Sal e Açúcar

Sal e Açúcar Rebecca Carvalho

Resenhas - Sal e Açúcar

Maria17641 13/12/2023

APAIXONADA!
Primeiramente, eu PRECISO de uma continuação esse livro!!!! Lindo e maravilhoso, foi o primeiro livro em um contexto nordestino que eu li e foi muito bem escrito, trazendo cultura, expressões, coisas do nosso dia a dia que não podem faltar e identificação com os personagens. Amei demais!

bendtherules 24/09/2023

Nós mulheres nordestinas que perdemos a vó...me identifico muito com a principal, sério, e esse livro foi um quentinho no meu coração em relação a tudo. É MUITO bem escrito, tão fluído que eu engoli ele em praticamente um dia (e chorei metade dele, juro)

Ana Claudia 21/10/2023

A família de Larissa Ramires tem uma padaria chamada Sal. Do outro lado da rua existe uma outra padaria chamada Açúcar que pertença à família de Pedro Molina. As duas padarias ficam em Olinda, no Recife.

Há muitos e muitos anos existe uma rixa muito grande entre essas duas famílias. É uma briga que ultrapassa gerações e que Larissa e Pedro estão absorvendo sem nem saber o porquê.

Sempre que tem um evento, uma competição, as duas famílias tentam uma prejudicar a outra seja boicotando o trabalho ou disseminando boatos.

Quando a avó de Lari morre, a padaria Sal fica em uma situação financeira fragilizada. Na mesma época de sua morte, surge na mesma rua um novo supermercado, Pague menos, que com seus preços baixos está tirando a clientela da padaria.

Lari não tem nenhuma habilidade culinária, ela é um verdadeiro desastre na cozinha e, desta forma, não consegue ajudar seus pais a reerguer a padaria. Mas Lari não esmorece e está disposta a fazer qq coisa para ajudar a padaria que sua avó tanto amou.

Surge então um campeonato de culinária e ela se inscreve. Só que ela descobre que Pedro Molina também está participando e ela terá que estar com ele nessa competição. No início ela bate de frente com ele, assume as dores da sua família pela rixa existente até que ela passa a conhece-lo no dia a dia e percebe que ele não é o ?monstro? que a sua família pinta.
A convivência deles faz com que Lari passe a vê-lo com outros olhos e ele a ela. Aos poucos um amor surge, eles ficam escondendo esse sentimento de todos com medo de que suas famílias descubram. No entanto, chega uma hora que não da mais para esconder.

Que romance mais gostoso de ler. É bem adolescente, mas é divertido acompanhar como que um amor surge em meio a uma treta de família e como eles lidam com isso. Adorei a parte do campeonato de culinária e meio que fiquei com água na boca com as comidas que eles preparavam. Um romance leve, divertido, muito fluido e envolvente. Super vale a pena ler.

Isabela- 22/12/2023

São e açúcar foi um dos melhores desse ano. A história é fofa, adorei que trata da luta entre pequenas e grandes empresas. O cenário nordestino com características muito bem trabalhadas é um toque especial nessa obra fantástica

Larissa Benevides 18/10/2023

Sal e Açúcar - Rebecca Carvalho
"Voinha me ensinou a enxergar cozinhas como lugares mágicos onde tudo se transforma em lembranças deliciosas."

Uma doçura.

A sensação durante a leitura desse livro foi realmente o de estar em uma padaria sentindo o cheiro de coisas gostosas e assistindo um bom filme da sessão da tarde.

O livro vai contar aquela história de famílias rivais que brigam por conta dos negócios. Apesar de clichê, a autora consegue prender a atenção do leitor para que acompanhe o jovem casal percebendo que a briga entre as famílias já passou do momento de acabar.

A protagonista é minha xará, Larissa, e confesso que apesar da narrativa ser exclusivamente dela ainda sim por diversos momentos foi por conta dela que ficava nervosa por deixar a situação da rixa ainda mais forte.

Mas relevando algumas situações por se tratar de adolescentes, a história é leve e cativante. As descrições das cenas na cozinha deixavam minha barriga roncando.

A cereja do bolo é aquele plus de livro nacional que se passa no Brasil, as descrições das cidades que conhecemos, as gírias e cultura do nosso nordeste retiraram sorrisos carinhosos enquanto lia.

Achei que o final foi bem corrido, a autora poderia ter soltado mais informações dos personagens no decorrer da história melhorando essa sensação de que todo o conteúdo foi liberado nas ultimas 100 páginas. Ou o livro poderia ser mais curto.

