Amor às causas perdidas

Amor às causas perdidas Paola Aleksandra

Resenhas - Amor às causas perdidas

Bianca.Costa 26/12/2023

Gostei, maaaas
Eu gostei da temática do livro, nunca tinha lido nada sobre e aprendi muito, muito interessante.
Porém, eu notei que os capítulos da Laura eram bem detalhados e bem descritos, eu realmente me sentia como se estivesse lá observando. Quanto aos do Teo, além de ser em menor número eles faltaram um pouco de profundidade. Acho que ele deveria ter mais de sua personalidade quando narrasse a história.
Mas resumindo, eu amo a Pah e espero ansiosa pelos seus próximos lançamentos

Camila2076 01/01/2024

Um livro interessante
Acostumada a ler os romances de época da Paola ,esse me surpreendeu por conta da narrativa e dos assuntos trazidos no Romance.

Além de uma boa dose de comédia romântica ,também traz uma pitada de drama familiar ,de conflitos que a própria personagem precisa resolver dentro dela. E uma história de amor que faz com que ambos os personagens trazem cura . O amor cura minha gente!
Confesso que não foi uma das melhores livros que li no ano de 2023 ,mas foi interessante!

Glaucia57 15/11/2023

Gostei
Escrever sobre alguns temas requer muita pesquisa e uma história bem interessante para que a leitura não se torne cansativa e a Paola foi excelente nesse quesito. O livro trás na temática vários assuntos fortes: abandono, adoção, homossexualismo.

Desde as primeiras páginas a autora já começa a fazer as amarrações da história, com riqueza de detalhes e personagens bem interessantes.

A história de Laura e Teo é um romance lindo e os personagens que rodeiam o casal são extremamente interessantes, adorei a Thaina, os pais, os avós? juntos além de grandes amigos formaram uma grande família é isso é de deixar o coração quentinho??

Tiveram alguns pontos na escrita dos diálogos que me incomodaram bastante: o sotaque do Teo, pra mim, não faz sentido ele ter um sotaque mineiro tão carregado, até mesmo porque ele só esteve em BH por alguns anos para estudo. E os outros e personagens não tinham praticamente nada de sotaque do Sul.
O segundo ponto, como boa mineira, foi uso do ?trem? de forma errada e o uso excessivo do ?moça?.

Mas, a história é muito linda, vale muito a pena a leitura ???

Clara 22/03/2024

Comecei a leitura muito animada por gostar da Paola e torcer por seu sucesso. Dito isso, admito que esperava mais do livro.
O livro é bom, os personagens são bons, o enredo é bom, mas acho que faltou algo. Faltou aquela coisa avassaladora pra não querer me fazer parar. Não me entendam mal, o livro é bom, mas sentia que faltava algo.
Por vezes achei um pouco arrastada a história, e o que me incomodou foi a forma como havia muitas reflexões. Pra mim essas reflexões excessivas me tiravam um pouco da naturalidade, tanto nas reflexões por pensamento dos próprios personagens, como nos diálogos entre eles, e até mesmo na hora do sexo, que não me pareceu um momento para isso.
Os pontos positivos foram os temas abordados, como adoção e maternidade, além da química do casal.
Algumas partes do livro acho que poderiam ter sido mais resumidas, achei o meio um pouco repetitivo( apesar de entender que a intenção não era de mudar os sentimentos de uma hora pra outra), mas também teve pontos que gostaria que tivessem sido mais explorados, como o podcast da Laura, achei que mostraria ela aconselhando ou narrando uma experiência específica, parte da "entrevista" dela com o Téo lá no comecinho sobre a adoção, uma conversa entre eles sobre serem pais e adotar, sobre o final da Tainá, e a conversa entre eles sobre o emprego da Laura.
Sinto que o livro poderia ter sido um pouco mais curto no meio, e justamente no final que achei que poderia ter explorado mais, foi um pouco corrido e deixou de mostrar conversas e situações que seriam legais de ler.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Paola e pretendo ler os outros livros dela, talvez apenas esse não tenha funcionando tanto para mim.

