A caderneta de endereços vermelha

A caderneta de endereços vermelha Sofia Lundberg

Resenhas - A caderneta de endereços vermelha

Michelle 23/05/2021

A Caderneta de Endereços Vermelha
Doris, uma mulher de 96 anos que mora sozinha em seu apartamento em Estocolmo. Ela tem poucos visitantes, mas suas ligações semanais pelo Skype com Jenny - sua sobrinha-neta americana e sua única parente - proporcionam-lhe grande alegria e a lembram de sua própria juventude. Quando Doris era criança, seu pai lhe deu uma caderneta vermelha a e, desde então, documentou cuidadosamente todas as pessoas que conheceu e amou ao longo dos anos. Olhando agora o livrinho, Doris vê os muitos nomes riscados de pessoas que se foram há muito tempo e sente vontade de colocar a caneta no papel. Ao escrever as histórias de seu passado pitoresco - trabalhando como empregada doméstica na Suécia, modelando em Paris durante os anos 30, fugindo para Manhattan no início da Segunda Guerra Mundial - ela pode ajudar Jenny, atormentada por uma infância difícil, a desvendar os segredos de sua família e finalmente olhar para o futuro? E o que aconteceu com Allan, o amor da vida de Doris?

Ana Claudia 20/05/2021

Não tenho palavras para definir o que estou sentindo ao terminar essa leitura! Que livro é ESSE???

Dóris é uma senhora de 96 anos que guarda consigo uma caderneta de endereços que seu pai lhe deu quando ainda era criança. A única lembrança que carrega dele e nela, anota todas as pessoas que foram importantes em sua vida. No entanto, quase todos os nomes dessa caderneta estão riscados. Todos estão mortos!

Ela discorre sobre a vida de cada um deles para sua sobrinha-neta, Jenny, única pessoa da família que ainda está viva, mas que mora em outro país e só mantém contato uma vez por semana, pelo computador.

Uma história que fala sobre a solidão, sobre recomeços, perdão, amizade, sobre dar valor e amar as pessoas enquanto ainda estão ao nosso lado!

Uma história que aborda temas como estupro, tentativa de suicídio, assédio sexual, menção a consumo de drogas, parto com bebê natimorto.

Impossível não terminar essa leitura chorando! Um dos livros mais emocionantes que já li!
gabihott 20/05/2021minha estante
Me deixou com vontade de ler ?

Ana Claudia 20/05/2021minha estante
Leia, Gabi! Esse livro é maravilhoso demais!

Giselaine 17/05/2021

Imenso e profundo
Mais um livro favoritado, amado e que transformou meus pensamentos.
Livro lindo que conta a história de vida de Doris Alm, uma senhora de 96 anos que tem a mobilidade reduzida. Intercalando entre presente e passado.
O livro fala de amor, de juventude, de perdas e de família. Estou até agora encantada e impactada com o final do livro, como é poético e triste em alguns momentos e quanto Doris me fez rir com sua sátiras a velhice. E como me fez chorar com o Allan e as violências sofridas. Vou guardar essa leitura no coração. E cinco estrelas são poucas pra essa obra de arte. Vai ser um livro que recomendarei pra todos que conheço.

Caroline.Lafayette 16/05/2021

Ótima leitura
Demorei um pouco pra ?engrenar? a leitura, mas quando peguei gosto pelo livro, foi incrível. Os capítulos são curtos, mas muito poderosos. A história é leve, ao mesmo tempo que é extremamente intensa. Recomendo!

pamelaantunes 16/05/2021

?Eu desejo a você muito sol para iluminar seus dias, muita chuva para apreciar o sol. Muita alegria para fortalecer sua alma, muita dor para apreciar os pequenos momentos de felicidade da vida, muitos encontros para você poder dizer adeus. ?

manu_menezes 15/05/2021

Você amou bastante?
Não imaginei que um livro fosse mexer tanto comigo a essa altura do campeonato!

"A caderneta vermelha" nada mais é do que um romance que narra a história de Doris, uma senhora de 96 anos. Vemos e acompanhanos a sua trajetória desde criança, e é visível o quanto ela foi guerreira até o fim.

Gostei bastante do livro e das mensagens finais! Viemos pra este mundo para amar, e nada mais justo do que fazer jus a isso. Linda a história.

Nathy 15/05/2021

que livro PERFEITO, eu nunca tinha chorado lendo um livro, mas esse nao consegui segurar as lágrimas :,)

Chelsea.Archer 12/05/2021

Me apaixonei pela Dóris
O livro conta a história da vida de Dóris, sob o ponto de vista da própria personagem, agora com 96 anos. Ela faz um resumo de sua vida com base nas pessoas registradas em sua caderneta de endereços, que foi um presente de seu pai.

Alternando passado e presente, o livro mexe tanto com o leitor que ficamos com a sensação que a Dóris é muito próxima da gente. Uma vovó querida e amada.

O livro relata as experiências de Dóris desde a infância, passando pela juventude e maturidade. Alerto que o livro contém gatilhos de violência e estr*pro ?? portanto se você é sensível a estes temas, não recomendo a leitura.

Dóris viveu a vida com muita coragem e eu não duvido que tenham existido várias ?Dóris? nesse mundo depois da guerra.

Enfim, é um livro que relata a vida como ela é, como ela foi e como ela poderia ter sido para Dóris. Terminei o livro aos prantos e emocionadíssima.

Sa 30/04/2021

Apenas leiam,e conheçam a história de Doris.
Li esse livro às cegas,sem ler sinopse ou pesquisar resenhas,e me surpreendi muito,não esperava uma história tão grandiosa,carregada com um misto de emoções e aventuras um tanto dolorosas.Apenas leiam, conheçam a história de Doris,uma senhora que carrega uma bagagem de memórias,que vale a pena conhecer,como a história de uma avó.
Apesar de eu achar que foi escrito de uma forma bem rasa,sobre os sentimentos de Doris,eu não deixei de admirar a história da mesma, e sentir cada linha escrita.Jenny também me envolveu com a sua própria história,tanto que tem um trecho no qual me oculto a dizer,que me faz relembrar de acontecimentos maternos.Mas enfim, espero que gostem do livro :)

Felipe 17/03/2021

Um retrado da velhice
É impossível assistir a solidão de Dóris e não refletir sobre o quanto é triste o abandono. A caderneta de endereços vermelha é um clássico moderno, cheio de emoção sem enrolação, com um final comovente e uma história marcante. Recomendo!

Tuyl 23/02/2021

O livro realmente não conseguiu me prender e achei que terminou de maneira muito óbvia!