Anatomia

Anatomia Dana Schwartz

Resenhas - Anatomia: Uma história de amor

pslover_ 13/08/2023

Trama gótica e muito mistério.
O livro é surreal de bom, com todos os personagens bem desenvolvidos, os cenários bem criados (eu consegui visualizar com riqueza de detalhes várias situações!), os diálogos inteligentes e, claro, um plot que eu não esperava de jeito nenhum!!
Meu segundo livro gótico desse ano e eu estou amando a experiência. ?

nati 06/11/2023

Comecei esse livro com grandes expectativas, principalmente por ser um romance gótico, mas terminei decepcionada. Não foi uma leitura ruim, mas não foi exatamente uma leitura boa. Eu adorei a primeira parte do livro, onde o foco maior era a Hazel e as dissecações, porém, a história perdeu seu brilho quando o romance entre ela e Jack começa. Achei Jack um rapaz simpático, mas só isso, e os dois como casal não me instigaram o suficiente a ponto de torcer por eles. Honestamente, as interações entre Jack e Hazel foram as partes menos interessantes pra mim.

Além do romance sem química, achei alguns pontos extremamente convenientes, como o fato de a mãe da Hazel simplesmente nunca mais ter voltado pra casa, ou como a notícia do hospital-mansão (que foi outro ponto que me deixou um tanto pensativa) circulou por toda a cidade, menos pela propriedade de Bernard, que, digamos, era só o noivo da Hazel. Apesar que, pelo sumiço dele durante quase todo o livro, eu até me esquecia que ele era o noivo dela.

Enfim, acho que se a história fosse unicamente a Hazel estudando para se tornar uma médica e todo o mistério com os corpos, sem o romance (ou com um melhor construído), teria sido mais do meu agrado. Admito que, quando terminei a leitura, não me vi interessada em pegar a continuação, mas li a sinopse do próximo livro e quem sabe eu dê mais uma chance para essa história.

lady day 29/06/2023

Hazel Sinnett correu em 1817 pra que Meredith Grey pudesse caminhar no século XXI
Que livro incrível!
Que história incrível sobre a humanidade, sobre a medicina, sobre amor, sobre paixão e vocação por uma profissão.

Definitivamente uma das minhas melhores leituras deste ano. Acho difícil algum livro chegar aos pés desse aqui. Me emocionou do começo ao fim, e eu não conseguia parar de ler.
A forma como Hazel se arriscou se passando pelo irmão para entrar na aula de anatomia do Dr. Beecham, a forma como Hazel encarou até desenterrar corpos pra atingir seu objetivo e se tornar cirurgiã!!!

Para a época, sendo uma mulher da alta sociedade, enfrentando seu status social, sua família, arriscando seu noivado com Bernard, batendo de frente com Bernard quando foi desencorajada a falar e a fazer o que bem entendesse.

Essa menina de apenas 17 anos de idade simplesmente transformou sua casa em um HOSPITAL escola pra cuidar das pessoas. Teve empatia pelos doentes em uma época que essa palavra nem sequer era usada, e ninguém tinha noção de seu significado.

É triste saber que uma "Hazel Sinnett" nascida no século XXI não teria dificuldade nenhuma tendo seu status social, de entrar em uma faculdade de medicina e se tornar cirurgiã, seguindo seu sonho. É triste assistir sua história e todos os obstáculos que ela teve que passar por simplesmente ter vontade de ajudar as pessoas, e entender como o corpo humano funciona!!

Foi preciso uma Hazel Sinnett existir na história da humanidade, pra que hoje mulheres pudessem ocupar uma posição de médica, advogada ou cirurgiã. Ou qualquer outra profissão que antes não era possível. Esse deveria ser o verdadeiro significado do feminismo. Mulheres que lutam por ESSE tipo de igualdade dentro da sociedade.

Hazel Sinnett, foi é NECESSÁRIA! Bravo.
gvnnrs 29/06/2023minha estante
Ameiii a ref, esse livro é tudo e a Hazel é tudo também!

Ella 17/10/2023

Pois mais do que bem
Vi várias pessoas famosas no meio do booktok falando desse livro que era o melhor do ano e tals, mas... A primícia do livro é boa, já que temos uma garota querendo ser médica em um século onde o machista reina e eu acho (só achismo mesmo) que a autora deveria ter deixado o romance um pouco mais de lado, pq querendo ou não o romance ali entre Hazel e Jack foi um tiro pela culatra, foi tudo tão morno, desde o primeiro beijo até a situação (não posso falar se n teremos spoiler a vista).

Temos um personagem tbm que eu fiquei assim maluca das ideias, o primo/noivo de Hazel, que palhaçada foi aquela? E no fim das contas oq rolou com ele? Foi chutado? Enfim, o livro tinha coisas muito boas para serem mostradas, mas a autora se perdeu para colocar um romance meia boca.
Melissa 18/10/2023minha estante
Achei a mesma coisa , se a autora tivesse deixado o romance de lado ficaria melhor ( apesar de eu gostar de romance), mas acho que ela se perdeu um pouco.

