Trinta segundos sem pensar no medo

Trinta segundos sem pensar no medo Pedro Pacífico (Bookster)

Resenhas - Trinta segundos sem pensar no medo

Cris609 28/01/2024

Não sei se foi a admiração que eu já sentia pelo autor ou se foi o mergulho intenso em mundo que me faz tão bem quanto o da literatura que me fez amar Trinta segundos sem pensar no medo. Pedro Pacífico, influenciador digital que trabalha com indicações de leituras, antes de ser escritor é um leitor apaixonado. E isso transparece em seu texto sensível e amoroso.

De um modo muito humano o autor conta a sua trajetória na descoberta de sua sexualidade, com todas as dificuldades e preconceitos enfrentados, mostrando como os livros foram uma ferramenta e um momento de repouso e consolo nesse processo.

Para quem é fascinado pela leitura, o livro é um oásis. Para quem passa ou passou por dificuldades semelhantes, que é se descobrir, o livro é um alento. Para quem já teve crises de ansiedade e de pânico, o livro é humanizador. Para quem perdeu alguém, o livro é conforto. Acredito que tudo isso faz a experiência dessa leitura ser tão tocante. Super recomendo!

car1osfe1ipe 25/01/2024

Uma história bem contada e envolvente
Um livro honesto, repleto de relatos pessoais e muitas referências literárias. Comecei a seguir o autor nas redes sociais e participar dos desafios de leitura que ele propõe faz pouco tempo e o livro me deu ainda mais empatia por ele.

Samanta 25/01/2024

Conheci o bookster através do podcast da Camila Fremder (é noia minha?) e desde lá já me interessei pela história dele. O livro é muito bom !

Carol 24/01/2024

Sensível e necessário
Eu super recomendo esse livro a todo mundo, a escrita do Pedro é acessível, fluída e muito sensível. Já admirava o trabalho dele como influenciador e minha admiração só cresceu com esse livro ??

Ele fala da sua paixão sobre livros e como os livros ajudaram na descoberta da sexualidade, eu chorei lendo várias vezes ?

Incrível 10/10

Daianebcs 24/01/2024

Literatura salva
Um lindo exemplo de como a literatura salva vidas. Nesse livro o Pedro mostra como os livros o ajudou a ter coragem de viver a vida a que estava destinado, além de trazer várias dicas de livros que tratam diversos sentimentos, muitos deles já li e outros que estão esperando seu momento para ser lido.

diennifercb 23/01/2024

Ótimo
Gostei muito do livro, o Pedro aborda questões bem pessoais, mas ao mesmo tempo tão universais, que me peguei revivendo o meu processo de autoaceitação da minha sexualidade e o meu processo de contar para a família. É muito interessante ler sobre isso, e ao mesmo tempo ir entendendo o papel fundamental da literatura nesse cenário. Além disso, ele fala bastante sobre questões de saúde mental, de uma maneira super honesta, responsável e sensível, o que me fez gostar ainda mais do livro, e criar mais apreço e carinho por ele.

@loop.literario 22/01/2024

Trinta segundos sem pensar no medo Pedro Pacífico - 2023 / 192 páginas - Intrínseca
Sabe aquela sensação boa de coração quentinho? Foi exatamente assim que me senti quando concluí a leitura de "Trinta segundos sem pensar no medo", do autor Pedro Pacífico. Acompanho seu trabalho como influenciador literário desde o início de sua jornada; chorei no vídeo dele com os pais e "viajei" junto com ele em sua breve estadia por Nova York. Sim, sou fã, e todos os amigos mais próximos sabem disso.

Mas mesmo assim, confesso que fiquei com medo de ler o livro dele. Que contraditório, né? Fiquei com medo de não gostar, de ser crítica demais e mudar a relação que tenho com o perfil dele. E então fui inundada de literatura, de verdade, de ansiedade, de medo. E foi impossível não me colocar no lugar dele e de sua família. Por mais privilégios que se possa ter, dor é dor. Nunca se esqueçam disso! E a dor de não poder ser o que se deseja é dilacerante.

No livro, Pedro nos conta desde sua infância e adolescência até os dias de hoje, e como a literatura, de forma direta e indireta, foi personagem na construção de sua identidade. Ao longo de sua narrativa, ele foi trazendo suas reflexões sobre as leituras para o texto e correlacionando-as com momentos de sua vida pessoal. Tivemos assim acesso a uma obra riquíssima, com mais de 70 livros incluídos ao longo da escrita. E claro que já fiz minha planilha no Excel para futuras leituras!

Indico essa leitura para todos aqueles que amam literatura e para aqueles que são curiosos em saber por que nós amamos tanto os livros. E também para todos aqueles que buscam sua verdade ou estão num processo árduo de autoaceitação.
HebRejane 22/01/2024minha estante
A vontade de ler esse livro só aumentou depois de ler sua resenha

JessChandler 22/01/2024

Ótimas dicas de livros em uma história corajosa
Muito interessante ler os relatos de formação de um leitor e saber dos momentos de encatamento e alegrias que os livros proporcionam, ainda mais quando ajudaram tanto em processos de descobrimento e dores da vida. Que bom saber que o autor foi tão bem acolhido pela família pela sua sexualidade e que a história dele vem ajudando outras pessoas.

