Almond

Almond Won-pyung Sohn

Resenhas - Almond

Iza 26/04/2023

Uma história comovente!
Almond, ou traduzido "Almôndegas", conta basicamente a história de uma menino que nasceu com uma condição chamada "Alexitimia", o que faz com que seja difícil para ele sentir/ reconhecer emoções. Ao longo do livro nos é contado, em forma de relato, tudo que aconteceu na vida desse pobre coitado e como ele superou e aprendeu ao longo do tempo.

Foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida! Talvez eu esteja sendo muito emocionada, mas de verdade, o jeito como esse livro me prendeu e me comoveu merece tamanha exaltação. Começando pelo protagonista, um garoto extremamente curioso, principalmente por causa da sua condição. O jeito como ele expressa (ou não expressa no caso) os sentimentos é de te deixar pensando e pensando. E nesse ponto eu dou uma salva de palmas para a autora, porque a escrita dela é tão cativante que faz você realmente sentir que ele está falando com você. Os relacionamentos do protagonista com as outras pessoas também foram um ponto alto para mim.

Já falei sobre a escrita, porém ela merece ser exaltada novamente. Muito fluída, principalmente pelos capítulos curtos, de no máximo quatro páginas. Apesar de ser uma história rápida, para mim, conseguiu passar muito bem todo o sentimento proposto. Achei lindo e comovente como as coisas se resolveram no final, não achei forçado ou algo do tipo, achei que fez sentido com a trajetória do personagem.

Com toda certeza esse é um daqueles livros em que eu queria muito esquecer tudo só pra ter o sentimento de ler como se fosse a primeira vez!

Maria17132 29/12/2021

Todo mundo deveria ler esse livro
Foi uma leitura longa pra mim, mas foi de verdade um livro que eu amei ler.
Existem muitas lições sobre sentimentos, amizade, relacionamentos durante todo o livro, durante diferentes fases da vida do Yunjae.
É uma forma totalmente diferente de ver o mundo.

Tay ð· 16/05/2023minha estante
Gostei da sua resenha! Teve uma ótima percepção das cosias que estão nas entrelinhas.

Maria7598 16/05/2023minha estante
Ah, obrigada! ?

Isabella 19/12/2021

Meu mais novo trecho favorito
"Books took me to places I could never go otherwise. They shared the confessions of people I'd never met and lives I'd never witnessed. The emotions I could never feel, and the events I hadn't experienced could all be found in those volumes."
"Os livros me levaram a lugares que eu nunca poderia ir de outra forma. Eles compartilharam as confissões de pessoas que eu nunca conheci e vidas que nunca testemunhei. As emoções que nunca pude sentir, e os eventos que não experimentei podiam ser encontrados nesses volumes."

"We have to be tougher in this tough world." (Gon)

samuelmorais 09/06/2023

A tragedy that?s too distant cannot be ?your? tragedy
Não tem como ler esse livro e não sentir todas as emoções que faltam ao personagem principal. Achei a premissa inovadora e muito interessante e o desenvolvimento do livro me deixou intrigado. Mais uma vez, coloquei muita expectativa no final e acabei achando clichê.

Clarysse1 14/07/2023

Obra-prima da literatura coreana contemporânea
Amêndoas é um livro que me tocou profundamente pela sua sensibilidade, delicadeza e honestidade. O livro conta a história de Yunjae, um jovem que nasceu com uma condição rara chamada alexitimia, que o impede de sentir e reconhecer emoções. Ele vive uma vida solitária e monótona, até que um dia ele encontra Gon, um menino "órfão" que se torna seu amigo e o ensina a ver o mundo de outra forma.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Yunjae, o que nos permite entrar na sua mente e compreender como ele percebe a realidade. A autora Won Pyung Sohn tem uma escrita simples, mas muito poética e envolvente. Ela cria personagens cativantes e complexos, que nos fazem rir, chorar e refletir sobre o significado da vida, do amor e da felicidade.

Amêndoas é um livro que fala sobre a importância das relações humanas, da empatia e da comunicação. É um livro que nos mostra que todos temos algo a aprender e a ensinar uns aos outros, e que as diferenças podem ser fontes de riqueza e beleza. É um livro que nos faz sentir gratidão pelas pequenas coisas, pelas pessoas que nos amam e pelos momentos que compartilhamos.

Eu recomendo esse livro para todos que gostam de histórias emocionantes, inspiradoras e cheias de esperança. Amêndoas é um livro que merece 5 de 5 estrelas (favorito), pois é uma obra-prima da literatura coreana contemporânea.

Dibu 17/07/2023

Emotions
Gostei muito da leitura. Principalmente pelos capítulos curtos do livro. Eu não fazia ideia do que acontecia no livro então cada capítulo e acontecimento foi uma grande surpresa.

manuela 24/10/2021

tenho preguiça de fazer resenha mas esse aqui é muito lindo! a escrita é maravilhosa, nao esperava gostar dessa forma

Robs 29/07/2023

Fofinho
A mania do ser humano de categorizar coisas e pessoas num único formato.
Gostei, fofinho, interessante.
Li numa resenha e voltei pra adicionar aqui... "O que ele não podia sentir eu senti por ele".
Vou até mudar a minha nota depois disso.

leitordamadrugada68 22/04/2023

Beautiful how this book made me feel
At the beginning, I wasn't immersed on the vibe of the book. But when I started to get mad when person don't understood the lil boy. It's so hard for humans to understand the others feelings, sometimes it's even hard to understand our own feeling, then seeing someone struggling to learn and to interpret the human's feelings, we can reflect about how our relationships work. A compelling story, beautiful and with a good development.

isinh4z 04/04/2023

Almond
Esse livro é exatamente o que as pessoas chamam de "no plot, just vibes", mas de um jeito positivo. A história é linda pra quem sabe olhar profundamente pra ela, coisa que eu talvez tenha falhado um pouco em fazer, mas não completamente.

A narração distante no começo nos deixa um pouco desconectados aos personagens, como é com certeza a proposta: estando dentro da mente de um personagem de é incapaz de sentir, não poderia ser diferente. Mas esse começo lento e frio contrasta perfeitamente com o final do livro e o torna o tipo de leitura que só conseguimos compreender completamente quando acabamos. Almond é cheio de lições de vida e nos ajuda a refletir sobre o que é ser humano.