A caderneta de endereços vermelha Sofia Lundberg

Resenhas - A caderneta de endereços vermelha

Adriana 13/08/2021

Mulher forte
Coo dito por alguém: livro de uma escrita elegante...assim como a personagem central.
Livro delicado, fluído, com personagens envolvente.
Com final lindo, esperançoso....

Fer 04/08/2021

Lindo, triste e reflexivo
Gente, que livro lindo e cheio de reflexões e ensinamentos para a vida!!

A Caderneta De Endereços Vermelha tornou-se um dos meus queridinhos desse ano, conquistou meu coração, me emocionou e algumas lágrimas rolaram, poucas, mas rolaram sim! Confesso que amo chorar em livros e filmes!

Alguns acontecimentos com a personagem principal doeram em mim, me fizeram pensar no legado que deixarei; na responsabilidade que tenho como mãe, como mulher; na minha história de vida; nas surpresas e alegrias que a vida me proporciona bem como nas agruras pelas quais também passei. Já me emocionei logo de cara com a dedicatória, veja que palavras lindas: ?Para ....... , o anjo mais lindo céu. Você me deu ar para respirar e asas para voar.?

Doris tem apenas sua sobrinha-neta como familiar e seus encontros semanais com ela pelo skype a alegram e ela espera por eles ansiosamente. Aos 96 anos decide colocar no papel sua história a fim de que Jenny a leia, descubra o que de fato aconteceu na vida de sua tia-avó e supere traumas de sua difícil infância. Se algo além disso acontecer, será um gratificante presente. Para isso, Doris recorre ao caderninho que ganhou de seu pai ainda menina, no qual anotava os nomes e endereços das pessoas que conhecia e amava. Agora já estava repleto de nome riscados daqueles que já se foram e de quem havia há muito perdido contato. Revisitava seu passado e isso era, por vezes, doloroso.

Suas histórias se confundem com os principais acontecimentos do século XX e fazem com que Doris se recorde do homem que foi o grande amor de sua vida e parece estar perdido para sempre. O que ela não espera, entretanto, é que o momento mais importante de sua vida ainda está por vir.

Além de ser dolorosamente lindo há vários trechos que saltam aos olhos e aquecem o coração:

O amor jaz sob cada lápide. Tanto amor.
Vislumbres capazes de desequilibrar toda uma vida.
Mãos entrelaçadas no banco de um parque.
O olhar dos pais a uma criança recém-nascida.
Uma amizade tão forte que não é necessária nenhuma paixão.
Dois corpos unindo-se como se fossem um, muitas e muitas vezes.
Amor.
É apenas uma palavra, mas engloba tantas coisas.
No fim tudo o que importa é o amor.

Você amou o bastante?

Renata 18/07/2021

Lindo!
Quando comecei a ler, não entendi o porquê de tantos comentários elogiando o livro. Aos poucos fui entendendo a maneira da autora contar a história e fui entrando na vida da narradora.
Quando percebi, já estava presa na narrativa. Adorei a maneira que o livro foi escrito. Uma história de vida fictícia, mas cheia de ensinamentos. No final, não segurei as lágrimas.
Maria Izabel 19/07/2021minha estante
Nossa estou lendo o meu, e como disse estou presa na narrativa.

Andrea 14/07/2021

A caderneta de endereços vermelha
O livro é uma história sobre memórias, ele intercala o tempo presente e o passado em forma de cartas. Conta a vida bem vivida de uma mulher que sofreu muito e perdeu muito. Adorei o livro, super indico!!

Sophia 10/07/2021

Perfeito
Esse livro é incrível, mostra a vida de Doris e gera várias reflexões sobre a vida, medos, inseguranças e sonhos. Eu amei muito, é uma leitura super fluida e a cada capítulo que eu terminava já queria ir pro próximo. Leiam ?
Sarah 10/07/2021minha estante
vou ler

Day! 06/07/2021

Para aquecer o coração e morrer de chorar

Essa é a história de Dóris, uma senhora que aos 96anos decide por no papel todas suas memórias, acompanhando os nomes riscados de todos que passaram na sua vida, que estão em sua caderneta de endereços vermelha.

Doris vive sozinha em um pequeno apartamento em Estocolmo, pelo menos uma vez por semana ela faz vídeo chamada com sua sobrinha neta que mora nos Estados Unidos, sua única família. O desejo de Doris é contar todos seus segredos para Jenny, e esse sentimento de despedida junto com a história da vida de Doris jovem, faz esse livro ser emocionante.

A história da Doris jovem começa com uma infância difícil, seguida por uma mudança de vida cheio de luxo e depois sofrimentos durante a segunda guerra. A escrita da autora é tão elegante, não dá pra largar o livro. Me apaixonei pela Doris do mesmo jeito que me apaixonei pela Evelyn Hugo.

