Yellowface

R.F. Kuang

Resenhas - Yellowface

Su 13/09/2023

Amargo e genial
Para todos que se consideram bookstans, para todos que usam qualquer rede social em função disso, para todos que já se viram no meio de uma onda de cancelamento (principalmente no twitter) apenas acompanhando pra tentar entender de onde surgiram tantas questões problematicas, pra aqueles que já iniciaram, apoiaram ou botaram lenha na fogueira de uma discussão desse tipo, e também pra aqueles que no sigilo já ficaram do lado da pessoa cancelada por não ver nada de mais: esse livro é pra todos vocês.

Eu terminei este livro do mesmo jeito que comecei, absolutamente chocada e sem palavras para descrever o que estava sentindo, sem saber explicar o que foi lido. Trás reflexões amargas que não queremos ter, analisa e te coloca pra pensar sobre estar em todos os lados de uma treta. Te mostra pensamentos não lapidados, sem filtros ou remorso. Te faz questionar cada personagem e cada atitude imperdoável de cada um deles. E o pior? te faz secretamente torcer pra protagonista moderna mais filha da ? #$%!& já descrita, e no segundo seguinte, desejar a ela uma morte lenta e dolorosa.

Não foi 5 estrelas porque embora seja uma história cativante que faz você querer ler e engolir tudo de uma vez, NÃO DÁ, a história é pesada, maçante, pede um tempo para digerir e interpretar as camadas de tudo o que vc leu, o que pra mim foi um pouco cansativo, demorei bastante pra ler. O plot também não me surpreendeu, já esperava essa reviravolta e achei previsível, preferia que ela estivesse realmente ficando doida e tendo alucinações KKKKKKKKK mas o mais importante do livro não é o plot e a resolução do ?mistério?, e sim toda a trama e polêmicas.

Fora isso, totalmente recomendo.

Anna 15/07/2023

Leia R. F. Kuang!!
Eu odeio livros de thriller, investigação policial, terror… no geral, eu não gosto de livros que tem como premissa causar ansiedade e apreensão. Mas eu amei yellowface! Sendo sincera, eu nem sei se ele pode ser considerado um trhiller psicológico, mas com certeza foi um livro que me causou (bastante) ansiedade e gastura.

A protagonista é uma pessoa extremamente complexa, que apesar de você odiar na maior tempo, é possível sentir compaixão e entender algumas de suas ações. A maneira como R. F. Kuang conseguiu exprimir tantas críticas sociais incríveis, sendo esses temas essenciais para história (não foi aquela crítica ali jogada, eles faziam parte do enredo) me deixou ainda mais fã da autora. São críticas desde racismo (especialmente contra pessoas asiáticas), a maneira como a indústria editorial funciona, o comportamento das pessoas no twitter… tudo bem trabalhado (na minha opinião)!

Indico Yellowface se você quer ler um livro rápido, com abordagem de críticas sociais e que te cause um misto de sensações! O final não é 100% fechado e isso melhorou ainda mais o livro para mim!! Caso você goste de fantasia, mas tenha preguiça de ler séries completas, leia Babel, que é uma ficção histórica cheia de críticas sobre o colonialismo europeu. Caso você queira ler uma série de fantasia super complexa, com bastante trama política (e com o final de série mais satisfatório que eu já li), leia a trilogia The Poppy War.

Laura 28/09/2023

Desenvolvimento muito bom, mas o final...
O livro tem uma ideia incrível, muitas críticas (duvidosas também kkkkk), bem frenético e faz jus ao quesito mistério.

Todo o desenvolvimento prende bastante. No entanto, o final foi bem decepcionante, não era o desfecho que eu esperava kkkkk.

Laura Coelho 12/09/2023

Esse foi um livro que tocou muito no ponto de "não importa quantas merdas a pessoa faça, vai passar um tempo, as pessoas vão esquecer e a carreira vai voltar ao normal". e gente... isso reflete TANTO nos últimos meses do mundinho bookstan br.

espero que a intrínseca publique logo esse querido no brasil, porque todos precisam ler! juro, as discussões que a rf kuang faz... SENSACIONAL.

Rodolfo_Domingos 04/09/2023

A cinzenta área da moralidade
Perdi as contas de quantas vezes eu declarei este como o melhor livro do ano durante a leitura.

