O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1

Rosangela Max 21/12/2020

Maravilhoso!
Érico Veríssimo encanta neste primeiro livro da Saga das famílias Terra e Cambará. No começo, fiquei na dúvida se a abordagem histórica fosse dificultar meu entendimento do livro, dado que não estou familiarizada com a história do Rio Grande do Sul. Mas isso não aconteceu. O autor conseguiu desenvolver o tema com a maestria característica dele.

djani 21/12/2020

Em uma mescla de história e ficção, Érico Veríssimo cria personagens incríveis que são extremamente cativantes. Estou ansiosa para a segunda parte!
Valscabral 21/12/2020minha estante
Amei o livro. Acho que vai gostar do vol ll também.

djani 21/12/2020minha estante
Eu espero que sim!! Assim que terminar postarei aqui!

Valscabral 21/12/2020minha estante
Ok! Quero saber sua opinião.

Alê 02/12/2020

Que livro maravilhoso!! Que escrita incrível do Érico Veríssimo!!
Amei ler a história da família Terra Cambará e aprender sobre a história do Rio Grande do Sul!
Ansiosa para ler a continuação!

Romulo 19/11/2020

Magistral
Livro excepcional! É composto por três grandes novelas (Povos das Missões, Ana Terra e Capitão Rodrigo Cambará) intercalaras por passagens mais rápidas do Sobrado.
Incrível mescla de história com ficção!

Miguel.Torres 08/11/2020

Saindo da minha zona de conforto me surpreendi muito com O continente. Gostei muito da Narrativa e dos personagens do Erico Verissimo. Foi uma ótima leitura.

Dani 30/10/2020

Livro maravilhoso, tudo o que eu disser soará repetitivo! Adorei a perspicácia da Bibiana, o ímpeto do Capitão Rodrigo, perceber o lado bom da vida do Fandango, os padres, o doutor Winter e seu autoconhecimento, enfim, tantos personagens marcantes.

Paulo 12/10/2020

Por que a escola não nos apresenta livros assim?
Alguns livros nos despertam o interesse instantaneamente. Para mim, bastou um breve story de Instagram para me fazer colocar esta obra na minha meta de leituras para 2020. Entre outras, eu até então nunca tinha lido uma obra da literatura brasileira que se passasse no Sul do Brasil; já li algumas que se passam no Nordeste, em Minas e em São Paulo, e muitas que se passam no Rio de Janeiro, mas nunca uma que se passasse no Sul. Então a ideia de um romance histórico situado naquela região do país me chamou a atenção logo de primeira.

E talvez eu nunca encontrasse um livro melhor para embarcar na literatura sulista do que este primeiro volume de O Continente. Aqui ele já foi capaz o bastante de me fazer mergulhar não apenas na literatura mas também na história sul-riograndense. E, devo dizer, estou impressionado.

O livro que dá início à saga de O Tempo e o Vento deve ser o indicativo do que vou encontrar no decorrer dela até o fim: uma história instigante e muitíssimo bem escrita, rica em detalhes e culturas regionais, com personagens bem descritos e marcantes, e tudo isso ambientado nos fatos históricos que compuseram a formação do estado do Rio Grande do Sul. Em poucas palavras: estou na frente de um clássico.

Esse é um livro muito bom para quem gosta de literatura nacional e para os (poucos) brasileiros que se interessam pelas histórias do nosso país - e é certamente um livro essencial para os nossos conterrâneos gaúchos. Enfim, é uma pena não terem nos apresentado uma obra-prima dessas na nossa época de escola, pois aqui são apresentados episódios da nossa história de forma muito interessante sem nunca perder a mão de uma bela obra literária.

É o segundo livro que leio nesse estilo, em que a história perpassa gerações. O primeiro foi Cem Anos de Solidão. Em alguns momentos eu senti em Santa Fé alguns ventos de Macondo. Em ambos os livros eu recomendo que leiam com a foto aberta da árvore genealógica da família, para facilitar.
Amanda 13/10/2020minha estante
Muito boa a sua resenha, fiquei com vontade de ler

Débora 13/10/2020minha estante
Ótima resenha. Ainda não o li, mas Gabo já disse em alguma entrevista (ou algo do tipo) que "O tempo e o vento" foi um dos livros que lhe serviu de inspiração para "Cem anos de solidão; daí a semelhança.

Bru 03/11/2020minha estante
Só pra comentar que aqui no RS faz parte da lista de leituras obrigatórias na escola

Valscabral 16/11/2020minha estante
Li esse livro. Após na escola ter tido contato com o livro Ana Terra que conta parte dessa incrível história. Me deparei na biblioteca da escola onde trabalho. Com a trilogia incrível de Érico Verríssimo. Apaixonada!

