As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai




Resenhas - As montanhas cantam


215 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Matheus.Giovanazzi 12/03/2024

Amei ler esse livro, pude conhecer um pouco da história do Vietnã, um país e uma cultura que tive pouquíssimo contato. Uma história muito emocionante, cheia de personagens fortes!
comentários(0)comente



Amanda3913 09/03/2024

Deu vontade de ler sobre a Guerra do Vietnã
Avó conta para a neta o que viveu durante o longo período da Guerra do Vietnã.

O ponto de vista de civis camponeses. O quanto a guerra destroçou uma família (várias família!).

A neta ouve as histórias da avó e vive também às consequências dessa guerra, com seus tios e pais sendo convocados para lutar.

Revela a crueldade e a bondade que há nas pessoas.
comentários(0)comente



@vcdisselivros 07/03/2024

Palavras são como facas, deixando feridas invisíveis que continuam a sangrar”
Resenha - As montanhas cantam

“As palavras são como facas, deixando feridas invisíveis que continuam a sangrar”

Acredito que o principal objetivo de um clube de assinatura literário seja você sair da zona de conforto. Ter acesso a diversificados títulos e conhecer obras em “primeira mão” foi uma das razões que me motivou a assinar a Tag inéditos há cerca de dois anos.

Sendo sincero, se eu estivesse em uma livraria e passasse por “As montanhas cantam”, digo com toda a certeza que jamais compraria. A sinopse definitivamente não chamaria minha atenção, não me sentiria confortável com a temática e no fim quebraria a cara por não me permitir conhecer tal riqueza..

Ainda que não seja uma leitura fácil (estamos falando de um livro que retrata a ocupação francesa, japonesa, depois passa para a guerra do Vietnã, a reforma agrária, resumindo, é FORTE), temos aqui uma escrita fluida, instigante, emocionante.

A obra de Nguyên Phan Quê Mai se supera, de modo que faz o leitor parar e analisar as muitas pequenas coisas da vida que nos são importantes, exemplo, estar cercado daqueles que amamos em todos os momentos, principalmente os difíceis.

O Plus de poder circular por outra cultura é enriquecedor e ter como guia protagonistas femininas tão empoderadas é motivador.

Em suma, se tiver a oportunidade leia, absorva, aprecie!
comentários(0)comente



Renata 02/03/2024

Temática diferente
Gostei muito do livro principalmente pela autora ser vietnamita mesmo. Nunca tinha lido nada desse tema então foi bem interessante. A forma como a autora escreve deixa até as coisas um pouco mais leves, então apesar de ter muitas partes tristes não é um livro super trágico e nem só com desgraças heueheueh
comentários(0)comente



maribaciega 27/02/2024

Um livro com narrativas antigas, de Diêu Lan contando sua história à sua neta e Huong falando sobre sua vida e momentos da guerra. A descrição das história são bem detalhistas e tristes, por serem contadas em momentos difíceis dos vietnamitas, mas ao mesmo tempo, o livro passa uma ar de esperança, porque mesmo diante das dificuladades, a mesagem que fica é na maior parte positiva.
comentários(0)comente



Pati 24/02/2024

Uma história triste que emociona e revolta
"As Montanhas Cantam" de Nguyen Phan Que Mai é uma obra tocante que nos leva por uma jornada profunda através da história e das gerações no Vietnã. A autora habilmente entrelaça as vidas de diversos personagens, oferecendo uma narrativa rica em detalhes e emoções.

A trama, que abrange décadas de turbulência histórica, captura a essência da resiliência humana diante das adversidades. A autora utiliza uma prosa poética para explorar temas como família, amor, guerra e a busca por identidade.

A obra não apenas apresenta um retrato vívido da cultura vietnamita, mas também revela a complexidade das relações humanas diante das circunstâncias desafiadoras. A narrativa cativante e os personagens envolventes tornam "As Montanhas Cantam" uma leitura emocionalmente poderosa que ressoa muito além das últimas páginas.
comentários(0)comente



Aline 21/02/2024

Emocionante
Não tem como não se envolver com amo livro. E também não tem como não se indignar, refletir e aprender com o a história da família. É um livro forte, profundo, envolvente e muito emocionante!
comentários(0)comente



Vanessa.Tiji 19/02/2024

Emoção é o que não falta...
No começo o livro parece um pouco arrastado, mas acho que muitos livros as vezes começa assim, até realmente nos apegarmos aos personagens. A história é um pouco triste devido a ter guerra, mas notei que tenho me interessado pelas livroa que contam as histórias de guerras, com um pouco de ficção. Gostei que a pesornagem é guerreira e superou muitas coisas, mas principalmente no final ela perdoou á todos que lhe fizeram mal, e sabemos que isso nem todos conseguem.
comentários(0)comente



