O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1

Milena300 04/05/2021

Eu gostei da obra, apesar de ter gostado infinitamente mais da narrativa histórica do que o romance. Érico me fez ter um misto de "amor" e ódio pela personalidade das personagens. As vezes ao mesmo tempo e outras vezes com algumas doses inferiores.

Mas no geral eu gostei, o volume 1 foi bem mais rápido e fluído que o 2. Não sei ainda se vou -imediatamente- ler a parte 2...

Eu recomendaria a obra, a linguagem é simples, tem muuuita expressões sulistas e partes bem engraçadas. Só um adendo que o livro físico deveria ter orelhas. Tem um tamanho bacana, a cor das folhas é boa, não é muito pesado, tem espaçamento bom, subcapitulos curtos até e bastante diálogos.
Tem tb muitos versos lindos e referência de outros autores. É uma obra completa!

Muiara 26/04/2021

Muito bom!!!
Achei lento no começo e me perdi em algumas partes, até me acostumar com a mudança temporal.
Cheio de detalhe, focando a historia para a vida de diversos personagens, principalmente os Terra.

Fiquei feliz de ter lido , pois era um encalhado...

Eli.Nascim7 25/04/2021

Eu quando acabava um capítulo ficava pensando em como seria bom ver mais gente falando sobre essa saga simplesmente tudo de bom. O que me deixa mais admirada é q é um livro clássico brasileiro e o Érico criou uma personagem feminina tão forte como a Ana Terra.

Marina Sturbelle 21/04/2021

Fantástico!
Um clássico que deve ser lido e enaltecido. Não tenho palavras pra descrever a escrita do Érico. Tampouco consigo descrever o quanto amei esse livro. Além de ser maravilhoso ler uma grande história como essa sabendo que se passou no Brasil ainda se passa no meu estado, o que faz com que me sinta muito próxima devido aos costumes, linguagem e da citação de lugares que eu conheço, inclusive da minha cidade natal.

Sobre a edição: perfeita em todos sentidos possíveis! ??

Everton Vidal 21/04/2021

Primeiro livro da primeira parte da trilogia "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo, publicado em 1949, que se centra no processo de formação do Rio Grande do Sul, aqui denominado "Continente de São Pedro" (daí o nome do livro). Está dividido em quatro partes, sendo que a primeira, o Sobrado, que corresponde ao momento atual da história (1895), está dispersa pela obra, fazendo com que as outras partes tenham um efeito retrospectivo.

Cronologicamente o romance começa em 1745 com o nascimento de Pedro Missioneiro, cuja trama o autor utiliza para descrever a vida nas Sete Missões, a resistência guarani, sua posterior derrota e a expulsão dos jesuítas. Em 1777 aparece a família Terra, representante dos primeiros colonos da região. Através da história de Ana Terra conhecemos a formação do povoado de Santa Fé, principal centro de ação da obra. Em 1828 entra em cena Rodrigo Cambará, arquétipo do gaúcho valente, carismático e galanteador.

Com personagens e paisagens fascinantes, reflexões sobre a terra e suas guerras, algumas conversas políticas, religiosas, filosóficas e a presença de personalidades reais, o livro tem um forte contorno histórico, exposto desde a perspectiva das mulheres, representadas por Ana e Bibiana Terra, longevas, forçosamente pacientes, principais derrotadas das seguidas batalhas para donde vão seus pais, maridos e filhos, e mesmo assim, principal alicerce dessa sociedade.

"Em certos dias em que o minuano soprava, enrolada num xale e pedalando na roca, Bibiana pensava na avó (Ana Terra), que costumava dizer-lhe que o destino das mulheres da família era fiar, chorar e esperar".

Thamires 15/04/2021

Um grande clássico
O livro, apesar de grande e com muitos personagens, tem uma leitura fluida, que te envolve do começo ao fim. A linguagem é bem simples e algumas vezes coloquial demais. Mostra como o regionalismo e os países vizinhos influenciaram a linguagem do local. Foi interessante ver como a história do Brasil, suas guerras, tensões políticas eram mostradas de forma natural. Os fatos históricos se mesclavam com as vidas dos personagens, suas esperanças e medos.
Vemos como a política e as guerras moldaram a cidade de Santa Fé, como foi construída
O início pode parecer confuso, já que começa no presente, contando sobre o Sobrado. Depois, a história é contade de forma alternada entre o presente e passado.

