Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã Gabrielle Zevin

Resenhas - Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Paulo.Ratz 04/04/2023

SOCORROOOO
Eu demorei horrores pra ler esse livro, mas a culpa foi inteiramente minha. Realmente ele é bem denso e tem muitas páginas (rs), mas toda vez que eu pegava engatava e engolia até ser forçado a parar pra ler alguma coisa que precisava por conta do meu trabalho.

Que leitura deliciosa! Que saudade eu tava de pegar um livro que você nunca mais quer que acabe! Eu leria a história desses personagens pra sempre. E que vontade doida de comprar um video game! Eu não sou gamer, mas passei a querer ser!

Perfeito, sem defeitos. Um dos favoritos de 2023.
jeane.souza.92 04/04/2023minha estante
Eu amei muito esse livro

pablodoceu 04/04/2023minha estante
O que você achou do cap da fazenda???

Mari Navais 04/04/2023minha estante
Eu não gostei muito do final

Daianebcs 17/06/2023minha estante
Olha a responsabilidade....vou ler só por causa da sua resenha

Danielle375 01/07/2023minha estante
Vou lê por causa da sua resenha ??

Juliana.Duarte 03/11/2023minha estante
Comecei estou com muitas expectativas confio muito nas suas indicações

Priscila976 12/12/2023minha estante
Acabei agora e gostei muito!
Só não gostei muito do final.

Clara3188 14/01/2024minha estante
Tive a mesma sensação ao ler

Bookster Pedro Pacifico 04/11/2022

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã, de Gabrielle Zevi
Descobri este livro de uma forma curiosa: morando em Nova York, sentado em um café, quando escuto duas meninas na mesa ao lado conversando sobre um livro. Eu, que não nego ser curioso, logo começo a tentar escutar. Quando mencionaram que acharam Tolstói contemporâneo, não aguentei e resolvi perguntar. Tratava-se da obra de Gabrielle Zevin e a minha nova “amiga”, uma jovem russa, falou que eu deveria lê-lo! Isso ficou na minha cabeça, e qual não foi a minha felicidade quando recebi esse lançamento da @editorarocco!

A narrativa gira em torno da amizade entre Sam e Sadie, que se conhecem ainda crianças, e criam uma forte amizade. Com o tempo, separam-se e reencontram-se por acaso em uma estação de metrô, acompanhado de um disquete contendo um jogo eletrônico. Uma oportunidade para a retomada desta amizade tão bonita e a criação de jogos de videogame, que ocasiona no sucesso para os dois.

Acompanhamos quase 30 anos dessa relação, como em um romance de formação. São brigas, amores, tristezas e conquistas que atravessam pelo caminho dos dois, e o mais legal é acompanhar a evolução da tecnologia: Sadie e Sam começam na década de 90 até os dias de hoje.

A escrita da autora é bem gostosa, mas senti que o ritmo acabou caindo um pouco no meio do livro, como se algumas passagens fossem desnecessárias. Talvez essa sensação tenha se dado porque não sou o maior fã do mundo dos games, mas se você gostar, não vai achar que tem informação a mais pelas páginas.

A obra é uma ótima opção de leitura contemporânea que trata de temas atuais. Não consegui identificar a referência à escrita de Tolstói, como minha amiga falou, mas recomendo!

site: https://www.instagram.com/book.ster/
Isabel.Canalli 10/12/2022minha estante
Viu que esse livro ganhou o Goodreads choice awards 2022 na categoria ficção?

Mike27 19/08/2023

Decepção
Não lembro onde vi a resenha sobre este livro mas lembro que fiquei empolgado devido ao tema envolver games. Decidi ler e devido a expectativa que criei fiquei extremamente decepcionado com a leitura.

Li Jogador Número 1 e Jogador Número 2 e me apaixonei por este estilo de escrita imersivo em games e tecnologia. Neste livro as personagens jogam videogame desde crianças e quando crescem acabam virando desenvolvedores. Até aí o livro estava indo super bem, houve um desentendimento entre eles na infância, se afastam e anos depois voltam. Acredito que foi a partir deste ponto que a escrita se perdeu.

Para simplificar, a Sadie é o Sam sempre se gostaram mas nunca ficaram juntos, mas os motivos são sempre supérfluos, trazendo em evidência o pior das personagens. As personagens são CHATAS, ORGULHOSAS e SEM CARISMA nenhum. Pra piorar, não acontece Nada na história. Páginas e mais páginas de pura estagnação, exceto próximo do final que acontece uma situação muito triste, mas que mais uma vez foi muito mal desenvolvida.

Enfim, neste livro vc vai ver de tudo menos o que vc quer ver que é o desenrolar da história.
arneiyh 20/08/2023minha estante
Acho que é a primeira vez que vejo uma resenha negativa desse livro. A maioria de 4 estrelas acima.

