A caderneta de endereços vermelha

A caderneta de endereços vermelha Sofia Lundberg

Resenhas - A caderneta de endereços vermelha

Thalita 20/02/2021

Triste
Adoro livros que me fazem chorar, e esse já começou me dando aperto no peito. Uma história sobre uma personagem idosa, um tipo de livro que ainda não li muitos. Nos mostra a vida em retrospectiva.

Em alguns pontos achei que a autora exagerou um pouco nos acontecimentos da vida da personagem, pra mostrar que foi uma vida realmente terrível. A personagem de Jenny também poderia ter sido mais desenvolvida, bem como a relação dela com o marido, algo que achei bem superficial e que não condiz com a profundidade do resto do livro.

Só sei que chorei.

Laris 17/02/2021

Vale a pena ler
É um livro muito forte. Como a vida de Doris foi difícil e ela teve que passar por tanta situação. Confesso que me tirou lágrimas no final do livro.

Viviana Mendonça 09/02/2021

Esse livro acabou comigo...
Tantos detalhes que esse livro trouxe, e quantas vezes derramei uma lágrima, paea no final, derramar várias, sim no momento estava muito sentimental, mas mesmo que não estivesse o livro puxaria essa emoção, chorei, mas chorei mesmo.
Eu soposso afirmar que amei o livro, mas ele acabou comigo???

Melodiadoslivros 08/02/2021

@melodiadoslivroa
Essa, e? uma histo?ria u?nica!?
A caderneta de enderec?os vermelha, conta a histo?ria da Do?ris, que quando menina ganhou essa caderneta de presente do pai. Para poder anotar nomes de pessoas que ela conheceu e significou algo, e lugares por onde passou. De fato, ela comec?a a fazer isso. Logo quando menina, aos 13 anos, e? obrigada a criar responsabilidades de uma adulta. Tendo que trabalhar e se manter. E consequentemente, se separando das pessoas que ama.?
O livro acontece entre o presente de Doris, que ja? se encontra aos 96 anos e as lembranc?as de sua vida quando mais nova. Tudo que viveu e sofreu! Sendo contado em pequenas passagens, com uma intensidade incri?vel. Me senti dentro de cada uma delas, o que me rendeu boas lagrimas e compaixa?o.?
Me admirei, sofri e torci muito por ela durante toda a histo?ria. Sou extremamente encantada com a atitude que a Doris teve, com as escolhas difi?ceis que ela tomou. E a forc?a que essa mulher tem e? louva?vel.?
A leitura e? flui?da, as voltas no tempo na?o e? arrastada e nem entediante. Muito pelo contrario! Sa?o arrebatadoras. Voce? fica o tempo todo querendo saber mais, conhecer mais dessas pessoas que sa?o citadas e o fim que tera?o. Somos tambe?m apresentados, a um amor puro e verdadeiro de Doris e Allan. Que me encantou!?
Em momento algum, a Doris desistiu de procurar e lutar por sua felicidade. Na?o importava o quanto a vida batia nela, o quanto ela perdia. Sempre estava la?, de pe? e valente! Do inicio ao fim, esse livro e? incrivelmente lindo. Com um desfecho perfeito e com uma mensagem para levar pra vida. Ficara? para sempre, memora?vel em mim.?
Um livro com va?rias camadas, e tudo que eu quisesse colocar nessa resenha na?o caberia. Voce? que na?o leu, se jogue nessa histo?ria e me conta depois o que achou.? E quem ja? leu conta aqui ????
?A coisa mais bonita e? poder ver a vida nos olhos de uma pessoa.??

Talita 19/01/2021

Eu desejo tudo de bom para você,
Muito sol para iluminar os seus dias,
Com chuva suficiente para poder apreciar o sol.
Muitas alegrias para expandir a sua alma,
Dores suficientes para conseguir apreciar os pequenos momentos de felicidades da vida.
E muitos amigos para dizer adeus de tempos em tempos.

A caderneta de endereços vermelha / Sofia Lundberg.
É um romance poderoso, apaixonante, de encontros, desencontros, perdas, amores, coragem e lembranças.
A história de Doris nos faz pensar, ela é tão gostosa quanto abraço de avó.
Esta leitura foi uma experiência maravilhosa e emocionante que ganhou um pedacinho do meu coração.

Vanessa.Pitsch 18/01/2021

A caderneta
O livro é bom, mas me causou certa angústia. Envelhecer é uma tarefa difícil, e quando se está sozinho, ainda mais.

Déborah Tesser 17/01/2021

A caderneta de endereços vermelha traz a história de Doris Alm, uma sueca que desde muito nova teve que deixar para trás as pessoas que amava e lutar ferozmente pela sua sobrevivência.
Anos e anos depois, Doris decide não mais guardar segredos e contar toda a sua história para sua sobrinha-neta, Jenny.
É uma história com uma grande carga emocional, não dá para ser lida tão rapidamente, por mais fluida que seja sua escrita. Precisa ser digerida e refletida!
Pura e simplesmente uma história de amor, amor em sua completude, de todos os tipos...o amor familiar, o amor amante, o amor amigo, o amor pela vida, e até mesmo, o amor por lugares incríveis que nos encantam e nos trazem um sentimento de pertencimento. Uma narrativa que, em menos de trezentas páginas nos ensina tanto.
Recomendo MUITO a leitura!

