Sertãopunk

Alan de Sá
G.G. Diniz

Resenhas - Sertãopunk

@biblio.sah 04/12/2022

por um nordeste maior e melhor
Amei a temática desse conto/coletânea. São artigos bem didáticos mesmo, de como se pode escrever melhor um futuro cibernético que retrate o nordeste da melhor forma possível, sem ser caricato.

Fabiano 14/10/2020

Um bom começo...
Um bom começo para conhecer desse universo. Além de contar com ensinamentos sobre o significado de Sertãopunk, também somos apresentados a dois bons contos sobre o tema.

Júnior 02/12/2020

Uma proposta bem interessante de movimento literário que dentro de seus objetivos busca desestigmatizar a imagem do sertão. Apesar da força do manifesto não tenho certeza se nos contos apresentados existe grande distanciamento de outros gêneros.

Sunshine 12/02/2021

Movimento NECESSÁRIO
É muito importante termos textos que valorize nossa região. Foi muito BOM ler textos que se passam em territórios que eu conheço, cidades que conheço, com características que eu não preciso de mt esforço para imaginar porque é algo característico da nossa região. Eu amo minha região, meu estado e eu simplesmente vou seguir e ler todos os textos desse movimento.
Postei um trecho no instagram e várias(os) amigas(os/es) vieram me perguntar sobre o texto e já sai recomendando

Thalita 22/02/2021

Não conhecia esse gênero literário e foi uma ótima surpresa!
Uma leitura fluída e com aquele jeitinho de falar que só o nordestino tem. Além da sensação de pertencimento aos espaços descritos. O Sertão Punk com certeza é um gênero que irei fazer mais leituras e indico demais!

clrss 04/03/2021

Aprendi bastante
Um livro rápido e sucinto que traz os principais pontos desse movimento literário nordestino e conta com duas histórias maravilhosas, recomendo principalmente para quem está fora dessa realidade.

Sandra - @abcdobichano 04/03/2021

Coletânea de contos e artigos escritos por Alan de Sá e G. G. Diniz, com organização de Alec Silva. Os artigos seguidos pelos dois contos apresentam esse subgênero da ficção especulativa, ambientado e com elementos nordestinos. Eu adorei poder conhecer o Movimento Sertãopunk na teoria e na prática através desse livro.
Em Sertãopunk vemos como e porquê se deu a criação do movimento, são apresentadas algumas explicações e sugestões do quê seria abordado e quais elementos seriam interessantes de se utilizar em histórias desse subgênero, para que haja uma representação do Nordeste sem estereótipos e preconceitos. E o mais legal de tudo é que não são regras, os autores do livro e do movimento deixam evidente que o Nordeste é plural e o Sertãopunk é ferramenta para a escrita de histórias ambientadas na região. Mesmo que essa seja uma parte mais 'teórica', ainda assim é muito interessante e legal de se ler!
O livro também apresenta dois contos que exemplificam o que foi dito nos artigos. Eu gostei muito dos dois, o meu favorito foi o primeiro, e já fique com vontade de ler mais histórias do gênero e dos autores! Ambos, além da ficção especulativa, também possuem um pouco de mistério. Adorei ir descobrindo sobre o enredo enquanto ia identificando os elementos citados nos artigos que antecedem os contos!
Indico muito para quem gosta de ficção especulativa, para conhecer mais sobre esse subgênero tanto em sua teoria, quanto na prática!!

Postado originalmente no instagram @abcdobichano

site: https://www.instagram.com/abcdobichano/

T 09/03/2021

Novos horizontes
Desconhecia o certaopunk bem como afrofuturismo e suas influências na literatura contemporânea s suas possibilidades infinitas. Gostei como foram apresentados, explorados e exemplificadoes ( e que exemplos ! Ame cada um dos contos, breves e que deixaram gosto de quero mais).
Só posso dizer que ganheis mais dois universos para explorar e me perder :)

Marcus 28/03/2021

Atrativo
Os artigos sobre esse novo movimento literário são interessantes. Os contos mostrando uma nova nordeste também é massa, mas deixa a desejar. A premissa é boa, o ponto fraco é que o livro é muito curtinho, pra apresentar um novo gênero acho que deveria ser mais destrinchado.

Gisele 28/03/2021

Sertãopunk
Peguei a indicação em resenhas aqui no skoob e valeu a pena a leitura sobre Sertãopunk, que eu não conhecia, e dos dois contos de ficção científica.

Marcela 02/04/2021

A introdução muito boa, fiquei querendo mais contos do tipo! Especialmente o segundo

Allisson 04/04/2021

O livro traz um manifesto inicial bastante interessante e oportuno. As histórias que seguem,apesar dos elementos incluídos que concilia com o manifesto, jogam a expectativa do que virá lá pra baixo pois são razoáveis.

airamlaceratti 06/07/2021

A intenção é maravilhosa!
SertãoPunk é a proposta de um gênero de literatura baseada em outros gêneros futuristas (como o solarpunk e cyberagreste). Desenvolvido por três nordestinos, o gênero tem como diretrizes debater temas como a independência regional, coronelismo, cangaço x banditismo.
Os contos retratam um Nordeste independente do Brasil, extremamente futurístico e tecnológico, e que superou sua crise hídrica através da ciência. Porém uma sociedade ultra moderna, traz junto de vantagens, problemas sociais e sanitários.
O livro SertãoPunk, Histórias de um Nordeste do Amanhã, começa com uma introdução sobre o projeto dos autores, de estabelecer esse gênero, o que é, como surgiu, qual o objetivo e como alcançá-lo. E após isso, são dois contos do gênero.
O maior problema foram os contos, me pareceram os dois muito superficiais e rasos, infelizmente. Depois de saber mais sobre Sertão Punk tudo que eu queria era entrar no universo que eles criaram, e não consegui sentir isso.
Espero que mais autores escrevam sobre o tema.

Nana 31/10/2021

"Não é bom" porque não era o que eu esperava, mas também não é ruim porque parece um manual (muito bem explicado por sinal), traz ideias boas, cenários e política de uma forma bem acessível.

Quem tiver afim de escrever distopia nordestina tem que ler esse.