Almond

Almond Won-pyung Sohn

Resenhas - Almond

Ingrid.Sombra 25/10/2023

"Amêndoas" é um livro muito peculiar, e que eu recomendaria a toda e qualquer pessoa lutando para controlar ou se livrar de seus sentimentos. Nosso protagonista recebeu o diagnóstico de uma má formação cerebral que implica em uma capacidade reduzida ou até inexistente de experimentar emoções. Ao longo da obra, que relata sobre sua vida, é possível acompanhar os impactos que essa condição deixou em seu desenvolvimento - tanto pessoal, como social ou acadêmico. Tudo isso é colocado em perspectiva a partir do momento em que ele conhece um rapaz que aparenta ser seu oposto: emocional, explosivo e até violento. Acredito que o leitor que acredite ter emoções "fortes demais", "incontroláveis" acabe se identificando um pouco com esse rapaz, o que pode ser bastante incômodo. A beleza deste livro é, para mim, a dialética que se forma entre esses dois personagens: um desprovido de emoções, e outro incapaz de controlar as suas. É a partir desse encontro que tanto os dois personagens, como também o leitor, vão poder amadurecer algumas questões emocionais. Um ponto importante a ser ressaltado é o contexto sociocultural onde o livro foi escrito. Ele deve ser lido com o viés de que, na cultura coreana, emoções são ainda mais reprimidas que na cultura brasileira. Expressões de afeto entre duas pessoas, ou de felicidade, costumam ser bem mais contidas que para nós. Expressões de emoções difíceis como raiva, tristeza ou medo, tornam-se até inaceitáveis, nesse sentido. Sou defensora ferrenha de naturalizar a existência das emoções, apenas encontrando formas saudáveis de expressá-las. Acho que esse livro nos ajuda a entender o impacto que haveria em nossas vidas se não tivéssemos as tão temidas emoções. Recomendo!

lila60 12/01/2022

Com certeza um dos meus preferidos. Amei o fato de a história não ter sido narrada em terceira pessoa, mas sim pelo próprio protagonista, que tem problemas para reconhecer emoções. Dá para perceber isso pela forma como a escrita é "seca" e sucinta. Amei o desenvolvimento do personagem Gon, bem como do Yunjae. Apesar do protagonista "não ter emoção", eu acho que todos os personagens desse livro são genuinamente humanos, e eu amei essa representatividade. Recomendo.

Raissa594 30/11/2023

Nor happy or tragic, only life?
"Lastly, and I know it sounds like an excuse but neither you nor I nor anyone can ever really know whether a story is happy or tragic"

Esse livro facilmente seria o meu favorito do ano, pois ele transmite por meio da linguagem - muito bem traduzida, aparentemente - a proposta de comportamento do personagem principal.

Yunjae nasceu com uma condição neurologica chamada Alexithymia, que faz com que ele seja incapaz de sentir ou compreender sentimentos. Após um episódio trágico na vida dele, onde a mãe fica gravemente ferida e em estado vegetativo e a avó dele falece, ele passa a ser "sozinho" no mundo, uso aspas aqui porque ao longo da narrativa ele conquista pessoas e faz amigos que ajudam ele a desenvolver.

Não vai ser meu livro favorito porque achei o final dele apressado, corrido, como se a autora tivesse um número máximo de páginas que pudesse atingir, o que acabou com a magia do texto. No final, temos uma solução mágica para problemas muito mais complexos. Porém, gosto do jeito dele de pensar e agir. Gosto da forma como ele e os demais personagens se conectam e tentam se entender. Gosto como ele consegue ir desenvolvendo e entendendo os outros e ele mesmo aos poucos.

Achei que a relação dele com o Gon seria um pouco diferente - um caso extremo de heteronormatividade, talvez.

hully edson 17/08/2020

incrível, nada mais
um livro muito forte, muito real, muito bonito. uma história como nenhuma outra. de verdade, não consigo pensar em mais nada pra dizer a não ser: absolutamente incrível. espero muito que algum dia seja traduzido pro brasil. eu com certeza lerei de novo.?

maju 29/09/2022

nossa. que livro foi esse. peguei emprestado da minha amiga depois de ficar sabendo que o namjoon e o yoongi ja leram, então eu ja estava esperando um livro bom! e recebi exatamente isso.

uma história MUITO envolvente, muito triste, muito linda, muito emocionante. nunca tinha ouvido falar da condição que o yunjae tem, entao me surpreendi muito conforme ele ia descrevendo o que ele sente - ou o que ele nao sente. mas, ele sente sim! a gente percebe nos detalhes que ele sente.

ele e o gon acabam criando uma amizade inesperada e a mais pura possível. o amor é tao visivel!

chorei muito e sorri muito lendo, recomendo MUITO e se tornou favorito da vida!

