O Príncipe da Névoa Zafón

Resenhas - O Príncipe da Névoa

Anna Laitano 29/06/2013

O Príncipe da Névoa ou Rumpelstiltskin?
O livro é curto e a história te prende, como qualquer outra do autor, embora a narrativa seja um pouco diferente. Em geral, os elementos que caracterizam o Zafón que todos conhecem e amam, podem ser encontrados desde este seu primeiro livro. A diferença, é que aqui o autor não tinha tanta experiência e, consequentemente, apesar de uma escrita clara, com descrições muito boas e um ritmo contagiante, ainda não havia aquele toque único da forma metafórica de narrar.

Apesar de ser intencionado para o público jovem, este livro, assim como Marina, apela para todas as idades (inclusive, talvez o vocabulário mais simplificado faça parte justamente da intenção de focar-se no público mais jovem). Os cenários são bem descritos, embora a caracterização dos personagens fique um pouco a desejar, assim como a própria exploração dos mesmos. Talvez, se o livro fosse mais longo, alguns aspectos fossem melhor aproveitados. Contudo, o livro faz parte de uma trilogia, então ainda não sei exatamente quais personagens serão remanescentes, apesar de a sinopse das outras histórias dar uma ideia de independência entre as mesmas.

Achei a sinopse um pouco exagerada, prometendo mais do que encontramos. Ao ler, você espera que as irmãs de Max, por exemplo, sejam muito importantes para a história e que os sonhos e vozes que escutam sejam constantes e que, de certa forma, movam o mistério, mas não é bem assim que acontece. Além disso, o romance é relativamente sutil, sem grandes declarações e levemente forçado, em minha opinião.

Uma associação que não pude evitar de fazer em alguns pontos da leitura (embora talvez seja apenas o efeito de acompanhar a série de televisão Once Upon a Time) foi entre o Príncipe da Névoa e Rumpelstiltskin, o também misterioso personagem dos contos de fadas que também concede desejos, cobrando preços cruéis em retorno. Apesar disso, as semelhanças não vão muito além disso.

A diagramação, por sua vez, é simples e limpa, e a revisão e tradução estão muito boas - não percebi erros. Apesar disso, acho a capa original mais interessante. Para mim, a capa nacional não ficou muito realista (dá para perceber uma mudança de cor ao redor do menino na pedra, que não gostei), embora, em geral, crie um clima que combina mais com as capas nacionais dos outros livros de Zafón.

Uma coisa que se deve ter em mente, é que este foi o primeiro livro do autor. No Brasil, a maioria conheceu a obra prima dele, A sombra do vento, antes (inlusive, está no marketing da capa). Porém, se você for com expectativas altas, esperando um livro tão grandioso quanto, pode se decepcionar. Este é o Zafón que antecede o criador do Cemitério dos Livros Esquecidos, e de nossos queridos Daniel e Fermín e até mesmo Marina. Leia o livro esperando exatamente isso: Conhecer o começo da carreira deste escritor, perceber o quanto sua escrita amadureceu até chegar lá.

Resumindo, o talento de Zafón é inegável, com histórias diferentes, encantadas e assombrosas, envoltas em uma atmosfera própria que impossibilita o leitor de largar o livro. Pode não estar em sua fase mais brilhante, mas é claramente um começo que mostra o potencial do autor. Além de um ótimo primeiro contato, para os que ainda não o conhecem. Recomendo!

site: Para mais resenhas acesse: www.queridaprateleira.com.br
Grazi 09/07/2013minha estante
Bem por aí mesmo.

Se eu tivesse lido esta resenha antes, não teria tido tanta expectativa e a frustração seria menor.

A narrativa não é ruim. O problema é que a resenha comercial promete demais e, pra quem já leu "A sombra do vento", "O prisioneiro do céu" e "O jogo do anjo", ainda que soubesse que esta é a primeira obra do autor, fica um sentimento de vazio ao chegar nas últimas páginas.