Ella 23/10/2023minha estante
Nossa, simm

Emily 12/10/2023

Meu coração continua batendo e ainda é seu
O que falar sobre esse livro eu amei muito bom só que eu não estava esperando por esse final, agora pra mim aquele doutor doidinho vai se chamar dr.frankestein e pronto a Hazel fez um Edward cullen/ frankestein, espero ansiosa pela publicação do segundo livro da duologia , e espero que a Hazel e o Jack possam ficar juntos e serem felizes , fora isso a obra foi perfeita amei cada minuto de leitura do livro

Capitu.Jamaittes 15/07/2023

Eu esperava outra coisa do livro, demorei um pouquinho pra entender o rumo que a história estava tomando mas, me prendeu, me surpreendeu e agora estou louca pelo volume 2.

@caixas_e_livros 11/06/2023

Maravilhoso
Na Edimburgo de 1817 um avanço na medicina está acontecendo graças a o neto de um médico famoso que está dando aulas a jovens que querem seguir essa carreira. Hazel sonha em poder seguir esse caminho, sem a atenção dos pais ela vai fazer de tudo para seguir esse sonho impossível para uma dama da época, até fechar um acordo com um jovem ladrão de cadáveres que os vende para a escola de medicina, enquanto isso pessoas pobres estão desaparecendo e uma febre fatal está voltando a cidade.

??Prefiro o termo "ressurreicionista". Faz parecer um pouco mais romântico, não acha??

Anatomia é um livro extremamente interessante, diferente de tudo que eu achei que fosse ser, o típico ?não prometeu nada e entregou tudo!?

Resenha completa no ig @entrecaixas_e_livros

Leiturascomlara 29/08/2023

Para mais resenhas sigam @leiturascomlara no insta!
VANGUARDISTA COM PITADAS DE FANTASIA E UM ROMANCE SECUNDÁRIO QUE ME ENCANTOU!

Em ?Anatomia ? uma história de amor? a gente conhece a história de Hazel que em pleno século 19 almeja ser cirurgiã aos 17 anos e dar um pé na bunda das convenções sociais (baile, costumes, conseguir um casamento).

Então, em uma vibe meio Mulan, ela se veste como homem para frequentar aulas de medicina, contudo um dos professores descobre que ela é uma mulher e a expulsa das aulas. Como boa mulher determinada, ela vai atrás do outro professor e faz um combinado: se ela passar na prova de aptidão, ele deixará mulheres participarem das aulas de formação de medicina.

Como ela ficou sem poder assistir as aulas, precisou dar um jeitinho de conseguir corpos para estudar... e ai é que entra Jack na história, meus amigos. Um romance que foi construído bem lentamente e é longe de ser o foco da história, pois o que a gente tem aqui como ?saga? principal é a luta dela de se tornar médica (a trajetória da preparação).

Apesar de em um determinado momento me peguei lendo na esperança de ver mais sobre o casal, mas.. no final de contas, foi bom não ter tido tanto assim, o final da história foi completamente de tirar o folego (o plot foi muito bom!!), surto atrás de surto e me deixou enlouquecida para o volume 2 (é uma duologia)!

Valeu demais a leitura, mais uma escolha do clube da Reese acertadíssima.

Obs: o livro contém passagens um tanto descritivas.

Argoso 20/07/2023

Hazel foi mais inteligente que a Rose
Que livro bom
Esse livro só precisou da sinopse pra mim pegar ele e levar pra casa
E ainda bem q eu fiz isso.
O livro se passa no século 18, e a gente acompanha a história de Hazel, uma jovem menina q sonha em ser cirurgiã em uma época que as mulher fazerem qualquer coisa já eram desmerecidas.
Até que ela conhece Jack, um jovem que desenterra cadáveres para médicos práticas suas práticas da anatomia.
Bom, se vc tá procurando um livro de romance, digamos q esse n seria o livro perfeito. Já que ele tem migalhas de amor, mas mesmo assim são fofas e triste por assim dizer.
Confesso que eu preferiria q Hazel toma-se o tônico e fosso atrás de ir construir a sua carreira q ela tanto sonhava antes do Jack aparecesse.
Mas mesmo assim eu adorei o final
A história me prendeu demais, me deixou muito chocada e até com um certo nojinho

Enfim, muito bom.
?????

(Rose, aprenda com a Hazel. Ela conseguiu salvar o Jack dela)

Janann 12/05/2023

Arrebatador
Esse livro merece mil estrelas, Jesus, que livro!!!!!
Simplesmente perfeito, do início ao fim!
Preparada estou para a continuação, sério!!!
Confessou que tive que fazer pausas significativas, pois os detalhes de anatomia é bem pesado pra mim, mas o livro é de uma escrita sensacional e que te segura, nossa perfeito!

