Colegas de Quarto

Colegas de Quarto Marina Basso

Resenhas - Colegas de Quarto

espe.jubs 02/01/2024

Foi o primeiro e-book que eu li, e amei demais!!

No meio da leitura eu não aguentava mais a Natalie se metendo e encrenca e só queria que elas terminassem juntas logo??

Mas o desenvolvimento delas foi perfeito, juntas e separadamente, a Natalie aprendendo a ser mais responsável e a Esther entendendo seus limites, enquanto as duas aprenderam a se respeitar mais depois que reataram.
Fiquei com muito medo de elas brigarem de novo depois do incidente com o Erick (já q vc piscou elas tao brigando), mas foi algo que marcou tanto elas q sinto q as duas amadureceram muito depois, principalmente a Natalie, q parou de procurar suspensão?.

Eu amei a dinâmica com todos os outros personagens secundários, amei a turminha delas no colégio e a aceitação de ambas as famílias. Também apreciei muito o desenvolvimento da Madalena como mãe da Esther. A família da Natalie é simplesmente suco de família brasileira e não tinha como não rir da relação fraternal Natalie-Bianca, além das gafes da Dona Sônia&André.

Amei como o livro representou as personagens do internato como adolescentes brasileiras de verdade, por mais ricas q elas fossem elas continuavam sendo adolescentes e fazendo o que adolescentes na vida real fazem.

Terminei o livro de coração quentinho, eu conseguia sentir o amor delas só de ler as palavras q elas dirigiam pra outra, lindo demais.

Pensando pensamentos e vi que o livro da Bianca já foi lançado no wattpad, e talvez hora ou outra eu leia pra aproveitar mais desse universo?
Beatriz3345 03/01/2024minha estante
tem um segundo livro da Bianca??

espe.jubs 03/01/2024minha estante
@beatriz3345 tem simm, foi lançado no wattpad com o nome de "Camellia", a conta da autora é "hunterina", na conta dela tem mais algumas obras e uma prévia de colegas de quarto

caracaa, nn sabia obgd

folktana 17/01/2024

Não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro, mas vamos lá:

a primeira coisa que me vem à cabeça quando penso nele é: desnecessariamente longo. muitas vezes cogitei abandonar a leitura, e os primeiros 15% pra mim foram muito arrastados. levei um tempo pra alcançar um bom ritmo de leitura, diversas vezes olhando a quantidade de páginas restantes e pensando: meu deus, o que tem de história pra contar em tantas páginas?

o irônico, no entanto, é que por mais que a narrativa seja mais longa que o considerado necessário por mim, um dos meus principais problemas com ela foi justamente a falta de profundidade - especialmente no casal principal, que deveria ser o foco do livro. o mínimo que se espera de um romance de mais de 600 páginas é que seja bem construído e convincente. na minha opinião, tudo ocorreu rápido demais. acho que se a autora tivesse investido numa pegada mais enemies to lovers e demorado um pouco mais para juntar o casal, a história se tornaria muito mais interessante.

acredito que individualmente as personagens principais natalie e esther também se saíram um pouco superficiais, com diálogos muitas vezes fracos, tanto entre si como com outros personagens.

agora falando um pouco das partes boas, que me fizeram dar 3 estrelas para essa leitura: a narrativa é leve, o que ajudou no fluxo de leitura apesar da história longa. ele também traz alguns pontos importantes a serem discutidos em uma história adolescente, como a ansiedade que muitos sentem nessa idade e a necessidade que todos têm de terapia. outro assunto abordado foi a pedofilia e o abuso de poder em uma relação professor x aluna. o único ponto que me incomodou nesse último tópico foi a resolução aparentemente "simples" do problema, mas sei que se a autora tivesse se proposto a abordar o tema de maneira mais realista, isso traria um clima mais pesado que acredito não ser a proposta da história.

o casal tem momentos muito fofos e gostei bastante das personagens, principalmente da diva esther, e as amigas da natalie também são legais, apesar de algumas (lorena) me irritarem em determinados momentos. não foi uma experiência de leitura ruim, consegui ler consideravelmente rápido e fluiu bastante, mas acredito que poderia ser umas 200 páginas menor tranquilamente.
isynhas 17/01/2024minha estante
to terminando ele e simplesmente concordo mt com isso!
O livro foi dado como enemies to lover,mas literalmente nn teve a parte de se odiar? E TUDO ACONTECE TÃO RÁPIDO

folktana 17/01/2024minha estante
SIMMM, elas ficam juntas muuuito rápido, isso me incomodou demais

Ananda141 31/12/2023

QUE LIVRO HEIN?
"Para todas as meninas que cresceram sem se ver nas histórias."

Acredito que foi um dos maiores romances sáficos que li esse ano e na vida. O que de fato evidenciou que valeu a pena! Foi tão gostoso ler a interação da natalie e da esther, as briguinhas, os flertes e tudo que ambas me proporcionaram na leitura.
Entretanto, ficou repetitivo a persistência da natalie em não se adequar nas normas da instituição, mas acho que foi realmente isso que a autora quis mostrar, a dificuldade da natalie em se encaixar nos padrões de uma nova jornada da sua vida e em se encaixar no regime do internato. Mas não passa pela minha cabeça que uma bolsista tenha feito essas coisas, sabe? esquecendo do motivo de estar lá e tudo o que os pais estavam fazendo para ela enquanto ela estava lá.
Primordialmente, fica CLARO, o mais ÓBVIO impossível que muita das coisas que a natalie e o restante das alunas fazem é por ter um enorme privilégio branco. Porque ninguém com consciência de classe faria as loucuras que a natalie fez na situação dela.
Abordou assuntos importantíssimos!!!! O que aconteceu com a Elisa, foi muito amplamente abordado, não foi aquele faz de conta e ficaram felizes para sempre. Evidenciou SIM que muitas das vezes a VÍTIMA é quem é julgada e não acolhida e que o acompanhamento psicológico é extremamente importante nessa e outras situações.

? | sobre os outros personagens...

Foi de maneira essencial colocar a Madalena como mãe da Esther. Uma personagem com uma personalidade indescritível, foi uma das que eu mais gostei e odiei, o que mostra que a autora soube desenvolver a personagem.

Dona Sônia, mãe da Natalie, é muito aquela mãe de amiga que todos amam. Que é carinhosa, mas sabe distinguir o certo e errado nas situações. Só me deixou embasbacada foi a autora retratar a personagem com tanta ingenuidade. Ela não sabia quando a filha era suspensa, tipo? um internato caríssimo e a filha bolsista COMO NÃO COMUNICARAM aos RESPONSÁVEIS!!???!! Até agora não entendo isso.
Beatriz3345 03/01/2024minha estante
sobre eles nn comunicarem os pais eu real pensei nisso tbm kkkkkkkk impossivel aquilo ter acontecido

Ananda141 03/01/2024minha estante
sim!!!! ainda bem que eu não sou a única com esse pensamento

Lana Santos 15/05/2024

Lindo lindo lindo
É tão bom acompanhar o desenvolvimento de um amor tão intenso e profundo. Esse livro me prendeu tanto, eu não queria parar, não queria acabar. Sem dúvidas irei reler quando precisar de conforto. Pensei que seria um clichê chato, mas nunca amei tanto levar um tombo como levei com essa obra. O amadurecimento delas, o amadurecimento da família e do ciclo social delas em relação ao relacionamento das duas, tudo é muito bom de ler e sentir.
Sara 15/05/2024minha estante
Não me empurra que tô quase a beira de ler

kaarine 15/05/2024minha estante
aaaa vou ler

Mari mari 08/05/2024

Esse era um dos que eu mais estava ansiosa pra ler esse ano e toda a espera valeu a pena, que livro bom meus amigos. Confesso que desacostumei com livros grandes assim, mas a leitura foi tão fluida que acabei rápido até demais. Me envolvi com as personagens e com a narrativa e preciso comentar a vontade absurda de amar que me deu. Uma delícia de história, um romance daqueles bem arrebatadores mesmo, amei!!!!
Lais Ramires 08/05/2024minha estante
Preciso desencalhar esse com urgência

lilith38 09/04/2024

ótimo livro, muito bem construído e desenvolvido.
foi muito bom ver como as personagens amadureceram.

"Natalie,você me ensinou a amar... mas eu já te amava antes mesmo de aprender"
sarahsr 10/04/2024minha estante
???

httluz 12/12/2023

INCRÍVEL
Esse livro é simplesmente incrível, é um livro super leve mas com momentos incríveis. Vc sente uma certa raiva das duas em algumas partes mas ao decorrer do livro vc entende.
É com certeza um dos melhores livros sáficos que eu já li
Ysa 12/12/2023minha estante
Concordo totalmente ??

esmedry 28/11/2023

Marromenu
Não consegui me apegar nem me identificar c nenhuma personagem, acontece mt rápido e tudo superficial
Ivna 30/11/2023minha estante
Que chato pegar livro assim, mas faz parte? :/

Julia 21/11/2023

QUE LIVRO MDS
Que livro incrível, não dei muita bola para ele e demorei uma semana para cogitar a ler, quando finalmente abri meu Kindle e li o primeiro capítulo simplesmente fiquei viciada, eu tinha que estudar no dia que comecei a ler ele, mas tava tão bom que eu resolvi deixar para a Julia do futuro resolver essa questão da prova depois. Em pouco menos de 1h lendo esse livro virou meu conforto, em um dia li mais de 500 páginas, algo que eu nunca cheguei a fazer, eu me senti tão bem lendo esse livro, tive tantas emoções que eu não esperava ter, ri muito, chorei horrores, grites demaissss. Cada página lida valeu a pena, mesmo que provavelmente eu tenha tirado uma nota péssima na prova de sociologia, não arrependo de nenhuma momento de ter lido ele, com toda certeza entrou para o meu top 3 livros preferidos da vida, fazia tempos que eu não ficava ansiosa para conseguir terminar um livro e fico muito grata por ter conseguido ter essa experiência novamente. Se alguém se tiver pensando em ler esse livro, só leia, juro que vai ser a melhor coisa que você vai fazer na semana. Obs: leia em um dia que não tenha nenhuma obrigação, pois você não vai querer parar de ler nem por um segundo.
Wellison7 21/11/2023minha estante
Cara, precisa estudar pra sociologia? Ahhhhhhhh eu vou me churrascar

jessxlana 10/11/2023

Estou apaixonada pela Esther, tinha momentos que queria colocar a bichinha no braço e falar que vai ficar tudo bem ??

auradoillet 12/11/2023

Dancing w our hands tied.
Essa história e esses personagens são extremamente importantes para mim por diversas razões diferentes. Estou aqui desde a publicação no Wattpad. Desde que CDQ ainda se chamava Lilium, li e reli mais vezes do que poderia contar e ter recebido esse livro antecipadamente nessa parceria foi igualmente especial. Tenho muito carinho pela Natalie e pela Esther. Na verdade, não só por elas como também pelo restante dos personagens! Esse livro é algo impossível de se finalizar a leitura sem sair completamente encantado por cada detalhe, por cada cena, por cada piada de estilo alívio cômico, e principalmente por cada personalidade única que é evidente que foram desenvolvidas, pensadas e construídas com tanto cuidado e coerência. Ler esse livro não só pela primeira vez, como em todas as outras vezes se assemelha a sensação arrebatadora de encontrar um refúgio ou um lar depois de muito tempo procurando, se sentir realmente pertencente. Me lembro bem que, na primeira vez que li CDQ na primeira versão, eu senti vontade de ter o poder de mergulhar através das palavras e habitar esse universo que reúne tantos finais felizes e acomoda o amadurecimento de cada personagem de maneira tão assertiva e única, sem quaisquer pontas soltas. Inclusive, uma das razões de eu considerar CDQ um dos meus livros favoritos foi a identificação e conexão imediata que senti com as personagens principais desde o princípio. E o mais importante: a imersão que só a escrita fantástica da Marina pode nos proporcionar. Reler e ter a oportunidade de conhecer a segunda versão desse livro é como reencontrar um velho amigo querido. Sempre deixei claro e volto a reiterar que quando o livro físico se tornar uma realidade, eu terei o prazer de ser uma das primeiras pessoas da fila para adquirir um exemplar. Essa história merece todo o reconhecimento existente nesse mundo.

Cris 12/11/2023

Quando li essa história pela primeira vez me apaixonei pelas palavras do início ao fim, me apaixonei pelas personagens, pelos temas abordados, pelo local em que ela se passa.

Quando descobri que seria lançado em ebook me senti em êxtase, fiquei ansiosa pelo lançamento pq queria fazer parte das vidas de Natalie e Esther novamente.

Eu nunca imaginei que um livro fosse me cativar tanto a ponto de conseguir ler ele 2x e na segunda vez sentir as emoções como se fosse a primeira vez, sofri, me emocionei, me alegrei, fiquei ansiosa, me senti parte da história.

Simplesmente encantada por tudo que envolve esse livro e o fato de ser uma escritora brasileira deixa tudo ainda melhor.

ssophst 14/11/2023

XODOS
Minhas meninas incrievei!! como pode um livro trazer tanta paz e tantas outras emoções fortes? amei "sentir" esse livro e me sentir conectada c as personagens envolvidas

ev98 17/11/2023

Lilium.
Quando li no wattpad me apaixonei instantaneamente, a autora conseguiu criar um ambiente tão agradável, com personagens tão apaixonantes. não por serem perfeitas, mas principalmente por mostrarem tanto defeitos.
não consigo descrever o que colegas de quarto significa para mim, antes de ir para a amazon, já fazia parte do meu top 4 leituras do ano e agora poder reler é tão TÃO bom.
amo tanto esse mundo, amo as meninas e tudo que elas construíram e o tanto que somaram na vida uma de outra.
espero ler mais livros sáficos da Marina