A Musa dos Pesadelos

A Musa dos Pesadelos Laini Taylor

Resenhas - A Musa dos Pesadelos

Ellen Caroline 13/09/2020

A Musa dos romances maçantes e desinteressantes.
Foi complicado dar uma nota logo de cara pra esse livro. Eu estava com MUITAS expectativas para esse segundo volume que fecha a duologia de Um Estranho Sonhador exatamente por conta daquele final. Fiquei pensando: "agora é que a Minya vai lançar o terror na galera".
Quem me dera.

[CONTÉM SPOILERS ABAIXO - leia por sua conta e risco]

Logo nos primeiros capítulos achei beeeem devagar a maneira que os personagens lidaram com a "morte" da Sarai, o que fariam com o corpo e tudo mais. Não havia luto - Sarai ainda estava lá, todos podiam conversar com ela, interagir... Não senti o luto vindo dos personagens. Foram cinco capítulos para decidir o que fariam, sendo que poderia ter reduzido a três.
Quem gostou do romance do Lazlo com Sarai vai amar ainda mais nesse segundo livro - mas foi uma das coisas que mais me incomodou durante a leitura. Eu já tinha achado esse "amor" dos dois MUITO RÁPIDO (mal da Laini) que não me convenceu tanto assim no primeiro livro, só que nesse aqui a coisa foi muito mais melosa e maçante. Temos passagens e passagens sobre os dois, atitudes que você nem imaginaria vindo de um dos dois (quem diria, né, Lazlo), porém, os momentos do romance foram TANTOS que eu só conseguia revirar os olhos e me perguntava quando aquilo ia acabar. Eu entendo que nenhum dos dois se relacionaram com outras pessoas antes, mas o relacionamento que Laini construiu aqui não é verossímil - faltou muito caminho a traçar para que Sarai e Lazlo soltassem declarações de amor. E FORAM MUITAS. MUITAS MESMO.
O casal principal não é o único a ter momentos longos - Rubi e Feral tiveram algumas conversas que NÃO DERAM EM NADA. Parecia que a Laini não tinha mais nada para acrescentar em tal capítulo e mudou a cena para esses dois discutindo sobre algo tão... Fútil. Eu fiquei como Feral: "sério que ela tá brava por causa disso?"
Como no primeiro livro, a primeira metade de A Musa dos Pesadelos é devagar, e temos a adição de mais dois personagens, e confesso que esse capítulos foram um dos melhores. Os de Minya e os de Thyon eram os que eu mais ansiava para ler - mas ai tínhamos o romance de Lazlo e Sarai.
Thyon. Ai ai. Eu gosto de ler sobre personagens que são narcisistas, cheios de si, os alecrins dourados, e estar na perspectiva de Thyon era uma coisa engraçada. Ele é ingênuo mesmo com todo o conhecimento de alquimia, e ele descobrindo sobre uma questão com um personagem foi de encher o rosto com sorrisos.
E ai é que está. A alquimia.
Eu esperava MUITO MAIS da alquimia, da descoberta de Thyon sobre o mersathium neste livro - e apesar de AMAR os capítulos do Thyon, ele acabou se tornando um personagem... descartável. A narrativa estava dividida lá na cidadela e em Lamento, onde Thyon, Calixte, Ruza e os outros estavam, e quando chegava nessas cenas, não acrescentava NADA à história. Tudo o que acontecia passou a ser conveniente, tudo se resolvia tão facilmente, o que tornou as habilidades dos personagens do primeiro livro esquecíveis. Lazlo podia fazer tudo o que sua imaginação de sonhador permitia, então o que Thyon e os outros fariam além de observar as coisas desenrolarem? Houve um momento em que eles acham uma biblioteca com livros antigos onde havia alquimia de outros seres, e fiquei tão empolgada quanto Thyon, MAS NÃO DEU EM NADA. "Ah, achamos isso aqui, mas a galera da cidadela estão resolvendo as coisas com seus poderes de deuses azuis." Não valeu de nada. Thyon podia ter feito TANTAS coisas, mas Laini não soube desenvolve-lo direito. Houve um tipo de "redenção" do personagem quanto seus princípios sobre o mundo e as pessoas, contudo, foi TÃO RÁPIDO que não podíamos sentir que ele realmente estava compreendendo as coisas e percebendo que nem tudo era o que ele achava que tinha que ser.
E Minya não lançou o terror como pensei que faria. Boa parte dos capítulos estamos em seus sonhos, entendendo mais sobre sua fúria e revolta contra os humanos, mas eu esperava muito mais chantagem por parte dela para com Lazlo depois que Sarai estava sob o domínio de seu poder. No início houve sim um momento em que ela daria continuidade aos seus planos, porém a narrativa nos mostrou que ela não parecia tão cruel assim, deixando Lazlo e Sarai tranquilos nos seus momentos de casal meloso.
Os outros personagens - Pardal, Feral e Rubi - não tiveram crescimento, tão esquecíveis quanto os capítulos sobre Eril-Fane e Azereen, e eu não me importava mais com nenhum deles. Rubi eu até tinha um apego nela por me lembrar de uma das minhas personagens, mas ela ficou tão desinteressante quanto Pardal.
O Feral, coitado, se tivesse sido cortado nesse livro, não faria diferença nenhuma na trama. Literalmente.
Sobre a narrativa, não sei o que aconteceu aqui. No primeiro livro tínhamos algo mais estável: capítulos narrados sob a perspectiva de Lazlo mesmo quando outros personagens estavam em cena, assim como os de Sarai. Nesse segundo, se temos vários personagens na mesma cena, o narrador nos contava o que se passava em cada um deles - e eu não gosto desse tipo de narrativa. Não entendi do motivo de colocar "corações" na descrição de UM personagem, como se ele realmente tivesse VÁRIOS corações. Não sei se foi a mudança da narrativa DA LAINI ou algum tipo de erro da tradutora.
Eu poderia me estender aqui, mas a resenha/desabafo já está bem longa. As últimas coisas que pontuo aqui é que:
- houve muitos momentos onde eu não me importava mais com os personagens exceto Thyon e companhia;
- a escrita da Laini é MARAVILHOSA e sua construção de mundo É INEGAVÉL;
- as duas referências de Feita de Fumaça e Osso foram bem legais;
- eu já estava com sono lá pro final do livro;
- se tiver um livro só do Thyon, LEREI.

Emilly 31/12/2020

A história continua maravilhosa a escrita da autora não deixar de ser poética !! Amei , mas se tratando de romance continuo achando sem graça não consigo sentir esse amor todos como eles dizem sentir , já o relacionamento das irmãs sim!! Senti tudo e é perfeito.

Rah 29/12/2020

Musa do pesadelos nos mostrar que vingança não é a solução! Sarai com o seu poder consegue entrar no sonho das pessoas, mas agora ela não é mais a musa dos pesadelos.

Maria 29/12/2020

Sem dúvida, essa duologia foi a melhor leitura do ano
(talvez da vida). Que história. Eu acabei sem fôlego algum e surpresa demais com toda a magia que me cercou enquanto lia. O sentimento de ?estou em casa? me acompanhou desde as primeiras páginas, tornando a leitura EXTREMAMENTE CONFORTÁVEL. Tentando esclarecer um pouco, ler esse livro me trouxe uma sensação de estar deitada na cama enquanto alguém o lê para mim. Foi extremamente boa. Sou grata demais a Laini Taylor por ter alegrado meu ano com essa obra.

Jessica1248 28/12/2020

Uma segunda parte perfeita!
Eu amei o que a Laini Taylor fez nessa continuação! Se Um Estranho Sonhador já era incrível, aqui ela fecha a duologia com chave de ouro e muita criatividade. Os personagens ficam mais cativantes ainda, e os meus corações se apertaram por precisarem se despedir dessa história maravilhosa!

Kah 08/09/2020

Simplesmente maravilhosos. A aurora deixa a gente com o coração na mão até os 45 do segundo tempo kkkkkkkk

Laise 23/12/2020

Deusa dos sonhos
Mais um livro da Laini Taylor concluído em 2020, como nos putros que li tem uma escrita mágica e imersiva, além de muito poética.
Mesmo não achando que a musa dos pesadelos superou um estranho sonhador, é um livro que se destaca por sua incrível construção de personagens. Também me chamou a atenção que a conclusão do livro consegue ser empolgante sem dar um final corrido.

PaolaBiah 21/12/2020

Continuação a altura do primeiro
No início a leitura é um pouco arrastada, como foi no primeiro livro. As cenas de Lazlo e Sarai são bem repetitivas e um pouco previsíveis. Mas o livro da uma ótima reviravolta, e de repente você se pega devorando as páginas a procura de respostas e explicações. E essas repostas chegam de uma forma encantadora! Amei a forma que a autora expôs essa narrativa, o livro tem um final a altura da expectativa criada após o primeiro.

Rayanne Lira 20/12/2020

LAINI PERFEITA SEM DEFEITOS
AAAAAAAA SÓ LEIAM ESSA DUOLOGIA, SÉRIO!

