Trinta segundos sem pensar no medo

Trinta segundos sem pensar no medo Pedro Pacífico (Bookster)

Resenhas - Trinta segundos sem pensar no medo

Elisa 06/03/2024

Delicadeza
A delicadeza desse livro em tratar assuntos tão complicados até hoje foi o que me conquistou.

Eu gostei muito dessa leitura. De saber mais sobre o Pedro e de como os livros ajudaram na formação da pessoa que ele é hoje.

O que me incomoda é achar que provavelmente esse livro será muito mais desbravador para alguém que ainda não entendeu a sua orientação sexual, por isso eu estou muito inclinada a passar esse livro pra frente.

Bruna 05/03/2024

Maravilhoso!!! Esse livro é um oásis. É aquele chazinho quente antes de dormir. Aquele cafuné de quem a gente ama.
Acho corajoso demais pessoas que decidem escrever autobiografias, ainda mais como Pedro fez, expondo suas fragilidades e medos, mas ao fazer isso ele traz o leitor para perto, mostra que seja quem for, tem suas lutas na vida.
Ao mesmo tempo, eu como leitora apaixonada obviamente adorei a conexão que Pedro faz de passagens da sua vida com livros que foram marcantes para ele.
Por fim, o trabalho que o autor faz de desmistificar a leitura é absolutamente lindo. Ninguém é mais culto ou mais inteligente simplesmente porque lê. A leitura é apenas um hábito (ou uma paixão como diria Ariano Suassuna) saudável que abre portas, diminui preconceitos, aproxima as pessoas e traz humildade. Leia! Você não vai se arrepender.

clairee 03/03/2024

Uma conversa com pedro
"Ao escolher leituras com maior diversidade, seja em relação a quem escreve a obra ou aos temas nela tratados, nos permitimos enfrentar nossos preconceitos e desconstruir os estereótipos que embasam a nossa opinião sobre outros povos e culturas", frase do livro.

Trinta segundos sem pensar no medo foi lançado em agosto de 2023 pela editora Intrínseca, e pode ser considerado tanto uma autobiografia quanto um guia literário, nele o autor Pedro Pacífico interpõe memórias de sua vida com excelentes indicações de livros que marcaram sua trajetória de descoberta de si e de sua sexualidade de forma extremamente sensível e bela.
Nele, o autor narra sua juventude e passagem para a fase adulta. Sendo um caminho tortuoso, recheado de inseguranças, crises de identidade e a dificuldade em se aceitar gay. Enquanto passava por todo esse processo Pedro contou principalmente com a ajuda dos livros, nos quais buscava refúgio e também respostas, como clássicos que atravessaram gerações até autores mais contemporâneos que tiveram papel crucial na construção de sua identidade e aceitação.
Este livro traz consigo a importância da concepção acerca de ciclos, para nós tão confortáveis e exigentes para com o imediatismo.

Mi Rubin 27/02/2024

Sensível e cheio de boas referências literárias, Pedro traz sua vida escancarada depois de tanto tempo vivendo como achava que seria aceito pelos que o cercavam.

Não tem como julgar o medo que ele sentia. Infelizmente, nossa sociedade é cruel e julgar como os outros devem ou não viver é praxe. Dá medo mesmo, mas que bom saber que ele conseguiu se permitir viver tudo aquilo que lhe cabe.

_Marcy_ 26/02/2024

Não estamos sós.
Assim como os livros mudaram a vida do Pedro, eles mudaram a minha também. A literatura sempre foi para mim uma amiga, onde sempre encontrei conforto.

E nesse livro não foi diferente, me vi sentindo as mesmas coisas de novo, fui novamente abraçada por um livro. Nele foram contadas tantas situações diferentes das que já vivenciei, e mesmo assim me vi em todas elas. Essa é a importância desse tipo de escrita, porque nos mostra que não estamos sós em nossas dúvidas, em nossos medos. E isso acaba por ser um tipo de conforto.

A história do Pedro Pacífico é extremamente necessária e importante, merece ter o máximo de alcance possível, e espero que chegue em muitas pessoas que assim como eu, às vezes precisam ser abraçadas por um livro.

Maycom2 25/02/2024

2 Pessoas silenciadas a menos.
Bom, minha primeira experiência com a biografia, e senti como se estivesse em uma sala com o próprio Pedro me contando sobre sua própria vida, me senti cara a cara, sentia suas emoções em determinados momentos, sua ansiedade, medo, insegurança, desespero e impotência, todos esses superados por sua coragem e amor. Leitura super aconchegante, acolhedora, confortável e gostosa. Recomendo pra todos que querem um livro prazeroso. Gostei desse tipo de biografia, espero que outras sejam assim. Bela a sua história e escrita Pedro??.

mocreia burra 25/02/2024

Muito bom ler livros sobre LIVROS.
"Cada um vive e sofre à sua maneira os problemas que encontram na pequena aldeia, mas que também estão presentes em todo canto: machismo, homofobia e outras formas de discriminação.
No entanto, e justamente no melo dessas talhas de uma sociedade que cada um busca no outro um pedaço daquele seu vazio, daquela metade que lhe falta... E não é para isso que deveriam servir o amor e o afeto?"

primeira leitura do desafio do mês, supriu totalmente minhas expectativas, que livro belíssimo! Ao contrário do que se imagina de uma biografia, nesse livro trata-se da vida pessoal do pedro (um influenciador da metade das minhas leituras), que trabalha e ama profundamente os livros.
sendo bem brevemente, pedro narra sua juventude e a transição para fase adulta, e nelas carregam consigo suas inseguranças e problemas enfrentando sua sexualidade, que até então, era pesadelo morto na sua vida.
esse livro é tão íntimo, tão aconchegante, e tão pessoal que faz você sentir tão próxima dele. pedro, te admiro muito e principalmente pela coragem que tem de escrever tão lindamente tudo.