Lane @juntodoslivros 28/12/2013minha estante
Oi!
O primeiro livro dele que li foi "As luzes de setembro". Amei!
Então resolvi ir ao começo e li "O príncipe da névoa". E também me apaixonei.
Discordo de você em alguns pontos, acho a escrita desse 1 livro magnífica. É simples e singela. Mesmo sem a exploração dos personagens, para mim não perdeu o encanto da história. Lembrando que o livro foi escrito visando o público infantil, não tinha como ser uma escrita diferente. ;)
Entendo o seu ponto de vista. Você já tinha lido outro livro do autor com uma escrita mais madura e retorna para um livro de início de carreira se torna difícil não vir a ter comparação.
Ah! Adorei a resenha! Você é muito objetiva!

Isabela 13/04/2015minha estante
Excelente resenha! Sintetizou exatamente todo o "universo" criado por Záfon, bem como a percepção de sua forma de escrever...parabéns! ;)

Jane.Hardt 04/08/2018minha estante
MUITÍSSIMO APAIXONADA POR ZAFON...O PRIMEIRO QUE LI FOI A SOMBRA DO VENTO E NA ÉPOCA EU MORAVA EM BARCELONA....AMEI!!!!!! LI QUASE TODOS....E SEMPRE VOU LER.

Sara 12/09/2021minha estante
Como já tinha lido a resenha e tive outras informações sobre a história, não criei tanta expectativa, uma vez q a história foi escrita antes da trilogia A sombra do vento. Mas ,gostei e acho q alcança várias faixas etárias,seja,pelo mistério, pelo romance,pela situação inusitada mostradas.

Aline MSS 27/05/2022

Amor a primeira lida por esse autor! ?
Mistério rápido e delicioso de ler! É o típico livro pra se ler numa "sentada", hahaha. Dá medinho, mas o desespero pra saber oq vai rolar te faz focar mais no mistério do q em qq outra coisa.

Não teve um segundo durante essa leitura q eu não imaginei esse livro virando um ótimo filme. Amei demais e me apaixonei pelo autor! Vale mto à pena!

Oq tem:
- mistério, terror soft;
- poucas descrições, mas sem perder qualidade.
- diálogos rápidos;
- figuras circenses, mas sem ter a temática do circo como assunto principal;
- adolescentes inteligentes, mas sem ser história teen;
- final redondo;
- personagens com o msm nível de importância e sem mto protagonismo.

Livro barato, curto, com boa história e q vale o preço gasto. ??
????
Pedro 27/05/2022minha estante
Você deveria trabalhar vendendo livros:)

Aline MSS 27/05/2022minha estante
Hahaha obrigada. Eu adoraria, quem sabe alguma editora/livraria me nota? ?

Núbia Cortinhas 27/05/2022minha estante
Kkkkk Pedro vc tem total razão!! Fiquei com uma imensa vontade de ler!! Parabéns pela resenha Aline! ??????

Pedro 27/05/2022minha estante
As editoras não sabem o que estão perdendo...??????

Pedro 27/05/2022minha estante
Pois é, Núbia. Algumas pessoas escrevem resenhas que são quase uma intimação para a leitura.

Núbia Cortinhas 27/05/2022minha estante
????

Aline MSS 28/05/2022minha estante
Vcs são gente boa demais. Obrigada msm ???. É difícil passar a impressão do livro sem dar mto spoiler, mas tento, né???

Núbia Cortinhas 28/05/2022minha estante
É mesmo! E vc foi muito criativa Aline! ???????

Aline MSS 01/06/2022minha estante
Obrigada, Núbia! Vc é um amor. ??

DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Nati Morgan 18/08/2020

Com sua primeira obra lançada, Zafón já mostrava pra que vinha com o seu talento. Terminei esta leitura com a mesma sensação de quando terminei Marina.
Confesso que fiquei com muito medo durante a leitura haha, tanto que me recusei a lê-lo de madrugada.
É um livro cuidadoso com o enredo, que nos prende e nos surpreende com o decorrer da história.
É uma pena e perda grandíssima que tivemos esse ano com o falecimento do autor, com certeza ele deixou seu legado e hoje a gente pode usufruir de todos os seus livros lançados.
Não preciso nem dizer que recomendo a leitura.
PS: é um livro super rápido de se ler, em duas horas e meia (de acordo com o kindle) se consegue concluir a leitura.
Thais Toledo 18/08/2020minha estante

