A Sala de Espera da Europa

A Sala de Espera da Europa Aimée de Jongh

Resenhas - A Sala de Espera da Europa

mpettrus 13/12/2023

O Mar Mediterrâneo é Um Cemitério de Refugiados
Aimée de Jongh é uma quadrinista e ilustradora holandesa que viajou até a ilha grega de Lesbos para fazer uma reportagem sobre a situação de vida dos refugiados que vivem nesse campo de refugiados. Sem a possibilidade de usar câmeras fotográficas ou filmadoras, a cartunista usou papel e lápis para registrar tudo o que vivenciou por lá.

? O drama de refugiados na Europa tornou-se uma realidade incontornável e premente a partir dos primeiros meses do ano de 2015. Uma sucessão de acontecimentos transportou para o quotidiano europeu a contingência das vidas de milhares de pessoas em fuga, por terra e por mar, em busca de refúgio.

Todas fugindo da guerra e da violência nos países de origem, da prepotência dos seus governantes, bem como da fome e da miséria.

?Esta realidade, pela espessura humana que comporta, passou a ser designada por ?crise dos refugiados?, mas rapidamente se revelou uma crise das instituições europeias, designadamente quanto à sua incapacidade e incoerência para resolverem, política e humanitariamente, a situação.

? De 2015 em diante, lembrando que o mundo enfrentou uma pandemia em 2020, a situação econômica de muitos países piorou, acarretando um número cada vez maior de pessoas chegando pelo mar nas costas de países como Grécia, Portugal, França, Espanha e Itália.

? Os refugiados que saem de países em conflito como Iêmem e Líbia chegam pela Grécia, que possuem alguns campos (o nome do campo de refugiados retratado na hq é ?Kara Tep?) onde os imigrantes são obrigados a esperar uma autorização para que possa de fato entrar na Europa. Por isso, a Grécia ficou conhecida a partir de então como ?a sala de espera da Europa?.

? Essa Hq foi como uma forte bofetada na minha cara pois, me dei conta de que não pensava sobre esse assunto tanto quanto eu deveria. Algo muito positivo que essa hq fez na minha vida foi me incentivar a ler mais sobre o assunto.

A entender quem são esses refugiados, o porquê dessa crise, como se dão as fugas, as travessias naquele Mar Mediterrâneo que é como um verdadeiro cemitério de refugiados, as autorizações, que podem vir ou não a ser concedidas.

? A sala de espera da Europa é na realidade o último vislumbre do ser humano refugiado, quase um apátrida na terra, de usufruir da sua existência dignamente em outro inferno travestido de paraíso.

? Eu gostei muito dos breves momentos dessa HQ usados para resumir os sentimentos dos refugiados em um campo de contenção na ilha grega de Lesbos. É uma hq curta, mas que consegue captar a essência do que os refugiados estão vivendo.

Alguns diálogos são bem fortes e nos fazem refletir. Considero essa hq como um verdadeiro relatório visual retratando o quotidiano dessas pessoas, o meio ambiente no qual estão inseridas, nos dando uma ideia minimamente aproximada das suas reais condições de vida.

? Aimée retrata em seus quadrinhos as pessoas, suas casas, seus banheiros e cafés, os contêineres, as regras que lá existem para que haja uma boa convivência entre tantas diferenças.

A quadrinista foi tão mestra na sua arte, que tive a sensação, enquanto lia a hq, de estar eu mesmo caminhando por esse campo e vendo com os meus próprios olhos as dificuldades que os refugiados passam todos os dias.

? Aimée nos entregou uma obra-prima da hq moderna. Em uma narrativa sensível, por vezes, profundamente triste, nos envolve sobre uma questão atualíssima com material riquíssimo, repletos de informações nos revelando a realidade crua de homens e mulheres, crianças e idosos, amplamente ignorados pela grande mídia, pela própria Europa e pelo restante do mundo.

?????????
CPF1964 13/12/2023minha estante
Que resenha MARAVILHOSA !! ????

@tigloko 13/12/2023minha estante
Excelente resenha ?, fiquei bastante curioso para conferir essa história

mpettrus 13/12/2023minha estante
Obrigado pelo Feedback, Cassius!!!

Gratidão ??????

mpettrus 13/12/2023minha estante
Obrigado pelo Feedback, Tiago ???

Está barato no Amazon e disponível gratuito em e-book.

Eu super incentivo a leitura dessa hq. É breve, super curta porém, de uma preciosidade de informações valiosíssimas sobre uma questão atualíssima dos nossos tempos.

Regis 14/12/2023minha estante
Não conhecia essa HQ, mpettrus. Obrigada por apresentá-la com essa maravilhosa resenha. Parabéns! ???

mpettrus 14/12/2023minha estante
Óh, obrigado pelo Feedback, Régis!!!

????

Super recomendo a leitura dessa hq, Poder. É triste e cruel, mas é muito real ??

CPF1964 14/12/2023minha estante
Mpettrus, Regis e Fábio... As melhores resenhas do Skoob......????

DAN LIMA 17/02/2023

Impactante!!!
Uma história que retrata a falta de humanidade que há ainda em pleno século XXI. Ocorrido em 2017.
A guerra consegue devastar e mobilizar multidões pelo mundo, onde seu objetivo traz consequências profundas como: a evasão, o egoísmo, os traumas, a ganância, a morte, dentre outros.
Uma HQ que nos convida a mergulhar e evidenciar a natureza humana na sua essência. Baseado numa história real e com uma narrativa tocante. É visceral!!!
DAN LIMA 17/02/2023minha estante
Uma síntese a respeito da HQ. ??

Mariana113 18/02/2023minha estante
Me deixou muito impactada!

annacsfraccaro 29/05/2023

Necessário
Achei esse livro extremamente necessário, além de ser rápido de ler e fácil.
Por mais que seja uma leitura rápida, é ao mesmo tempo uma leitura tocante, vale a pena ler.
Guilherme.Lefort 30/05/2023minha estante
Leitura muito necessária mesmo e excelente!

annacsfraccaro 08/06/2023minha estante
Guilherme, exatamente, um livro que deveria ser lido até nas escolas

B.norte 24/02/2023

Recomendo
Uma história tocante. Esse quadrinho retrata a situação dos refugiados turcos na Grécia, em particular na ilha de Lesbos. Se fosse falar sobre um defeito dessa HQ é a de que ela é curta demais. O trabalho é muito bom e pude aprender um pouco mais sobre o assunto.

Tipo de leitura: rápida
Aquisição: de graça na Amazon.

Carol 16/01/2023

A Sala de Espera da Europa
Excelente quadrinho documentário sobre um campo de refugiados e seu funcionamento. É tocante e sensível e qualquer leitor ficará emocionado e perplexo com a leitura.

Livro em ebook está de graça na Amazon por causa do projeto da Conrad denominado "hq para todos".

Achei tudo excelente, a proposta da editora de quadrinhos mais baratos para alcançar maior público, o roteiro do quadrinho e também o traço e arte!
Mariana113 21/01/2023minha estante
Corri para baixar!

Carol 22/01/2023minha estante
Espero que vc goste amg ?

Mariana113 22/01/2023minha estante
Carol, fiquei devastada!

Carol 22/01/2023minha estante
É bem esse o sentimento amiga, eu chorei visse no final ?

Mariana113 22/01/2023minha estante
A primeira página, com a imagem do garotinho, nossa! ?

San 27/10/2023

Triste realidade
A leitura fluiu.
A autora conseguiu retratar em quadrinhos a triste realidade de um campo de refugiados.

Kleilson.Torquatto 23/06/2023

Um relato sensível sobre refugiados
É um quadrinho curtinho que aborda as situações desumanas de como vivem os refugiados, de maioria sírios na ilha de lesbos, na Turquia.

Com traços belíssimos e uma leitura bem informativa, esse quadrinho consegue captar todo o sofrimento dessas pessoas e emocionar o leitor em poucas páginas.

Eu vi na Amazon o e-book de graça, daí baixei pra conhecer e gostei bastante.
Super indico!

Bookstan 24/02/2023

Denúncia importante
Hq curtinha, mas muito forte. É uma denuncia importantíssima sobre a realidade dos refugiados/imigrantes na europa. Todos deviam ler essa hq.

Loli.carol 11/04/2023

Tocante
As ilustrações são lindas, em contraponto a história é triste e muito atual. O único ponto negativo é que é muito curtinho, poderia ter sido mais desenvolvido.

