A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante




Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos


1100 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Nehctarina 03/04/2024

O inferno é uma garota adolescente
A escrita de Elena Ferrante é leve, flui, por isso sentimos cada momento impactante como uma tijolada bem no meio do nariz.
Ela aborda diversos temas importantes a partir da perspectiva de Giovanna, uma menina que está se tornando adolescente, se despedindo de sua infância e entrando em outro mundo, um mundo sobre o qual Giovanna não sabe nada e não tem ninguém para guiá-la pois os adultos em sua volta apenas mentem.
Muitas de nós não sabemos apontar o exato momento em que a nossa infância acabou e as dores da adolescência nos dominaram, mas Giovanna sabe: Quando ela ouve o seu pai lhe comparando com sua tia Vittoria, uma mulher que ela conhecia por ser má e feia.
Para mim, a Vittoria é quase um ser místico, ela é linda e feia, ausente porém constante e muda a vida de todos que se aproximam, direta ou indiretamente. É uma personagem complexa e extremamente bem escrita.
comentários(0)comente



sab. 31/03/2024

Finalmente li esse livro ? que me trazia tanta ansiedade ?, e posso afirmar, que perda de tempo.

de imediato, eu estava curtindo muito a ideia e a narrativa sendo construída. mas depois de um tempo, notei que estava no mesmo lugar.o enredo promete e não anda muito, sempre volta para a reflexão do fim da infância muito pouco infundada.

todos os personagens são meio insuportáveis ? (e identificáveis) ?, e acaba que depois da metade, a história mais parece ser narrada pela giovanna colocando foco sob a giuliana e o roberto do que de fato algo que deveria ser sobre a giovanna. a gente só acompanha ela divagando o tempo inteiro sobre a relação dos dois, o comportamento encantador do roberto e a insegurança constante de giuliana. as comparações dela de roberto como uma versão de seu pai também são bem discutíveis e pouco desenvolvidas. na verdade, grande parte dos elementos aqui são pouquíssimos desenvolvidos e construídos de uma maneira realmente eficiente. elena ferrante pessoalmente me decepcionou bastante nessa obra.

extremamente fraco, sinto que 'um amor incômodo' e 'a filha perdida' conseguiram criar uma complexidade e uma linearidade bem mais satisfatórias e bem-sucedidas do que 'a vida mentirosa dos adultos'. é um livro de 430 páginas que ainda deixa muito a desejar.

estrelas apenas pela escrita ? que apesar da pouca desenvoltura do enredo ?, me teletransportou pela tamanha expressividade.
comentários(0)comente



Snowxmann 27/03/2024

Ser adolescente é um inferno
Que fase chata da vida em que cada mínima coisa e cada mínimo comentário se entranha em nossa cabeça e abala todas as nossas certezas.
Elena ferrante como sempre consegue dar uma narrativa cativante para histórias do cotidiano (brigar pelo terreno dos pais,que família nunca?), histórias comuns, sem muito apelo mas que a autora consegue tornar intrigantes, curiosas.
Giovana faz todas as escolhas erradas, toma todas as decisões que não deveria e é terrivelmente real e adolescente, tentando sobreviver no desmoronamento de sua vida enquanto passa por uma batalha hormonal e a falta de auto conhecimento.
comentários(0)comente



Mai_peereira 24/03/2024

Segundo livro que leio dessa autora, todos os dois vc n vai gostar dos personagens kkkkk. Mas ela retrata mt bem a vida adulta o dia dia as escolhas que fazemos e em a vida mentirosa dos adultos não é diferente, que família conturbada. Achei meio arrastado no final. Achei meio nada haver o último capítulo +18, mas ok é o q ela estava procurando o livro todo
comentários(0)comente



Beatriz 24/03/2024

A vida mentirosa dos adultos
Primeiro livro que leio da Elena Ferrante. Achei muito interessante ler sob a perspectiva de uma adolescente, entendendo os dilemas do que ela acredita ser a vida adulta.
comentários(0)comente



agostiniaziul 23/03/2024

Angustiante de uma forma boa?
Demorei um tempo para me interessar pra valer por esse livro, achei o começo bem lento e mesmo depois de engajar, fiquei de saco cheio em algumas partes.

Acredito que esse desconforto me ajudou a gostar ainda mais do livro, já que os personagens são completos e despertam todos os tipos de sentimentos em quem está lendo.

Achei tudo muito duramente e lindamente real, sem rodeios e romantizações.

