Almond

Almond Won-pyung Sohn

Resenhas - Almond

ticia 21/01/2022

uau
comecei a ler esse livro dps q vi o namjoon e yoongi do bts lendo ele no in the soop, e achei a história mt interessante! apesar de ter demorado um mês pra ler, é uma leitura que eu recomendo muito e que passa uma mensagem linda por trás de tudo que acontece com o protagonista
manuela 21/01/2022minha estante
namjoon yoongi eu nadinha

ticia 21/01/2022minha estante
vc tb te amo

tguedes2 24/05/2022

"There is no such person who can’t be saved. There are only people who give up on trying to save others"
Um livro curtinho e aparentemente simples, mas que é cheio de camadas. Uma narrativa em primeira pessoa de um garotinho que não conseguia sentir, mas que, de seu olhar objetivo, podia apontar a hipocrisia e a contradição daqueles que exigiam que ele fosse "normal".

"[...] People shut their eyes to a distant tragedy saying there’s nothing they could do, yet they didn’t stand up for one happening nearby either because they’re too terrified. Most people could feel but didn’t act. They said they sympathized, but easily forgot. The way I see it, that was not real".

Almond é a história de um menino que nasceu sem sentimentos, mas que no fim das contas, tinha mais humanidade do que aqueles que podiam sentir. Ele, pelo menos, se perguntava sobre as contradições do mundo, não apenas as assistia de forma indiferente.

Eu gostei muito da construção da amizade entre Gon e Yunjae. Em busca de entender o mundo e tentar entender seu amigo, Yunjae pode finalmente sentir. Foi fazendo aquilo que poucos fazem - lutar pelas pessoas e tentar entendê-las, que o protagonista pôde em fim sentir. Um livro simples, rápido e que passa uma mensagem reflexiva.

Será que somos assim tão diferentes do Yunjae sem sentimentos e empatia? Será que somos tão "normais" quanto clamamos? Será que de fato "sentimos" o mundo ao nosso redor, ou apenas observamos indiferentemente?
Tay ð· 16/05/2023minha estante
Acabei agorinha a versão traduzida! Amei o livro e tive uma percepção bem parecida com a sua!

larissa 28/01/2023

OBRA D ARTE MDS TA CAINDO TUDO Q É LAGRIMA QUE COISA LINDA ??????????????????????????????????????????

nataliacluna 24/01/2021

Simples, triste e bonito
Almond foi lido em uma noite, começado como quem não quer nada e terminado antes que eu conseguisse processar o que tinha lido.
A história não é exatamente verossímil ou realista, mas os diálogos e reflexões o são.
Tenho marcações em praticamente todas as páginas do livro, de alguma passagem, comentário, pensamento que me tocou de alguma maneira. Não é nada espetacular, fora do comum. Mas justamente por serem coisas tão banais que me cativaram. Que me fizeram repensar acontecimentos cotidianos da minha própria vida. De como e por que agimos de tal e tal maneira.
Um livro pequeno, de capítulos curtos, uma história simples, triste-mas-feliz e bonita.

bmeetsevil 17/09/2020

Perfeito
Almond é lindo de se ler. Apesar de ser uma leitura simples, sem muita elaboração, e ser contada pelo ponto de vista de uma criança incapaz de expressar e sentir emoções, é incrível as sensações que te passa.
Eu amei demais ver a relação do Yunjae com a mãe e a avó e depois com o Gon e Dora.

Lari 27/05/2022

Peguei esse livro pra ler porque ele ficou muito famoso depois que os membros do BTS recomendaram,e eu fiquei curiosa com a sinopse: um garoto que nasceu com uma má formação cerebral e não consegue sentir emoções tem sua vida mudada por um ato de violência gratuita e muito radical. Sério,que livro! Acompanhar a vida do Yunjae me emocionou demais e eu me envolvi super com a história. Pra mim o final foi super surpreendente e o livro todo foi maravilhoso e super envolvente,recomendo demais!

Leeh 21/01/2023

na verdade, muitos sentimentos
Esse livro foi a minha leitura para o Desafio de Leitura de 2023 pelo @BTSBookClub_twt, "a debut novel"
O livro já estava na minha lista de leitura, então aproveitei o desafio pra mergulhar nele. E meu deus, eu amo não ler muitas resenhas antes por isso: eu sempre me surpreendo com a leitura.

A escrita de Almond é deliciosa e é difícil dizer leve quando eu tive que fechar o livro pra digerir o que estava acontecendo e pra chorar.

"What does love mean? To discover beauty."

