Sertãopunk

Alan de Sá
G.G. Diniz

Resenhas - Sertãopunk

Luana 18/02/2021

Um brinde à livros com diversidade nordestina
Eu amei esse livro! Para quem quer conhecer sobre Sertãopunk, com certeza eu indico essa obra. No começo, temos vários artigos falando como surgiu o movimento, quais são os objetivos e quais outros movimentos literários serviram de inspiração. Eu já tinha lido 2 livros que fazem parte do sertãopunk da G. G. Diniz, e agora estou muito feliz por conseguir ligar as características do movimento com essas duas obras (Morte Matada e O Sertão Não Virou Mar). Enfim, sem sombra de dúvidas irei atrás de mais obras que englobam o sertãopunk!

Concha Literária 30/08/2021

O futuro da literatura tá garantido
Esse livro é composto por duas partes: uma teórica, falando sobre as possibilidades de construção narrativas regionais - muitíssimo bem feita, com dados e análises perfeitas, mostrando a literatura de ficção científica, de horror, de distopia, de utopia, dentre outras, como contrução de imaginário regional sem sair das raízes regionais.
A segunda parte tem dois contos de ficção científica/ fantástico/ horror que são impecáveis, provavelmente dos melhores que já li.
Um livro perfeito!

Mabi Viana 01/11/2021

Quero saber mais
Gostei muito de conhecer este gênero/movimento literário, tenho um particular interesse por ideias que valorizam a cultura local e aqui encontrei possibilidades, esperanças, potencialidades de um futuro pensadas por quem está inserido no meio. Os artigos iniciais, como um manifesto do que é o Sertãopunk me agradaram bastante, e torço para que sejam elaborados muito mais materiais a respeito. Dos contos, gostei mais do primeiro, tanto do desenrolar da história quanto dos cenários.

Gabrielle.Sabino 29/04/2021

Um bom início.
A importância e atratividade do gênero, da temática em si, são inegáveis.
Agora a respeito dos contos.. o primeiro me deixou a desejar muito na forma como o clímax é resolvido, por mais que seja bem estruturado e te envolva.
Já o segundo conto foi o que eu amei. É curioso, envolvente e te prende até a última linha, porque só nela há a resolução do problema do conto.

Uma boa recomendação sem dúvida

Thomas.Igor 05/04/2022

É uma ótima apresentação e merece ser levado adiante. A introdução, os conceitos de Sertãopunk não só me fez querer abrir os olhos de mais pessoas, como me despertou uma imensa satisfação. Com certeza me senti representado. Digo mais: era exatamente disso que eu precisava.
Os contos que são apresentados são brilhantes. São duas perspectivas diferentes. São duas narrativas diferentes. Julgo não haver fuga alguma da proposta apresentada.

May 20/07/2022

Do nordeste para o mundo
Mais legal do que só ler contos do gênero é ter uma breve introdução contextualizando essa vertente literária. Acho muito bacana conhecer mais sobre movimentos que incentivam a produção literária baseada em aspectos reais da cultura brasileira.

"O movimento é uma resposta: uma forma de mostrar como pessoas, de cidades e estados diferentes do Nordeste, com vivências e realidades distintas, compreendem sua própria região. [...] Sertãopunk é a nossa forma de ver a nossa terra, costumes e símbolos e traduzi-los na literatura".

Luma Morgana 21/02/2021

SURTO
Me apaixonei demais pelos contos. Quero muuuuito ler mais desse gênero ?
Depois da introdução fica muito nítido os elementos dentro dos contos. Perfeito. Fiquei querendo mais.

Marcia 06/01/2021

Quase desisti do livro, pois não gosto de usar minha leitura deleite com textos técnicos. E quase a metade do livro trata-se disso. Mas como estava muito curiosa sobre o conceito resolvi persistir. O que foi maravilhoso, pois amei o estilo de escrita dos dois autores. GG Diniz tem um estilo fantástico de escrita e Alex Silva tem o super poder de desconstruir uma realidade que beira o surreal. Mas apesar de aguardar por mais trabalho desses dois, acredito que o conto de Diniz foi tendencioso e a ideia separatista dos dois me incomodou muito, pois a impressão que tive foi de que o Nordeste só conquistará seu espaço se deixar de ser Brasil.