Sobre a edição: Conta com uma árvore genealógica da família Terra Cambará, o que ajuda muito, uma vez que são muitos personagens. Possui também uma cronologia no final do livro com os fatos históricos e sobre os personagens. A única coisa ruim é não ter orelhas.

Dalsoquio 15/04/2021

O Continente
Dei início a este livro com poucas expectativas, pois, para ser sincera eu não acreditava que conseguiria termina-lo, porque muitas das vezes quando me deparo com um livro grande acabo perdendo a vontade de lê-lo, ainda mais se for um clássico, no entanto O Continente foi um livro que me emocionou e cativou de formas que eu não estava esperando, na metade da história me vi chorando pelas mortes, me alegrando pelas vitórias e sorrindo pelo carisma de alguns personagens.

O Continente estará para sempre marcado no meu coração, com Anna Terra destemida, Pedro Missioneiro com seus sorrisos, Bibiana sempre acreditando no amor e o Capitão Rodrigo com sua vontade de viver. Todos esses personagens me ensinaram um pouco sobre o que somos, o que queremos, o que sonhamos e o que conquistamos. Sempre irei atrás das minhas Rosas Místicas, mas, sempre me lembrando que, é o vento...

Monica.Fusco 12/04/2021

O tempo e o vento - O continente
História muito bem contada da saga das famílias Terra Cambará e da própria história do Brasil e do Rio Grande do Sul. Muito bom!!

Dodô 11/04/2021

O Continente I
Eu não tenho palavras para descrever o quão maravilhoso é esse livro. Apesar de ter sido escrito há mais de 60 anos, não tem uma escrita pesada, pelo contrário, é fácil de ler.
Eu acredito ser a saga mais renomada e importante para a literatura brasileira. O Érico sabe fazer com que o leitor se apaixone perdidamente pelos personagens e que te prende tão forte na história que alguém tem que te chamar para parar de ler.
E obviamente, é um clássico!
Muito difícil usar as palavras certas nessa simples resenha para falar desse livro, só sei que saí apaixonada??

Paula 08/04/2021

Um gênio
É um livro maravilhoso. Leitura muito fluida, as paginas passam que a gente nem sente. Uma história meio épics, muito envolvente. Ela se desenrola de forma não-linear, portanto não se assuste com o primeiro capitulo contando uma história toda pela metade. Ao longo dos capítulos o autor vai desenrolando toda a história e estes personagens serão muito bem explicados. É genial, recomendo fortemente a todos.
Alê | @alexandrejjr 08/04/2021minha estante
Ainda não terminei por aqui, Paula, mas também acho que esses dois primeiros volumes vão ficar marcados na minha vida de leitor. Erico é extraordinário.

Paula 08/04/2021minha estante
Ale eu estava pendurada pelo ultimo capítulo há semanas. li em 15 minutos hahahah. Mas é maravilhoso mesmo. Melhor leitura do ano até agora!

Nina 31/03/2021

Mais leve que imaginava
Imaginei um livro denso e difícil, porém a leitura é agradável e a história dos personagens me envolveu. Sabia que era um bom livro, mas mesmo assim me surpreendeu positivamente. Acho que não teria a mesma impressão se tivesse lido na adolescência talvez...
Dio 31/03/2021minha estante
Faz anos que quero ler.

Kira 31/03/2021minha estante
Não é muito rebuscado? Fico morrendo de medo hahaha

Nina 31/03/2021minha estante
Não é rebuscado, mas tem alguns termos da cultura gaúcha, como já morei por lá pra mim é tranquilo, mas nada demais. Do livro toda só tinha uma palavra que eu nunca tinha visto! Eu li bem rápido pro meu padrão de leitura...

Agatha.Przybysz 14/03/2021

Incrível!
Nestas duas primeiras partes da saga O Tempo e o Vento, Erico Veríssimo fez um trabalho incrível! Os personagens criados são humanos, acertam, erram, amam, odeiam tem sentimentos, e o autor deu voz a todos os detalhes como um mestre!
É realmente um livro que faz com que amemos ainda mais a história do Rio Grande do Sul!