O Príncipe da Névoa

O Príncipe da Névoa Zafón

Resenhas - O Príncipe da Névoa

Roberta 24/03/2021

"Em um universo infinito, havia muitas coisas que escapavam à compreensão humana."

Estou completamente encantada pela narrativa de Zafón.

Stefany 11/08/2020

Uma ótima experiência
Já ouvi falar muito bem dos livros de Zafón, mas por alguma razão eu nunca realmente havia lido nenhum deles. Fico muito triste com o fato de que muitos autores só recebem o devido valor pelas suas obras depois de suas mortes, mas infelizmente comigo aconteceu desta forma. Decidi então que iria ler todos os seus livros (motivada pelo projeto de leitura conjunta da Duda Menezes do canal Book Addic) e até então estou muito feliz de ter começado.

Neste livro, acompanhamos a vida de Max e sua família a partir do momento em que eles se mudam para uma casa no litoral, a fim de se distanciar um pouco mais da guerra (se passa durante a II guerra mundial). Os grandes mistérios em torno da nova casa e da cidade como um todo começam a aparecer já nos primeiros capítulos, e ao longo da história é muito difícil não querer devorar o livro todo de uma vez.

A escrita de Zafón é muito boa de verdade e depois de uma experiência decepcionante com meu último livro lido, essa leitura aqui foi um grande suspiro de alívio, daqueles que você percebe que realmente ama ler.

Essa foi uma leitura muito gostosinha e eu não conseguia parar de pensar a todo momento que se tivesse lido esse livro com 12 ou 13 anos ele definitivamente teria se tornado um favorito da vida.

No final, fiquei com alguns questionamentos que o livro não me respondeu, mas isso não me atrapalhou tanto assim, só deixou aquele gostinho de quero mais. Enfim, leitura recomendadíssima!!

Débora Castro Alves 20/07/2020

Supreendente!
Simplesmente E M O C I O N A N T E !!!
Quero ler + 20x para ter a sensação que não acabou...
A trama de contexto histórico envolve romance, mistério, suspense, terror e muito, muito drama.
Zafón escreve com uma singularidade que impressiona e envolve. E só melhorou com os anos.
SUPER recomendo.

Dayane| @portas_de_papel 22/11/2021

O príncipe da névoa
Zafón é incrível é daqueles autores que deixam o óbvio na cara da gente e não conseguimos resolver o mistério ( RSS..) esse livro é surpreendente porque aborda a mitologia , a magia espiritualística e nos ensina a jamais fazer um trato com as trevas ?! Eu tenho percebido nos livros do autor que as histórias se passam em um farol e até parece que a praia é a mesma de as luzes de setembro , este livro é apaixonante , é um mistério leve , sem cenas fortes ou de sapequices mas que com toda certeza vai te deixar remoendo de curiosidade , li o livro em dois dias ! Conta a história de Max que muda com seus pais para uma cada misteriosa perto da praia , logo que chega a vila conhece um misterioso amigo o qual as suas vidas começam a se entrelaçar , o livro deixou uma ponta solta no final , talvez pela inexperiência do autor que estava escrevendo seu primeiro livro , fiquei com um gostinho de quero saber mais , simplesmente adorei a maneira poética e descritiva do autor , me surpreendeu do início ao fim !

Bia 05/02/2014

Zafon pra crianças! Yeeesss
Esse livro, por ser infantil, obviamente não tem as peculiaridades nem a profundidade que zafon utiliza em seus romances adultos, então quem procura por traços de "a sombra do vento" nem se atreva a se iludir.
Primeiramente, queria exaltar que esse livro tem uma historia bem interessante e de grande criatividade e imaginação. Certamente é um livro infantil bem acima da média! Zafon, mais uma vez, mostrando suas habilidades contadoras e inventoras de historias!
O enredo é simples: uma familia composta por pai, mãe e três filhos se muda para a praia pra fugir da devastação que está sendo causada pela Grande Guerra. Partem para morar numa casa de praia, onde é abrigado um mistério que envolve magia e misticismo.
Mesmo sendo simples, o livro é bastante sensivel. Tem um trecho que me derreteu muito pq achei muito meigo. Não é nada que dê spoilers, só uma amostra grátis da fofura do livro: Após um dia confuso e cheio de excentricidades, Max Carver, um dos protagonistas,vai dormir e pensa sobre alicia, sua irmã "Ao contrário do que se esperava, a última imagem que desfilou pela mente de Max naquela madrugada antes de cair no sono não foi o sinistro passeio cinematográfico pelo jardim das estátuas, mas aquele sorriso inesperado de Alicia, minutos antes na sala."