Mike27 20/08/2023minha estante
A culpa foi minha, coloquei muita expectativa.

arneiyh 20/08/2023minha estante
Essa tal de expectativa acaba com tanta leitura... ?

Mike27 20/08/2023minha estante
Nem me fale, por diversas partes eu pensei em abandonar a leitura, mas sou teimoso e acreditava o final salvaria. O que não aconteceu.

arneiyh 20/08/2023minha estante
Ah! Se no começo não tá funcionando pra mim, não espero pra ver o final kkkk vou pro próximo.

Mike27 20/08/2023minha estante
Minha teimosia não deixa eu ser assim!??

navi 01/12/2023

Bom, mas não é isso tudo, comecei a ler porque falam muito bem mas sinceramente? Não fez jus ao que espalham por aí.

É um livro que aborda temas bem sensiveis, o que achei ótimo, amo quando livros saem do fictício e explora problemas reais, mas acho que alguns temas poderiam ter sido desenvolvidos de uma forma melhor. Ao mesmo tempo em que gostei muito do fato de a autora explorar por esses lados, senti que ela exagerou demais nas tragédias e no sofrimento dos personagens, sei que na vida real as pessoas sofrem, passam por seus problemas, mas em livros, ter tragédia atrás de tragédia me gera certo desconforto.

A escrito não me agradou muito também, senti muita dificuldade em me conectar com a história e em pegar um ritmo de leitura. Até os 40% foi uma luta, eu lia um capítulo por dia e não aguentava mais, dos 50% até os 75% ficou bom e avancei muito rápido, mas depois dos 75% ele cai o ritmo de novo e volta a ficar maçante. Eu gosto muito de videogames no geral e amo livros que abordam esse mundo incrível mas esse não foi um deles.

O livro foi tomando um rumo que não tinha necessidade, os personagens me irritaram tanto que eu tinha que parar de ler e respirar até me acalmar. Na maioria das vezes eles discutiam por motivos que eles tinham tirado da própria cabeça e isso me irritava tanto. Certas atitudes e decisões me davam nos nervos também. Eram pessoas que não faziam bem um para o outro tanto como amigos quanto em um possível relacionamento e ver os dois empurrando com a barriga essa relação ao invés de conversarem e decidirem um possível afastamento me deixavam arrancando os cabelos. Os dois precisavam de uma terapia pesada.

Marx único personagem que protejo nesse livro, os outros não ligo. As três estrelas são por ele e por todas as vezes que ele apareceu, deixou o clima leve e foi esse ser humano incrível que ele era.

mah :) 16/10/2023

Eu tenho tantos pensamentos sobre esse livro mas confesso que está difícil colocar em apenas algumas palavras. eu comecei totalmente desacreditada e cá estamos com meu novo livro favorito do ano (e talvez da vida!). bom, acho que devo começar dizendo que é uma história cheia de gatilhos, então procure eles antes da leitura para não acabar se surpreendendo depois. mas, a verdade é que esse livro foi tão bem escrito e trabalhado, que até essas questões se tornam simples de entender, é um livro sensível porém marcante e muito importante, tem uma leitura fluída e densa ao mesmo tempo, mas acredito que valha cada segundo do tempo de quem está lendo.

não é uma história somente sobre jogos, apesar de ser o "foco" dela, vai muito além disso pois é uma narrativa que aborda diversos assuntos como: família, amor, tragédias, depressão e questões da vida, tudo isso da forma mais madura que possa existir, as vezes até desconfortável, mas é importante erguer esses debates principalmente num livro como esse daqui. e através disso trouxe o que eu mais gostei nesse livro: que é a maneira em que personagens foram construídos de uma forma muito humanizada. eles cometem erros, eles são egoístas as vezes, eles são chatos, tem diversos defeitos e mesmo assim, são incríveis e extremamente fáceis de amar e se apegar. são apenas pessoas quebradas mentalmente que estão ali uma pela outra (ou quase isso). a forma humana deles foi o que mais me atraiu para cá, é inteligente demais todas as questões que a escritora trouxe para o livro.

ainda sobre os personagens, devo dizer que eu adorei a forma da autora desenvolver eles. não é necessariamente focado em apenas um ou em vários, vai simplesmente acontecendo. uma hora você está lendo a descrição de jogos e na outra você percebe o tanto que aquele personagem evoluiu desde o último capítulo. parte disso é graças a narrativa maravilhosa de acompanhar os personagens através dos anos, eu sentia que estava vendo eles crescerem mesmo sem estar focado nisso o tempo inteiro.