marina510 06/01/2022

extremamente válido, mas pede mais
A proposta desse livro é muito importante: construir novas narrativas sobre o nordeste e os processos vivenciados pelas populações daqui, com um pano de fundo do solarpunk, afrofuturismo, etc. Os textos "teóricos" são bem introdutórios e inflamados para o que se deseja criticar, conseguem trazer muito bem o que se pretende e mobilizam o leitor, além de se apoiar em referências muito importantes e trazerem dados que sustentam os argumentos. Porém, os contos tomam caminhos bem anticlimáticos, já que começam com premissas, cenários e elementos incríveis, mas não há muito desenvolvimento de nenhum desses aspectos (dentro do que um conto permite, claro). Mesmo assim, a leitura é muito válida, porque deixa o gostinho de quero mais e faz pensar em como o movimento do sertãopunk faz total sentido dentro da pluralidade nordestina.

Brenda 07/11/2020

Artigos bem lúcidos e pertinentes, e a proposta Sertãopunk impecável - adorei a história da G. G. Diniz, descrição fantástica e uma ficção bem genuína e gostosa de ler.

duda 06/10/2020

Sertãopunk
Livro muito interessante, foi um achado enriquecedor esse ebook, a introdução desse novo gênero foi feita de modo muito bem explicativo e os dois contos trouxeram grande impacto pra mim, espero ler mais coisas assim, o potencial é grande.

Ana Karolê || @anakaroline_gc 28/08/2020

histórias de um nordeste do futuro
Essas são histórias de um nordeste do futuro. E vou dizer, amei muito de imaginá-las.⁣

A leitura começa e já traz a pergunta: O QUE É SER NORDESTINO?⁣

No mínimo, terá 9 respostas diferentes, vinda de pessoas dos 9 estados do Nordeste. Isso sem contar as diversas realidades dentro de cada um deles. Então, DIVERSIDADE e VIVÊNCIA formularão essa resposta.⁣
Daí a gente tira o quão plural é essa região e o quão nivelado e estereotipada é qualquer expressão dela através de relato sulista ou sudestino.⁣

O sertãopunk surge como novo gênero literário de ficção especulativa com protagonismo nordestino e mistura futurismo com os elementos dessa vasta cultura criando narrativas e cenários contados por quem realmente vive nele.⁣

O movimento é um desprendimento do sci-fi estrangeiro e uma resposta ao cyberagreste e seus cangaceiros robôs montados em camelos atravessando desertos. Para os autores nordestinos, nossa região não pode ser sempre associada à seca, cangaço, violência e pobreza.⁣

O Nordeste é líder em produção de energia eólica e solar. A caatinga é nosso bioma exclusivo. Temos grandes cidades e economias. O povo é plural com forte presença indígena e afro-brasileira e diversos sotaques, personagens folclóricos e mitológicos. Não se pode negar esse vasto cenário para a criação de utopias com um futuro eco tecnologicamente desenvolvido e/ou distopias já que ainda sofremos com coronelismo e problemas sociais graves.⁣

O livro contém introdução, 4 artigos com justificativa e embasamento acerca do sertãopunk, diferenciando-o de outras ficções cientificas e expressões nordestinas superficiais, e 2 contos que colocam em prática as características do gênero.⁣

O 1º é um conto policial, investigação de uma morte no laboratório da UFC em uma Fortaleza sobre as águas; e o 2º é um suspense psicológico do qual não falarei muito para não dar spoiler.⁣

Eu, como leitora nordestina, já estou caçando outras obras do gênero.⁣

P.S. amei a final da Copa do Nordeste entre Sampaio Corrêa e Botafogo da Paraíba. Espero que a taça tenha sido tricolor.❤

site: https://www.instagram.com/p/CDSQ35JpdWL/?utm_source=ig_web_copy_link

Karol 08/08/2020

Maravilhoso
Não conhecia o movimento sertãopunk e fiquei maravilhada com os dois textos. Envolventes, bem escritos, interessantes. O texto de G. G. Diniz traz mais elementos, como os cajueiros e a tapioca. Gostaria muito de ver a continuação da história da delegada Cecília com os mistérios que ela ouviu dos cajueiros.

Mesquita 20/07/2020

Divertido e revolucionário
O que esse livro propõe em seus primeiros capítulos enquanto movimento literário é absolutamente revolucionário. Em uma linguagem concisa e acessível nos é proposto um novo modo de pensar e retratar o nordeste.

Os dois contos que ilustram o estilo e que compõem os dois últimos capítulos do livro são o maior argumento do livro, na minha opinião. Isso, porque são uma leitura instigante e maravilhosa.

Recomendo a todos!!