Nati Morgan 21/08/2020minha estante
siiiim, eu também HAHAHA

Sambook 27/11/2021

Belo ??
"??? ? ????? ??? ????? ??? ?????? ?????? ? ????? ???, ??? ???????, ??? ? ???? ?? ??? ?????? ?? ?????? ??????????? ?? ????? ?????????. ?? ????????, ??? ??? ????? ??? ??? ?????????? ?? ???, ??? ? ????? ????? ?? ???, ????? ? ???????? ???, ?????? ????????, ????? ?????????? ???? ?? ????? ???. ??????? ? ???????? ?????????, ??????? ? ??????? ????????, ?? ???? ? ?????? ?? ??? ????? ?? ??????????? ?? ???????? ????, ? ?????? ??? ???? ??????? ?? ?? ??????? ???????????? ??? ????????? ?????? ?? ????? ???? ?? ??? ?? ???????? ? ?????????? ??? ??? ?????????? ???? ????? ?? ?????? ????. ??? ???????, ?? ????? ?? ????, ??????? ? ???????? ????????, ?? ??????????? ?? ????????? ?, ????????????????, ?? ???????????? ? ??????. ?? ????? ?? ????? ??????????? ??????? ?????? ??????? ??? ??????? ?????? ?? ????? ?????? ????????? ? ????? ??????????? ???????-???.
???? ?? ?? ??????? ??? ???? ?? ?? ???? ??? ??? ???????? ? ????????? ???????, ??????? ? ???? ??? ? ????? ? ???? ?? ?????? ????? ?? ?????? ?? ?????. ?? ????? ???? ????????? ??????? ?? ??????????? ???? ??????? ??????? ????? ? ??????? ??? ?????? ?????, ??? ??? ????? ??? ????????? ? ??????????? ????? ????? ????? ???????????. ?? ???????, ???? ?????? ??? ??? ?? ????????? ?????? ?? ????? ?????? ? ???? ?? ?? ??? ??????? ????????? ?? ????????. ??? ?? ???????."
-??????? ????-??
Isabella.Wenderros 28/11/2021minha estante
Eu amei essa citação quando fiz a leitura. Ler aqui me deu a mesma sensação ?

B.norte 29/11/2021minha estante
Como quero ler obras desse autor ?

Marlonbsan 13/02/2024

O Príncipe da Névoa
A família de Max Carver se muda para um vilarejo no litoral, porém, a casa nova é cercada de mistérios acerca dos antigos donos e da propriedade em si. Com a ajuda de Roland, um novo amigo, Max descobre informações sobre o Príncipe da Névoa e o que ele fez com muitas pessoas dali.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos basicamente o que acontece com Max, a linguagem é simples e flui bem.

Ao longo da história do livro e para quem já leu It, é impossível não associar algumas semelhanças, apesar desse aqui ser mais direto ao ponto em relação aos mistérios e focar no núcleo apresentado, claro, dando uma pincelada sobre o passado.

E foi com essa sensação de similaridade que passei a leitura, Zafón tem uma capacidade incrível de criar histórias com personagens crianças/adolescentes e mesclar com mistério e suspense, tudo de um jeito simples, mas que funciona muito bem.

Outra característica que já percebi dos livros dele, é um ar de melancolia passada na ambientação e nos próprios personagens, aquela sensação de que algo não tão bom vai acontecer com os personagens e que o perigo está perto, mesclada com uma introspecção e uma serenidade.

Os personagens também merecem destaque, são bem construídos e possuem papéis bem definidos, dentro dos seus aspectos e da importância que cada um tem. Os elementos de mistério também prendem a atenção e deixa a fluidez melhor.

Com certeza um excelente início para conhecer a escrita do autor.

isa 31/10/2022

joia
livro curtinho de suspense misturado com fantasia, legal pra passar o tempo mas nada que te deixe ?noooossa que história?
confesso que o plot me deixou surpresa (apesar de dps eu ter percebido que tava meio na cara e eu so n prestei atenção mesmo), nao gostei muito do desfecho e acho que faltou um poucos de desenvolvimento, mas em suma foi uma boa história

Regiane 21/05/2013

Páginas que transbordam mistério.

