Almond

Almond Won-pyung Sohn

Resenhas - Almond

~Lu 30/06/2023

Surpreendente
A escrita do livro é muito boa e gostosa de ler, me prendeu bastante, as coisas acontecem de forma rápida mas as interações entre as personagens são sempre uma surpresa. Não imaginava que eu ia gostar tanto quanto eu gostei com certeza vale todo o hype!!

isablemes 05/07/2023

Ele não tem sentimentos, mas ele tem o povo
Igual aquele episódio de Padrinhos Mágicos em que o Timmy fica sem sentimentos e passa o episódio todo falando "não sinto" pras pessoas.

Muito bom o livro! Uma leitura bem rapidinha se você não está em semana de lançamento de boletins.

Clarysse1 14/07/2023

Obra-prima da literatura coreana contemporânea
Amêndoas é um livro que me tocou profundamente pela sua sensibilidade, delicadeza e honestidade. O livro conta a história de Yunjae, um jovem que nasceu com uma condição rara chamada alexitimia, que o impede de sentir e reconhecer emoções. Ele vive uma vida solitária e monótona, até que um dia ele encontra Gon, um menino "órfão" que se torna seu amigo e o ensina a ver o mundo de outra forma.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Yunjae, o que nos permite entrar na sua mente e compreender como ele percebe a realidade. A autora Won Pyung Sohn tem uma escrita simples, mas muito poética e envolvente. Ela cria personagens cativantes e complexos, que nos fazem rir, chorar e refletir sobre o significado da vida, do amor e da felicidade.

Amêndoas é um livro que fala sobre a importância das relações humanas, da empatia e da comunicação. É um livro que nos mostra que todos temos algo a aprender e a ensinar uns aos outros, e que as diferenças podem ser fontes de riqueza e beleza. É um livro que nos faz sentir gratidão pelas pequenas coisas, pelas pessoas que nos amam e pelos momentos que compartilhamos.

Eu recomendo esse livro para todos que gostam de histórias emocionantes, inspiradoras e cheias de esperança. Amêndoas é um livro que merece 5 de 5 estrelas (favorito), pois é uma obra-prima da literatura coreana contemporânea.

Dibu 17/07/2023

Emotions
Gostei muito da leitura. Principalmente pelos capítulos curtos do livro. Eu não fazia ideia do que acontecia no livro então cada capítulo e acontecimento foi uma grande surpresa.

Robs 29/07/2023

Fofinho
A mania do ser humano de categorizar coisas e pessoas num único formato.
Gostei, fofinho, interessante.
Li numa resenha e voltei pra adicionar aqui... "O que ele não podia sentir eu senti por ele".
Vou até mudar a minha nota depois disso.

Marcela 19/08/2023

A prosa é simples, mas impecável!
Essa história me pegou pelo pescoço e me tirou lágrimas(em demasia). o hype de um livro, às vezes, me leva à frustração, contudo, isso não aconteceu aqui!!!! para a minha grata surpresa.
eu fiquei encantada pela complexidade das relações estabelecidas pelo protagonista, por toda a narrativa rápida e intensamente interessante. Não tenho hábito de chorar durante as minhas leituras, dentre as algumas centanas de livros lidos apenas 3 ou 4 conseguiram a faceta de me tirar lágrimas, mas está obra conquistou um rio. lindo, lindo. Poderia destacar alguns momentos da leitura, entretanto escolhi dissertar sobre o que senti. Leiam.

sa ð 26/09/2023

play dear my friend by agustd
gostei muito!! me apeguei a ambientação da história e pelos personagens. mas, ainda fiquei sentindo que faltou alguma coisa. mas criei um carinho pela história

amanda 25/12/2023

Uma reflexão sobre a complexidade dos sentimentos
MUITO bom, uma pena que não posso ler na língua original. adorei que os capítulos são pequenos, quase parecendo um diário. o livro não é grande também, não sinto que faltou nem que deveria ter mais páginas. história muito bem narrada e descrita, já lhe pega na primeira pagina e desperta uma curiosidade meio mórbida e imensa.
a história não foi pro lado que eu imaginei, o que foi uma surpresa mas não me decepcionou em nada, só achei o final muito conto de fadas, mas não acho que deva mudar minha nota