Uma leitura rápida e leve. Um romance adolescente enemies to lovers para distrair na sua TBR.

kazigrayson 29/09/2023

Talvez eu tenha lido com as expectativas erradas?
Geralmente gosto de livros de romance que não focam unicamente no romance. Nesse, por exemplo, há toda uma trama relacionada aos problemas que as padarias das famílias dos personagens estão passando e a forma que eles vão encontrar para tentar deixar as suas diferenças de lado e solucionar esses problemas. Além disso, acompanhamos a protagonista e suas inseguranças em relação ao seu futuro, ao rumo que ela quer seguir, mas se sente presa pelas expectativas que a mãe tem sobre ela. Achei tudo isso muito legal, de verdade. Mas mesmo assim, fui ler esse livro esperando um romance fofo para aquecer o coração e sinto que o romance é o elemento que foi mais deixado de lado nessa história inteira. O casal não me convenceu muito ao ponto de eu torcer por eles... Acho que o relacionamento deles poderia ter sido mais bem desenvolvido.
Senti também que o final foi apressado, tudo aconteceu rápido demais.
Apesar disso, algo que eu gostei bastante nesse livro foram os cenários construídos pela autora. Me fez querer fazer uma viagem até Olinda... Por mais livros ambientados no Nordeste, por favor!
_Gossipbooks 29/09/2023minha estante
Desculpa a piada, mas talvez o livro seja "Sem sal e açúcar" HAHSHAJS.

kazigrayson 29/09/2023minha estante
KKKKKKK eu pensei a mesma coisa assim que terminei

Hannah 06/03/2024

O Romeu e Julieta da modernidade; duas padarias rivais de gerações estão na decadência, e neste momento infortúnio surge um mercado querendo comprar seus estabelecimentos, porém, nossos protagonistas inimigos decidem trabalhar juntos para impedir isso. Inicialmente, a história tem muitos expressões e palavras nordestinas, ademais mostrando um pouco sobre a realidade nordestina, o que eu adorei essa representatividade. A trama é muito bem organizada e fechada, tendo momentos de climax, tensão, fofura e dar risadas. Os personagens são muito divertidos, a Lari e o Pedro, são geniais, e hilários sua dinâmica, além, do seu romance maravilhosamente construído. Porém, quero ressaltar algo que me decepcionou um pouco - a falta de relevância dos personagens secundários, como se fosse que sua única função é ser apoio dos protagonistas e impulsionar seu romance - acho que deveria ter trabalhado mais nesse ponto, embora em geral valha muito a pena esse livro.
?Ele é só um garoto.?
?Tu só precisa preencher e enviar o formulário.?
?O importante agora é o próximo passo.?
?Não dá as costas para o mar, voinha dizia. Tu nunca sabe quando uma onda vai vir até você e te dar uma rasteira.?
?-Sei que é difícil ouvir que a pessoa que tu mais ama tem defeitos, mas, falando sério??

grlm 10/10/2023

Sal e Açúcar
Pedro Molina e Larissa Ramires, dois adolescentes de 17 anos que possuem em comum o amor pela culinária e também uma rixa entre suas famílias que é passada de geração para geração.

Mas as coisas precisam mudar quando uma rede de  supermercados se instala em seu bairro derrubando pequenos negócios familiares da região. Mas, como dizem: tem males que vem para o bem. A vinda do supermercado fez crescer a preocupação de Pedro e Larissa, que deixam de lado as rixas familiares e se juntam para tentar manter os negócios de suas famílias de pé. Durante essa tentativa eles descobrem sentimentos mais profundos e um passado desconhecido por muitos.

Gostei muito da leitura. Livro nacional que se passa no nordeste, onde é sitado várias comidas típicas e linguagens específicas da região, além de um anemies to lovers que a gente ama, um romance que se encaixa e que não fugiu do habitual para um relacionamento entre adolescentes. Infelizmente não tem o ponto de vista dos dois personagens, mas, apesar disso, a autora tem uma escrita que flui bastante. Não gostei muito do final pois foi bem corrido e não teve tantos detalhes, acho que deixou um pouco a desejar.

"Nunca confie num Molina nem em frigideira de base fina!"

Thaiane Koppe 14/02/2024

Da série: que livro perfeito!
Que coisa maravilhosa é pegar um livro e ele ser tão bom que você não consegue largar! O livro já te pega nas primeiras páginas pelo enredo incrível, uma espécie de releitura de Romeu e Julieta, brigas entre famílias e muito babado e confusão! Larissa e Pedro foram destinados a serem inimigos porque desde que se entendem por gente as famílias deles não se entendem, mas todo esse ódio familiar esconde segredos que nem eles entendem, cabe a eles decidirem mudar o que outras gerações não puderam. Ah gente, eu não vou ficar me alongando não, vai para os melhores desse ano e eu super recomendo, é um romance clean muito levinho e gostoso de ler!

