Fortaleza Digital

Fortaleza Digital Dan Brown

Resenhas - Fortaleza Digital

ghost cookies 31/12/2020

perda de tempo
É entediante e com personagens sem personalidade (se limitam a serem sarados, lindos e gênios kkkkk). E sei que, por ser um livro de suspense (?), esse não é o foco, mas tenho que citar, já que até a ação e o "mistério" foram igualmente fracos para mim. Dá para desvendar de primeira tudo aquilo.

Dan Brown também está a todo momento tentanto relembrar o leitor o nome inteiro da protagonista Susan Fletcher e como ela é tão perfeita.

E como cereja do bolo, também senti umas pinceladas de objetificação e sexismo (talvez mais um daqueles casos em que o autor não sabe descrever uma mulher sem matar o leitor de vergonha alheia).

Mas pelo o que eu li de outras resenhas, parece que fórmulas genéricas são mesmo recorrentes nos livros do Dan Brown, o que me faz gostar ainda menos do modo como ele escreve: indo em oposição à regra do "mostrar, não contar".

Nathyâ¡ 14/05/2022

Descobrir em 2 livros que Dan Brown passou a ser meu escritor favorito.. amo as narrativas dele.. e as aventuras que ele cria e o conhecimento que ele mostra sobre os assuntos centrais do livro..

esse livro é leve, e fácil de ler, a história se passa em apenas 1 dia, e é emocionante acompanhar Susan Fletcher tentando entender quem transformou seu computador em sucata.. e acompanhar David Becker atrás de uma pequena joia q pode mudar o mundo...

Gabriela 30/06/2020

Viciante...
Fiz a leitura em 2017. É o primeiro livro que eu li por completo (começava a leitura de outros livros, mas desistia). Me cativou com seu suspense e aquele "só mais uma página" foi inevitável. Foi um incentivo para que eu embarcasse no universo da leitura, por isso tenho um carinho especial por ele.
Simes 16/07/2020minha estante
Tealmemte Dan Brown é otimo como motivador de leitura. Li quase todos os livros dele, ou ao menos os mais famosos. Terminei recentemente o "Origem" e achei marvilhoso.

Rafael Pravitz 30/05/2021

Sem o Robert.
Dan usa das mesmas artimanhas na sua história , mas sempre.funciona para mim , história com um fundo de tramas governamentais e personagens simpáticos com uma trama ótima em suspense tecnológico.

Isis243 18/07/2023

Eletrizante
A maneira como constrói a leitura é incrível.
Te captura para o mundo do Sr Dan do início ao fim ? e que final.

Aventura garantida!

Boa leitura ?
Jucelia.Castro 18/07/2023minha estante
Um dos meus escritores favoritos. Ele é sensacional!

Maria13367 30/04/2023

Fortaleza digital
Super indico para pessoas que são apaixonadas por tecnologia assim como eu ?.
O livro é PERFEITO do início ao fim,
Cada capítulo um novo susto ?...

E a Susan é sem dúvida a minha personagem preferida nesse livro ?

Franklin Moreno 23/10/2021

Uma tragédia Shakespeariana
Não esperava que esse livro fosse ser tão dramático como foi mas vamo por partes.
Primeiro, achei que os personagens, o cenário, a trama, tudo é muito bem pensado e ajustado para que se pareça real. Os personagens são muito realistas, cada um tem a sua personalidade e seu jeito de agir, isso eu acho muito massa, não são ocos como em muitos livros que eu estou lendo ultimamente, e isso dá uma outra cara para tudo que está acontecendo na trama. O cenário também dispensa comentários, tanto na Espanha como na base da NSA, é tudo muito bem construído. E a trama, como é padrão nos livros do Dan Brown, é super bem feita, as histórias fazem sentido, até aí tudo perfeito.
A única coisa que pegou um pouco no livro foi a questão da tragédia e também alguns furos no enredo que me deixaram meio (como um/uma personagem tão inteligente pode ser tão burro(a) como agora).
Teve uma parte do livro que parecia que eu estava lendo Shakespeare, onde eu achei que ia sair da leitura com uma sensação boa somente, mas saí com uma sensação tão estranha como se tivesse lido Romeu e Julieta.
E também a incoerência em alguns pontos de alguns personagens, fora que o enredo se arrastou um pouco em uma parte do livro, sei lá. Esses dois problemas talvez foram os mais decisivos para as pessoas não considerarem um livro perfeito. Tem uma hora na trama que você pode ler 100 páginas e ela não sai do lugar, como se o autor estivesse arrastando muito para concluir um evento ou coisa assim. E também a incoerência as vezes de alguns personagens, como Susan, me fez passar raiva do tipo "você é muito inconsequente".
Mas é isso. Apesar deste livro não ser perfeito, e também ser o primeiro do autor, ainda sim é sensacional ver como os livros do Dan Brown são super bem construídos. Já é um dos meus autores favoritos, em questão de trama, em questão de aprofundamento de personagens para se tornarem complexos e reais, em questão de como montar uma história que tenha um equilíbrio entre explicação e ação, sem que um atropele o outro, é uma aula de como escrever um livro. Se um dia eu for escrever um, como certeza eu vou ter aprendido muito com esse cara.

eiller 09/05/2020

UM COMPLETO FRENESI
Fortaleza Digital foi uma experiência diferente em todas as circunstâncias. Foi a primeira leitura coletiva da qual eu fiz parte e também minha primeira experiência com Dan Brown. Confesso que ao ser convidado a participar dessa leitura coletiva, não tinha criado muitas expectativas acerca do livro e muito menos do autor. Suas obras nunca me chamaram a atenção e o desinteresse pela obra, acredito, foi coletivo... assim como a leitura.

Acredito que seja um pensamento dúbio. Muitas pessoas gostam de ser surpreendidas por não criarem expectativas acerca de obras das quais não foram atraídas em um primeiro momento. Outras preferem ler a contra-capas, resumos, análise e críticas para saberem onde pisar com segurança.

Pra mim, que se encaixou na primeira situação, a surpresa não poderia ser melhor. Brown consegue manter a tensão e a adrenalina em cada capítulo. Nos primeiros momentos temos uma apresentação de personagens sucintas que nos fazem entender sem mais delongas, como cada personagem será fundamental para a trama. E uma vez que os peões estão em suas respectivas posições, começa a rolagem dos dados.

Brown conseguiu manter minha atenção por toda a história fazendo com que os sentimentos a respeito do que desejava contar fossem os mais mistos possíveis. O fato de terem capítulos curtos só ajudava a equilibrar ainda mais a emoções presente em cada um deles.

Para concluir, quando achávamos que tudo já havia sido explorado pelo autor, temos mais uma dose de tensão que não entrega de cara as respostas necessárias para a conclusão da trama. Brown mantém até os últimos suspiros do livro uma resolução que estava o tempo todo a frente dos olhos dos protagonistas. Creditando assim, um thriller recheado de reviravoltas e surpresas das quais não se podem deixar passar despercebidos aos mais céticos amantes do gênero.

Yuririn 23/07/2021

gostei da trama e dos acontecimentos do final, embora alguns nomes tenham ficado meio confusos pra mim por um tempo na leitura (eu esquecia quem era quem hahaha). O final foi surpreendente e mesmo tendo adivinhado quem era o bandidão, fiquei com vontade de saber como as coisas iam se desenvolver. Em relação ao começo, deu muita aflição porque várias informações ainda estavam secretas e parecia que tudo ia dar errado, então o suspense estava basicamente me matando hahaha. Enfim, adorei a história, embora não seja a minha favorita do Dan Brown até agora.

Dem 22/08/2021

Maravilhoso!!
Que leitura prazerosa! Muita emoção em um livro só! Muitos códigos para desvendar, um livro muito inteligente!
Valeu a pena cada minuto passado nessa história! Vamos para o próximo livro do autor!
Suéllen 23/08/2021minha estante
Show hein!! Vai pra minha lista. ????

Dem 23/08/2021minha estante
Leia, Su! É excelente! E prende mesmo!

Leidiane58 03/02/2021

Boa leitura, rica em detalhes, como é comum nos livros de Dan Brown. Suspense leve, intrigante e em algumas partes, revoltante.
Daniel1912 03/02/2021minha estante
Chega a fazer parte da série com Robert Langdon?

Leidiane58 03/02/2021minha estante
Não, esse livro não é protagonizado por Robert Langdon

Daniel1912 03/02/2021minha estante
A então tinha visto errado. Obrigado. Mas Dan Brown é um ótimo escritor. Vou pôr esse na lista

ffabriciooliveira 23/05/2020

Uma ótima história, cheia de reviravoltas. Apesar de seguir um certo padrão como outras obras do autor a narrativa é bem envolvente.

Jon 28/01/2021

Não é dos meus favoritos, mas é bom.
Esta é a segunda vez que li.. minha primeira experiência foi aos trancos e barrancos.. ler, para, ler, para.. até que tomei como desafio e concluí. Nunca tinha lido nada de Dan Brown até então, talvez essa foi a dificuldade, a ambientação com sua redação e o tema. Várias pessoas também relataram dificuldades com o desenvolvimento da trama, mas ainda não sei identificar com precisão o motivo. Após ler fortaleza digital (FD), li todas as obras do autor e resolvi reler FD com um outro olhar. Trata-se de um Thriller.. é uma estória de sci-fi bem contada, gostei do tema e dos personagens.. não é arrastada.. os capítulos não são muito longos (isso não é um problema para mim, prefiro até).. é recheada de ação, conspiração, política, viradas de mesa e até romance... na minha visão, as demais obras do autor são bem melhores, mas vale a pena FD, o tema é relevante, não é perca de tempo, além do mais, não é um livro longo, a experiência é boa, recomendo, entretanto, acho que não é um livro pra qualquer um.. talvez seja preciso um pouco de bagagem para uma melhor experiência.

Dizem que Dan Brown é engessado, que "suas obras são mais do mesmo", que tem uma "fórmula pronta" que aplica para todos os livros... e qual o problema nisso?? deu muito certo, o sucesso é um fato. Quem aprecia Dan Brown sabe que, o tema central é a chave.. e que temas.. extremamente relevantes e atuais, a exemplo de Inferno.. e Origem.. os thrillers, protagonistas e antagonistas são secundários neste universo.

jeankorb 16/01/2024

O plot Twist da tecnologia e espionagem
O livro começa de forma meio lenta.. trás o romance dos protagonistas, mas sinceramente não senti muito desenvolvimento nisto, porém realmente para mim não fez diferença.

Ele trás alguns jogos de encriptação, muita ação, reviravoltas sem fim e surpreendentes. Reviravoltas até a última página. Amei a a leitura.