É viciante e popular, mas de uma maneira muito sofisticada. É uma protagonista que existe numa área cinzenta da moralidade e que deixa a gente sempre no fio da navalha.
É engraçado, mas também é assustador e me faz pensar se não vivemos num grande blefe coletivo

Perde força nosdois últimos capítulos porque a autora podia ter levado esse final pra algo ainda mais sombrio. Mas, olha, que experiência boa de livro.

tata 22/04/2024

Esse livro despertou o pior de mim na sua mais pura forma.

Eu pensei que eu fosse gostar tanto desse livro, mas eu quebrei a cara. Talvez pela Kuang ser autora da minha fantasia histórica favorita, eu coloquei muita expectativa em cima desse livro. A premissa por si é ótima, incrível.
Mas tem muitos problemas e eu sinto que se perde. Me questiono se é proposital ou não.
Eu particularmente gosto de leituras onde o ponto de vista do narrador e seus pensamentos são duvidosos, onde você sabe o quão mau caráter a pessoa é que não pode confiar no que ela diz. Acho isso divertido porque te faz quebrar a cabeça e pensa sobre tudo o que é proposto.
O ponto é: a June é uma personagem sem moral ou caráter, que acredita que ela é uma vítima de tudo, tem síndrome de perseguição e só é abertamente (em muitos momentos) racista. Com tudo o que ela faz, ela se convence e tenta te convencer que tá certa, que ela tinha o direito de fazer tudo aquilo, que era uma "vingança pessoal" (palavras dela). Chega ao ponto de que ela mesma acredita que as próprias mentiras são a única verdade.
Mas não é isso que me decepciona no geral e sim toda a narração em cima de Athena e as coisas que são reveladas, são só pela June mas por outros personagens ao decorrer da história. Faz você acreditar que tudo o que é tido sobre a Athena seja uma justificativa pra todas as atitudes que a June toma no decorrer do livro. "Justifica" racismo, xenofobia e outros mil crimes.
Quando eu digo despertou o pior de mim é porque eu realmente passei o livro inteiro esperando que a June se matasse, eu não me orgulho de admitir isso, mas eu não conseguia pensar em outra coisa, porque meu deus, só ela se matando pra tudo ficar bem.
Eu fiquei decepcionada por motivos de (SPOILER): ela não se mata :(
Não mostra ela lindando judicialmente com nenhum dos crimes que ela cometeu, sem contraponto por tudo o que o livro é. O livro só termina com ela completamente insana (ela realmente enlouquece), perdida nas próprias mentiras e loucura, achando que se livrou de tudo o que fez.
Mas eu acho que é isso né, você ser branco e isso te colocar num lugar de privilégios e que não importa quantos crimes você cometeu, é só um erro e você pode se redimir, controlar a narrativa e no final todo mundo te perdoa.

Aninha2044 06/03/2024

O skoob apagou minha resenha inteira, joia ????
> enredo [0,5/1]
O aprofundamento no mundo editorial não foi atrativa >para mim escrita [1/1]
No dia em que vocês me virem falando mal da escrita de R. F. Kuang, vocês podem dar um tiro na minha testa, porque eu já estarei morta, e a pessoa que vocês viram era um Doppelgänger

> formato [0,5/1]
Achei alguns capítulos longos, isso que eu tava lendo no celular.

> personagens [1/1]
Na outra resenha que eu fiz, que o skoob APAGOU, eu ia dar meio, e conforme eu fui justificando por que meio, eu percebi que na verdade oq ela fez nesse livro foi uma genialidade de outro planeta porque o livro é do ponto de vista da June e a June é egoísta, por isso os outros personagens não se desenvolvem tanto e ela não é tão odiosa assim também (não que eu não odeie a June, eu odeio)

> sátira/suspense/romance psicológico [0,75/1]
achei bem equilibrado a divisão entre "Sou June, rainha da Coitadolândia" e "Athena, me largaaa"
Mas de novo, achei q teve muita coisa do mundo editorial, quebrou um pouco dos dois gêneros.

Cassia_kk 05/10/2023

Temas muito atuais
Esse livro é super divertido, tem um humor inteligente e trata de assuntos muito interessantes que te tiram um pouco da zona de conforto. Em um momento você está torcendo pra vilã, no outro você tá com vergonha de ter torcido por ela. Muito bom, vale muito a leitura.

Não ganhou 5 estrela pq achei o final previsível e corrido, acho que poderia ter sido melhor desenvolvido, mas adorei a leitura no geral.

