Sertãopunk

G.G. Diniz

Resenhas - Sertãopunk

Rani 15/09/2020

Grande feito nordestino
O livro traz alguns pequenos artigos sobre o movimento sertãopunk e reflexivos sobre como o nordeste é percebido e retratado quase sempre por sudestinos e de forma inverídica. Num segundo momento temos dois contos maravilhosos com muita ficção científica, confesso que o segundo me deixou mais curiosa que o primeiro mas ambos são muito bons

Matheus 26/09/2020

Pensar em Nordestes
Encontrei o livro por acaso, o li, também, por acaso. A proposta de um Nordeste futurista, construído pelo próprio Nordeste, é necessária e demonstra que estamos pensando em amanhãs no lado de cá do Brasil. Os primeiros textos, pelos quais os autores apresentam o gênero literário Sertãopunk me chamam atenção pela ousadia e pelos caminhos que são abertos. Por fim, o que mais me fascinou é que o livro é um manifesto, um manifesto para pensarmos Nordestes, e não um Nordeste único, feito de seca e cangaço somente.

Bibia Bolacha 21/02/2023

A estrutura do livro me lembra a de um manifesto em certos aspectos, especialmente porque mais de sua metade é dedicada a assentar os fundamentos teóricos, sociais e éticos do movimento sertãopunk, como uma corrente literária e estética alicerçada na celebração da riqueza cultural nordestina. Os autores bebem das fontes do afrofuturismo e do solarpunk de forma muito consciente e madura, e isso se reflete nos dois ótimos contos ao fim da obra. O primeiro conto, ?Os olhos dos cajueiros?, de G. G. Diniz, me cativou imensamente, pra mim é a melhor parte do livro. Muito orgulho desses expoentes da ficção especulativa brasileira e da importância política desse livro!

Juddy.Garcez 07/11/2021

Sertãopunk foi um ótimo início a literatura deste gênero. Embora o começo seja mais uma discussão e uma explicação acerca do que é o solarpunk e o sertãopunk, os dois últimos capítulos são contos que me deixaram muito intrigada e contente com a leitura. Fiquei querendo mais, muito mais. Brasil, Nordeste, criatividade, distopia, política, patriarcado, minorias, questionamentos filosóficos e tantas outras coisas... como não amar?

nicolemartinss 11/11/2020

eu precisava disso e não sabia
se tem uma coisa que eu amo é distopia, ficção especulativa e tudo mais que é relacionado ao futuro, sendo ele bom ou ruim. agora, poder ler algo sobre de onde eu sou, por mãos de quem vive aqui, é SURREAL. eu to muito feliz, to simplesmente apaixonada por tudo. pelo manifesto, pelo surgimento desse gênero, pelos contos que eu AMEI e quero MAIS. e quanto mais sertãopunk sendo escrito melhor, pelo amor de deus, eu imploro. ps.: oficialmente cadelinha

Arminda 08/01/2022

Leitura bem interessante. É curtinho e traz uma nova visão sobre o Nordeste, não é mais do mesmo, é uma proposta de abordar a pluralidade e diversidade que aqui encontramos. Além disso, traz possibilidades, futurismo, otimismo, suspense, tudo de forma a proporcionar abrangência e representar, de fato, a não uniformidade que o Nordeste é, mas por muito foi a única faceta representada e vista.

Sue 25/07/2021

Expande nossos conceitos!
É comum vermos a associação de secas e sofrimento em relação à nossa região nordeste. O que não é uma mentira, mas não é uma verdade inquestionável. Para nós que vivemos aqui, sabemos que somos bem mais que sofredores de pele queimada pelo sol. Temos uma cultura rica, vários sotaques e cores diferentes.

Em Sertãopunk, os autores trazem pra gente em artigos uma crítica a essa forma esteriotipada que sempre pintam de nós nordestinos em várias obras. E não só o fazem bem, como trazem também novas ideias e perspectivas de enredos com representatividade e uma ambientação mais verídica em relação a nossa região.

Ao final, dois contos exemplificam todo o conteúdo informativo inicial e nos mostram como é possível uma visão futurista do nordeste, sem cair no esteriótipo que as mídias sudestinas e sulistas criaram pra nós. Relembrando nossas raízes e questionando nossos problemas sociais, finalmente condizentes com nossa realidade e vivências de nordestinos de verdade.

Em relação aos contos, acredito que podiam ter sido mais aprofundados em certos pontos, mas compreendo a proposta. Que mais autores nordestinos possam criar obras e explorar essa temática tão incrível! ?

Valentimrock 07/04/2023

Ideia muito boa
Mas precisa ser mais trabalhada , metade do livro e mostrando o universo ciberpunk do sertão , o 2 conto e muito legal mas bem curto , e o terceiro só fui entender no fim

Canuto 30/12/2021

Proposta boa, execução ruim
A proposta deste livro é muito interessante, mas a sua execução, a partir dos contos presentes aqui, é péssima. São contos mal escritos.

Nic 02/11/2022

Nordestinidades
Tá aí um belo livro, curtinho (50 pág) e grátis no Amazon Prime.
Sertãopunk é um movimento que busca trazer a realidade nordestina para a literatura, o livro inicia mais como um estudo sociológico, falando sobre o nordeste e o nordestino no Brasil, suas culturas, povos e diversidades e finaliza com dois contos muito bacanas.
Acho esta reflexão trazida pelo livro muito importante, principalmente em tempos onde os nordestinos são vistos por uma imensa parte dos sulistas como um povo ignorante e blá, bla, bla ?. A verdade é que o sulista não sabe nada sobre nordeste, suas formas de vida, as dificuldades pelas quais o povo passa, etc... Este livro é um pequeno passo para quebrar esta ignorância dos sulistas e tentar faze-los refletir, evoluir e deixar de ser besta.
Abaixo seguem trechos do livro.
"Uma pessoa que nasce no Nordeste, mas passa a vida inteira em outra região, pouco conhece do que é o Nordeste por mais que ela viaje todos os anos para lá, tenha amigos, parentes, uma série de coisas... O conhecimento vem da percepção espacial, social, tato, olfato, audição, visão e fala. Essa pessoa deixa de ser do nordeste por causa disto? Não. Mas existe um déficit em relação aos que estão lá e enfrentam os problemas cotidianos". (Pág 5)
"Sertãopunk é a nossa forma de ver a nossa terra, costumes e símbolos e traduzi-los na literatura". (Pág 11)

Luana 18/02/2021

Um brinde à livros com diversidade nordestina
Eu amei esse livro! Para quem quer conhecer sobre Sertãopunk, com certeza eu indico essa obra. No começo, temos vários artigos falando como surgiu o movimento, quais são os objetivos e quais outros movimentos literários serviram de inspiração. Eu já tinha lido 2 livros que fazem parte do sertãopunk da G. G. Diniz, e agora estou muito feliz por conseguir ligar as características do movimento com essas duas obras (Morte Matada e O Sertão Não Virou Mar). Enfim, sem sombra de dúvidas irei atrás de mais obras que englobam o sertãopunk!

Arsantes 11/01/2021

Interessante
Achei a proposta interessante, mas os contos não me atraíram.

Ana Paula 14/01/2021

Gostaria de que tivesse mais contos
O livro apresenta de forma rápida e eficaz o movimento. Achei os artigos muito bons e suficientes, apesar de haver críticas relativas a isso, na minha opinião eles cumprem bem o seu papel. Em relação aos contos, gostaria de ter uma maior variedade para ilustrar realmente o gênero, sem deixar brechas para mal-entendido. Mas mesmo assim, recomendo a todos que queriam conhecer o Setãopunk.