~Marce 14/10/2023

~
Sem sal e açúcar deveria ser o nome do livro
O livro de romance enemies to lovers NÃO tem nem enemies nem lover kkkk tudo acontece tão de repente, por isso não consegui gostar de nenhum personagem nem shippar o casal principal
O bom foi q escrita do livro é ótima, foi super fluido e gostosinho de ler
Mas o livro é muito paradooo

Tatiany.FranAa 23/11/2023

Romário e Julieta, a maior receita
Eu tive que esperar um pouco para digerir tudo, mas uma coisa eu tenho certeza, esse é o meu livro favorito de romance até então, superou totalmente os anteriores. Eu já tinha um carinho enorme pois se passa em Olinda e eu moro perto de Recife, então ler as descrições de lugares que já passei foi simplesmente mágico, a ambientação ser em Pernambuco me fez criar muita expectativa, e graças a Rebecca e suas mãos de fada para escrever entregou tudo, a cultura, a comida, as gírias, não tenho críticas quanto a isso. ( Só fico imaginando como colocaram alma sebosa, caraia e tabacudo em inglês KKKKKKK)
A trama enemies to lovers na minha opinião foi ao pé da letra pois houve de fato o enemies, ou ao menos um rivals e o lento desenvolvimento (slow burn) até o Lovers, e foi maravilhoso que o sentimento evoluiu em ambos lado ao mesmo tempo, de fato até então eles se odiavam, e é exatamente isso que eu espero de uma história com esse gênero.
Quanto a os personagens eu me apaixonei pelo Pedro junto com a Lari??, mas num geral são todos muito cativantes, profundos e cheios de histórias e personalidade, eu me dou por satisfeita com o caminho que a trama familiar percorreu, nada a acrescentar e nem criticar, mas confesso que senti falta de mais cenas de Lari e Pedro depois que de fato tudo se resolveu, achei o final rápido, mas faz parte, a maioria dos livros são assim.
Espero muito que tenha continuação, por favor Rebecca Carvalho faça alguma coisa.??

lusandra 05/01/2024

Definitivamente um romancezinho água com açúcar.
Amei os personagens, todos eles tem seus defeitos e isso me ajuda muito a conseguir ver alguma humanidade neles, me ajuda a me apegar e torcer mais pela história.
Priscila.leitora 05/01/2024minha estante
Gosto desses!!

marymoonteiro 13/11/2023

Ata amo
Leitura mt confortável, me senti super em casa e aconchegada lendo esse!!
personagens fofos e engradinhos, amo! recomendo super pra qm gosta de enimies to lovers.
tem várias referências ao nordeste do Brasil, amooo nacionais! aprendi mt com esse livro.
o amor vence tudo ??
Eduarda.Reis 13/11/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler ?

Jess 30/09/2023

Duas padarias rivais. Uma rixa entre famílias que atravessa gerações. Dois adolescentes descobrindo que o amor fala mais alto que o ódio.

Lari Ramires foi criada sabendo que independente de qualquer coisa devia odiar todos os membros da família Molina e o que a padaria deles, a Açúcar, represantava: uma traição ocorrida há muito tempo. Mais do que meros concorrentes da Sal ? a padaria dos Ramires ? eles são o inimigo.

Mas após a morte da vó de Lari, a jovem se afunda no luto e as dificuldades de aprender a viver sem a sua pessoa favorita no mundo se somam aos problemas financeiros da Sal, à relação difícil com a mãe, e aos conflitos da vida escolar.

De alguma forma, ela se vê forçada a integrar um clube onde o presidente é ninguém mais, ninguém menos, que Pedro Molina, o seu inimigo desde a infância. E por mais que sinta que está traindo a sua família, muita coisa está em jogo para que ela possa simplesmente desistir da tarefa imposta.

Aos trancos e barrancos, Lari e Pedro vão convivendo e descobrindo que há muito mais entre eles que o ódio antigo arrastado por suas famílias.

"Sal e Açúcar" fala sobre o luto, sobre a descoberta do amor, sobre as dúvidas e conflitos que acompanham o Ensino Médio e sobre família. Tudo isso, ambientando a história no Nordeste, com um texto que reflete toda a brasilidade e características culturais e linguísticas típicas da região, o que é um refresco para o leitor. Realmente me deliciei com a forma de falar das personagens e os cenários apresentados. Se a trama não me empolgou tanto assim ? uma releitura de Romeu e Julieta, ? a escrita compensou a leitura.