Carolina.Lausmann 08/12/2023

Início bom, meio e fim decepciona
Yellowface é um livro que inicia absurdamente bem, e cresce demais até a metade. Possui críticas muito boas e muito ?food for thought?, abordando temas interessantíssimos como whitewashing, apropriação cultural, racismo, o famoso local de fala, cultura do cancelamento, plágio, etc.
Porém da metade para o fim, terminar a leitura é uma verdadeira penitência.
Tive a mesma sensação ao ler ?Babel?, título também da Kuang.
Acredito que R. F. Kuang é uma escritora com bastante potencial, trata de assuntos delicados e essenciais, mas sinto que ela se perde na narrativa.

Ana Val 28/09/2023

EU LI E FALEI ARTISTA!!!
Kuang nao cansa de me impressionar. A forma que você fica obcecado pela personagem principal, mesmo que ela sendo uma pessoa horrível e narcisista, é realmente um feito. A ambiguidade do texto ser crítico mas escrito do ponto de vista da própria crítica, ao mesmo tempo que faz uma certa sátira da "cultura do cancelamento" é uma dinâmica fascinante. O livro todo é cheio de ambiguidades, e você se vê dividido entre odiar a protagonista e ter ranço da indústria que ela tenta enganar. É um área cinza constante, onde a vilã e narradora nada confiável tem traços amenizadores enquanto a "vítima" tem traços que a recriminam. Ninguém quer torcer por uma 🤬 #$%!& racista e totalmente alienada dos próprios privilégios, mas o livro te coage a ter empatia por essa mulher que é um lixo humano e delusional nas próprias visões distorcidas da realidade. Além de tudo isso, entrega 1 plot Twist e emoção no clímax final (que eu pessoalmente gostei). Só existe uma possibilidade para quem deu menos de 4 estrelas para esse livro: não captou a mensagem. Inclusive MT engraçado ler reviews negativas fazendo jus ao conteúdo do livro. Metalinguagem pura. Da R.F.Kuang eu leria até a lista de supermercado. Gênia

Ingrid.Sombra 25/10/2023

Yellowface
Meu primeiro contato com Kuang foi com esse livro totalmente fora do estilo que ela costuma publicar, mas que amei e me fez querer ler todo o resto de sua obra. "Yellowface" significa a prática de se fingir de asiático para benefício próprio, principalmente financeiro. Toda a obra é uma grande crítica ao racismo, ao mercado editorial, e muitas outras questões sociais. A autora tece essa obra de maneira inteligente e sarcástica, pelo ponto de vista da própria praticante de yellowface. Acredito que bons autores tem essa capacidade de imaginar e produzir personagens completamente alheios à sua vivência pessoal, e ainda assim manter uma coerência interna. June justifica seus atos do começo ao fim, demonstrando o raciocínio hipócrita do racista com maestria. As nuances do racismo velado são ainda mais marcantes, em cenas como a que os editores retiram diversas informações sobre povos chineses para se tornar mais "interessante" (interessante para quem?). Fiquei completamente imersa nessa leitura, e amei odiar June. Se você leu e não se incomodou, sugiro que volte 3 casas e leia de novo!

Gabriela1214 24/07/2023

Uma história narrada por uma sociopata; um crime e suas consequências, um grande surto editorial!
Nosso Macbeth contemporâneo.
Eu amei a história, os personagens, a sutileza da Kuang em dizer ou não algumas coisas é incrível; dá para discutir cada parágrafo desse livro e me diverti muito! Queria ver a reação das figuras do mercado editorial lendo o manuscrito desse livro.
O finalzinho me decepcionou por questões de expectativas, li/ouvi críticas de que o final era "realista" mas o grande plot do final defitivamente não é! E por não me convencer sai da imersão que estava na história. Mas, felizmente as últimas palavras fazem jus ao livro e a June, nossa mais odiada protagonista hahaha
Leitura obrigatória, e o audiobook desse livro (ouvi pelo storytell) está sensacional!

rajadrawja 19/05/2023

Desculpa rfk, mas eu gosto da June
Que leitura deliciosa, se tornou meu projeto favorito da autora, terminei o livro querendo mais dessa personagem incrível que é a June.

Me apaixonei por ela, por todos os seus erros e decisões estúpidas. Até quando ela demonstrava sua falta de consciência racial e de classe, eu ainda ria e gostava dela.

Acho que quero dizer que estou cansado de protagonistas perfeitas, quero ver mais e mais personagens assim. Com erros e falhas.