Bella.Novaes 08/07/2023

Eu leria esse livro só pela capa.
a história me prendeu bastante, apesar de não gostar de livro narrados em terceira pessoa, não foi algo que me incomodou.
meu ponto negativo no livro é que acho que no final as coisas aconteceram rápido demais e acabei me decepcionando. achei bizarro também o epílogo e foi tudo bem fantasioso, e bom, não foi mesmo o que eu esperava.

kelly.brekker 04/06/2023

Esperava nada, recebi nada
Quanta enrolação em um livro! o objetivo é bom, fui atraída por essa ideia de romance gótico e não vi nada sobre, os personagens demoram pra trabalhar juntos e mesmo quando começam a roubar os corpos não dá aquele friozinho de adrenalina na gente.

A autora poderia fazer uma descrição mais macabra deles, dá um terror/horror pro livro, fazer um romance mais mórbido e sinistro, pra mim isso que é gótico.

tirando o roubo dos corpos, é apenas um romance normal

Lucas990 20/08/2023

Só no final eu fui entender pq estão dizendo que esse é o ?novo crepúsculo?.
Hazel é uma garota que vive na Edimburgo do século XIX e que sonha em se tornar cirurgiã, o que não é muito fácil e nem muito bem visto pela sociedade já que ela é uma mulher, mas com a ajuda de Jack, um ressurreicionista, talvez ela consiga consiga realizá-lo.
Eu não sei exatamente o que eu esperava dessa história, mas sei que amei e devorei todas as páginas. Ansioso pela continuação.

Ley 25/10/2023

Ambientação gótica incrível
Classificação indicativa: +14

Anatomia era uma leitura que aguardava desde o anúncio de lançamentos previstos. Sendo assim, foi um livro que passou na frente de tantos outros. Dana Schwartz promete uma história tanto com mistério quanto romance, e o que mais me agradou: uma ambientação gótica.

No século XIX não era considerado natural uma mulher ser médica, que dirá cirurgiã. Hazel quer ser a segunda opção e tem determinação necessária, porém não oportunidades. Sua mãe é ausente, e seu pai está longe. Assim, Hazel consegue escapar para estudar como for. Em suas visitas na sede dos anatomistas, ela conhece Jack, um ressurreicionista, e começam a interagir mais a cada encontro. O interesse é puramente para o estudo. Pela urgência em estudar o corpo humano, não há cadáveres o suficiente para especialistas estudarem e algumas pobres almas, como Jack, se arriscam em desenterrar corpos recentes em cemitérios e os vender para anatomistas.

Mórbido ou não, a cada novo trabalho de Jack para Hazel, eles acabam ficando próximos. Mas há outras urgências também em Edimburgo. A febre romana, que fez o irmão mais velho de Hazel perder a vida, parece estar de novo à tona, e a personagem quer fazer algo a respeito. Em paralelo, ressurrecionistas parecem estar sumindo sem explicação, o que torna o trabalho, já precário, ainda mais perigoso.

Para o mistério, a autora usou bastante elementos familiares, e achei essa parte previsível. Adorei de verdade o clima gótico e sombrio da história. A proposta e o enredo geral lembra bastante a série Rastros de Sangue, pela protagonista ter inclinações semelhantes, mas apenas isso. Aqui, o enredo é ambientado na Escócia, e a escrita é mais ágil e simples. A leitura passa super rápido.

Já o romance, não é repentino. Os personagens se aproximam por suas necessidades estarem se complementando, mas há muito empecilho. Hazel é prometida para seu primo desde o nascimento e a união é incentivada fortemente pela mãe. Com seus objetivos em mente, a maneira mais lógica de abrir caminho pela sociedade seria com a ajuda de um marido influente, mas o pretendente não leva a sério o desejo de Hazel. Enquanto isso, Jack vive uma vida tentando sobreviver e um relacionamento com Hazel não seria bem visto. São muitos pontos a considerar, o que me fez pensar se essa não seria mais uma história sobre tragédia.

O livro se encaminha para a resolução do mistério, que foi previsível, embora o destino de alguns personagens tenha me surpreendido. A ambientação é condizente com a época. Inclusive, já tinha familiaridade com a maneira como cirurgiões eram vistos, o que me lembrou o livro Medicina dos Horrores. Quem conhece a obra, já tem um panorama da higiene e quão absurdo as cirurgias eram feitas.

Chocante ou não, aqui a autora amplia a perspectiva voltando esse cenário para uma jovem dama, tendo chances de comprometer várias partes de sua vida pela ideia de lutar pelo que acredita. Quando comecei a história, não imaginava que teria uma sequência, mas tem. Com o desfecho, um segundo volume em mãos é o que eu mais quero no momento.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/06/resenha-anatomia-uma-historia-de-amor.html