Suane 29/12/2020minha estante
Esse livro foi uma das leituras obrigatórias da minha escola

Alê | @alexandrejjr 19/01/2021minha estante
Suane, eu gostaria de dar parabéns à sua escola por ter dado o primeiro volume da saga pra vocês.

Karina 20/01/2021minha estante
Estou lendo e amando. Principalmente pela força e o ponto de vista das personagens mulheres.

Pedro 05/02/2021minha estante
Lindo, perfeito muito bem escrito, li na adolescência e até hoje não consigo superar esta leitura. Obra magnífica ótima para se ter em coleção

Nat 04/06/2021minha estante
Sou prof de literatura. Vamos pedir O Continente como leitura para o primeiro ano do ensino médio nesse tri ????

Valscabral 05/06/2021minha estante
??????????

Rafa MB 25/09/2021minha estante
Boa resenha, falou tudo.
Na minha opinião sobre os livros que temos que ler na escola, acho que tem professores que pararam no tempo, são obcecados pelos clássicos mais antigos, que eles chamam de "literatura brasileira essencial", como se só aqueles livros fizessem parte da literatura brasileira ou fossem os únicos essenciais. Acham que os jovens só aprenderão a ler e escrever lendo aqueles livros como Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Cortiço, Iracema e etc... Quando tem muitos outros bons como esse do Érico Veríssimo.

Suane 25/09/2021minha estante
Rafa Muniz, até tem professores que pensam assim, mas o problema também é em relação aos vestibulares, pois eles que cobram esses tipos de livros nas provas, fazendo com que os professores temham que fazer os alunos lerem os clássicos. Então acredito que o problema esteja realmente no pessoal que organiza os conteúdos do EM. Não diretamente os professores

Rafa MB 26/09/2021minha estante
Verdade Suane, os clássicos ainda caem nos vestibulares e Enem. Mas já vi professores falando que só os clássicos mais antigos são "essenciais" pra educação. Eles poderiam, pelo menos, avisar aos alunos que tais livros caem nas provas.

Jaqueline 12/07/2022minha estante
eu peguei este livro na biblioteca da escola onde estudo

Taty 06/06/2023minha estante
Eu li o livro "olhai os lirios do campo", do Érico Veríssimo e fiquei emocionada com a qualidade da obra. Estou curiosa pra ler esse tbm

Marcela 01/07/2023minha estante
É porque depende da região. Na minha cidade (Pelotas) ele não só é lido nas escolas, como caía no vestibular.

Anders.Dornelles 04/07/2023minha estante
Foi leitura obrigatória pro vestibular da universidade pública do RS por muitos anos.. lembro de ter lido na adolescência por causa disto, agora estou relendo.

Rodrigo Dias 08/07/2023minha estante
Rapaz... Cê acredita que na faculdade (de Letras!!!!), Quando estudamos o Modernismo, só se falava nos autores nordestinos? É como se, nessa época, só eles fizessem "literatura regional". E isso me incomodou muito, porque eu já conhecia essa preciosidade e depois descobri os mineiros (especialmente Fernando Sabino). E não é que eles são muuuuuuuuuito melhores que os nordestinos?

Tamires 28/09/2020

Lindo
Povo acostumado a ler sagas enormes, essa resenha é pra vocês!

Pense num negócio bem escrito!
tem de tudo aqui, pra todos os gostos.
Então pensem com carinho e dêem uma chance para esse autor que não sabia como fazer um livro ruim.
Segundo livro já ta na meta para o ano que vem.

Paula.Juca 24/09/2020

Linda surpresa
Érico Veríssimo foi uma linda surpresa pra mim neste ano, nunca havia lido nada dele e simplesmente me apaixonei. Sua escrita neste romance já nos cativa nas primeiras páginas e não perde o fôlego no decorrer da leitura, pelo contrário, ele costura a trama de um jeito tão envolvente que você não consegue deixar de querer ir até o final. Seus personagens são muito bem construído e seu conhecimento histórico é uma verdadeira aula da história do sul do nosso Brasil. Amei o livro a cada virada de página. Seguirei no segundo volume.

Mabi21 16/09/2020

Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando.
Érico Veríssimo tem o dom de fazer com que eu me apaixone por cada detalhe de suas descrições. Não consigo me sentir digna em usar palavras para resumir os encantos de O Continente, nem descrever como me sinto cada vez que leio. Me dói, me encanta, me alegra e me machuca. O traço de cada personagem, seus pensamentos, sua maneira de falar, suas histórias. É, sem dúvidas, o melhor romance brasileiro que já li. O único arrependimento na leitura é de não ter lido antes.

site: https://www.instagram.com/surtosdeumaleitora/

Fernandho7 12/08/2020

O continente
A história de gerações em uma região marcada pela luta das pessoas pelo solo e por liberdade, roubada por muitos... Castelhanos, coronéis, portugueses...e tudo contado pela experiência do tempo por meio do contato com vento.