Quero ler mais livros dessa autora.
comentários(0)comente



svmelo 20/03/2024

?Será que é tão fácil ? pensei ? morrer justamente na vida das pessoas sem as quais não podemos viver??
comentários(0)comente



Erika.Oliveira 19/03/2024

Eleninha meu amor <3
Foi meu primeiro livro da Elena Ferrante e sinceramente foi uma ótima forma de adentrar a esse mundo italiano.
comentários(0)comente



beIinha 19/03/2024

Muito bom!
Muito boa a leitura desse livro, eh cheia de reviravoltas, personagens bem construídos e genuinamente interessantes, me envolveu mto, ficava o tempo todo ansiosa pelo que iria acontecer.
comentários(0)comente



NINAZEN1K 15/03/2024

Eu queria ser uma mulher, uma mulher amada
‘Preciso saber quem realmente sou, que pessoa posso me tornar, me ajude.’

Minha nota é singela, mas não diria baixa. O que me faltou foi identificação com a protagonista, o que me facilitaria a compreensão. Nem por isso digo que não vejo um tanto dela em mim, e muito menos digo que não gostei da história, e sequer poderia inferir que este foi um primeiro contato decepcionante - ante foi exatamente o que eu pensava, e anseio por mais.

A trama tem seu estilo novelesco, suas reviravoltas tão pessoais e um amor aterrador. A traição é o ponto de virada, que revela o mundo a Gianni conforme clareia a cidade em cada parte. Mas e quem ela é? Não se perguntam isso todas as moças? A vida mentirosa dos adultos é uma história dessas muitas mulheres, de fortes opiniões, em busca de espaço, que precisam enfrentar a validação em cada ato.

Elena trabalha bem as questões que levam Giovanna a ser quem é, a fazer o que faz. Quando se submete a degradação por necessitar ser amada, quando projeta em Roberto a superioridade intelectual, e vê nele as mesmas falas do pai, uma figura que substitui a falta de amor de sua família. Ela precisa de alguém que dite suas decisões?

Gosto da relação dos elementos soltos que compõem a obra, como quando ela lê o Evangelho e sente o “abandono do Filho”;
comentários(0)comente



geovana 13/03/2024

Crescer nunca é fácil e agradável.
?O que se passava, afinal, no mundo dos adultos, na cabeça de pessoas extremamente racionais, em seus corpos carregados de saber? O que os reduzia a animais dentre os menos confiáveis, piores do que os répteis??

Já não é verdade a muito tempo que os adultos sabem o que estão fazendo em todas as atitudes que tomam e muito menos o que é melhor pra todo mundo o tempo todo.
Os pensamentos da personagem principal são muito bons, Giovanna vê as coisas de uma forma que eu imagino muitas adolescentes vendo enquanto cresciam em famílias parecidas ou com alguns dos mesmos dilemas dela.
Achei importante a atenção que a autora deu para as coisas que são ditas pra personagem e marcam ela profundamente porque é assim que acontece, acredito que principalmente com as meninas... Com certeza quero ler mais coisas da Elena.
comentários(0)comente



Camila.Queiroz 13/03/2024

Positivamente surpreendida
Não estava com muitas expectativas, mas amei esse livro. Acho que foi o que mais gostei da Elena, depois da tetralogia, claro. Para mim, ler Elena Ferrante é sempre muito especial, porque ela consegue captar e falar sobre sentimentos e emoções tão comuns, mas que nem sempre são fáceis de serem expressados - e a sensação que dá é que ela está, no meio daquela história, falando sobre algo que você sempre sentiu, mas não sabia explicar.

"Tudo parece estar em ordem, bom dia, até logo, fique à vontade, o que gostaria de beber, poderia abaixar um pouco o volume, obrigada, de nada. Mas existe um véu sombrio que pode cair de uma hora para outra. É uma cegueira repentina, você não sabe mais manter a distância, acaba colidindo. Só algumas pessoas ou todas, após certo patamar, ficavam cegas de raiva? E éramos mais verdadeiros quando enxergávamos tudo nitidamente ou quando os sentimentos mais robustos e densos - o ódio, o amor - nos cegavam?"
comentários(0)comente



Gabriel.Juca 11/03/2024

Excelente livro. O início foi bem lento, mas fui pegando o ritmo da leitura. O final deixou um pouco a desejar, mas não desqualifica a obra.
comentários(0)comente



bovinoreads 11/03/2024

Que delícia acompanhar Giovanna nas suas peripécias. Elena Ferrante sabe bem demais. Livro leve &verdadeiro, amei
comentários(0)comente



_clrub 06/03/2024

Um eterno: o que será que acontece depois?
? Personagens: giovanna, andrea, nella, ida, angela, roberto, rosario.

? boas reflexões, meio confuso, pontas soltas (talvez), bem cru, nada fantasioso, real pra caramba.
comentários(0)comente



1100 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |