivo do assassinato pra mim também deixou a desejar, achei algo bobo que dava para ser melhor.
Mas as referências a seus outros livros, simplesmente perfeitas, me dando uma sensação de nostalgia.

? Sei que alguém pode ter as melhores intenções, e ainda assim causar os piores resultados.

Sassá_ 11/12/2022

PERFEITO
Karen M. McManus entregou outro livro de suspense com maestria.

Sinopse: Brynn e sua irmã mais nova, Ellie, retornam a sua cidade Natal e voltam a estudar em sua antiga escola, Saint Ambrose. Brynn, que sonha em ser jornalista, consegue um estágio em um programa de true crime e começa a investigar a morte de um professor de sua escola, o qual morreu uns anos atrás. A única informação a respeito do crime é que foram 3 adolescentes que estudavam na Saint Ambrose que encontraram o corpo na floresta e um deles era seu ex melhor amigo, Tripp.

Esse livro traz referências à outros livros da autora, amei! Logo no início já cita o "caso dos Story", que provavelmente é uma referência ao livro Os Primos. Mais para o final do livro a irmã da protagonista, Ellie, se compara a Maeve, personagem do livro Um de Nós Está Mentindo.

Inclusive, encontrei algumas semelhanças entre a história desse livro e a história de Um de Nós Está Mentindo, principalmente a série. Achei Brynn e Ellie muito semelhantes a Bronwyn e Maeve, principalmente se comparar a série, pois Maeve é homossexual, assim como Ellie.

Também achei certa semelhança entre Bronwyn e Nate e Brynn e Tripp no quesito: já se conheciam antes, se distanciaram e voltaram a ser próximos, momento em que surge uma química entre eles.

Além disso, a mãe do Tripp é bem parecida com a mãe do Nate, ambas abandonam seus filhos. Achei Tripp uma reformulação do Nate, porém com mais juízo.

Ah, o contexto geral da narrativa também me lembrou o livro "Manual de Assassinatos para Boas Garotas".

Enfim, amei o livro, mas não achei original. Não é plágio, ok! Só não achei nada inovador, utilizou elementos já batidos em livros desse gênero.

Gostei bastante do desenrolar da história, ela ganha novos parâmetros e no final surge um contexto diferente do começo. Acertei algumas coisas, porém não imaginava que tal personagem fosse o assassino, tanto pq a motivação foi um pouco fútil.

Observação boba: Lembrei da Carla Diaz lendo esse livro. Primeiro pq tem uma personagem chamada Carly Diaz e também pq há a seguinte frase "A quantas anda o jantar". Na hora me lembrei do Arthur Picoli de Conduru dizendo "a quantas fica" no BBB e a Carla com uma cara tipo ?? sem entender aquela expressão.

Por fim, gostei bastante do livro, a história é interessante e gostosa de teorizar. A leitura é muito fluida e te faz querer ler mais e mais. Vale muito a pena. Recomendo.

Jane 10/12/2022

Cheio de Plot Twist
“Nada a Declarar” é um romance policial muito bem elaborado, a princípio achei que o culpado seria o óbvio, primeiro porque não tive tempo neste final de semestre para refletir sobre a leitura que estava fazendo, depois porque a autora não deixou nada que pudesse ajudar o leitor a descobrir o real culpado. Um ponto negativo.
No entanto, fiquei bem satisfeita em descobrir que a teia está mais embaraçada do que imaginava, não tinha um único culpado e isso deixou a história mais interessante nos últimos capítulos, que não pude largar o livro enquanto não terminei.
Brynn é uma aspirante à jornalista investigativo e consegue um estágio em uma produção do programa de televisão Motivação sobre True Crime, e resolve investigar o caso de seu professor, o sr. Larkin, assassinado na floresta atrás da escola Saint Ambroise. Fato que aconteceu há 4 anos. Nisto, tempos alguns flashbacks e a história é contada por Brynn e por Tripp, um dos garotos que encontrou o corpo do professor.
Mesmo depois de abandonar seu estágio, Brynn continua suas investigações, que é encorajada por Tripp, quando começam a revelar as teorias a cerca dos fatos que conseguem descobrir. Eu realmente não espera por esse final, aliás, acho que vai ter continuação...
Recomendo!

site: https://www.instagram.com/estantedajane/

so 17/11/2022

nada a declarar
ameiii, mas fui enganada a história toda! esse acabou de lançar e amooo livros de suspense com finais surpreendentes! adoro essa escritora então super recomendo a leitura!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6