O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1

Darlane 06/03/2023

Excelente
Vim comentar o livro um tempinho depois de ler, mas a história é incrível com personagens incríveis.
Ana Terra uma das melhores personagens que já vi.

Luana:) 29/04/2024

Esse é o primeiro livro do Érico Verissimo que eu li e eu me encantei pela escrita desse autor, pois comecei esse livro com medo de ser algo cansativo e arrastado e acabei me surpreendendo com uma narrativa envolvente e que me fez ter curiosidade sobre como seria o futuro daqueles personagens.
Não conheço quase nada sobre a história do Rio Grande do Sul e depois desse livro fiquei curioa para saber mais a respeito.
Super recomendo!
Rosangela Max 30/04/2024minha estante
Todos os livros desta Saga estão entre os meus favoritos. Muito amor pela escrita desse autor. ?

Cristiano 18/04/2013

Incrível!
Livros como "O continente" trazem em si um problema: depois de lidos, tornam todos os demais muito pobres e sem-graça. É daquelas obras em que você imerge na cena, se envolve com os personagens, se emociona, sofre e fica ansioso.

Érico Veríssimo toma como cenário o Rio Grande. A história, narrada através de capítulos alternados nos conta a saga da família Terra Cambará desde o nascimento de Pedro Missioneiro em uma redução jesuítica em meados do séx XVIII até o cerco ao sobrado onde resistem sitiados durante a Revolução Federalista, já no final do séc. XIX. E durante esse período nos envolvemos com a sofrida Ana Terra, o incontrolável capitão Rodrigo Cambará, Bibiana Terra, Padre Lara, Juvenal e tantos outros personagens marcantes.

As virtudes de O Tempo e o Vento dispensam maiores comentários. É merecidamente referenciada como uma das (senão a maior...) obra da literatura brasileira.

Estou ansioso para ler o segundo volume. O primeiro valeu cada página e já deixou saudades.

Cristiano Tavares
Claudia 06/11/2013minha estante
Sempre tive vontade de ler o livro e a leitura não me decepcionou. Super recomendo!

Lelouch_ph 26/03/2023minha estante
Amo demais Continente um e dois são obras primas brasileiras. O problema é o resto.

Barbara Hellen 26/04/2020

@cactosliterarios
Comecei a ler a trilogia O Tempo e O Vento, de Erico Verissimo, considerada por muitos a mais famosa saga da literatura brasileira. Ela se inicia no livro O Continente (dividido em duas partes). Li apenas a primeira, mas decidi comentar antes de passar para os próximos.

Primeiro, “buenas e me espalho”. Verissimo foi capaz de entregar com maestria a descrição mais elaborada dos personagens e por isso, suas histórias despertam sentimentos únicos. E são também únicos, e por isso inesquecíveis, Ana Terra, Cap. Rodrigo e a família Terra Cambará.

Vou lembrar dessa leitura com um ar de encantamento. Não é apenas um romance, é um romance histórico. Mostra os pontos de vista das disputas e conquistas do Rio Grande do Sul e do Brasil, e como todos esses acontecimentos afetaram quem os viveu. Como li por aqui, "livros como este trazem em si um problema: depois de lidos, tornam todos os demais muito pobres e sem-graça”

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Gigi 25/12/2023

Perfeito!
Visão geral do livro

O Continente abre a mais famosa saga da literatura brasileira, O tempo e o vento. A trilogia ? formada por O Continente, O retrato e O arquipélago ? percorre um século e meio da história do Rio Grande do Sul e do Brasil, acompanhando a formação da família Terra Cambará. Num constante ir e vir entre o passado ? as Missões, a fundação do povoado de Santa Fé ? e o tempo do Sobrado sitiado pelas forças federalistas, em 1895, desfilam personagens fascinantes, eternamente vivos na imaginação dos leitores de Erico Verissimo.

Milena300 04/05/2021

Eu gostei da obra, apesar de ter gostado infinitamente mais da narrativa histórica do que o romance. Érico me fez ter um misto de "amor" e ódio pela personalidade das personagens. As vezes ao mesmo tempo e outras vezes com algumas doses inferiores.

Mas no geral eu gostei, o volume 1 foi bem mais rápido e fluído que o 2. Não sei ainda se vou -imediatamente- ler a parte 2...

Eu recomendaria a obra, a linguagem é simples, tem muuuita expressões sulistas e partes bem engraçadas. Só um adendo que o livro físico deveria ter orelhas. Tem um tamanho bacana, a cor das folhas é boa, não é muito pesado, tem espaçamento bom, subcapitulos curtos até e bastante diálogos.
Tem tb muitos versos lindos e referência de outros autores. É uma obra completa!