Bia 18/02/2024

As montanhas cantam é um livro sobre descobertas, sobre história e sobre o reconhecimento de que, na maioria das vezes, não somos tão bem informados assim. Amei a leitura, apesar de não ser aqueles livros que você começa e termina no mesmo dia, e aprendi muito, não só sobre a guerra e a reforma agrária, mas também sobre a cultura de um povo.
comentários(0)comente



Adaline.Duarte 17/02/2024

Uma opinião de uma leitora ávida de romance ?
Bom, como eu começo?
Sou uma pessoa que pego muito as dores das pessoas , ou seja, uma pessoa hiper sensível. Por isso, quando eu peguei esse livro para ler eu tive que repensar muito se seria uma boa ideia( quem leu vai entender o porque), é um livro pesado muito pesado , não é um livro que você vai ficar rindo ou feliz , você vai ficar mal e assustada por que foi assim que fiquei , só de pensar que essa história poderia ter sido real para várias pessoas que estiveram nesses eventos como A Grande Fome, Reforma Agrária, Guerras, Invasão Japonesa; eu sinto uma frustração e raiva ao mesmo tempo , eu sou uma pessoa que ama a cultura asiática e tinha um sonho de conhecer o Japão? até eu ler esse livro e aquele ideal encantado que eu tinha desse país rachou completamente ! Então pessoas que estão lendo esse texto, se você for uma pessoa sensível a temas pesados , eu não recomendo a leitura , mas se você é como eu que mesmo sabendo que vai se arrepender mas quer ler do mesmo jeito , boa sorte ! E para quem curte esse gênero de livro , vão com certeza amar ler , por que realmente é uma história admirável de força, luta, coragem, sofrida.
comentários(0)comente



Ladybug 16/02/2024

Um romance bem emocionante do inicio ao fim, que nos envolve de tal forma que sentimos o que os personagens estão passando.
comentários(0)comente



Inspirações Literárias 16/02/2024

Recomendadíssimo!
Um livro com una narrativa esplêndida.

Uma história que segue a linha do tempo entre passado e futuro de como a guerra do Vietnã transformou tristemente uma família.

Impossível esquecer esse livro.
comentários(0)comente



KAnia0 12/02/2024

As montanhas cantam
Livro com cenário da guerra do Vietnã. São duas narrativas: neta e avó. Muito interessante o contexto da história trazendo várias perspectivas da guerra.
comentários(0)comente



LAcia12 11/02/2024

Lindo!
Uma história cheia de nuances e com raízes fortes que nos apresenta a dor que só quem vive a guerra é capaz de suportar.
Eu levei bastante tempo pra ler apesar de estar bem envolvida porque tiveram passagens muito difíceis de violência, com as quais não sei lidar muito bem.
Mas o livro consegue ser envolvente, bem contextualizado e ainda que misture linhas cronológicas é fácil de acompanhar e compreender o início, meio e fim.
comentários(0)comente



Pamela Florentino 10/02/2024

As Montanhas Cantam
Romance histórico vietnamita enviado no mês de setembro/2023 para os assinantes da Tag Inéditos.
Um livro tocante e muito bem escrito que traz a história da guerra no Vietnã, da Grande Fome e da Reforma Agrária.

Narrado em sua maior parte por Hu’o’ng, veremos a trajetória de sua avó e matriarca da família, Diêu Lan.

Os capítulos possuem datas para ajudar o leitor a se localizar no tempo histórico e os detalhes que contam com expressões locais, comidas típicas e tradições nos fazem ter uma imersão muito melhor na história.

O livro não fala apenas sobre guerras, fala também sobre família e como as mesmas são afetadas pelos acontecimentos.

Durante a leitura vamos acompanhar Diêu Lan e sua família passando por altos e baixos, uma família grande composta não apenas por laços de sangue, mas também por laços de amizade e fidelidade.

A trajetória não é nada fácil, vemos as pessoas se separarem e se reencontrarem diversas vezes. Vemos a fome que assola a sociedade e destrói tudo ao seu redor. Pessoas cruéis machucando inocentes e tirando bens de trabalhadores.
No meio disso, Diêu Lan luta para manter sua família viva e com seus princípios intactos.

Gostei muito da leitura, apesar de ter achado um dos plots no final um pouco forçado. Ainda assim, isso não foi nada que tenha tirado o sentimento de ver as pessoas se reerguendo depois de todas as tragédias.

Não podemos deixar de parabenizar a autora Nguyen Phan Que Mai pelo seu empenho em escrever a história da forma mais fiel possível aos verdadeiros acontecimentos. Senti como se eu estivesse vivenciando a guerra de verdade.
comentários(0)comente



215 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |