Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise Alexandre Coimbra Amaral

Resenhas - Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Vini 27/07/2023

Ok, sei lá
Não sei se eu estava meio apático quando li, o livro é bom, mas não me impactou tanto, acho que tem um pouco a ver com o momento que estava, mesmo assim acho que não vou reeler......

"você é uma carta à espera de ser escrita, para então poder existir além do anúncio de toda e qualquer palavra"

Thaís 23/07/2023

Existem livros que te fazem rir, chorar, pensar. Esse só não me fez rir. Mas também não era o propósito.

Raisa Martins 22/07/2023

Livro incrível! Cada carta fala muito com o leitor. A forma que o autor conseguiu nos mostrar o sentimento, foi incrível.

Jennifer.Ernesto 18/07/2023

Cartas
De forma bastante reflexiva e abstrata, o autor escreve cartas - nomeadas pelos sentimentos, emoções ou fatos como o amor, a raiva, a vergonha, e o diálogo, a morte (...) - ao leitor, com a finalidade de dialogar e trazer reflexões.

O livro é bom, mas só consegui terminá-lo na terceira vez que peguei para ler. Isto porque o livro tem a finalidade de conversar com uma coletividade de pessoas, e em alguns momentos soa impessoal.

Ainda, a minha mente viajou muito para momentos da minha vida, ou seja... Me perdi na leitura muitas vezes, o que demonstra que não é um livro para ser lido numa sentada e de forma corrida. É um livro para ser vivido, elaborado e refletido, tal qual a análise terapêutica pode ser.

Provável que seja um livro que eu deseje voltar na leitura algumas vezes, isto porque têm perguntas que apenas psicólogos fazem, as quais podem ajudar em momentos de crise, de fato.

Solange Bitencourt 17/07/2023

Ahhh esse livro ??

Um leitura que começa e não tem vontade nenhuma de acabar, um abraço na alma.

Eu sempre amei escrever, era a adolescente que colecionava papéis de cartas, que enviava cartas, que escrevia no diário. Hoje no mundo digital confesso que escrevo bem menos do que gostaria, mas mando textão para pessoas especiais no WhatsApp, escrevo aqui no instagram, escrevo nos prontuários do consultório, mas sinto falta do hábito mais constante, principalmente de escrever à mão; esse livro me fez refletir sobre isso, também.

Todas as emoções são importantes e fazem parte da nossa vida. Dialogar com elas, como fez Xandy no livro, me trouxe muitas reflexões interessantes, algumas lágrimas de emoção e ainda mais felicidade por ser psicóloga. Não vai ter spoiler, mas vai ter dica, leiam esse livro.

Tenho certeza que a alma de vocês também vão se sentir abraçadas ??

Marilia.Ducatti 13/07/2023

Falhei, tardei mas conclui. Mesmo a leitura sendo dinâmica e fácil, com assuntos q eu gosto. Gostei

Caroline1402 12/07/2023

6/10
Começo justificando que a nota baixa é pela escrita não ser o meu estilo. O livro em si não é ruim, na verdade é algo bem inovador e interessante proposto pelo autor.

Trata-se de um psicólogo que escreve cartas como se os autores fossem sentimentos, que tomam forma e voz, e conversam conosco.

Vale a pena ter como livro de cabeceira, para quando bater aquela bad.
Infelizmente não é algo que goste de ler, mas fica a indicação.

cecilia vai a roma 07/07/2023

Cartas (que não são para mim)
No geral achei um livro de poesias clichês e umas falas repetitivas. Definitivamente não sou o público alvo, muita coisa não conversou comigo e achei umas ideias meio 'filósofos de instagram'.

MSaverna 28/06/2023

Um bom livro!
Leve, significativo, instigante! São vários os adjetivos para este livro! Bom de ser lido! Mexe com a alma. Mas pra quem quer ir mais fundo, ele e a porta de entrada para as escadas que nos levam ao fundo de nossas almas!
Uma porta legal e interessante escrita com afeto. A gente sente as palavras!!!
Gostei!!!

Giovana Renoldi 27/06/2023

Quando foi a última vez que recebeu uma carta?
Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise, de Alexandre Coimbra Amaral, é um livro que, uns 3 anos atrás, me saltou aos olhos entre tantos e foi para a minha lista de "quero ler", mas posterguei muito essa leitura.
Eu sabia que, uma vez tendo sido escrito por um terapeuta, seria um cutucão nas feridas que não estavam curadas naquele momento.
Amor, ciúmes, raiva, medo, ansiedade, esperança. Esses são alguns dos sentimentos que conversam conosco através das cartas, nos fazendo olhar para dentro, para o passado e para o futuro.
Respondendo a uma das últimas perguntas do livro: se suas emoções fossem marés, a leitura as teria deixado mais calmas ou turbulentas?
Depende de como você lida com cada sentimento em particular. Como está sua vida. Quais são seus medos. E se você está passando por um processo de luto recente.
Eu senti tanto a calmaria quanto a turbulência. Eu revivi momentos da minha vida e me acolhi depois de olhar com carinho pra cada emoção, como eu já deveria ter feito. Mas não sinto a culpa por não ter feito antes. Eu precisava aprender mais para ser capaz disso.

Jessica1230 25/06/2023

Imagina ler uma carta a morte te escreveu... É isso aí, não sei o que dizer, só sentir.

Um livro que se faz necessária a leitura.

Tatiane256 18/06/2023

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crises
Chorei lendo algumas cartas, por que parece que elas foram escritas pra você. O autor consegue trazer para o livro alguns momentos que os pacientes conseguem se expressar durante as sessões, e isso tocou.

Raphael Rostaizer 14/06/2023

Um guia compassivo para enfrentar as crises da vida
Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise é um livro transformador. Amaral oferece sabedoria e conselhos compassivos, fornecendo um guia prático para lidar com os desafios da vida. Suas palavras sinceras e encorajadoras nos ajudam a encontrar força, resiliência e autoconhecimento. Uma leitura essencial para quem busca apoio emocional e crescimento pessoal.

Peupaiva 13/06/2023

Interessante
Livro possui muitos ensinamentos ao ouvir nossos sentimentos e o papel de cada um deles. Nós mostrar a importância do autoconhecimento e como lhe damos com nossas emoções. E que cada um tem seu espaço em nós, e buscamos por equilíbrio e aceitação.

gilmarpsicologo 02/06/2023

São muitas dúvidas que nos, psicoterapeutas, temos em relação a esse lugar que ocupamos. Lidar com a subjetividade humana todos os dias é um tanto desafiador, neste livro recebemos cartas das emoções que nos apontam as maravilhas e os equívocos que tomamos a partir delas.
Recomento aos corajosos que sentem, em algum modo, tudo intenso.