A construção dos personagens, da história é tudo muito incrível, me apeguei muito a tudo e todos.
Quem gosta de fantasia não pode deixar de ler, de verdade. A escrita de Laini ?

Enfim, mais um favorito de 2020 sim!

Ariana 09/09/2020

Simplesmente surpreendente
Depois de terminar Um Estranho Sonhador é mais do que óbvio que eu queria ler muito essa sequência e ela não decepcionou.
Os primeiros 50% do livro pode parecer um pouco lento, afinal ficaram muitas perguntas do primeiro livro, e ao invés de termos respostas somos apresentados a novos personagens, contudo essa "lentidão" é de grande importância para o desenvolvimento dos personagens que nós já conhecemos como o Thyon Nero e dos novos como a Nova. Então quando chegamos nos outros 50% encontros acontecem e as respostas começam a chegar e a verdade pode ser difícil.
Laini nós faz torcer para todos terem um final feliz mesmo sabendo que para alguns isso era impossível.
O mundo que ela criou é magnífico e ela ainda o expandiu trazendo referências até a sua trilogia Feita de Fumaça e Ossos que eu consegui pegar apesar de ter lido apenas o primeiro livro.
Esse livro também nos faz refletir sobre algumas coisas, será que realmente só temos uma opção? Será que temos que ser como aqueles que vieram antes de nós?
Estamos preparados para viver com as consequências das nossas escolhas?
Percebemos que nem sempre o que é justiça pra mim é para o outro, como é dito no primeiro livro "Pessoas boas fazem todas coisas que pessoas más fazem, Lazlo. Só que quando elas fazem, chamam de justiça".
O final é emocionante, chorei não nego, a cena com a Kora e a Nova é de cortar o coração e nos traz uma lição do que é a empatia.
Laini terminou a duologia de forma magnífica deixando um gostinho de quero mais e dando um final para todos os personagens do livro.

Nati 11/12/2020

Essa dualogia estupenda foi meu primeiro contato com a escrita de Laini Taylor, a qual eu fiquei completamente apaixonada. A Laini tem uma escrita que vai entregando gradualmente ao leitor todo o potencial da história e mesmo assim, ainda vai dando dica ao longo da história do que está por vim, do que pode ser, do que está encoberto.
Quando, eu pensei que em Um estranho Sonhador ela já teria chagado ao seu ápice com um bibliotecário encantador, que vive aventuras em um mundo saído de histórias infantis e uma deusa menina, que sonha em ser uma garota humana normal, vivendo em uma prisão feita de pesadelos.
Entretanto, ela se supera trazendo mais uma (duas) personagem espetacular para a nossa história, que tem uma carga dramática imensa, com sentimentos que transbordam das páginas, que é impossível não torcer por ela e deseja-lhe um final feliz.
E como sempre, as histórias, que de início sempre parecem completamente desconexas, se encontram, completando um quadro de tramas que estão ligadas e que se explicam mutualmente.
Não dá muito para falar sobre esse livro sem entregar a trama dele, mas é maravilhoso, cheio de ação desde o primeiro livro, muito emocionante, resolvendo os mistérios deixados no primeiro e os seus próprios mistérios. É instigante e mais romântico do que primeiro, pelo menos é mais presencial do que o primeiro, rsrs. E gostei tanto, que se tivesse mais com certeza, eu leria.

nat_andrade 07/12/2020

Decepção
Queria tanto, mais tanto, ter gostado mais desse livro. Demorou mais de 150 páginas pro enredo do final do primeiro livro ter continuação, e nesse meio tempo a autora só enrolou. Tudo no livro foi resolvido de um jeito que eu não gostei. Ele abriu portas muito legais de conexão com os outros livros dela e, apesar de não querer criar expectativas, fiquei animada para o que ela pretende trazer futuramente.

Kisa 04/12/2020

Boa conclusão
Adorei o primeiro livro, e gostei de como esse resolveu algumas pontas do primeiro mas deu novas. Fiquei com vontade de ler outros livros da autora.

Rayane 04/12/2020

Em comparação com o primeiro volume, esse livro é bem entediante. A principal característica que me fez gostar de ?Um Estranho Sonhador? foi a descrição narrativa da autora, sempre muito poética e detalhada. Nesse segundo volume isso não se repete muito.
A finalização da estória foi bem além do que eu esperava, no sentido ruim... As partes do Lazslo e Sarai são entediantes (assim como no primeiro livro), o desenvolvimento dos personagens é bem razoável, enfim, um livro razoável. O primeiro livro me envolveu até mais ou menos a metade, mas esse foi um sentimento de ?o que é que ta acontecendo?? o tempo inteiro. Acho que preferia ter lido só o primeiro livro mesmo.