“ Estava pronta para correr escada abaixo quando, depois de sentir uma brisa gelada acariciar seu rosto e atravessar o quarto, viu a porta do quarto bater de um só golpe. Irina correu até lá e tentou girar a maçaneta, que parecia travada. Enquanto lutava em vão para abrir a porta, ouviu que, às suas costas, a chave da porta do armário girava lentamente e que aquelas vozes, que pareciam vindas das profundezas da casa, riam. ”

Eu sou suspeita para falar de Zafón, já que me encantei com seu trabalho desde que eu li A Sombra do Vento. Umas das coisas mais admiráveis, é que ele sempre acaba me surpreendo com cada uma das suas obras. Foi assim com O Jogo do Anjo, e também com O Príncipe da Névoa - mesmo esse sendo o seu 1º trabalho.

Exatamente no ano de 1943, a família de Max Carver muda para uma vila pequena e afastada que fica no litoral. Seu pai, um relojoeiro e inventor toma essa decisão para se manter afastado do tumulto da guerra. Só que uma coisa de que o garoto e nem o restante da sua família faziam ideia, é o fato de que a nova moradia estaria repleta de mistérios. Por conta da sua aguçada curiosidade, Max não demora muito em descobrir um jardim estranho e abandonado nos fundos da sua residência, com estátuas e símbolos que ele desconhece. A partir disso, uma série de coisas sinistras é iniciada.

Logo o garoto faz amizade com Roland, que lhe apresenta o vilarejo e lhe mostra o lugar onde fica os restos de um barco que naufragou há anos em uma forte tempestade, onde todos que estavam a bordo morreram, com exceção de um homem: um engenheiro que construiu o farol na praia.

Devido aos acontecimentos estranhos, Alicia, Max e Roland tentam investigar os mistérios a fim de descobrir a chave para tudo isso, mas nesse mesmo momento, um ser assustador, conhecido como Príncipe da Névoa entra em cena, e o mais macabro, é que ele é capaz de realizar qualquer desejo a qualquer pessoa, mas exigindo um pagamento muito alto.

Há tempos eu não lia um livro de suspense que fosse capaz de causar calafrios na espinha. Pode parecer loucura, mas eu estava com saudades de sentir medo com uma leitura, contanto, que não fosse nada que ultrapassasse meus limites - e apesar de isso não ter acontecido - eu sinceramente fiquei bem impressionada. Eu tenho sérios problemas com palhaços, tenho medo desde criança, e quando percebi que esse tipo de personagem fazia parte da história, eu gelei. Ainda mais que o palhaço citado aqui, faz jus a impressão que eles me passam: que por trás do sorriso, há um ar diabólico.

“ Alicia começou a mastigar uma torrada mecanicamente, enquanto Max tentava tirar da cabeça a imagem daquela mão estendida e do olhar esbugalhado do palhaço que sorria em meio à névoa do jardim de estátuas. ”

“ O palhaço abriu a bocarra pontilhada de presas longas e afiadas como facas de açougueiro e seus olhos cresceram até o tamanho de um pires de chá. Roland sentiu que o ar lhe faltava. ”

Apesar do livro não ter nem 200 páginas, ele não deixou a desejar, pois prende a atenção logo no primeiro capítulo. Não poderia ser diferente, já que no quesito suspense e mistério, ele é surpreendente. O clima criado por Zafón em um vilarejo litorâneo, com direito a um farol, uma praia com restos de um barco naufragado e segredos que rodam uma velha casa, fizeram toda diferença. O cenário foi muito bem trabalhado e perfeitamente executado, o que me permitiu imaginar cada detalhe com muita precisão.

A narração em 3º pessoa me agradou muito, já que dá uma visão bem ampla dos acontecimentos. A escrita do autor segue com um toque poético, o que faz disso, sua marca registrada. Apesar de O Príncipe da Névoa não possuir a mesma maturidade de seus livros atuais, seu estilo próprio permanece ali, inabalável. O cuidado que Zafón tomou em relação aos elementos utilizados nessa obra, contribuiu em tornar a história mais assombrosa e intrigante.

“ O relógio não estava desregulado; funcionava perfeitamente, mas com uma peculiaridade: andava para trás. ”

Esse é o típico livro que não dá a chance sequer para o leitor respirar. É um acontecimento surpreendente atrás do outro, que eleva a emoção ao ápice, fazendo os mistérios transbordarem por suas páginas. A leitura fluiu tão bem, que tive a impressão de o tempo nem ter passado. O romance contido aqui é tão leve, que quase passa despercebido, mas de qualquer forma, serviu para dar uma quebra na tensão presente na história.

Gostei muito dos personagens, pois eles possuem personalidades demasiadamente interessantes. A única coisa que o autor pecou, foi em relação às características físicas, que foram descritas vagamente. A figura mais singular desse livro, sem sombra de dúvidas, é o próprio Príncipe Sombrio: um ser assustador, macabro e muito cruel. Ao mesmo tempo em que ele me causava pavor, também me despertava admiração.

Afeiçoei-me muito a Max, pois ele se mostrou um garoto bem corajoso para a sua idade. Também fiquei comovida com seu altruísmo em nome da amizade e o seu zelo para com a família. Alicia de início aparentou ser insuportável, mas acabei gostando dela, conforme foi ganhando espaço. Só acho que ela deveria ter sido mais explorada, assim como a pequena Irina e os seus pais. Apesar de Roland ser bem presente na história, ele não me cativou tanto quanto Max. Já em relação ao seu avô, eu fiquei emocionada com o seu passado.

É até injusto querer comparar O Príncipe da Névoa com A Sombra do Vento e outros livros mais recentes do autor. Apesar de não ter a mesma bagagem e amadurecimento do que eles, eu fiquei bem satisfeita com o resultado e totalmente ansiosa para ler os outros dois livros da série Névoa. Se você aprecia livros de suspense, com um clima assustador, com mistérios que não acabam mais, eu super recomendo!
Renata CCS 07/11/2013minha estante
Já vemos nesta obra a qualidade dos textos de Zafón. Embora seja o primeiro livro, nota-se um desenvolvimento da escrita ao longo dos anos.

Queila.Noemi 23/07/2020

Realmente perfeito.
Como a morte de Zafón me deixou triste. Cada livro dele que leio sinto mais saudades dos livros que ele escreveria. Quando li a série 'o cemitério dos livros esquecidos' fiquei apaixonada. Agora com esta trilogia vejo que não estava enganada, ele consegue me deixar presa na história, desesperada para saber o desfecho. Já quero ler o segundo.

Vi. 23/06/2020

O livro narra a história da família Carver que para fugir da tensão da segunda guerra se muda para uma nova casa no litoral. A partir daí, coisas estranhas começam a acontecer atingindo a paz da família. Curioso, Max, o filho do meio, procura desvendar esse mistério.

"Certas imagens da infância ficam gravadas no álbum da mente como fotografias, como cenários que, não importa o tempo que passe, sempre voltam e você recorda."

A premissa do livro é bem simples, mas a história tomou um rumo que eu não esperava, surpreendendo-me. É um livro curto (184 Págs) e escrito de forma clara e fluída, uma ótima história para quem procura uma distração.

"nada tem tanta força como uma promessa..."

Daniel Miguel 20/10/2020

O Príncipe da Névoa
"- isso é bom - continuou o mago. - A diversão é como o ópio: nos tira da miséria e da dor, embora seja tão fugaz."

Não tenho palavras para descrever esse livro, foi meu primeiro contato com o autor e foi simplesmente maravilhoso. Lembro que li essa história um dia após o falecimento do Carlos Ruiz Zafón e foi uma honra saber que eu já tinha planejado ler a obra dele toda antes dele ir embora, os 8 livros, saber que não terão mais me entristece um pouco porém são obras incríveis acredito.

Falando um pouco mais sobre “O príncipe da névoa” deixo aqui minha indicação, são as 180 páginas mais bem lidas que já li. A forma como as coisas vão acontecendo e se desenvolvendo é mágico, vocês serão surpreendidos com certeza.
kaloskagathos 20/10/2020minha estante
Eu quero muito conhecer esse autor Dan. ?

Daniel Miguel 20/10/2020minha estante
Indico muito amigo, é maravilhoso. ??

Michele F. 20/10/2020minha estante
Maravilhoso ?? já quero ler

Daniel Miguel 20/10/2020minha estante
Lê simmm ????

amandafffdo 02/04/2023

O tempo não existe: é uma ilusão!
Esse livro não é absolutamente nada do que eu esperava. Contudo, foi prazeroso o primeiro contato com Zafón e a leitura de  gêneros que normalmente tenho pouca familiaridade.