Roberta426 09/10/2023

Eu amei!
Eu amei muito, fiquei muito presa.
Foi o primeiro livro que eu li da Paola, espero ler os outros o mais rápido possível.
Eu gravei a Camila Camargo como a nossa mocinha, então..se um dia tiver adaptação, já temos a nossa protagonista! Kkkkkkk

DAbora311 26/10/2023

Um livro que vai falar de abandono, ansiedade, perdão, adoção, recomeços. A autora soube trabalhar muito bem os sentimentos de cada personagem, eu consegui entender cada um deles e ficar emocionada com cada história. A escrita é muito fluída, amei as referências a engenheiros do hawaii, minha banda favorita, nunca tinha lido um livro brasileiro que fizesse tantas referências a eles. Achei a personagem Laura muito forte, todas as coisas que ela passou foram muito pesadas, gostei muito dos seus hobbies, gostos musicais e culinários, muito parecidos com os meus, houve uma identificação muito grande. Gostei como foi abordado a adoção, uma triste realidade para crianças maiores e principalmente pretas que dificilmente são adotadas e isso precisa ser mais abordado nas mídias. Mais que um livro de romance, é um livro muito família e retrata assuntos muito importantes.

entresonhosliterarios 26/02/2024

📚Oi oi oi! Vindo aqui com mais uma resenha, e dessa vez a da leitura de fevereiro do Clube de Leitura da Ju (@clubedeleituradaju). Confesso que foi meu primeiro contato com a escrita da Paola, mas já a acompanho tem bastante tempo por conta do canal. E meu Deus, como eu amo os vídeos da Pah! Ela promove a divulgação e valorização do romance clichê e é muito lindo de ver. Por isso mesmo eu estava super ansiosa para começar esse aqui, que inclusive estava na minha lista de nacionais para o ano.

📚Mas, vamos lá, do que trata a história? Vamos acompanhar a história da Laura, amante de contos de fadas e finais felizes, que tem sua vida mudada por completo quando descobre que tudo em que ela sempre acreditou era uma mentira. Laura acaba por cortar relações com sua família, e vai morar com a amiga Tainá. Trabalhando em um grupo de comunicações, Laura se vê incumbida de escrever uma matéria que toca em seu ponto sensível. É aí que entra a participação do nosso mocinho. Para escrever a matéria da revista, Laura precisará da ajuda de Téo, irmão de Tainá, um médico geriatra familiarizado com a irremediabilidade de certas causas. Laura e Téo começam a conversar e uma linda amizade nasce dessas interações. No meio disso tudo, Téo decide deixar Minas Gerais e voltar para Curitiba, mas ao fazê-lo, não esperava encontrar alguém ocupando seu quarto, e com potencial de ocupar seu coração. Laura e Téo vão se ver no meio de um turbilhão que não apenas irá obrigá-los a entender seus medos, como enfrentá-los e assim decidir por quais causas vale a pena lutar.

📚Começo dizendo que gostei bastante da leitura. Não foi um livro favorito como eu esperava, mas a história me prendeu desde o início e eu fiquei ávida para saber como se desenrolaria a história de Laura e Téo. Uma coisa que me incomodou foi que as coisas demoraram a acontecer, e só vamos ver movimentação no plot de vez lá por 60% da história. Senti que os personagens mais uma vez protelavam sentimentos, apesar de conversarem abertamente sobre seus problemas - coisa que já ganhou pontos comigo, porque detesto personagens que ficam evitando falar das coisas importantes. Foi uma boa leitura, mas que, confesso, me decepcionou um pouco.

site: https://www.instagram.com/entresonhosliterarios/

ThainA254 19/09/2023

Fui surpreendida positivamente por minha primeira leitura de romance contemporâneo escrito por uma autora brasileira. Eu sou uma apaixonada por romance e esse livro me cativou. A história de Téo e Laura é leve e ao mesmo tempo muito profunda.

Foi uma leitura fácil e rápida. Foi uma ótima companhia para os meus dias de caos.

Recomenda essa leitura para quem quer um quentinho no coração lendo uma história de final feliz.

Renata.Rodrigues 30/10/2023

Fazia tempo que não lia algo tão sensível e significativo.
Que livro lindo!
Essa leitura me surpreendeu, fazia tempo que eu não lia um livro com uma história tão forte e sensível ao mesmo tempo. Daquelas que mexe com a gente e nos coloca pra pensar.
Vários temas foram abordados de forma tão singela e realista ao mesmo tempo.

Eu amei e super indico.

Termino a leitura com aquele sentimento gostoso de esperança.

Luna.Mikaely 25/09/2023

O amor absolve, mas o medo de não ser amado enjaula.
Mds, eu precisava tanto desse livro e nem sabia. Amei a escrita, e como a Paola consegue passar os sentimentos dos personagens.
EU QUERO MUITO NAMORAR COM O TÉO?