Muito meigo o livro... Quem já gosta de Zafon não vai se arrenpender de ler mais esse, independente de sua idade!

Mona 06/01/2021

Surpreendente!
Começar o ano com uma boa leitura é o segredo para se empenhar em cumprir metas literárias e AINDA BEM que comecei o ano com Zafón.
O livro conta a história de Max Carver, que por conta da guerra se muda com a família para um vilarejo no litoral. Porém, o que Max e sua família não sabem é que sua nova casa (e um jardim abandonado nos fundos) estão cercados de mistérios. Max e suas irmãs então começam a ouvir vozes estranhas e a ter sonhos perturbadores. Com a ajuda de seu novo amigo, Roland, eles exploram os mistérios que os cercam, enquanto um diabólico personagem surge.
O Príncipe da Névoa foi o primeiro romance 'juvenil' escrito por Zafón, junto com Marina, As Luzes de Setembro e Palácio da Meia Noite. E apesar do livro não ter a mesma narrativa floreada e poética como vemos em A Sombra do Vento, ele não deixa a desejar.
Por ser o primeiro, não peca em absolutamente nada: narrativa instigante e fluida, personagens dos quais a gente se apega e preocupa, profundidade na história e como de praxe, muito mistério e elementos mágicos que são típicos do escritor espanhol. Confesso que em diversas partes tive arrepios também (e olha que não sou nada medrosa).
Se você nunca leu um livro de Zafón, O Príncipe da Névoa com certeza seria minha indicação!

voidvoodo 11/05/2021

O príncipe da névoa
Gente do céu, li para um trabalho de português, no fundamental, entre as obras da biblioteca da escola, acabei escolhendo esse, e nossa, que livro perfeito.
Chorei horrores com o final e devorei ele em 2 dias pra ficar com peso na consciência por ter lido tão rápido.
emilly. 11/05/2021minha estante
eu amo esse livro! pena que não é tão conhecido, é realmente muito bom.

KeylaPontes 07/07/2021

Minha primeira experiência com o autor e não poderia ter sido melhor! Não lembro a última vez que fiquei tão envolvida por uma história. Um livro tão curtinho, mas que pra mim foi uma experiência tão intensa como se fosse muito maior. Sei que ficarei pensando por um bom tempo nessa história e seus personagens.

Gabriela.Melo 28/06/2020

Li digitalmente influenciada pelo projeto de leitura conjunta de Duda Menezes - book addict. Meu primeiro livro de Zafón. Confesso que o livro me pegou mesmo na sua metade, quando devorei incansavelmente até o final em um dia só. Uma leitura fluida que nos deixa curioso para saber o desenrolar de toda história e seus mistérios.

Ticiane 15/06/2020

Leitura agradável e rápida
Já conheço o Zafón há tempos. Apesar de seus livros serem elogiados, nunca havia lido nada dele.

Resolvi ler esse livro por causa da leitura coletiva da Duda do Book Addict, vi que tinha poucas páginas e resolvi lê-lo na esperança de ser uma leitura rápida e que me ajudasse a espairecer um pouco as minhas leituras, já que venho lendo mais livros de não-ficção do que de costume.

Quando comecei a leitura eu não sabia que se tratava de uma obra infanto-juvenil, mas confesso que isso deu um ar de leveza à história. A história e os personagens se desenvolvem muito bem, sem que fossem necessárias mais páginas para isso. Os questionamentos gerados no leitor são respondidos a medida que se lê, no tempo certo, sem retirar o mistério da atmosfera criada pelo autor.

Inclusive o mistério é outro ponto digno de elogios de minha parte. Gosto de certo suspense e o livro me ofereceu isso na medida certa, de forma que me instigou curiosidade sem causar medo (meu lado medroso agradece). Com certeza lerei mais livros do Zafón.

Se quer uma leitura rápida e que te prenda, esse livro é para você.

Rose 25/05/2020

Zafón nunca decepciona
Com uma escrita que vc reconhece ao ler a primeira linha e com uma história envolvente, Carlos Ruiz Zafón me conquistou novamente.