Suelen 17/10/2011

Quando você tem que ler um livro desses na escola, você julga sem nem ter lido, achando que vai ser chato. Até que vence a preguiça, começa a ler realmente e vê que não é nada disso. Esse livro conta a história do RS com uma abordagem muito melhor que dos livros de História. O Érico Verrisimo tem uma maneira peculiar de escrever, nunca tinha lido um romance dele antes. Só agora entendo porque ele foi um grande escritor. Resumindo: Recomendo!

carolina :) 30/12/2022

Veríssimo se tornando um favorito meu.
Esse livro foi uma das leituras mais imersivas que eu já fiz, tudo aqui é tão bem feito e escrito que chega a ser surreal.
Acompanhar a linha do tempo das famílias Cambará e Terra foi como me integrar à eles, senti tudo que se passou no livro de coração e alma. Temos histórias de tantas vidas que chega a ser indescritível a maestria de Érico ao criar o universo de O tempo e o vento; é um livro extremamente inteligente, com críticas sociais e pano de fundo histórico impecável.
Vamos acompanhar os primórdios do Rio Grande do Sul, jesuítas, guerras, tradição, imigração. A cada página me encantava mais e mais por tudo que envolve esse livro, me apaixonei pelos campos e por Santa Fé, me senti íntima de cada acontecimento e segredo que se passava.
Quantas vezes li o nome da minha cidade lendo, uma sensação de conforto e representatividade, um orgulho enorme da literatura do meu estado; é um sentimento que só cresce.
Veríssimo coloca camadas estruturadas em seu livro, não vamos só acompanhar a história de uma família, vamos muito além; assuntos como política, o tal conservadorismo e tradição que é tão contraditório, escravatura, machismo, o papel da mulher e seu sofrimento nas guerras, preconceitos, história. Esse livro é uma aula.
Uma escrita poética, envolvente, humorada; o jeito que sabemos de qual personagem o narrador está se referindo mesmo sem citação de nomes devido a constrição impecável de tais; é uma missão impossível não se apaixonar por essa história.
Foi uma leitura que me fez esquecer que eu estava lendo, que eu senti tudo na pele, as emoções. Amor, ódio, pena, paixão, raiva; pra mim o melhor livro é aquele que desperta sentimentos reais em mim.
Ana Terra?minha personagem feminina favorita de todos os tempos; simplesmente me apaixonei por ela. É indescritível o sentimento de se envolver tanto com uma leitura.
Tudo nesse livro tem personalidade, é diferente de tudo que já li, é autêntico. Que experiência mágica, volto logo Sobrado. Vamos viver muitas ?noites de vento e noites dos mortos?, juntos, Santa Fé. ?

Eduardo.Silva 24/01/2023

Um pouco decepcionante.
A única parte que realmente gostei do livro foi a "Um Certo Capitão Rodrigo". As partes do Sobrado são interessantes, mas a divisão dos dois tempos narrativos a prejudica demais. É um momento tenso e interessante, mas tão pouca coisa acontece e quando acontece tem um espaço tão grande entre a parte interior que perde a empolgação. É um retrato muito fiel do espírito masculino sulista e gosto como o autor não romantiza isso e deixa muito claro, principalmente a aversão masculina de algumas personagens mulheres.

Mabi21 16/09/2020

Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando.
Érico Veríssimo tem o dom de fazer com que eu me apaixone por cada detalhe de suas descrições. Não consigo me sentir digna em usar palavras para resumir os encantos de O Continente, nem descrever como me sinto cada vez que leio. Me dói, me encanta, me alegra e me machuca. O traço de cada personagem, seus pensamentos, sua maneira de falar, suas histórias. É, sem dúvidas, o melhor romance brasileiro que já li. O único arrependimento na leitura é de não ter lido antes.

site: https://www.instagram.com/surtosdeumaleitora/

laurinha 01/08/2021

amei o universo, ler sobre o ambiente e entender melhor o estado q moro foi muito legal, os personagens sao únicos e muito bem construídos, principalmente as mulheres. gostei bastante do livro de vdd, a escrita do erico é impecavel me rendi

Ediane.Siqueira 09/01/2021

Que livro!!
O primeiro livro da saga foi por mim devorado. Amei a força e a coragem de Ana Terra e não gostei do jeito debochado do Cap. Rodrigo, o sobrado me instiga a curiosidade para seguir ao segundo livro.

Nina 31/03/2021

Mais leve que imaginava
Imaginei um livro denso e difícil, porém a leitura é agradável e a história dos personagens me envolveu. Sabia que era um bom livro, mas mesmo assim me surpreendeu positivamente. Acho que não teria a mesma impressão se tivesse lido na adolescência talvez...
Dio 31/03/2021minha estante
Faz anos que quero ler.

Kira 31/03/2021minha estante
Não é muito rebuscado? Fico morrendo de medo hahaha

Nina 31/03/2021minha estante
Não é rebuscado, mas tem alguns termos da cultura gaúcha, como já morei por lá pra mim é tranquilo, mas nada demais. Do livro toda só tinha uma palavra que eu nunca tinha visto! Eu li bem rápido pro meu padrão de leitura...