Gi Violeta Literária 01/11/2023

Romance fofo
Boa tarde amores...Hoje venho falar alguns motivos para vocês lerem esse romance delicioso de viver...que é o Amor ás causas Perdidas da @paola.aleksandra .

1- É um livro de autora nacional, ela é uma de nós, começou como influencer literária, e hoje ela é uma autora ,e já tem uma bagagem com livros de época e esse é o seu primeiro romance contemporâneo.

2-Aborda referências da Alice no País das Maravilhas que amo ,muito e amei a forma como é colocada,e a mocinha a Laura é apaixonada pelos desenhos da Disney aí já roubou meu ?? ?.

3- Não é apenas um romance fofo,ela aborda com maestria assuntos fortes :Adoção, família abandono afetivos, suicídio traumas no geral.

4- Mas também ela nos mostra que família não é necessário ser de sangue , e sim amigos se tornam irmãos...

5- E por fim mas não menos importante,o que é o Téo amo quando o homem se apaixona primeiro ,bem cadelinha ...E a forma deles se apaixonarem é lindo e que química, ás vezes dava até calor lendo as pegadas...Mas nada muito hot, picante ? na hora certa.

Espero que vocês leiam e foi um livro que me tirou da ressaca literária que eu estava,por isso não tinha que dar menos de 5'??.
E tem uma playlist maravilhosa....

Laís 19/12/2023

Amor às causas perdidas
Não é surpresa a ninguém que Paola é minha autora nacional favorita, acompanho desde cedo sua carreira de quando era apenas uma Youtuber que indicava meus tão amados romance de época. Vi a mesma escrever seu primeiro livro e acompanhar sua evolução como autora é incrível.
Esse é o primeiro livro contemporâneo dela e assim como ela, sua personagem e sua escrita eu sinto que evolui.
Laura e Téo são os protagonistas dessa história que fala sobre se encontrar a si mesmo, perdão, amor e segundas chances.
É um livro que mexe com você e te faz refletir tantas questões, ele abre sua mente pra novas coisas e possibilidades.
Principalmente sobre entender que está tudo bem estar perdida no mundo e que nem sempre isso é o fim.
Com certeza entra em um dos meus livros favoritos do ano.

sarahosken 21/02/2024

Eu gostei, mas não amei. Algumas coisas achei bem fanfic, fraquinho, masss acho que é porque eu tinha outras expectativas. Não deixa de ser bom!

Ah o sotaque mineiro aplicado errado me incomodou um pouco também, mas relevei kkkkk

Nay 12/12/2023

Bom, porém com ressalvas
A autora trouxe temas importantes, como adoção, abandono, infertilidade e síndrome do pânico. Foi muito bem escrito e pesquisado.

A autora fala muito sobre o amor em suas várias formas, o amor de pais, de avós, de amigos, além do amor entre casais, e isso achei muito lindo.

O romance entre Téo e Laura foi muito fofo. A autora foi construindo aos poucos, mostrando como pessoas tão feridas podem ter dificuldades de se abrir para o amor.

Téo é aquele cara de romances clichês que queremos colocar em um potinho.

Tainá eu amei muito, quero muito saber mais sobre sua vida.

Laura eu não consegui me apegar. Entendo tudo que viveu, as mentiras, mas muitas vezes achei ela egoísta.

Minha maior crítica nesse livro é para forma forçada com que a autora inseriu as gírias Mineiras. Eu como Mineira tenho total propriedade para falar. Me senti muito incomodada, parece que realmente não foi pesquisado. O "moça", assim como "trem" e "uai", foram colocados de forma exagerada e/ou em contextos completamente errados. Outras gírias usadas em excesso e que me causaram estranheza foram "cacilda" e "cara".

O início foi muito arrastado, descritivo demais, então demorei pra conseguir engatar, mas depois fluiu bem.

É uma leitura que vale a pena ser feita, apesar das ressalvas, que talvez incomode apenas Mineiros, mas não muda o fato de que deveria ter sido melhor pesquisado.

Fefe B 11/12/2023

....
Adoro a Paola, vários de meus livros favoritos foram lidos por indicação do canal no youtube (ou até blog, pois as vezes gosto de uma resenha escrita) porem, não consigo amar seus livros. Esse é o segundo livro dela que eu leio, talvez seja cedo para dizer isso, mas não me indentifico com o seu tipo de escrita
Adriana.Batista 30/12/2023minha estante
Isso também aconteceu comigo