E foi assim que tudo mudou

E foi assim que tudo mudou Thais Bergmann

Resenhas - E foi assim que tudo mudou

flordemurumuru 25/02/2024

Que maravilhoso!
Gente, nunca pensei que um livro que tratasse de assuntos tão delicados pudesse exprimir tão bem a leveza e as adversidades da adolescência, amei porque é um comfort book ?, daqueles que você lê depois de um dia pesado e se deixa levar pela história.
Amei e pretendo ler outras vezes??????

ana bia 25/02/2024

Que fofooo
Eu amei a história, achei muito divo o livro ser nacional e eu ter gostado (normalmente nn gosto) e eu amei como a autora descreveu tão bem a história e conseguiu fazer um enredo mt bom!!

maxwellcruz_ 25/02/2024

Uma leitura bem leve
O livro é extremamente simples e não possui nada muito impressionante. trata de um assunto sério, mas sem perder a leveza. é ideal para quando se quer passar o tempo e até mesmo maratonar um clichêzinho no final de semana.

me apeguei muito aos personagens e adorei acompanhar a evolução da Catarina sob a problemática que ela havia passado e a nova que ela enfrentava no novo colégio. adorei o desenvolvimento da amizade dela com a Joana e a Larissa e, ainda mais, o desenvolvimento do relacionamento dela com o Vinicius.

confesso que criei várias teorias em relação a Vini, mas no final ele só se mostrou um cara sensacional que merece todo amor!!

JAlia372 23/02/2024

Gostei bastante do livro é um livro bom para passar o tempo mas nada tão impactante bom para pessoas que gostam muito de ler para se distrair ela vai te arrancar uma leitura gostosa

Mdu_S 22/02/2024

Mudar pode significar amadurecer
Uma história linda de acompanhar, ver o crescimento da Nina ao lidar com o que aconteceu com ela e depois com a amiga, depois amadurecendo na hora de aceitar que errou e receber as consequências de seus atos. Também é muito bonito ver uma história que mostra a amizade entre meninas, que mostra adolescentes sendo adolescentes, tomando decisões impulsivas e não tendo todas as respostas. Os adultos da história também mostram uma profundidade muito bacana, não são perfeitos e possuem comportamentos que mesmo na melhor das intenções podem não resultar na proteção que pensavam, e vemos muito isso nos pais dela, fazendo o seu melhor pra proteger a filha, sem as vezes perceber que estavam sufocando ela. Uma das coisas que eu mais gostei foi a forma com que o romance aconteceu, sendo a Nina alguém que passou por algo marcante em um relacionamento, faz muito sentido ela ser uma pessoa muito desconfiada e mais arredia em relação ao Vinicius, e a forma mais lenta com que eles levaram a relação deles demonstra muito o respeito do Vini em relação a ela. Super recomendo esse livro (principalmente para adolescentes), mas também pra qualquer um que esteja disposto a se divertir com uma leitura leve e ao mesmo tempo se envolver e empatizar com os personagens, sempre podemos tirar uma lição das nossas vivências e experiências, e eu acho q essa é a maior lição que esse livro passa: A EMPATIA. Thaís escreve que é uma beleza, a narrativa é gostosa e fluida e quando vc percebe já leu meio livro, tá investido naquela história e quase não passou tempo nenhum.

Nicollyzzzz. 21/02/2024

Leveza em um assunto sério mas sem tirar sua gravidade
Pela história ser sobre adolescentes achei que passaria raiva lendo, mas fui surpreendida de forma muito positiva.
apesar da protagonista cometer deslizes, a escrita é tão fluida que acabei entendendo o lado dela e não foi frustrante ver ela cometendo alguns -seguidos- erros.
gostei MUITO de como a pauta sobre exposição de foto íntima foi abordada, apesar de mesmo sendo um dos pontos principais do livro, a história continuou leve e ao mesmo tempo trouxe o assunto com seriedade.

clara2084 21/02/2024

Um livro super curtinho mas com uma história muito interessante.
A Catarina é igual a todo adolescente, e isso me deu um conforto muito grande pq sempre leio uns livros em que os adolescentes parecem mais uma galera de 23 anos KKKKKKKKKKKK.
Muito legal a história, adoraria um cap extra ou um segundo livro mais focado no romance. O casal é muito fofo!

Lia 21/02/2024

"Garota de Ipanema."
"E foi assim que tudo mudou" é um livro nacional da Thais Bergmann, autora de diversos ebooks e que faz sucesso com suas obras com escrita leve e que flui a cada página.

O livro conta a história de Catarina, ou Nina, uma garota que costumava ser muito extrovertida e animada mas após ter sua intimidade vazada por um ex-namorado, Nina precisa recomeçar sua vida em uma nova cidade. O que ela não esperava era ter que lidar com uma amiga passando pelo mesmo que ela enquanto tenta não se apaixonar pelo garoto que veio de sua antiga escola.

"Por um momento, me sinto em um clipe brega da Taylor Swift."

Esse livro é sobre superação, adolescentes que fazem merda e depois não sabem como resolver, sobre relação com a família e ensino médio. Acho que qualquer garota que está passando pelo período de começar a namorar, sair, beber, precisa ler esse livro.

Eu senti muita raiva das personagens em alguns momentos por escolhas burras que elas faziam, mas isso é uma das partes mais realistas do livro: somos adolescentes, fazemos burradas que nos arrependendo amargamente depois, mas essa é a única forma de superar essa fase de mudanças.

cyn deinert 20/02/2024

?Quando todo mundo ao nosso redor nos culpa por algo, é muito mais difícil de entender que a gente é a vítima?.

Um ponto positivo que vi na história é que ela de fato te prende e te faz querer ler tudo muito rápido para saber como a história vai se resolver. Fiquei com raiva de tantos personagens e desconfiei de outros, muitos sentimentos vieram dentro de mim e apesar de tudo no fim consegui entender que são erros normais e comuns da adolescência.

É um livro muito bom e, infelizmente, bem realista. Acho que por ser tão real que causa um desconforto enorme!

bluespalet 19/02/2024

E então as cortinas se abrem
Não vou enrolar muito e ir direto ao ponto: É um livro bem "curtinho" que dá pra ler em um/dois dias e que te prende por ter um humor bacana e saber tratar de temas mais sensíveis. Mas infelizmente, eu não consegui me conectar tanto com os personagens quanto eu gostaria. Acredito que se o livro tivesse focado mais na amizade da protagonista com as duas meninas da escola, eu teria dado 5 estrelas e favoritado. Apesar disso, é um livro muito bonito com uma mensagem mais bonita ainda.

Dafny2 19/02/2024

Leve
Apesar dos temas abordados, eu achei um livro super fluido. Foi uma leitura leve e suave, o livro faz pensar sobre nossas ações.

Ketllen5 18/02/2024

Garota de ipanema
Tão gostosinho uma leitura tão fácil e ainda retrata sobre os problemas de se apaixonar na adolescência e os traumas que podem ser causados

Minax 17/02/2024

Um livro diferente, que aborda um assunto muito delicado, e praticamente esquecido, nunca tinha visto o lado da vítima em uma situação como essa.

vivovini 14/02/2024

E foi assim que tudo mudou
Estava precisando de um livro assim. romances adolescentes sempre me quebram um pouquinho e além disso é um livro que trata de assuntos muito importantes que nossa geração precisa aprender a lidar com