Aurora

Aurora Marcela Ceribelli

Resenhas - Aurora

dai bugatti 21/02/2023

Uma agradável e perfeita surpresa
Quando soube do livro, as expectativas não eram altas. Gostei dos temas e me interessei por comprá-lo. Que decisão acertada. Não só o que eu precisava para o momento, como um livro com uma profundidade que beira à leveza e ao que todas nós precisamos ler. Com certeza darei de presente para todas as mulheres que amo a partir de agora! rs

brucs 24/04/2024

O despertar da mulher exausta
Gostei muito da leitura, aborda vários temos bem polêmicos mais reais. Que facilmente todos nós já vivemos ou conhecemos alguém que viveu.

MariChalamet 30/03/2024

Obrigatório para todas as mulheres
Li esse livro no exato momento em que estou precisando, e me acolheu, me identifiquei, me enxerguei, ri e chorei. Maravilhoso, maravilhoso!!
?Em diversas culturas, meninas são criadas para tolerar dificuldades desnecessárias que estão conectadas ao senso de valor próprio delas. Como resultado, elas crescem acreditando que, como mulheres, nosso potencial de ser amada é equivalente à nossa capacidade de se sacrificar e de se colocar em segundo plano. [...] Torna-se difícil para elas parar e dizer 'espere um pouco, por que eu também não posso ser uma pessoa com vontades, necessidades e limites?'. Obviamente, ser generosa é uma coisa adorável e o amor pode até envolver um certo nível de sacrifício, mas é triste a ideia de que para muitas mulheres isso é tudo que ele é. Em quase todas as culturas as mulheres são valorizadas pelo seu nível de entrega, de se colocar em segundo plano:
'nossa, ela sacrificou tudo pelos filhos e pelo marido, é uma excelente mãe e esposa'. Na Nigéria, as pessoas dizem que, quando você se casa, significa que você tem outro filho, porque seu marido é, na realidade, seu filho."
?Ao entrar em um supermercado, repare nas prateleiras: logo acima, ao fácil alcance de nossas mãos, estão os produtos mais desejados. Na mesma proporção de querer, a cada fileira para baixo estão aqueles que precisamos nos esforçar para alcançar. Se as mulheres são os produtos e os supermercados, as relações amorosas, quais delas ocupam os andares superiores? Não é difícil de acertar: envolve padrão estético, machismo, etarismo e o que mais a sociedade usa de violência para nos domar, acreditando que devemos ser escolhidas, e não escolher.?
?Os homens aprendem a amar muitas coisas, as mulheres aprendem a amar os homens". Segundo ela, isso faz parte das pedagogias que nos ensinam a amar de forma identitária, ou seja, a construção da identidade feminina é mediada pelo olhar de um homem que as "escolha", o que é reconhecido como legitimação do nosso valor na sociedade. Somos socializadas para encontrar, em uma relação romântica, nossa fonte única de realização.?
?É preciso educação e letramento de gênero para destruir a ideia de que a mulher que está solteira sofre de solidão. Muito pelo contrário: se conseguirmos demolir a rivalidade entre nós e nos nutrir afetivamente de nossas amizades com outras mulheres, saberemos diferenciar migalhas de afeto das demonstrações genuínas de amor. Como diz Valeska: "É importante colocar energia e amor nas relações com outras mulheres, mãe, amigas... porque no final, quando o bicho pega, geralmente quem está do nosso lado são outras mulheres".
?Saber dizer não e não sofrer com isso é dizer sim para a nossa capacidade de estabelecer limites: a partir daqui, não vou. É também um momento crucial para não cairmos na cilada da mulher
"sempre de boa". Afinal, as únicas pessoas que ficam incomodadas quando você estabelece limites são aquelas que se beneficiaram quando você não os tinha. Quando você não está acostumada a se sentir segura, apresentar-se autoconfiante pode parecer arrogância. Quando não está acostumada a se posicionar, ser assertiva pode parecer agressividade. Quando não está acostumada a tratar suas necessidades como prioridades, colocar-se em primeiro lugar pode parecer egoísmo.?
?A dependência emocional é um prato cheio para cair em chantagens emocionais que podem nos fazer acreditar que nunca mais seremos amadas. O fantasma da solidão assombra tanto que podemos até esquecer que existia uma vida antes do outro. Como diz a gigante Nina Simone na música "You ve got to learn", "você tem de aprender a sair da mesa quando o amor ja não está sendo servido".?
?Achar que para você ser boa precisa de um complemento é o começo do fim. O que move o desejo é a falta, eu preciso me ver como ser faltante para continuar desejando o outro. O que faço quando caso? Assino um contrato de propriedade, o outro é meu e eu sou do outro. Então não há falta, nem espaço para o desejo. O problema das relações monogâmicas é isso não ser discutido.?
?Quem é mau ama com maldade, o violento ama com violência, o fraco ama com fraqueza, gente estúpida ama com estupidez. Como meu medo de abandono era tamanho a ponto de me definir, eu amava com ansiedade e insegurança.?
?Quando alguém some de repente, fica esse vazio que o título ecoa: copo vazio. A gente não consegue lidar muito com o vazio, ele dura pouco. A gente é esse vazio, mas está se preenchendo o tempo todo, e o desejo nasce dele. A gente precisa de algo não correspondido, algo não preenchido, algo não garantido para conseguir se manter desejante, para conseguir sustentar esse lugar. Desejo realizado é desejo morto. A gente precisa de vazio para reinaugurar desejos. Isso faz a gente pulsar, se movimentar.?
?O que você diz realmente elevou meu senso de consciência. Percebi que não deveria tomar coisas pessoalmente porque aquilo é apenas o ponto de vista de quem está me julgando ou fazendo suposições, e eu não tenho absolutamente nada a ver com isso. Da mesma forma que você é o personagem principal da sua história, os outros também são das deles.?
?Temos um futuro aprisionado, e isso tem a ver com como lidamos com o passado. Pensando em linha do tempo, eu tenho a sensação de que ficamos pulando do ontem para o amanhã o tempo inteiro e fazendo do amanhã um espelho do ontem.?
?Se nos permitirmos ficar atentas, despedidas podem ser menos sobre o luto do fim e mais uma celebração pelas tantas possibilidades da vida. Talvez tenha, sim, chegado o momento em que tudo cumpriu seu propósito e possamos abrir espaço para inspirar e respirar novos começos. Talvez tenha chegado a hora de sonhar de novo.?

Jennifer.Ernesto 22/11/2022

Potência feminina
Acompanho o podcast da Marcela desde o início, e o bom dia, obvius, é famoso pela voz aconchegante e determinada de sua locutora. Após mais de 150 episódios e muita troca afetiva, a Host escreve e publica um livro intimista resgatando os momentos de troca, entre prazer, feminismo e relacionamentos.

Gosto muito da Marcela, bem como aprofundo nas temáticas que ela traz nos podcasts, porque dialogam muito comigo, que sou uma mulher jovem. Foi uma leitura gostosa e a qual me provocou intensas reflexões sobre como eu quero viver a vida e minhas relações. Reflexões que eu já fazia, mas sempre bom lembrar.

Entre a ansiedade de decisões na minha vida, e a leitura desse livro, quero voltar a ele no futuro e sentir como anda meus sentimentos em relação a ser uma mulher potente.

wikibibs 09/02/2024

As vezes eu me arrependo de não ler sinopses e ir só pelo título/ capa/ recomendações.
O livro me chamou atenção principalmente porque amo o nome Aurora, mas só procurei pra ler porque pessoas que normalmente indicam livros de que gosto muito o indicaram. Aiai que ódio.
É um livro extremamente raso feito para promoção do podcast da autora. Traz tópicos muito importantes, mas acabou sendo muito mal desenvolvido, sem aprofundamento em nada. Parece o feminismo de 2016 falando apenas coisas óbvias que estamos cansadas de ouvir. De fato não funcionou nem um pouco pra mim.
A ideia é boa, a execução que falhou.
Pra mim, ficou parecendo um TCC fraco de uma pseudo estudante de psicologia, que na verdade não estudou nada. Foi a raspa do tacho de todas as minhas aulas importantes da faculdade. Talvez para mulheres com menos bagagem dentro da psicologia e psico ajude, ou da geração da autora, esse livro funcione mais.
a_s_leep 18/02/2024minha estante
nossa, sim

Renata Rocha 19/05/2024

Um caminhão de reflexões
Como ouvinte assídua de Bom dia, Óbvios, minha expectativa para Aurora estava bem alta, e Marcela conseguiu atingir com muita facilidade.
Assuntos necessários para qualquer mulher que queira buscar sua autonomia nesse mundo. Você vai refletir sobre o que pode estar te aprisionando, relacionamentos amorosos, dinâmicas de gênero, relação com a comida e com o nosso corpo,relação com o trabalho?
Um caminhão de reflexões

Nadíly 17/04/2024

???
Eu amei a leitura, curti muito a experiência, grifei vaaaarios trechos, mas achei que o livro acaba do mais absoluto NADA

Fiquei completamente ???? porque estava lendo pelo Kindle, estava em 85% da leitura, virei a página e tava lá: AGRADECIMENTOS.