Nadia 11/08/2023

Sensível
Retrata a vida dentro de um campo de refugiados, onde pessoas em meio as dores do abandono e das incertezas ainda buscam enxergar esperança de dias melhores.

mary_raiodeletras 30/05/2023

Rápido, porém marcante
Quantas vezes você parou para pensar nas situações dos refugiados? Ao ler esse HQ, percebi que pensava bem menos do que deveria.
De uma forma fácil de entender, a autora retrata como é a vida dentro de um campo de refugiados em Lesbos.
Tendo pouca estrutura de saúde, como médicos e psicólogos, fica mais difícil conviver com os traumas. Tentei me colocar no lugar dos voluntários ao negar um colo para uma criança, pelo bem dela, mas foi difícil.
Assim como a autora, notei que, apesar de todo o sofrimento, esses refugiados são retratados como se estivessem de bom humor e sempre demostraram respeito.
Ficar nessa ?sala de espera? é muito difícil, ver os dias passar e você não poder sair, sem saber o que vai viver no futuro deve ser angustiante. Mas, podemos perceber nesse HQ, que eles fazem o possível para tocar a vida o melhor que pode.

Cida Zientarski 08/05/2024

A Sala de Espera da Europa (Livre)
Apenas para contextualizar, o projeto, segundo a editora, surgiu com o intuito de atrair novos leitores com quadrinhos a preços acessíveis, e, também, oportunizar antigos leitores a conhecerem obras de altíssima qualidade gastando pouco.

Quanto a história, se trata de um quadrinho do tipo documentário baseado no relato duro e sensível da própria artista que viajou em outubro de 2017 a ilha grega de Lesbos. Lá funciona como um campo de refugiados que abriga milhares de pessoas, sobretudo em situação de vulnerabilidade. Muitas famílias vivem em locais pequenos, crianças sofrem de “transtorno de apego reativo”, não há ar-condicionado, nem aquecedores, tampouco limpeza do local, de modo que há muito lixo em volta dos contêineres (funcionam como casas).

Naquele local não é possível fazer nenhum tipo de registro por câmeras até para preservar a intimidade daquelas pessoas, de forma que tudo que é demonstrado pela quadrinista foi feito à época através de desenhos.

Infelizmente é uma realidade mais comum do que imaginamos, mas é um trabalho muito necessário. Nos sentimos tocados e sensibilizados com a história de todos aqueles retratados aqui de uma forma muito humana pela Aimée. Uma obra maravilhosa que vale a pena demais conhecer.

"O povo de Kara Tepe me marcou profundamente, apesar de sua situação, continuam amigáveis e acolhedores, ainda têm sonhos. Mas Lesbos continua sendo uma sala de espera... onde milhares de pessoas esperam a sua vez. Elas não são livres. Mas têm esperança."

"Sei que a situação mudou bastante desde 2017. O acampamento Moria não existe mais após o grande incêndio, agora se chama 'Moria 2.0' e fica em um local diferente. E o acampamento Kara Tepe, que aparece nos quadrinhos, foi fechado. Essas mudanças mostram que uma história em quadrinhos como essa é um importante documento histórico visual, pois os campos mencionados nela agora não existem mais. E atráves dos quadrinhos, todos nós ainda temos a chance de ver como eles eram por dentro."

site: https://www.instagram.com/p/CmHkR1KIrAm/?utm_source=ig_web_copy_link

leashy loo 02/05/2023

Essa é uma ótima hq informativa sobre os campos de refugiados na grécia e sua precária situação de vida.
as ilustrações são lindas e eu poderia passar um longo tempo lendo sobre o assunto.
só queria que a hq fosse maior

_paulo_ 09/02/2023

Uma realidade muito triste.
Essa HQ me tocou profundamente, foi tão sensível e tão realista, mostrando a realidade desumana que milhares de refugiados vivem, em uma espécie de acampamento que chamam de ?sala espera? lá ficam na esperança de terem informações se permanecerão no país legalmente para poder ter um recomeço longe de toda guerra de seus países.

??????????

Cris 23/06/2023

Triste
Um documentário em formato HQ, bem interessante e triste, uma realidade que muitas das vezes esquecemos.