O Yunjae ser uma criança com alexitimia é muito bem expresso na escrita. A dificuldade em compreender, sentir e identificar emoções. E isso é dito logo no começo do livro, e muita gente (incluindo nós leitores ou pessoas do convívio do Yunjae) entendem isso como "ele não tem sentimentos", e realmente não é isso. Tanto não é isso que ao longo da história nós podemos ver ele descrever sentimentos de maneira completamente descolada da realidade. Ele não sabe identificar, ele não sabe compreender.

"I also felt comfortable at our bookstore-home. Other people might say that they 'like' it or even 'love' it, but in my vocabulary, 'comfortable' was the best scale. To be more specific, I felt connected to the smell of old books. The first time I smelled them, it was as if I'd encountered something I already knew."

A evolução do Yunjae não apenas pelas tragédias que ele presenciou, mas seu crescimento na adolescência e contato com intensas emoções é tão deliciosamente descrito. Fica claro, pra mim, a sua evolução como personagem e sua evolução como pessoa capaz de sentir e/ou identificar sentimentos.

A amizade dele com o Gon é algo tão significativo e que me tocou tanto... É impossível não se emocionar com a história dele até ali e com o desenvolvimento entre eles. Honestamente, é um livro curto de uma pessoa com dificuldade com emoções, mas que nos diz tanto sobre essas mesmas emoções, que a gente termina e só sabe sentir e sentir.

"People shut their eyes to a distant tragedy saying there's nothing they could do, yet they didn't stand up for one happening nearby either because they're too terrified. Most people could feel, but didn't act. They said they sympathized, but easily forgot. The way I see it, that was not real."

OBS: fatos interessantes! Esse livro cita Demian, A Arte de Amar e Apanhador No Campo de Centeio - outros livros lidos e citados pelos meninos.

lunani 14/01/2022

Amizade e crescimento
Almond é um livro com poucas páginas mas que demorei pra me acostumar, me rendendo mais de 6 meses pra terminar, já que sempre me cansava ou lia "por obrigação".
Fico feliz de não ter abandonado essa leitura, pois foi surpreendente ver a evolução e o desenvolvimento dos personagens ao longo da história, característica que prezo muito em livros.
O livro faz questionamentos sobre a crueldade humana, ao passo que mostra o crescimento e a evolução dos personagens como pessoas. Também ilustra bem a relação de amizade entre Yunjae e Gon, meu ponto favorito do livro.
A narrativa é inteiramente feita do ponto de vista de uma criança "sem sentimentos", o que torna a leitura direta e crua. Até mesmo nas partes mais gráficas. Um aspecto que talvez dificulte a conexão com os personagens e que torne a leitura não recomendada a todos.

(Uma das minhas motivações pra essa leitura foi o livro ter aparecido no In The Soop, então deixo aqui meu obrigado, Namjoon e Yoongi)

Tamires 25/01/2022

"At last, I became human"
Esse livro se tornou especial para mim não só porque foi minha primeira leitura coreana mas devido ao novo significado que ele me forneceu sobre o amor. É uma leitura montanha-russa, momentos de raiva e momentos acolhedores. Espero que quem se interessar possa extrair da leitura tudo que aprendi.

Pjmluvx 11/04/2023

Minhas amêndoas foram de arrasta p cima
Uma das poucas vezes q escrevo uma resenha em prantos dps de ler um livro. Nossa.

Amêndoa é um livro curto MUITO emocional sobre a história de um menino que nasce com alguns má desenvolvimentos cerebrais, e por isso ele não sente nenhuma emoção.

A história tem vários acontecimentos trágicos, drama, e até umas 200 páginas isso tudo é bem diluído e mt gente pode achar lento. Eu não, pq mesmo assim ainda achei a escrita e o narrar da história muito bonito e cativante, n conseguia parar de ler.

Tenho ressalvas sobre o plot twist rapido no final do livro, mas eu n consigo me forçar a desgostar pq simplesmente a autora conseguiu pegar isso e jogar tanta, mas tanta emoção, que eu só comecei a chorar e ficar aliviada e tentar absorver tudo q tava acontecendo.

Em resumo, é um livro q pode ter um ou outro problema técnico, mas a carga emotiva e a capacidade de imergir o leitor nessa narrativa é tao grande e tao bem feito que não acaba importando. 5 estrelas, sem dúvida.

arcticbirds 25/02/2021

obrigada yoongi e namjoon por terem lido esse livro no in the soop e, consequentemente, terem me deixado com vontade de ler ele também