?notas: Não acho que cabe a mim dar nota a algo tão íntimo e pessoal.

Junior.Ernesto 24/02/2024

Facil de ler
Ao combinar memórias pessoais e reflexões sobre suas leituras, Pedro Pacífico conta como os livros tiveram papel crucial na construção de sua identidade e autoaceitação, com momento de extrema identificação e até emoção.
Saber sobre o grande poder que o hábito pela leitura teve sobre a vida do autor me deixou ainda mais apaixonado por livros.
Além disso, durante a obra, Pedro traz com leveza e propriedade, assim como em seu perfil @book. ster, dicas e informações sobre outros livros e autores que despertam ainda mais nosso interesse de ler cada um deles. Já fiz uma lista!

maducaetano 23/02/2024

A leitura é um hábito diário
Em uma mistura de biografia com recomendações literárias, Pedro cria uma amizade com o leitor e mostra como os livros mudaram a maneira como ele lida com a própria vida.

Pedro já inicia o livro numa bomba, e durante a escrita, revela suas experiências, dificuldades e privilégios.

Salvei várias indicações dele para ler no futuro.

Acredito ser uma ÓTIMA leitura para quem está começando a ler, muito gostoso e a escrita de Pedro é muito tranquila de absorver.

Acho que faltou contar um pouco mais de biografia, fiquei com a sensação de um vazio, mas tudo bem.

Obtive um grande aprendizado durante a leitura: agora prático 30 segundos sem pensar no medo!

Bruno.Defaveri 22/02/2024

Hábito Diário
Pedro nos conta sua vida, seus obstáculos pela sua sexualidade e como através da leitura conseguiu criar canais no instagram e um podcast.

Clara Oaky 22/02/2024

Leve e encantador
O livro conta sobre a jornada do autor sobre livros, se tornar um influenciador literário e na descoberta de si e de sua sexualidade.

Pedro me fez sentir como se eu fosse uma amiga próxima dele. Me indicou livros, contou sobre sua jornada e me fez sentir parte desta conversa sobre pautas importantíssimas de uma maneira leve e natural. Me identifiquei muito com muitas das situações vividas por Pedro e fico feliz de ter a referência de alguém que teve um desfecho tranquilo e acolhedor.

É claro que Pedro se beneficia de certos privilégios, que ele mesmo reconhece e cita inúmeras vezes ao longo do livro, privilégios estes que muitas pessoas não tem ou tiveram ao se declararem parte da comunidade LGBTQIAPN+. Porém, ao trazer este lado, ele mostra que há a possibilidade de haver uma sociedade que pode compreender, respeitar e acolher.

Jáderson 21/02/2024

Livro de uma sentada só. No geral, acho que é uma boa indicação para quem não tem hábito de leitura e/ou uma formação básica no assunto. Em certa altura, Pedro deixa claro que não é um especialista em literatura e isso, além de ser muito honesto e louvável, fura bolhas de certos círculos literários nos quais só quem é versado no assunto pode e costuma falar a respeito.

A ideia de alinhavar momentos da vida com leituras é boa, mas quem já lê com alguma frequência razoável pode achar um pouco tedioso e simplório. Pela sinopse, por exemplo, esperava uma amálgama maior entre os relatos pessoais e o espelhamento deles nas situações e personagens dos livros lidos.

Concordo com o autor que é mesmo difícil traçar uma jornada de leituras prazerosas que não seja atravessada pelos livros apresentados no contexto do currículo escolar (na maioria das vezes de modo muito ruim) e pela lista dos livros mais vendidos. Até o advento dos booktubers, era mais difícil definir um percurso prazeroso de leituras, encontrar seus pares, conhecer títulos frescos, etc.

O que mais chamou atenção - e fez valer a pena toda a leitura-, é o testemunho de que, embora o autor venha de um lar social e economicamente confortável (Pedro é a terceira geração de advogados na família), o hábito de leitura não fazia parte da rotina doméstica. Quando pensamos globalmente em formação de leitores no país, há uma tendência em imaginar, principalmente, acesso aos livros por classes menos favorecidas. Parece que os números pífios que quantificam as taxas de leitura no Brasil em rankings sempre vergonhosos estão associados somente a gente pobre. Uma lanterninha acendeu aqui quando Pedro mostrou o contrário.

Andy 18/02/2024

Da angústia à liberdade...
Numa mistura de recomendações literárias e relatos pessoais, Pedro Pacífico nos abre as portas de seus pensamentos, medos e angústias -- muitas das quais semelhantes a de tantos de nós. Nos faz refletir sobre como, apesar de nascido numa família acolhedora e de boa condição material, o coração prega peças e nos leva a caminhos tortuosos que, muitas vezes, só apresentam perigos em nossa mente.
Vale um caderninho do lado para anotar algumas das recomendações de livros.

Paola.Fico 16/02/2024

Resenha
Livro autobiográfico que relaciona as vivencias do autor com as leituras realizadas por ele ao longo de sua vida, além de narrar momentos importantes de sua vida.

Paulinha. 14/02/2024

Pedro Pacifico foi um dos grandes responsáveis por me incentivar a ler e ~tentar~ criar o habito de leitura. Para quem o acompanha no instagram, não encontra muitas surpresas no livro, mas continua feliz em vê-lo superar barreiras pessoais e conseguindo ser feliz, ser ele mesmo!