Richard. 16/01/2024

Não reajo.
O título sendo um trocadilho, me achei muito engraçadinho. Mas sério, não esperava tanto com pouco. No começo eu confesso que achei meio entediante, mas ao longo da história rolaram tantas coisas, tantas coisas que a gente nem descansa antes de se chocar de novo.
Achei que ia ser uma leitura mais leve, mas não foi não. Eu gostei muito da construção dos personagens e como, apesar de tudo, a gente consegue simpatizar com eles. Também achei muito interessante como a condição do protagonista é apresentada, como apesar de não sentir, ele parecia sim sentir muito o tempo inteiro.
E depois de tantas desventuras e sofrimento, eu gostei muito do final.

bella 21/02/2024

Esperava mais
Não sei muito bem o que achar? algumas partes me tocaram mas, no geral, eu achava que seria um livro bem mais profundo/emotivo do que acabou sendo :/

Liana 27/02/2024

O que significa ser normal?
Os capítulos são curtos e com u
ma leitura fácil mas com grandes reflexões. Que final mais lindo. ???? A nota da autora contando da sua experiência foi bem marcante, principalmente pra gente que é mãe.

"O que significa ser "normal"?
Ser como os outros.
O que significa ser como os outros?
Quando todos são diferentes, quem devo seguir?"

camomiIa 27/03/2024

So to escrevendo pro desafio de leitura so to escrevendo pro desafio de leitura so to escrevendo pro desafio de leitura

Sthe - 28/04/2024

Humans are designed to move on and keep on living, after all
"Almond" foi, definitivamente, a leitura mais diferente e desconfortável que eu, até agora, tive nesse ano.

Basicamente o livro tem a proposta de contar a história do Yunjae, um garoto que possui uma doença chamada de "alexitimia". Trata-se de uma condição neurológica em que o seu portador se torna incapaz de identificar e expressar sentimentos, como alegria, tristeza, raiva ou medo. A ciência atribui uma das causas dessa doença ao tamanho pequeno das amídalas cerebelosas, apelidadas, na obra, por "Amêndoas".

Ao longo da história, nós somos levados a acompanhar o dia a dia do personagem principal, o que se torna algo estranhamente interessante, pelo fato de que, graças a doença de Yunjae, ele não consegue sentir emoções, e, acredito eu, todos nós, um dia, já tivemos a curiosidade de saber como seria a vida de um ser humano sem sentir qualquer tipo de sentimento. Uma das coisas que mais me prendeu nesse livro foi exatamente isso: a curiosidade. Afinal, realmente seria capaz que uma pessoa não sentisse nada? Se isso for capaz, essa pessoa não seria um "psicopata"? Como seria lidar com outros seres humanos sem sentir emoções?

O livro consegue nos mostrar tudo isso de uma maneira muito sentimental, mesmo se tratando de um livro com um personagem "sem sentimentos", ele consegue nos transmitir e, principalmente, refletir sobre diversos assuntos recorrentes na nossa vida. Além do Yunjae, nós também somos convidados a conhecer Gon, um personagem com muitas divergências com o nosso principal. Enquanto um não consegue sentir emoções, o outro sente até que demais. Enquanto um tem amor e carinho de sobra, o outro nunca teve na vida. E é exatamente nesses dois personagens complicados, que nós, leitores, conseguimos nos apegar tanto a história.

Os dois acabam criando uma amizade forte, mesmo que nenhum consiga identificar ela. Amêndoas tem uma escrita simples, que consegue descrever personagens extremamente complexos e humanos. Ao longo da obra é refletido diversas questões, como: a família, o amor, amizade, sentimentos, empatia, preconceito e muito mais. Mesmo se mostrando, em diversos momentos, uma leitura desconfortável por se tratar de (em boa parte do livro) um personagem sem sentimentos e frio, o livro consegue nos dar um abraço quentinho e, não só ter um desfecho lindo, mas também uma história belíssima e de tirar o fôlego.

"At least, I became a human. And at that very moment, the world was drifting far away from me.

In fact, this is the end of my story."