Sertãopunk

Alan de Sá
G.G. Diniz

Resenhas - Sertãopunk

Lizandra 01/03/2022

Engolindo o preconceito com farinha
A obra conta com textos introdutórios sobre o próprio movimento literário Sertãopunk, sua origem, propósito, variáveis, importância e afins. Trazendo, então, contos do tipo ao final.
Sobre o próprio movimento não há análise, só aclamação.
Sobre os contos ao final, digo que foram arrebatadores. Ainda estou encarando a parede e pensando neles. É bom demaaaais quando um texto se refere ao lugar que vc vive e acerta o que há lá e o que se espera dele.
Recomendo grandemente!

Nando.Costa 24/05/2021

Ele se adaptou ao medo. E gostou.
Logo de cara o título me chamou atenção "sertãopunk" e pensei, minha nossa vai ter guerra cibernética do lampião, estava só meio errado, mas não estava certo.

É um livro que se te chamou atenção vale a pena ler, se for nordestino tem mais um motivo para ler, se não for tem mais motivo ainda para ler, poucas páginas, tem nem desculpas, e se não gostar não perde nada, conhecimento.

Não se trata de um futuro do nordestino vivendo no modo punk, não literalmente, mas nos mostra uma visão das mudanças futuras e do que pode ser que venha a acontecer, gostei dos artigos, os contos.

Se ficar até o fim vai gostar do último conto, fiquei preso com ele, gostaria de ver mais sobre ele, a ideia do SERTÃOPUNK é muito boa.

Bunig 22/02/2021

Aguardando por mais produções Sertãopunk
A ideia do novo movimento é muito boa. Achei os artigos inicias super necessários e bem informativos.

Amei o primeiro conto (os olhos dos cajueiros), o segundo (Schizophrenia) já não gostei tanto.

Fernanda2168 27/12/2020

Meu mais novo gênero literário preferido
Esse livro é uma junção de estudo e contos muito bons. Ultimamente tenho desenvolvido um gosto por livros ambientados no Nordeste, sendo motivada pela leitura do conto (sensacional) "A noite tem mil olhos".
Sertão punk é o gênero literário que a literatura brasileira precisa e os autores souberam desenvolver e descrever esse gênero com excelência. Tenho completa certeza que lerei muito mais desse gênero em breve.
A respeito dos contos presentes no livro, o conto "Os olhos dos cajueiros" é meu preferido, adorei a ambientação, o contexto geopolítico que foi apresentado pela autora, a descrição de cenário, os personagens (muito reais, diga-se de passagem) e a inovação tecnológica. Perfeito.
Já "Schizophrenia" foi interessante e peculiar, bastante psicodélico e cumpriu seu propósito de instigar nossa imaginação com coisas absurdas. Um Alice no país das maravilhas hardcore.

Joy Alves 02/07/2023

Gostei que antes de apresentar os contos, os autores explicam o que é esse movimento literário, o sertãopunk, suas referências e intenções. Achei muito interessante e fiquei muito curiosa em ler mais obras com temáticas do sertãopunk.

Sobre os contos, a ideia de ambos é muito boa, e realmente me prendeu, mas me deixou com gosto de quero mais, sobretudo porque os contos tem finais em aberto. Eu fiquei meio frustrada porque acho que poderiam ter sido mais desenvolvido, tanto a história dos personagens, quando os cenários descritos.

Mas, essa foi uma excelente experiência pra conhecer esse movimento literário que tem como foco narra história que tem como cenário um futurístico Nordeste brasileiro. Recomendo super!

Beto Trindade 29/09/2021

Proposta interessante demais.
A obra consegue trazer uma leitura curta e inteligente, utilizando o Nordeste como palco. Recomendo!

Helder 08/05/2021

Curto demais
Poderiam ter inserido mais contos para elucidar a proposta do sertãopunk, pois somente dois não foram o bastante para dar os fundamentos.

