A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

Fernanda Coelho 24/01/2024

É na nossa inutilidade que conhecemos o próximo.

Segue uma fala do Padre Fábio de Melo que retrata muito bem:

?Porque só nos ama, só vai ficar até o fim, aquele que, depois da nossa utilidade, descobrir o nosso significado. Por isso eu sempre peço a Deus para poder envelhecer ao lado das pessoas que me amem. Aquelas pessoas que possam me proporcionar a tranquilidade de ser inútil, mas ao mesmo tempo, sem perder o valor.?
Fabio 25/01/2024minha estante
Perfeita a analogia, Fer!

eloisagroshevis 18/09/2023

Odeio edição de bolso, mas amei essa
(Só um comentário sobre essa Edição da Nanofágica)

Adorei que estão com preços bem em conta na amazon e são BEM naniquinhas, mas tem ótimos textos complementares num Qr Code no final, gostei gostei.

Acabei de terminar a leitura e meu sentimento é que tenho medo de um dia acordar e ser percebida, tanto por mim, quanto pelos outros, como um parasita repulsivo e sem utilidade.

E isso em vários sentidos tlg, tanto físico, de se tornar dependente fisicamente dos que estão ao meu redor e não ser capaz de mudar minha condição, ou mesmo sobre sexualidade e a percepção preconceituosa dos outros, ou sobre depressão e como ela te imobiliza e te aprisiona como o corpo metamorfoseado aprisionou o Gregor. Ou até pelas mudanças dentro do convívio familiar e como os conflitos internos podem te transformar de uma forma negativa e aprisionadora.
Sla, me fez pensar kk

É um livro TAO curtinho mas com tantas camadas que realmente acho que uma releitura só melhoraria a experiência. Gostei muito, talvez leia mais obras do Kafka.

(obs: TODA vez tenho que obrigar meu cérebro a se concentrar pra nao lançar um Franz KAFTA, hmmm dlc Kafta com vinagrete e limao skksks)
Gbshelby 18/09/2023minha estante
Você jamais verá um inseto como antes.

eloisagroshevis 18/09/2023minha estante
acabei de deixar a barata da vizinha ficar na minha cama mesmo, ta td bem ne? vai q ela ta limitada a um corpo que exclui ela no ambiente que é a casa da vizinha ne

Gbshelby 18/09/2023minha estante
Hahahaha boa

Thais Caroline 09/04/2024

Uma leitura singular
Eu comecei a ler o livro com a expectativa de entender porque motivo isso aconteceu com o Gregor e também de talvez ver ele retornar à sua forma humana.
Quando acabei o livro me senti um pouco frustrada por não ter entendido tão bem o conceito e fui atrás de assistir e ler algumas resenhar pra ver se me clareava um pouco os pensamentos, já que por ser um livro clássico talvez eu tenha esperado algo dele que não era a proposta.
E sinceramente, foi a melhor coisa que fiz, após ver diversos vídeos e resenhas do livro pude entender qual é a ênfase que o autor quis dar ao mostrar o Gregor como um inseto ?repugnante?, ou seja, o quanto nós só temos valor para as pessoas enquanto atendemos as expectativas delas sobre nós, que ao primeiro sinal de desapontamento com suas ações você passa a ser pouco a pouco desvalorizado é inútil.

Recomendo a leitura e pretendo reler em breve.

fernanda 01/05/2024

Adorei! sei que a mensagem é diferente e bem mais profunda, mas esse livro inteiro transmite perfeitamente o sentimento de como é ser uma adolescente fodida

Keyth 16/04/2024

Vai sem medo
Estou arrependida de ter enrolado a leitura de A Metaformose por pensar que seria difícil e teria que usar todos os meus neurônios; foi bem o contrário disso. É um livro com uma linguagem fácil e muito fluído.

Minha consideração final é: esse livro é a resposta daquela trend "amor você me amaria mesmo se eu me tornasse uma minhoca?"

(Extra: tô surpresa como essa versão de bolso é confortável de ler. O papel é de boa qualidade, tem uma diagramação muito boa e tem respiro nas margens.)

Guilherme.Oliveira 01/02/2024

O pobi do Gregor
Cara você só vale alguma coisa para os outros enquanto você tem algo a oferecer, só digo isso. Desse livro podemos tirar várias analogias de nossa própria vida. Recomendo a um leitor nível médio.

fadatears 01/02/2024

O peso do capital
A metamorfose é um livro super interessante e reflexivo. Tudo começa com Gregor que ao acordar não é mais o mesmo, ele se transformou em um inseto, a partir disso a trama conta como ele passa a ser enxergado pela própria família, partindo do ponto de que ele não é mais "produtivo", ou seja, ele não é o responsável por produzir capital para a sua casa.

alinedeoliva 12/04/2024

Intranquilo
Não sei exatamente o que esperava desse clássico, mas com certeza não era esse sentimento de desolação, esse amargor.
Finalizei o livro com um medo íntimo meu fantasiosamente descrito: ser vista pelos que amo e me dedico como um fardo quando não tiver mais a serventia prevista.

paixão 12/03/2024

Já dizia raul seixas
Eu vou ser bem sincera e dizer que esperava mais, não sei exatamente o que mas eu esperava. Acho que quando vamos ler clássicos a gente quer descobrir qual o fator X que transformou eles em clássicos e eu pensava que tivesse sido algo muito maior do que foi.
Obviamente não tiro os créditos do Kafka por ter escrito esse livro da forma tão singular como ele escreveu, nem da narrativa e da atmosfera envolventes que foram desenvolvidas. Ele é um grande escritor que trabalhou uma crítica social digna de relevância aqui.
Assim como o Gregor continuou se preocupando com coisas materiais e mundanas em sua forma animalesca, eu agiria da mesma forma, e acho que isso diz muito sobre o quão presos em convenções sociais nós estamos, e em como vivemos em busca de reconhecimento material do nosso esforço sem que ao menos nos conheçamos.
AnnadRezende 12/03/2024minha estante
Você descreveu exatamente o que eu senti após ler esse livro tmb

Lais544 01/02/2024

Metamorfose
"Metamorfose" de Franz Kafka pode ser analogicamente relacionada à depressão e ao capitalismo:

1. Depressão: A transformação de Gregor em um inseto gigante pode ser interpretada como uma representação metafórica da depressão. Assim como a depressão pode alterar drasticamente a perspectiva e a experiência de um indivíduo, a metamorfose de Gregor simboliza uma mudança radical que afeta sua vida e a dinâmica familiar.

2. Capitalismo: A pressão para ser produtivo e contribuir financeiramente para a família é evidente na narrativa. A incapacidade de Gregor de continuar trabalhando após sua transformação destaca as implicações desumanizadoras do capitalismo, onde o valor de uma pessoa muitas vezes é vinculado à sua produtividade.

A alienação que Gregor sofre e a falta de compreensão de sua família podem ecoar os sentimentos de isolamento frequentemente associados à depressão. Além disso, a exploração da condição de Gregor em um contexto capitalista pode sugerir uma crítica à desumanização resultante da ênfase excessiva no trabalho e na produtividade.

Dessa forma, a obra de Kafka pode ser vista como uma lente multifacetada para examinar não apenas a experiência pessoal de depressão, mas também suas interações com as pressões sociais e econômicas, como as presentes no sistema capitalista.

Eu gostaria muito de viver em um universo no qual David Lynch conseguiu fazer uma adaptação de Metamorfose para o cinema. Onde mentes lunáticas e geniais se encontram.

Alexy4 30/09/2023

Me identifiquei com uma barata
Que clássico meus amigos, que clássico! Estava com expectativas altas para esse e ainda consegui me surpreendeu! Muito boa para analisar também! Amei!

Fernanda.Caputo 23/01/2024

Um livro incômodo
Uma certa manhã Gregor acorda metamorfoseado em um inseto.

Continua pensando, entendendo tudo o que o cerca, preocupa-se com o horário do trabalho, mas passa a ter antenas, uma couraça, seu corpo não responde como antes, seu apetite mudou e ninguém mais o entende.

Gregor poderia ser qualquer pessoa afetada por alguma doença incapacitante.
Um dia está tudo normal. Na manhã seguinte, o mundo mudou.

Gregor que até então sustentava a família com seu trabalho se vê relegado a seu quarto.
Seus vínculos com a humanidade vão sendo rompidos pouco a pouco.
Passa a ser um fardo. Seus pais sequer querem vê-lo. E como não chamam um médico, pelamordedeus?!

Que livro triste. Porque embora absurdo, é real.

Fulu 20/03/2024

?metamorfoseado em um inseto monstruoso.?
O cara tá se transformando em um monstro mas só pensa no trabalho(eu, depressiva e com TAG vivendo em um mundo capitalista

Ingrid Elen 27/02/2024

Eu senti dó do ?pobi?. Mas ao mesmo tempo quando ele se transformou fiquei com um pouco de nojo porque no livro especifica toda a característica física dele quando se transforma em uma barata ??
Não curti tanto a leitura por conta disso.

Estela 05/01/2024

Primeira leitura do Franz Kafka
Mesmo sempre ouvindo sobre A metamorfose de Gregor Samsa, está foi a primeira vez que tive contato com a história que vai muito além de um homem que acorda de seus sonhos intranquilos no corpo de uma barata.

O que mais me chamou a atenção foi ter feito a relação de que em 1915 o bournout já é descrito muito antes de ser considerado uma doença, Kafka descreve um personagem que trabalha a finco com algo que não gosta para manter luxos que não são seus, e um dia acorda e se vê sem capacidade de levantar para pegar o trem para o trabalho, e nesse primeiro deslize sua capacidade operacional é questionada colocando em dúvida tudo o que já fez.

Em seguida, o personagem é colocado à margem, não serve mais e se torna um fardo para sua família, lógico que nesse caso o personagem está na forma de um dos insetos mais temidos do mundo, mas a analogia que podemos fazer com diversas situações é incrível, e é isso que faz de A metamorfose um livro que rompe barreiras do tempo e sempre estará mesmo quando nós já formos considerados um trabalho feito pelo emprega.