AnaLu183 12/10/2022

Esperava mais, mas não é ruim
Comecei esse livro com muitas expectativas, confesso. Em suma, o grande motivo pelo qual não dei 5 estrelas é por conta do final, que na minha perspetiva achei muito corrido. Apesar de ter dado 3,5 , entendo porque os Namgi se interessaram por ele. Acredito que é um livro que se você der abertura, ele gera muitas reflexões. Valeu à pena pelo desenrolar do protagonista, que me fez por diversas vezes pensar sobre o valor e significado dos sentimentos, tanto para o nosso ?eu?, quanto para a construção de relações com pessoas ao redor.

Iza 26/04/2023

Uma história comovente!
Almond, ou traduzido "Almôndegas", conta basicamente a história de uma menino que nasceu com uma condição chamada "Alexitimia", o que faz com que seja difícil para ele sentir/ reconhecer emoções. Ao longo do livro nos é contado, em forma de relato, tudo que aconteceu na vida desse pobre coitado e como ele superou e aprendeu ao longo do tempo.

Foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida! Talvez eu esteja sendo muito emocionada, mas de verdade, o jeito como esse livro me prendeu e me comoveu merece tamanha exaltação. Começando pelo protagonista, um garoto extremamente curioso, principalmente por causa da sua condição. O jeito como ele expressa (ou não expressa no caso) os sentimentos é de te deixar pensando e pensando. E nesse ponto eu dou uma salva de palmas para a autora, porque a escrita dela é tão cativante que faz você realmente sentir que ele está falando com você. Os relacionamentos do protagonista com as outras pessoas também foram um ponto alto para mim.

Já falei sobre a escrita, porém ela merece ser exaltada novamente. Muito fluída, principalmente pelos capítulos curtos, de no máximo quatro páginas. Apesar de ser uma história rápida, para mim, conseguiu passar muito bem todo o sentimento proposto. Achei lindo e comovente como as coisas se resolveram no final, não achei forçado ou algo do tipo, achei que fez sentido com a trajetória do personagem.

Com toda certeza esse é um daqueles livros em que eu queria muito esquecer tudo só pra ter o sentimento de ler como se fosse a primeira vez!

Tay ð· 16/05/2023minha estante
Gostei da sua resenha! Teve uma ótima percepção das cosias que estão nas entrelinhas.

Maria7598 16/05/2023minha estante
Ah, obrigada! ?

gabs99 20/04/2023

Amygdala
Sim! Li o livro por causa do bts.

Há tempos procurei algumas indicações dos meninos e encontrei esse, curiosa marquei como "quero ler", mas somente um bom tempo resolvi ler realmente

Como minha primeira experiência de leitura em inglês: foi ok, não houve nada que me bloqueou ou que não entendi ~provavelmente.

Almond é aquele tipo de livro curto, que apesar de ser terminado em uma sentada, te da algumas reflexões sobre os sentimentos e relações humanas. É um livro de vibe, não plot

Achei o final razoável, foi um pouco: vamos dar um final feliz para tanto sofrimento e fim.

É um livro ok ?
Vanessa Bracoli 28/04/2023minha estante
Estou lendo por causa deles também

Vivi 12/09/2021

Almond
O que falar desse livro? Perfeito demais!!!!
É tão bem escrito e você lendo se sente dentro do personagem e vê tudo se desenvolver. Chorei no final sim! Se tornou um dos meus favoritos.

*Quem quer ler só achei em inglês mas pelo que saiba no Wattpad tem em português.

luvsanah 15/03/2023

Te amo, yunjae
Eu comecei a ler esse livro porque foi recomendação do namjoon (entrei numa neura de ler todos os livros que o bts já leu) e eu queria muito poder chegar nele e dizer: ?muito obrigada por ter recomendado esse livro, porque ele é simplesmente incrível?

eu estava com um pouco de medo de ler porque pensei que ia ser um livro muito complexo pra mim e que eu não ia conseguir entender nada, mas eu entendi até demais.

eu amei o jeito que o yunjae via o mundo e percebi que as coisas podem ser tão mais simples do que nós as tratamos? as emoções realmente tiram o melhor e o pior de nós e apesar delas serem necessárias, não precisamos sempre olhar tudo pelo lado emocional. as vezes o nosso lado racional precisa falar mais alto e precisamos ouvi-lo (autocrítica

eu não tenho muitas palavras complexas e inteligentes para dizer sobre esse livro além de que eu amei cada pedacinho e devorei ele em 2 dias. muito amor por todos os personagens, até mesmo pelo babaca do gun, que aprendeu o que devia aprender da pior forma. espero que ele valorize mais o yunjae e vire gente.

enfim, só não dei cinco estrelas porque sou muito chata mas esse livro tem realmente algo de muito especial nele.

Van 18/03/2022

A leitura trata de um tema interessante embora muitas vezes me pareceu que se encaixaria bem melhor como um roteiro de dorama. Seria legal ver a adaptação dessa história!