O Príncipe da Névoa

O Príncipe da Névoa Zafón

Resenhas - O Príncipe da Névoa

Mim 14/07/2020

Max é muito corajoso e inteligente, os personagens atraem e principalmente ele, Alicia e Roland me prenderam na história. É um livro gostoso de se ler, mesmo sendo triste e as vezes inquietante. Uma leitura rápida que eu recomendo muito!!

Niájera 25/07/2020

Um Zafón diferente
Pra quem está acostumado com Zafón da série de A Sombra do Vento talvez estranhe um pouco, esse foi o primeiro livro do autor e sentimos uma pegada mais sombria, que também não deixa de ser uma característica de Zafón, mas nesse caso O Príncipe da Névoa se aproxima mais de Marina, outro sucesso dele....Para os fãs como eu, é nítido o amadurecimento do autor quando tempos depois escreveu A Sombra do Vento, livro esse que o levaria ao reconhecimento merecido. Para os fãs, Zafón é sempre bem vindo e vale a leitura.

ms.lit 17/10/2022

Não é o que eu esperava...mas foi bom
O erro foi meu de ir lendo e achando que ia ser igual A Sombra do Vento. Tem muitos elementos parecidos, a aura de mistério, personagens enigmáticos etc, mas com certeza tomou um rumo MUITO DIFERENTE e bem mais pesado do q eu esperava, que eu não quis acreditar até a última página porque estava triste para caramba, mas uma boa leitura
Mimi Macedo 17/10/2022minha estante
Zafon é único, mas acredito que os outros livros dele não supera os 4 da saga do "Cemiterio dos livros esquecidos ". O livro Marina é um bem interessante dele de ler. E os contos publicados em memória, a Cidade de Vapor, é mágico

Jow 22/03/2013

As primeiras palavras do gênio Zafón.
"Only if for a night
And the only solution was to stand and fight
And my body was loose and I was set alight
But she came over me like some holy rite
And although I was burning
You're the only light
Only if for a night"

Only if for a night - Florence and The Machine

Tem dias que me pego pensando em como o Criador foi generoso com alguns seres humanos. Todos nós temos um dom inerente ao nosso ser, pena que nem todos possuem a capacidade de exercitar e desenvolvê-lo. Eu, que tanto gosto de ler, queria (e quero!) ser escritor. Acredito que toda pessoa que lê, possui dentro de si o sonho de ser escritor; Imaginar uma história, criar personagens, desenvolver um mundo, expandir a narrativa, explorar idéias, explicitar ideais, conquistar o leitor.

Em “O Príncipe da Névoa”, Carlos Ruiz Zafón mostra toda a capacidade que o Criador lhe concedeu. Mesmo sendo esse o seu primeiro livro a ser publicado em terras espanholas, no ano de 1993, Zafón já dava os primeiros passos que o fariam se firmar como um dos melhores contadores de história de seu país. É mágico poder apreciar a primeira obra do autor que me conquistou “A Sombra do Vento” e “O Jogo do Anjo.

Desde o início Záfon declara com todas as letras possíveis que veio para ficar, que deseja marcar presença com a sua narrativa que sempre carrega ares de mistério e aventura; que jovens pré-adolescentes se transformarão em heróis e detetives ao mesmo tempo em que descobrem os seus medos, suas limitações e os seus amores.

Aqui, somos apresentados ao garoto Max, que após se mudar com toda a sua família para um pequeno vilarejo, se faz residente numa casa perto da praia que é carregada de lembranças e mistérios, que devem ser desvendados pelo amigo Roland, pela irmã Alicia e pelo próprio Max. Záfon novamente constrói com suas palavras uma trama envolvente. Sua narrativa parece mágica, e a atmosfera por ele criada, nos desperta uma gama de sentimentos: Mistério, e um leve toque de terror, aliados a um pouco de drama, com pinceladas de aventura. Tudo isso para nos apresentar um quadro magnífico. É assim que vejo sua história. O autor consegue transmitir em sua trama, uma opressão e um horror sutil, mas notoriamente marcante e presente durante todo o livro.

O que falta ao livro, para chegar no mesmo nível de “A Sombra do Vento”, ou mesmo de “Marina”, o mais bem acabado dos romances iniciais de Zafón, é uma amarração dos fatos de forma menos apressada. A sensação é de que, iniciante, Zafón ainda se deixava levar pelo fluxo narrativo, de roldão, (sem aquela maturidade que o consagrou em seus romances mais recentes) para domar a história e conduzi-la de modo intenso, porém coerente, bem alinhavada e costurada.

Mas, algo totalmente perdoado por ser o seu livro de estréia, e por ser um livro que merece ser revisitado inúmeras vezes, sempre que possível.

May Immortal 24/09/2013minha estante
Devo dizer que me decepcionei ao ler este livro... Ouvi uma algazarra tão grande a respeito do autor, e sua resenha só colaborou para me deixar mais empolgada e quando finalmente tive a oportunidade de ler, só conseguia pensar: "Sério que é sobre isso que tá todo mundo falando? Tenho certeza que já li isso em algum lugar..." Talvez eu tenha ido com muita sede ao pote, ou talvez este não seja o melhor trabalho do autor, por isso darei outra chance.

Tainá Antunes 29/12/2013minha estante
May, talvez você tenha ouvido uma algazarra tão grande por conta de 'A Sombra do Vento', 'O Jogo do Anjo' e afins, livros pós a trilogia da névoa. Esse foi o primeiro romance do autor.