MarcosQz 21/02/2013

O Príncipe da Névoa
Por Deus, este é um dos melhores livros que li na minha vida.
O Príncipe da Névoa apresenta uma história totalmente diferente de todas as outras de Zafón, que mais uma vez surpreende como ninguém.
Neste livro conhecemos Max Carver, filho de um relojoeiro que se muda com sua família para um casa na praia, tentando fugir da guerra.
Lá Max conhece Roland, que logo gosta de sua irmã, Alicia, que também gosta de Roland logo de cara. Max começa a sair para conhecer melhor sua nova moradia e logo descobre estátuas estranhas a assombrosas. A casa onde moram agora pertencia a um homem que se mudou com sua mulher, em busca de paz e sossego, mas durou pouco, pois este homem, o Sr. Fleishman tinha um pacto com um homem perigoso, chamado Cain, que retorna para pegar sua divida e que muito lembra Rumpelstiltskin, da série Once Upon a Time. Poderia até dizer que Rumpelstiltskin foi inspirado no Príncipe da Névoa.
Max, Roland e Alicia se envolvem fortemente nesta história e descobrem tudo que esta por trás da casa, de um barco naufragado, do avô de Roland e das estatuas e não gostam do que acabam por descobrir.
O livro possui um final trágico, mas desperta nosso interesse da primeira até a ultima página, como nem outro livro seria capaz de fazer. Zafón apresenta personagens envolventes, bem construídos que nos conquistam de imediato e nos deixa com um gosto de querer muito mais.
Sou um grande fã do escritor, sou suspeito para falar, mas Zafón é o melhor escritor do mundo atualmente.

Nanda 26/06/2020

Meu primeiro de Calos Ruiz Zafón
O livro narra a história de Max Carver,aos 13 anos tem que se mudar com a família por conta da guerra em 1943.
Ele que já não recebe muito bem a notícia,mal podia imaginar que sua nova morada guardasse segredos tão sombrios.

O jovem garoto,carregaria para sempre em sua memória os acontecimentos daquele verão.
Um farol e muita história pra desvendar,ao lado de sua irmã mais velha Alicia e seu novo amigo Roland,Max tenta entender o que há por trás dos relatos sobre um homem que realiza desejos sem nunca antes deixar de pedir algo em troca.

Seria ele um mago?Um fantasma?
"Eu tenho muitos nomes" disse ele.

Desvende você,me diga o que lhe parece.

Uma história de mistério e aventura para TODAS AS IDADES.
E é exatamente assim como o autor descreve sua obra.

"Resolvi escrever um romance que teria gostado de ler quando tinha 13,14 anos,mas que continuasse a me interessar aos 23,43 ou 83".

O Príncipe da Névoa publicado em 1993 foi seu primeiro romance seguido de Palácio da Meia-noite e As Luzes de Setembro fechando assim a Trilogia da Névoa.Depois veio Marina e a tetralogia do Cemitério dos Livros que virou best-seller com o primeiro livro da série,A Sombra do Vento em 2001.

Meu primeiro contato com sua escrita se deu mês passado, por conta do projeto de leitura conjunta da Duda Menezes e assim comecei no dia 18/06.

Numa triste coincidência,no dia seguinte acordo com a notícia da morte de Carlos Ruiz Zafón aos 55 anos vítima de um câncer que lutava desde 2018.Uma grande perda! Zafón foi o espanhol mais lido depois de Miguel de Cervantes(Dom Quixote De La Mancha).

Uma narrativa supostamente simples,mas muito envolvente e isso tudo acabou por fazer com que a leitura de sua obra se tornasse pra mim ainda mais próxima, valiosa e instigante. Daquele tipo de história que não se esquece e o autor eternizado fica.
Thais Toledo 26/06/2020minha estante
Comecei hoje esse livro, leia os outros também, você vai gostar, Marina e A Sombra do Vento gostei bastante.. Triste pela passagem do autor.

Nanda 26/06/2020minha estante
É incrível como Marina e A Sombra do Vento parece uma unanimidade,impressionante como todos falam bem.Lerei sim,com certeza! Está em minhas metas,ler toda sua obra.Obrigada pela dica

Thaís 483 27/06/2020

Com a narrativa super fluida, Zafon traz uma trama cheia de suspense e mistério, com uma pintadinha de terror.
Por mais que o livro seja curto, os personagens são muito bem trabalhados, assim como a conexão entre a história do passado e a do presente.
Amei a história se passar na praia, a descrição é tão real que matou um pouquinho da minha saudade dela