A única coisa que me incomodou um pouco foi a Doris falando o tempo todo que está morrendo, essa piadinha é repetida algumas vezes, e deu. Mas só isso mesmo.

A Doris teve uma vida incrível, cheio de aventuras, e uma parte do livro a sobrinha neta diz que ela não tem nada de interessante para falar da própria vida e a Doris diz que quando ela estava vivendo todos os momentos emocionantes que ela conta, ela também pensava que não tinha nada de interessante pra falar.

É um livro que te faz pensar na vida, te mostra que não é tarde pra mudar ou começar algo novo, que a vida separa surpresas até o fim e que sim, o amor existe e é lindo.

Morri de chorar no final, então aconselho a não ler em público 🤣.

_San_ 27/06/2021

Perfeito!
Esse é um daqueles livros que mexem com a gente do começo ao fim!
Sem falar na escrita fluída, nos capítulos curtos e na vontade de não parar até concluir!
História forte, profunda e sensível!
Li em apenas dois dias!

Glaucia Maria 27/06/2021

Simples e maravilhoso
Parece que estava lendo uma conversa com nossa avó sobre sua história de vida. Literalmente a apaixonante e emotivos. Cada página, cada capítulo, cada nome simplesmente maravilhoso.

Gabriella.Helena 06/06/2021

Esperava um pouco mais
A história da vida de Doris, uma mulher sueca de 96 anos, nos é apresentada por ela mesma por meio dos seus escritos que serão deixados para sua sobrinha-neta quando ela falecer, para que suas memórias não sejam esquecidas. Ela se lembra dos acontecimentos de sua vida por causa da caderneta de endereços vermelha que ganhou de seu pai quando era criança, na qual ela registrou as pessoas que de alguma forma foram relevantes em sua trajetória e seus respectivos endereços, afinal geralmente Doris convivia com esses locais tanto quanto com as pessoas que neles habitavam.

Portanto, há 2 linhas temporais: o presente narrado em 3ª pessoa com Doris idosa, e o passado narrado em 1ª pessoa por ela nos seus textos.

A premissa é muito boa e, de fato, Doris tem uma história de vida emocionante, pois ela viveu os desafios da época da Grande Depressão e da 2ª Guerra Mundial. ?? Alerta: Contém gatilho de estupro.

No meio de tanto sofrimento, ela terá momentos de alegria, paz, amor e conhecerá pessoas que acrescentarão tudo isso também em sua vida. Temas muito abordados são: saudade, nostalgia, solidão, morte, arrependimentos, lembranças... Tudo meio cinza percebe? Kkkk acho q estava esperando algo um pouco mais alegre, com mais esperança.

No geral é uma boa história, li rapidamente, mas achei o romance principal pouco desenvolvido e o final muito rápido, apesar de poder emocionar. Senti falta de um desfecho mais encorpado.

Queilinha 05/06/2021

A Caderneta de Endereços Vermelha...
Estou sem palavras com esse livro... Ele é uma lição de vida em forma de páginas.

Acompanhar as lembranças de Dóris e toda a sua vida de encontros e desencontros, de infortúnios e felicidade é uma reflexão e tanto.

Eu amei demais a leitura desse livro e pretendo reler no futuro.

Madu 02/06/2021

a caderneta de endereços vermelha
que livro! é um romance incrível, conforme ia lendo me perguntei como ainda não foi adaptado para um filme. que história, que drama!

hiliandra.faggion 29/05/2021

Um livro maravilhoso! De uma sensibilidade do início ao fim. Escrito de uma maneira que faz você querer continuar a leitura, sem descanso. Uma vida dura, triste, feliz, triste, feliz... E o reencontro pela tela do computador antes de morrer, com o grande e único amor da vida! "Eu desejo tudo de bom para você. Muito sol para iluminar os seus dias, com chuva suficiente para poder apreciar o sol. Muita alegria para expandir a sua alma, dores suficientes para conseguir apreciar os pequenos momentos de felicidade da vida. E muitos amigos para dizer adeus de tempos em tempos."

@parasemprelemos 26/05/2021

A caderneta de endereços vermelha
Uma leitura emocionante, super envolvente. Aborda temas fortes de uma maneira sutil. Fala de amor. O primeiro e único amor. Doris tem 96 anos e resolve deixar os detalhes de sua vida longa para a sobrinha neta. Um dos livros favoritos deste ano.

Andy.Sena 26/05/2021

Esse foi daqueles livros que você se pergunta o porquê procrastinou e passou tantos outros na frente. Que história linda, que sensibilidade em tocar em certos assuntos. Um livro que emociona do início ao fim. Um livro pra chorar e nos tornar mais empáticos especialmente com os mais velhos. E acima de tudo, um livro que nos relembra a importância do amor, amizade e família.