Desacreditei completamente e isso estragou um pouco a minha experiência, tô indignada
Renata Martins 08/05/2024minha estante
Senti o mesmo!!! 15% de agradecimentos e bibliografia

Carla1242 04/04/2024

O conteúdo é extremamente relevante, importante é atual, porém a leitura não fluía? foi bem difícil terminar o livro.

eduardaoliveiraaa 21/11/2023

O despertar da mulher exausta? de que mulher estamos faland?
Estava eu procurando um livro para dar de presente a minha psicóloga? passeando pela Amazon, encontrei este livro. Me chamou atenção o título e lembrei que seguia no Instagram a página da Obvious? arrisquei em comprá-lo para ela e outro para mim mesmo. Assim que chegou, iniciei a leitura, e descobri que a autora é filha de Renata Ceribelli rsrs, assim como descobri o podcast ?Bom dia, Obvious?. O livro é dividido em 5 partes: exausta, mulheres difíceis, o novo espelho, quando dura o amor? e confie no seu processo. Todos eles trazem tópicos extremamente relevantes sobre a vida das mulheres, e de fato você sente que é uma verdadeira conversa com a autora. E aí que questiono o lugar de fala da mesma, pois o despertar da mulher exausta que ela relata através de suas experiências é de uma mulher branca de classe média. Há problema? Não! Mas é preciso levar em consideração quando estamos falando sobre vivências femininas no Brasil. O ponto ?negativo? do livro é que às vezes ele parece ser um compilado do que foi discutido no próprio podcast dela. E os pontos positivos é que ela trás muitas referências relevantes, livros incríveis e personalidades femininas. Super indico! Pra mim foi uma terapia literária.

Att.: Eduarda Oliveira

lendocombeatrizz 16/04/2024

Bomba.
?Os homens aprendem a amar muitas coisas, as mulheres aprendem a amar os homens.?

Marcela Ceribelli é a criadora da comunidade Obvious, uma comunidade centrada no universo feminino e tudo que diz respeito a ele. Ela também é autora do livro ?Aurora?, lançando em 2022 pela Harper Collins.

O livro é como se fosse uma junção de todos os episódios do podcast dela, então, se você não conhece, pode ser que o livro não funcione para você ? assim como não funcionou para mim. Já tive contato com o podcast dela, mas não sou tão fã desse formato. Soube então que iria lançar o livro, decidi comprar, porque Marcela trata de assuntos que são realmente pertinentes;

Além de uma narrativa de vivências, Marcela também nos traz muitas pesquisas e dados científicos alarmantes. Marcela leva a fala dos mesmos participantes do podcast para o livro, alguns que eu conhecia e que achei super legal ela ter levado, outros nem tanto (como uma cantora racista ??)?

?Aurora? é um convite a muitas reflexões que nós, mulheres, devemos fazer. No entanto, tem muitas reflexões e pensamentos que não se encaixam na realidade das minorias, como o discurso de ?Girl Power? que, para mim, já não funciona mais. E, calma, gente, eu sou não sou antifeminista, mas nossa sociedade tem uma diversidade muito extensa e que esse discurso não chega;

E apesar de muitos tópicos que valem um debate sinto que Marcela não conseguiu desenvolver ? nem concluir ? nenhum deles, o que, de certa forma, acabou deixando a leitura muito ao léu. Poderia ter sido um livro bom se ela idealizasse melhor e se aprofundasse, porque são tantas temáticas e tanto a ser falado!

majuluna 29/03/2023

Mulheres!
Após ouvir 100% dos episódios da obvious é possível ler o livro ouvindo a voz da Marcela e até mesmo sentir o ritmo da sua fala.
Ironias bem redigidas, casamento de informações de forma brilhante, um repertório único e pensamentos que nos colocam como amigas.

Juliana 07/01/2024

Acho que esse livro é muito uma questão de alinhar as expectativas, porque ele não é nenhum super estudo sobre saúde mental, mas ele foi uma leitura legal para começar o ano porque ele vai falando de vários pontos mais desafiadores assim da vida da mulher contemporânea (não vou adentrar em recortes raciais e de classe porque senão a gente vai longe).

Tem capítulos sobre ansiedade, cansaço, autocuidado, amor, vários temas que é sempre bom a gente fazer um balanço repensar. Eu particularmente adorei começar o ano sem ler nada tão cabeça, acho que essa é uma das coisas legais da obvious, ele é acessível e esse livro é tipo um resumão das discussões da página.

Aline.Roglio 08/11/2023

Muito além do enem
Muito interessante, cheio de argumentos e assuntos que geram insights pra terapia. E tudo isso de uma maneira leve e agradável. Marcela, obrigada por dividir e multiplicar.
Debssou 08/11/2023minha estante
Minha próxima leitura ?

mreane 22/05/2024

Um grande post do instagram
Vi muito sobre esse livro no tik tok junto com outros que já tinha lido na mesma pegada e acabei me decepcionando. Os capítulos não falam sobre nada além do que é tratado em posts genéricos do tipo ?se ame? com fundo rosa e ilustrações bonitinhas do canva, até que aborda discussões pertinentes mas não senti que a autora se aprofundou mesmo em nada. Tem muitas referências, o que me passou a impressão de estar lendo uma revisão bibliográfica. Achei que seria um grande mousse e não foi. É isso.