Mariana 18/01/2016minha estante
Devo dizer que o que me levou a ler os livros desse autor foi a sua resenha. Você, como sempre, escrevendo como um verdadeiro escritor. Muito obrigada! Pois ontem finalmente resolvi ler O Príncipe da Névoa, pois decidi começar pelo início pra ver a evolução da escrita do autor. Dizem que A Sombra do Vento é o melhor livro dele, o que não duvido, pois já amei O Príncipe da Névoa. Embora eu saiba que possa ter sido um pouquinho corrido os acontecimentos, sei também que a prática leva a perfeição. Então com certeza lerei todos os livros dele.
Ah, e continue resenhando, por favor. Você é muito bom nisso.

Paty 01/11/2021

O Príncipe da Nevoa
Primeiro livro de Zafón, e o primeiro da trilogia da Névoa.

Livro curto, bem diferente dos que escreveu posteriormente, densos e longos, mas, mesmo assim, consegue detalhar bem as personagens e a trama.

Suspense garantido, prende do início ao fim.

Débora Castro Alves 20/07/2020

Supreendente!
Simplesmente E M O C I O N A N T E !!!
Quero ler + 20x para ter a sensação que não acabou...
A trama de contexto histórico envolve romance, mistério, suspense, terror e muito, muito drama.
Zafón escreve com uma singularidade que impressiona e envolve. E só melhorou com os anos.
SUPER recomendo.

Sabrina320 04/08/2020

Que escrita
Um livro para adolescentes mas que encanta os adultos também! Que escrita fluida e gostosa.
Jeff 04/08/2020minha estante
Um dos meus favoritos ? ?

Thais Toledo 04/08/2020minha estante
Amo esse livro ?

Janaina 25/04/2022

Gostei bastante
Trata-se de um livro fluido, de leitura agradável e rápida. De escrita simples, pois foi idealizado principalmente com o intuito de agradar a faixa etária juvenil, mas nada que atrapalhe ou tire o brilho da história em caso de leitores mais velhos.

A história tem poucas páginas e por isso mesmo não se pode esperar que tenha um aprofundamento dos personagens principais (o que seria maravilhoso se tratando de Zafón), mas cumpre muito bem o papel de contar uma história de horror e suspense de forma simples e objetiva
Dave 25/04/2022minha estante
Já quero ler!!!

Janaina 25/04/2022minha estante
Eu gostei bastante, espero que goste tbm ?

Jade 28/07/2020

Não dá vontade de largar
Meu primeiro contato com Zafón e que livro lindo! Muito bem escrito! Dá vontade de estar dentro do livro, junto com os personagens, apesar dos sustos e do medinho.

Roberta 24/03/2021

"Em um universo infinito, havia muitas coisas que escapavam à compreensão humana."

Estou completamente encantada pela narrativa de Zafón.

Nil 31/12/2021

Eu ainda não superei
Essa história me prendeu muito, foi um dos primeiros livros que me dispus de fato a ler, e não só me prendeu, como também me surpreendeu.
Cada momento, cada problema e ameaça te faz temer pelos personagens que são aprofundados de uma forma única em uma história que você, assim como eu, nunca vai esquecer, e tenho certeza que vai estar entre os seus favoritos.

Rodriguinho @literario.rojo 05/07/2021

“Muitos anos haveriam de passar antes que Max esquecesse o verão em que, quase por acaso descobriu a magia…” Logo de início já somos apresentados a atmosfera que nos transportará para a leitura desse que foi a primeira publicação do autor e faz parte da trilogia da Névoa.
Em o Príncipe da Névoa a família do garoto Max Carver que fugindo da segunda guerra se muda para um vilarejo no litoral e nessa nova casa o garoto descobre um jardim com estátuas e símbolos desconhecidos e não apenas isso Max ficará cercado por um mistério de um farol guardado por um senhor de poucos amigos, por um palhaço de causar espanto, (notei uma forte referência ao livro IT, A coisa). Junto de sua irmã Alicia, eles conhecem Roland, e juntos ambos mergulham literalmente em uma aventura marcada por promessas não cumpridas onde o passado retorna para cobrar o que lhe foi confiado.
O livro que em poucas páginas te faz embarcar em um mistério que Zafón sabe te conduzir com maestria e carregado com uma carga de emoção te faz querer ler sempre mais. O lado sobrenatural apresentado na obra é o ponto alto de toda narrativa e com um vilão muito bem desenvolvido que conduz toda a história.

Rê Silva 23/06/2021

Cheio de mistérios !!!
Max Carver um adolescente corajoso e muito curioso, se muda com sua família para o litoral e vai morar na antiga casa dos Fleischmann.
Coisas estranhas começam a acontecer e assombram a família.
Max e sua irmã Alicia conhecem Roland, um adolescente que gosta de mergulhar e recolher objetos do navio que naufragou ,onde somente seu avô Víctor Kray sobreviveu e há 25 anos é o guardião do farol e carrega consigo vários segredos que Max tenta a todo custo desvendar.
Um grande mistério envolve Mr. Cain ,um mago conhecido como O Princípe da Névoa , que realiza seus desejos mas cobra um preço muito alto .
Uma leitura juvenil ,mas muito envolvente cheio de mistérios ,coisas sobrenaturais , adorei !!!

Pamela.Pugliano 08/09/2020

"Lembre-se do nosso trato..."
Que livro gostoso para passar o tempo. Ele é leve e simples, e não de uma maneira ruim, que poderia empobrecer a história - ela com a sua simplicidade consegue nos envolver.

O livro gira em torno de um mistério que envolve três crianças e um velho faroleiro. Ele une histórias piratas, pactos demoníacos, palhaços e até uma pitada de romance pra nos instigar um pouco mais. Não nego que em alguns momentos dei uma olhadinha por cima do ombro, só por precaução.

A minha primeira impressão referente a leitura de Carlos Ruiz Zafón foi muito boa. Espero conseguir ver a evolução da escrita dele e suas ideias nos outros livro. Leitura recomendada. Aproveitem.