Yellowface

Resenhas - Yellowface

RayRay 02/02/2024minha estante
linda, disse tudo

Nicolle.Iwazaki 13/01/2024

Primeira leitura de 2024 concluída com sucesso!!!!!

O livro conta a história de June, uma mulher branca que rouba o manuscrito da sua ?melhor amiga? asiática Athena logo após a sua morte e publica como se fosse de sua autoria. Yellowface é narrada pela June, a protagonista mais detestável que já li na minha vida, ela tem inveja do sucesso de Athena e acredita que isso se deve ao fato dela ser uma pessoa racializada. Ela realmente acredita que no meio literário as pessoas que fazem parte dos grupos minoritários tem mais privilégios.

Yellowface nos faz refletir sobre o limite do plágio e da inspiração, se as pessoas brancas são as certas para contar histórias de pessoas racializadas, a toxicidade do mercado editorial, privilégio branco, racismo, apropriação cultural, etc. A leitura desse livro foi um pouco difícil e ao mesmo tempo fascinante, difícil por odiar mortalmente a June, em diversos momentos me coloquei no lugar da Athena por também ser uma asiática. E fascinante pela escrita ser muito boa, chegou em determinado momento não consegui largar o livro até terminar.

Recomendo a leitura, 5 estrelas e favoritado!

Devlin 15/03/2024

Merece o hype
Sim, eu cheguei nesse livro por causa do tiktok. Sim, ele merece todo o hype que está tendo. A sátira é colocada em um patamar que você pensa ?não é possível que essa personagem não se dê conta de que é uma vitimista imbecil?.
Mas quem é cronicamente online sabe que os imbecis nunca sabem que são imbecis.

Jéssica 31/03/2024

Eita como é difícil aguentar essa protagonista, hein? Muito bem escrita, com certeza, mas da metade do livro pra frente eu não aguentava mais e parecia que a história não chegaria em lugar nenhum. Nem sei dizer se chegou.

beareadings 06/02/2024

é cômico e trágico ao mesmo tempo, uma narrativa envolvente com personagens duvidáveis que não te deixam largar a história. amo livros com essa metalinguagem mas nunca tinha lido algo assim, que mostre a degeneração da indústria e como as pessoas podem se perder pra continuarem brilhando. kuang faz críticas ao comportamento de cada um envolvido no mercado literário ? autores que roubam histórias, marketing sujo, consumidores toxicos, oportunistas ? de forma irônica e extremamente inteligente.

yoshii 20/12/2023

PERFEITO
Fiquei obcecada por esse livro, ele é GENIAL.
A narradora (branca) é uma escritora flopada que é "amiga" de outra escritora que já conseguiu publicações relevantes e é como se fosse a queridinha do booktok.
E por ela ser a narradora, você nunca pode confiar no que é dito, tem que ler entrelinhas para entender porque a narradora puxa muito a sardinha para ela.
É um livro que aborda questões raciais e a sede do mercado por coisas "exóticas" apenas para vender mais.
Achei HILÁRIO porque a narradora chega no ponto daquela discussão tosca sobre "racismo reverso" (risos) e em MUITOS pontos do livro é completamente racista/xenofóbica e nem percebe.
Por favor, publiquem esse livro no Brasil!

"This industry is built on silencing us, stomping us into the ground, and hurling money at white people to produce racist stereotypes of us."

claradebolacha 12/06/2023

Um livro de terror real
Como a autora diz no fim do livro: "YELLOWFACE IS, IN LARGE PART, A HORROR STORY ABOUT LONELINESS in a fiercely competitive industry." e mostra como não existem mocinhos e bandidos, apenas seres humanos fazendo besteira ou sendo movidos pelos mais diversos motivos. A leitura é super gostosa e rápida, e a história é muito interessante. Me senti na pele da personagem durante suas emoções e também senti desgosto em relação a ela. A crítica ácida a sociedade atual das redes sociais é bem no ponto, e dá pra ver várias semelhanças entre certos autores por aí que advogam contra vidas de outras pessoas e ainda sim são ovacionados, por pura narrativa. Muito bom!!

Johnathan.Araujo 13/02/2024

Um thriler viciante, uma leitura tão fluida. Muito legal ver a temática do cancelamento e linchamento virtual ser tão bem escrita. ??

Carolaine.Callau 29/02/2024

Livro extremamente cansativo, terminei na força do ódio. Achei que a autora se perdeu um pouco com a narrativa.

Ingrid.Sombra 25/10/2023

Yellowface
Meu primeiro contato com Kuang foi com esse livro totalmente fora do estilo que ela costuma publicar, mas que amei e me fez querer ler todo o resto de sua obra. "Yellowface" significa a prática de se fingir de asiático para benefício próprio, principalmente financeiro. Toda a obra é uma grande crítica ao racismo, ao mercado editorial, e muitas outras questões sociais. A autora tece essa obra de maneira inteligente e sarcástica, pelo ponto de vista da própria praticante de yellowface. Acredito que bons autores tem essa capacidade de imaginar e produzir personagens completamente alheios à sua vivência pessoal, e ainda assim manter uma coerência interna. June justifica seus atos do começo ao fim, demonstrando o raciocínio hipócrita do racista com maestria. As nuances do racismo velado são ainda mais marcantes, em cenas como a que os editores retiram diversas informações sobre povos chineses para se tornar mais "interessante" (interessante para quem?). Fiquei completamente imersa nessa leitura, e amei odiar June. Se você leu e não se incomodou, sugiro que volte 3 casas e leia de novo!

wkwsmoke 15/07/2023

Rf kuang alérgica a fazer livro ruim
Como esperado foi ótimo
o livro é muito fácil e delicinha de ler, a protagonista é muito chata, vergonha, mas legal e engraçada de acompanhar e ver toda o desenrolar pela visão da ?vilã?, o desenvolvimento da história, da juniper e da paranoia e imoralidade dela foi muito bom, a narração ser feita por foi a melhor decisão que poderia ser tomada
e o final também foi a absoluta melhor decisão que poderia ser tomada
se a rf kuang escrever uma receita eu pago pra ler

Gabriela1214 24/07/2023

Uma história narrada por uma sociopata; um crime e suas consequências, um grande surto editorial!
Nosso Macbeth contemporâneo.
Eu amei a história, os personagens, a sutileza da Kuang em dizer ou não algumas coisas é incrível; dá para discutir cada parágrafo desse livro e me diverti muito! Queria ver a reação das figuras do mercado editorial lendo o manuscrito desse livro.
O finalzinho me decepcionou por questões de expectativas, li/ouvi críticas de que o final era "realista" mas o grande plot do final defitivamente não é! E por não me convencer sai da imersão que estava na história. Mas, felizmente as últimas palavras fazem jus ao livro e a June, nossa mais odiada protagonista hahaha
Leitura obrigatória, e o audiobook desse livro (ouvi pelo storytell) está sensacional!

Marina 16/07/2023

Essa moça simplesmente não se lascou o suficiente, sofreu foi pouco e ainda reclamou por um milhão de páginas.