Sandra 05/04/2021

Legal
Gostei muito do começo, porém fiquei confusa com o segundo conto. O primeiro conto foi muito bom, mas deixou em aberto quem seria o assassino.

kaguya_ 05/12/2020

A proposta do sertãopunk é muito interessante e os manifestos iniciais são ótimos, talvez por isso criei muita expectativa quanto ao que sucederia. Infelizmente os contos não me agradaram tanto. Mas ressalto que a proposta é mesmo muito boa.

Danizio0 17/05/2021

Nem todo sertãopunk tem cangaceiros
Aqui temos um grande apanhado com tudo que pode ser preciso pra alguém que tem interesse de escrever contos ou livros sobre o assunto, e de brinde ainda vem dois contos o primeiro de uma investigação de assassinato numa fortaleza futurística, e o segundo um conto muito doido que não faz sentido algum até você chegar ao final.

No fim é um livro com ótimos artigos que podem ser ainda melhores pra jovens escritores, o primeiro conto é muito bacana mais o segundo eu não gostei tanto, o melhor e que esse livro é gratuito no Kindle, então corre a e da uma conferida.

Millene 05/05/2021

Foco no Nordeste
Eu já tinha ouvido falar nesse gênero literário mas é a primeira vez que leio. Me impressionou bastante pela criatividade.

O livro é separado em 2 partes. A primeira são artigos explicando sobre o Nordeste e como foi a origem do gênero Sertãopunk e a relação com afrofuturismo e vários fatores históricos e religiosos. Mas é o básico mesmo, é tanta coisa que até fiquei meio perdida. Mas ai se o leitor quiser saber mais, pesquisa.

Eu fiquei meio decepcionada porque só foram 2 contos. Um totalmente diferente do outro e igualmente criativos

O primeiro é mais policial. Existe um assassinato em uma faculdade de Ciências, existe até tecnologia pra falar com planta e eu achei isso incrível! Ai a história toma outro rumo quando conhecemos a vítima.

O segundo é bem estilo sonhos malucos, você ta acordado? Você ta sonhando? E o final surpreende.

Por serem contos não da pra falar mais sem dizer spoilers. Vale muito a pena ler.
Eu não me importaria se tivessem mais páginas pra incluir mais contos

nabia 05/02/2022

Sertãopunk - histórias de um nordeste do amanhã
Fiquei muito animada com a proposta do sertãopunk como movimento literário, achei o conceito e a apresentação MUITO bons! Todas as discussões que foram levantadas na parte dos artigos são muito importantes e adorei ter tido contato com elas.
Sobre os contos: AMEI "Os olhos dos cajueiros", foi muito bom de acompanhar e uma leitura muito fluída. Geralmente não gosto de final aberto, mas esse eu curti. O segundo não é meu tipo de leitura, achei muito pesado e não gostei tanto, acredito que pra quem goste de thriler/terror psicológico seria uma experiência melhor. No geral, é um livro muito bom e muito interessante, vale a leitura!

Nathália 03/01/2023

Talvez a ordem das coisas melhorasse a experiência.
Gostei muito da abordagem do autor sobre o Nordeste e todo estereótipo que gira em torno dessa região. Também gostei dos contos, apesar de me perder um pouco no segundo. Acho que mais contos no livro pra ilustrar o que é o ?sertãopunk? e a parte teórica do assunto somente no final, melhoraria bastante a experiência com o livro. No mais, seria interessante uma continuação principalmente pro primeiro conto.

luiza lima 29/12/2020

É um livro curtinho e rápido de ler. Os manifestos são bem interessantes, e é importantíssimo ouvir as vozes de pessoas nordestinas sobre o tema e como elas se sentem com obras que abordam sua região e costumes contadas por pessoas que não estão inseridas no contexto sociocultural nordestino.

Os manifestos são bem explicados e estruturados, mas acabaram se tornando um pouquinho repetitivos pois são os três autores falando basicamente as mesmas coisas. Me pergunto um único texto de manifesto assinado pelos três não teria sido uma solução melhor.

Os dois contos são bem legais e deixaram um gostinho de quero mais!