Sertãopunk

G.G. Diniz

Resenhas - Sertãopunk

TineC 02/04/2021

Uma boa ideia
Vale a pena conhecer a ideia. Como cearense, acredito que seja importante quebrar alguns paradigmas e trazer novas narrativas para esse cenário.

Luiz Santiago 24/06/2023

Uma maravilhosa proposta
Acho a ideia do Sertãopunk incrível. A construção do gênero, as imensas possibilidades de trabalho e o olhar para o futuro e para o Nordeste do Brasil são coisas que encantam na leitura desse curto, mas ótimo livro.

[Plano Crítico]
planocritico.com

@omeunomeemaira 25/12/2020

Eu amei a ideia o conceito, as histórias, tudo! O fato de termos artigos explicando um pouquinho do movimento antes, excelente, já estou procurando outras histórias para me aventurar!

Ketlin.Chaves 05/01/2023

Leitura obrigatória
Em apenas 50 páginas, “Sertãopunk – Histórias de um Nordeste do Amanhã” traz muitas informações e esclarecimentos interessantes que abrem um leque maior para se pensar a literatura nordestina. No final, existem dois contos que esboçam como este gênero/movimento pode ser representado.

Hassan 20/12/2021

Faltou Foco
A questão deste livro, não é a criação de um novo estilo literário, o sertãopunk, ao contrário, o erro é a superficialidade do conceito, e ainda mais, o quanto os dois contos que o livro traz, serem extremamente superficiais e sem sentido. Faltam um desenvolvimento e uma finalização da história. Da forma como ficou escrita, ficou parecendo um trabalho feito pela metade e que não deu tempo de terminar.

Janaí­na 13/07/2021

Adorei
É um livro curtinho. No início eles apresentam o que seria esse gênero literário de ficção especulativa nordestina. E no fim dois contos: "Os olhos do cajueiro", em que a policial Cecília investiga um assassinato cometido na Universidade Federal do Ceará. Aaah eu adoreeeei!!! ; "Schizophrenia", em que Rafael passa por coisas bem insólitas em Kalilândia, terrozinho ein?! Fiquei meio de cara.
Leiam. Vale muito a pena. Quero livros de Sertãopunk na minha mesa agora!! Kk Fiquei muito empolgada. Quero mais dessas leituras na minha vida.

@juliusverse 03/08/2020

Um livro muito bom e importante não só para pensar um nordeste bem representado numa literatura futurista (ou em qualquer outra), mas abre a reflexão para pensarmos sobre os estereótipos que a literatura reproduz de uma maneira geral e que devemos nos atentar ao produzir nossas ficções.

emilianamaia 21/06/2021

O gênero tem potencial, mas os contos não o entregam como se espera
A proposta do gênero literário me cativou, principalmente graças aos artigos introdutórios. Porém, depois dos artigos, acabei me decepcionando com a leitura dos contos, esperava mais deles. Talvez apenas dois contos curtos não tenham sido suficientes para realmente trazer a proposta para a superfície.

Marcel 23/12/2022

Sei lá, a proposta da obra parecia interessante, ao querer trazer uma nova identidade a literatura nordestina, mas se mostrou como um projeto mal executado.
Na primeira parte, a apresentação do projeto literário, parece que os autores estavam mais preocupados em criticar a visão que autores de fora do Nordeste têm da região e ainda se defender de possíveis críticas. Mas nós podemos aplaudir a ideia de apresentar o Nordeste como uma região com potencial para produção científica e para o desenvolvimento sustentável.
Aí chegamos nos contos e a decepção só cresce. Os dois únicos contos usados para defender as ideias da introdução são confusos e terminam de forma anticlimática. Sem contar que querem trabalhar inclusão, mas com personagens rasos.
Resumindo: boa ideia, mal executada.

Lama 19/01/2021

Introdutório e preciso
Adorei os contos, e os textos teóricos foram precisos para mim. Me senti motivada a continuar minhas escritas transafrofuturistas & nordestinas.

Francisco569 03/05/2021

Iniciativa necessária
A ideia de mostrar uma nordeste do futuro é louvável. Principalmente, se a forma como ele é mostrado distoa daquela que, para quem não é daqui talvez, aqui não existe nada além de seca e miséria. Pelo contrário, mostra a força de uma região que pode crescer muito. É uma nova visão para histórias ambientadas na região e que, para quem gosta do estilo cyberpun, gostaria de ver histórias que tenha como elementos principais a cultura e região nordestina.

Larissa3225 02/05/2022

Eu já tinha ouvido falar sobre o movimento Sertãopunk mas nunca tinha lido nada sobre.
Eu gostei muito da proposta. Os textos me fizeram refletir muito sobre os livros que eu leio, quem os escreve e o que é retratado neles. Fiquei muito curiosa também para ler mais contos e romances dentro do movimento.
Sobre os contos presentes no livro, gostei muito do primeiro (a estória investigativa). Achei o lance das plantas sensacional. Já o segundo não funcionou para mim. Porém, foi interessante ver as propostas apresentadas ao longo do livro sendo usadas em dois exemplos tão opostos.

Marjorie.Barticiotto 04/04/2022

O livro traz uma introdução bem reflexiva sobre o movimento sertãopunk, e aborda vários pontos importantes sobre a regionalidade, religiosidade e subjetividade. O livro apresenta dois contos de tirar o fôlego, como sempre com narrativas que prendem do começo ao fim. Recomendo!

Gabriela Costa | @leia_preta 25/09/2021

Há tempos queria ler sobre sertão punk e fiquei admirada pela proposta dos três autores. Achei muito importante trazer uma discussão sobre elementos distopicos, do realismo mágico e afrofururismo no nordeste brasileiro. Como uma fã dos gêneros fiquei muito interessada.

O livro é um manifesto e tem alguns artigos comentando sobre o sertãopunk e seus elementos e dois contos. Gostei muito do conto da Gabriela Diniz, uma narrativa bem forte do solarpunk.

Gostaria que tivessem mais contos do gênero para viajar e ler mais hahaha fora isso gostei bastante. Espero ler mais em breve.