Sadie, Sam e Marx já estão com um lugar especial no meu coração. são personagens tão complexos, tão difíceis de entender mas tão fáceis de gostar. o jeito que a história deles é contada é muito muito linda, o sentimento de amizade apesar dos pesares e a conexão que eles criam entre si e com o próprio leitor também.

ainda não sei explicar o tanto que esse livro se tornou importante para mim, ele é feito de uma forma tão leve e marcante mas que te faz sentir todas as emoções possíveis. é muito fácil rir, chorar, se estressar e se acalmar também quando você entra de vez nessa narrativa. leiam!

resenhasdajulia 08/06/2023

Sam e Sadie se conhecem há muitos anos, mas a forte amizade que eles tinham, acabou. Até que, alguns anos depois, eles se reencontram, e esse reencontro muda completamente suas vidas.

Juntos, eles criam e lançam Ichigo, seu primeiro jogo, que se torna um sucesso.

E, assim, vamos acompanhando a vida dos dois ao longo de mais de trinta anos.

Geralmente quando eu dou 1 estrela para um livro, eu tenho muita coisa para falar sobre ele, de tanta raiva que eu senti lendo.

Mas, sinceramente, sobre esse aqui, eu não tenho muito o que dizer, além do fato de que eu realmente não gostei de nada, nem dos personagens, nem do enredo em si, e achei a leitura extremamente cansativa.

Não sei se eu não estava na vibe certa para ler ele, só sei que, infelizmente, não funcionou para mim.

Oziryon 24/04/2024

Simplesmente amanhã, amanhã e ainda outro amanhã
Eu simplesmente não queria acabar esse livro, e não queria que ele acaba-se, a historia é super cativante do início ao fim, todos os personagens sao EXTREMAMENTE bem escritos, as relações sao surreias, muitas sendo cruas e da forma mais humana possivel.
Nao sabia absolutamente nada sobre o livro, entao ter tido a experiência de descobrir que era sobre jogos foi muuito fooda, cada citação que era dita eu me senti um curumim nos anos 2000 denovo, donkey kong, os jogos do kojima, e mil e outras referências, simplesmente incirvel.
Nao esperava o andar da carrugem que esse livro teve, e ao mesmo tempo nao tenho nenhuma reclamação, tudo foi perfeito, todos os momentos, todas as discussões, os sofrimentos, tudo foi lindo de acompanhar.
Uma história de varios tipos de amores, me fez sentir alegria, entusiasmo, tristeza, ate um pouco de desespero, foi com certeza uma experiência.
Me arrependo de nao ter lido esse livro antes, porque todos deviam ler ele.

"-O que é um jogo -quis saber Marx.
- É amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã. É a possibilidade de renascimento infinito, de
redenção infinita. A ideia de que, se você continuar jogando, pode ganhar."

"É isso que é uma viagem no tempo. É olhar para uma pessoa e vê-la no presente e no passo ao mesmo tempo."

Meuri 11/01/2023

"É reconhecer que o amor é ao mesmo tempo uma constante e uma variável"

É um livro com personagens exaustivamente humanos, uma narrativa intrigante, metáforas certeiras e muito jogo.

Lays Christine 24/11/2023

SEM SAL E MUITO MENOS AÇÚCAR
Desde o começo a história do livro não me prendeu, mas mesmo assim quis terminar porque acho que eu estava na esperança de que aconteceria uma mudança muito drástica que faria a leitura valer a pena... (o que obviamente não aconteceu).

Esse livro me lembrou muito " pessoas normais" que pra mim também, NÃO foi uma leitura que explodiu minha cabeça (no caso foi uma leitura bem chatinha).

Achei os personagens extremamente sem graça e a leitura extremamente arrastada.. claro que assim como todo livro, tem uns pontos positivos. Gostei do cenário que foi criado em cima do mundo "gamer", achei essa proposta bem diferente, tendo em vista que nunca li nada que tenha essa pegada.

Pra mim não rolou e não vale o hype que tem.

Imaginação Leitora 07/01/2023

Além de todas as minhas expectativas
?Aquele livro que desde a primeira página eu já sabia que ia ser um favorito, um romance muito mais profundo e poeticamente escrito do que estou acostumada a ler, uma narrativa formada por diversas camadas.

??Sam estava prestes a dizer que isso era mentira, que duas pessoas nunca haviam compartilhado mais da vida uma com a outra. Que se ela não o conhecia, ninguém conhecia, e ele poderia muito bem não existir.?

?Narrada em terceira pessoa, mas que apesar disso consegui sentir a profundidade dos personagens, as idas e vindas de uma amizade que surgiu por causa dos jogos na infância, uma história íntima e devastadora que aborda questões sobre identidade e pertencimento, sobre aquele sentimento que permeia entre amizade e amor e uma conexão muito além disso, sobre família e luto, sobre viver constante com a dor como maior companhia.

??Às vezes, eu sentia tanta dor que a única coisa que me impedia de morrer era o fato de que por um tempo eu podia deixar meu corpo e estar em outro que funcionava perfeitamente, melhor do que perfeitamente, na verdade, com problemas que não eram os meus.?

?O livro também vai abordar muito sobre a criação de jogos de computador e o processo criativo, sobre ser uma mulher inserida nesse mundo de homens, sobre como os jogos podem aproximar e distanciar pessoas. E como muitas vezes seria fácil poder reiniciar a vida como nos jogos, onde nada é permanente.

??Se aquilo fosse um jogo, ele poderia clicar no pause. Poderia reiniciar, dizer coisas diferentes, as coisas certas dessa vez. Poderia procurar no inventário um item que faria Sadie ficar.?

?Essa história é simplesmente genial, Gabrielle Zevin é genial. Me fez refletir sobre um milhão de coisas, me emocionei em diversos momentos e com um final que vai me deixar pensando nesses personagens por um bom tempo. Mas, acredito que seja o tipo de história amo ou odeio.

??Talvez fosse essa a questão, ele mais que amava Sadie Green. Era preciso inventar outra palavra para isso.?

? Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã está em processo de adaptação para o cinema pela produtora Temple Hill e pelo Paramount Studios.

??+16 anos // Relacionamento abusivo, dependência emocional, luto.

Bruna Garret 13/11/2023

?As partes mais importantes de mim eram suas.?
Não tenho o costume de escrever resenhas, mas precisei vir aqui compartilhar meu amor por essa leitura mais uma vez. Faz mais de um mês que finalizei esse livro, é bizarro ver o quanto carrego cada um dos personagens comigo desde então. Penso neles e nessa história todos os dias e, especialmente hoje, me bateu uma saudade forte do que senti enquanto desfrutava dessa leitura.
Esse é um daqueles livros que gostaria de poder deletar da minha mente para ter a oportunidade de ler novamente como se fosse a primeira vez. O início pode ser um pouco arrastado (por isso não recomendo para aqueles que estão em uma ressaca literária ou procuram uma leitura num passo mais rápido), mas ao longo da história você vai se apegando aos personagens de uma maneira indescritível e quando passa da metade, você está totalmente imerso nessa leitura.
O final desse livro foi um dos finais mais lindos e emocionantes que já li, mas não daquele jeito meloso que acontecem em alguns livros. Até hoje penso nesse último capítulo. Saí da leitura com um sentimento de gratidão pela autora ter compartilhado a história desses personagens conosco, porque era algo que eu não sabia que precisava, até ler.

Pra sempre carregarei Sam, Sadie e Marx comigo.

Mii Lima 21/11/2023

Você morreu de desinteria
Nem sei o que falar desse livro no momento, acabei de ler ele agora e sinto que preciso falar sobre, achei incrível demais, pra mim a leitura não foi nem um pouco arrastada, oq eu achei estranho pq tinham alguns momentos parados na história, que nada realmente acontecia mas mesmo assim eu não tava entediada pq a escrita é muito boa!! Amei ler sobre um assunto que eu não entendo nada sobre, acho que essa é a graça dos livros: fazer você viver várias experiências em uma única vida, e isso aconteceu aqui. O livro é lindo, a amizade entre o Sam e a Sadie é linda também, com seus defeitos por serem dois seres humanos tentando descobrir seus lugares num mundo tão confuso, o Marx também me conquistou bem rápido e acho que os 3 formam um trio lindo!! O desenvolvimento é ótimo, e acompanhá-los por tantos anos (acho que 30) é maravilhoso... enfim, ainda posso mudar a avaliação, mas no momento dei 4,5 pq tiveram algumas cenas específicas que eu não gostei e realmente me incomodaram mas não ao ponto de me fazer parar de ler, só algo que, na minha opinião, não daria pra ignorar e dar 5 estrelas... mas, recomendo MUITO esse livro ele é muito muito muito bom

S250308 25/01/2024

História incrível e muito envolvente. Acho que li com tanta pressa para saber o que aconteceria com os personagens que muitas vezes fiquei confusa sobre o que estava acontecendo.
Eu fiquei arrasada boa parte do livro e com muita raiva de como a falta de diálogo entre Sadie e Sam criou um caos em toda a história.
Por fim, eu amo Marx e a parte que ele narra acabou com meu coração
1Sbag 25/01/2024minha estante
Fiquei feliz em ler essa resenha, pq eu comprei e já tá na minha lista de livros. Agora já sei que posso ler tranquila porque vai ser boa

Carolina 23/09/2023

INCRÍVEL
Nem sei como começar a falar sobre esse livro, eu não estava dando nada para essa leitura e eu simplesmente amei, até demorei um pouco a ler pq não queria que acabasse? é uma leitura adulta, tão profunda, complexa, intensa e divertida, fala sobre o amor mas não só o amor romântico, fala também do amor na amizade e sobre jogos e tudo mais, eu amei muito esse livro e com certeza se tornou um dos favoritos da vida, obrigada sam, sadie e marx ??