A escrita, apesar de objetiva, nos leva pra dentro da história nas primeiras linhas e nos carrega até o fim sem necessitar de longas descrições. A narrativa se desenvolve rapidamente e, mesmo não havendo tanto desenvolvimento de personagem, não deixa sentimento de falta.

Excelente livro para leitores iniciantes.
Animada para o próximo!

Camila | @abismos.literarios 16/08/2020

Releitura incrível!
O príncipe da névoa foi escrito em 1993, quando Zafón participou de um concurso de literatura juvenil, o qual, como dito por ele mesmo, por sorte venceu. Não vejo por essa perspectiva, é um livro de estreia incrível, que tem uma pegada de suspense, sobrenatural, romance e fantasia. É um livro super curtinho, mas que tem uma construção maravilhosa, te prende do início ao fim.

Em O príncipe da névoa conhecemos a família Carver, que, em 1943, numa tentativa de fugir da guerra, se muda para uma casa na praia de uma pequena e pacata cidade. Logo ao chegar na cidade, Max, de 13 anos, observa um estranho fato: o relógio da praça gira no sentido contrário. Depois de estarem acomodados em sua nova casa, Max resolve fazer uma exploração para conhecer o vilarejo, e descobre que logo no final do terreno com sua casa existe um jardim esquisito, com estátuas e símbolos esquisitos, e que não são bem estátuas na verdade, pois Max percebe certas mudanças conforme olha pra elas. Ainda em seu passei pela cidade, Max conhece Roland, um menino mais velho que acaba se tornando seu amigo logo de cara, e que lhe apresenta toda a cidade. Roland leva Max para conhecer um pedaço da praia onde um navio naufragou e onde gosta de mergulhar e resgatar coisas. No dia seguinte, Max e sua irmã mais velha, Alicia, vão mergulhar com Roland.

Roland mora com seu avô ali na beirinha da praia, e o avô cuida do farol que o próprio construiu após o terrível acidente do navio, passando todas as suas noites lá em cima, cuidando para que não haja mais acidentes assim. O que Roland não sabe é que a história verdadeira é bem mais sombria e o motivo de guardar o local com a luz do farol é promovido pelo medo do retorno de uma figura que tanto aterrorizou seu passado: o príncipe da névoa.

Agora Max se vê envolvido nesse mistério e vê sua própria família sendo envolvida também. O menino busca resposta e a cada passo que dá para a solução, mais próximo está de encontrar com o perigo. O clima de suspense que percorre o livro todo alcança níveis altos nos relatos dos acidentes estranhos e fatais que marcaram a história de lá. A medida que Max e Roland começam a descobrir mais do que deveriam, eles permitem que o passado os atinja também, e os demônios que aterrorizaram a vida de alguns moradores no passado voltam à tona com mais força e desejo de vingança.

Como Max, Roland, seu avô e Alicia irão lidar com o retorno d’O príncipe da névoa? Quanto custará essa batalha?

Foi muito bom fazer essa releitura, adentrar novamente nesse universo sensacional que só Zafón consegue criar, e aquecer um pouquinho o coração, pois há quase dois meses Zafón se foi e deixou um vazio imensurável, pois foi com A sombra do vento que eu me encantei pelos livros e me tornei a leitura que sou hoje. Há uma diferença imensa entre os livros da Trilogia da Névoa para os livros d’O cemitério dos livros esquecidos, mas não há como negar que ambas as séries são magnificas.

site: https://www.instagram.com/abismos.literarios/

Mi Rubin 30/04/2021

Acho que fiquei esperando um final mais justo rs
Mas nem sempre são né?

De resto é uma boa narrativa, envolvente e bem fluída apesar de possuir um cortes meio bruscos às vezes.

Um quê de sobrenatural bem interessante.

Uma escrita que vale a pena conhecer.

Douglas P Da Silva 12/02/2013

Ele escreve para crianças que sabem pensar e para adultos que fazem questão de preservar a capacidade de sonhar.

Cilleni 26/11/2021

Segundo zafon
Esse é o segundo livro do zafon... Amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo e amo sempre .. apaixonada
Breno 26/11/2021minha estante
Amo Zafón, já li a série do Cemitério dos livros esquecidos e agora vou para Marina

Cilleni 26/11/2021minha estante
Vai amar..