Isabelli.Muniz 21/01/2024

Precisamos conversar sobre esse livro
Adorei conhecer mais da história do Pedro, sigo ele a um bom tempo e não imaginavam nem metade sobre ele do que foi relatado no livro. É tão importante e necessária a temática LGBT que ele trás, esse livro é um respiro em meio a uma comunidade tão preconceituosa como a nossa nos dias de hoje.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a dificuldade dele mesmo se aceitar e isso o fez ficar aprisionado tanto tempo a um medo terrível, a não conseguir viver a vida com liberdade e a desenvolver uma ansiedade cruel. Fiquei pensando muito, se o autor em uma vida com muitos privilégios, família estruturada e amorosa, com acesso a tratamento psicológico passou por isso, quem dirá o que passam jovens pobres e muitas vezes sem recursos financeiros ou falta de uma família que forneça apoio, amor e aceitação??? As vezes nossa própria mente pode ser nosso pior inimigo.
Confesso que em muitas partes da narrativa eu ficava me perguntando ?cercado de tantos privilégios e ainda assim vive ansioso e sem conseguir se encontrar? Sério mesmo cara???. Acredito sim ser um preconceito meu e esse livro fez despertar a noção que eu preciso melhorar nesse ponto.
Os livros que ele cita ao longo do texto também achei bem interessantes e com certeza lerei algum.

Debora1051 21/01/2024

Sensível e necessário
Acabei de ler tem alguns dias, mas deixei pra fazer a resenha depois que o clube que participo conversasse com o Pedro, e ainda bem que fiz isso.

Leia esse livro - é curto, rápido, de escrita fluida e que só tem a acrescentar - e muito além disso, o que me surpreendeu foi quantas reflexões diferentes o relato gera.

Isso porque enquanto mulher e ávida por leitura desde criança, o que mais me empolguei (e me reconheci) na narrativa foi a semelhança dos livros lidos na infância, livros idênticos na época de vestibular, livros técnicos na faculdade de direito, que curso agora.

As questões com a sexualidade me comoveram bastante e estão lindamente escritas, mas não era o meu ponto de maior identificação com a obra... até o grupo de leitura debatê-la.

E há tanto a ser debatido... desde relações familiares, criação dos filhos, autoaceitação, até problemas psicológicos. É difícil não achar alguma parte que pareça conversar diretamente com você - e em uma leitura coletiva, vendo como a história reflete em outras pessoas, é ainda mais emocionante.

Esperamos que no futuro (breve), pautas referentes a sexualidade não causem essa angústia ao longo de tantos anos, e em alguns casos, de quase toda uma existência , e que possa ser tratada com a naturalidade e aceitação que lhe são devidas.

"Pela primeira - mas jamais última - vez, tive consciência do poder da literatura de, com poucas frases, causar emoções tão impactantes no leitor" - p.17.

Thiago 21/01/2024

9° / 2024
Segundo favorito do ano veio aí!!!!!!

Me identifiquei muito com a história do book.ster e como a literatura o ajudou em momentos difíceis da vida dele.

Eu super recomendo!!!!

Flavinha 21/01/2024

Se tornou um dos livros favoritos por toda a narrativa maravilhosa de sua vida, seus questionamentos, sofrimentos e no final ainda saí com uma lista extensa de livros para ser lido. Fiquei ainda mais fã de Pedro Pacífico e de sua família!

Tainara.Santos 20/01/2024

Emocionante!
Eu pensei em tantas coisas lendo esse livro sobre a vida do @book.ster que não tem como compartilhar somente aqui.
Mas durante todo o livro eu fiquei com a mesma sensação: Que loucura viver uma vida inteira se escondendo do mundo, se escondendo de si... loucura no sentido de ser realmente enlouquecedor não se permitir ser que você é e viver em estado de alerta, com medo do que os outros vão pensar.

"Se crescer na década de 1990, em uma sociedade repleta de preconceitos e dificuldades de aceitar o diferente, causou um enorme nível de angústia, atrasando quase trinta anos a possibilidade de eu viver por inteiro, fica até difícil de imaginar o sofrimento das gerações anteriores à minha."

Toda a minha admiração ao Pedro, que teve a coragem de enfrentar seus medos e hoje compartilha sua história que emociona e ensina! ?

Ana Passarelli 20/01/2024

Os livros que vivi
Um livro que gera expectativas, afinal foi escrito por alguém que a cada dia se consolida como um incentivador apaixonado pelos livros. Mas este livro não é um guia com classificações. É a vida do autor sendo contada e como a leitura foi se mesclando, dando tons e amalgamando nesta jornada.
Uma narrativa envolvente e que traz a vivência literária como bom alicerce para o que vive em nós.
Recomendo uso de post-its para marcar o que despertar o interesse como próximas sugestões literárias.