Renata 13/01/2021

Achei a história um pouco parada, só veio ficar bonzinho no final. Quase n consigo concluir essa leitura

ClAudia 10/01/2021

A nova rainha da sofrência
Doris é uma senhorinha muito fofa, que teve uma vida difícil e solitária. Acompanhamos seu presente e suas lembranças do passado e de todas as pessoas que passaram por sua vida, transformando-a de alguma forma, mas agora estão todas mortas.

Foi uma leitura bem triste e difícil pra mim, pois recém perdi meu avô - o último que ainda vivo entre nós - e ter que ver a Doris definhando foi bem doloroso. Levei mais de 15 dias pra finalizar.

Mas amei a força da personagem, o fato de ir atrás dos sonhos, de não deixar a dureza da vida tirar sua alegria nas pequenas coisas. Sofri muito com os desencontros, as violências, as perdas e o amor perdido dela.

Terminei o livro lavada em lágrimas.
Recomendo, é uma leitura muito tocante.

Aviso de gatilho: estupro, assédio, menção a consumo de drogas, tentativa de suicídio, parto com bebê natimorto (não achei nenhuma das cenas gráficas ou descritivas demais, mas fica o aviso para quem é sensível aos temas).

Sah 09/01/2021

Drama para chorar no final
O livro é bem dramático. Do meio para o final, achei a história um pouco arrastada. Da para se emocionar no final. Drama clássico.

Vlaxio 07/01/2021

Blog Silêncio Contagiante / @slcontagiante
Olá! Quanto tempo, como estamos?

Nesses últimos dias do ano andei pensando o quanto é bacana ouvir histórias. No futuro se tornam lembranças que um dia podem te fazer querer vivenciar novamente aquele momento, as histórias fazem a gente, sejam boas ou ruins.

Quando cheguei na metade do livro A caderneta de endereços vermelha abri um pouco mais a cabeça para refletir sobre a forma que guardamos memórias das pessoas e dos momentos.

Sou meio desconfiada para falar, mas quando escolhi esse livro para resenhar, já sabia que por ser uma história contada por uma idosa, iria me cativar. Aos 96 anos, Doris decide escrever suas memórias e deixar como uma espécie de lembranças para o único membro vivo de sua família: sua sobrinha-neta Jenny.

Com uma infância sofrida mas ao mesmo tempo delicada, Doris conta como sempre foi apaixonada por escrever. Para ela, não existe nada mais precioso do que as palavras e as lembranças.

Eu poderia ter ficado lá para sempre. Meu lugar era entre os livros; era onde me sentia segura.

Na obra de Sofia Lundberg, lançada pela Globo Livros, podemos nos aventurar entre o passado e o presente da jornada da protagonista, que assim como todos nós já passou por momentos difíceis, mas que resultaram na coragem e gentileza de Doris ao conversar com a sua neta e relatar suas vivências.

Com marcas da Segunda Guerra Mundial e algumas alegrias, a protagonista percorreu países e anotou cada momento que teve e os amigos que fez. Demonstrando que momentos ruins não impedem um caminho com realizações e prazeres.

Muito sol para iluminar os seus dias, com chuva suficiente para poder apreciar o sol. Muita alegria para expandir a sua alma, dores suficientes para conseguir apreciar os pequenos momentos de felicidade da vida. E muitos amigos para dizer adeus de tempos em tempos.

Às vezes é bom nos desprendermos dos livros de ficção-científica e voltarmos para o que tem de mais interno em cada um, as emoções e sentimentos. O ano de 2020 foi complicado, mas assim como Doris não podemos deixar de acreditar em dias melhores e notícias boas. Para os contagiantes, feliz 2021!

site: https://silenciocontagiante.wordpress.com/2020/12/31/resenha-a-caderneta-de-enderecos-vermelha-de-sofia-lundberg/

Ladyce 30/12/2020

Durante os meses de reclusão social por causa da pandemia, meu marido se tornou fã de filmes leves, comédias românticas. Por isso mesmo conversamos sobre melhores scripts do gênero, concluindo que Richard Curtis talvez seja o detentor do melhor script de comédia romântica, com o filme "Um lugar chamado Notting Hill", de 1999. É difícil escrever algo romântico, contemporâneo, sem cair no óbvio, sem sentimentalismo, com personagens interessantes e tridimensionais e no caso deste filme, com cenas inesperadas e extremamente engraçadas.

Essa é entrada pela porta dos fundos, reconheço, para minha avaliação de "A caderneta de endereços vermelha", de Sofia Lundberg, traduzido no Brasil por Cláudio Carina, que peca justamente pelo oposto. Apesar de ter uma ideia repleta de possibilidades para a exploração de personagens fora do comum, que poderia ter sido bastante rica, esse livro fica aquém das possibilidades.

Sofia Lundberg cai então no excessivo sentimentalismo, na ausência de um mínimo de credibilidade e nos dá a sensação de ter primado por escrever um best-seller, não escondendo a intenção de se firmar no gosto do público com passagens ou frases de efeito que se retiradas do contexto parecerem profundas e prontas para serem repetidas nas redes sociais: “Eu desejo a você... Muito sol para iluminar sua vida, muita chuva para apreciar o sol... Muita alegria para fortalecer sua alma, muita dor para apreciar os pequenos momentos de felicidade da vida, muitos encontros para você poder dizer adeus...” [41][342] ou “O maior prazer na vida é poder expressar livremente a própria opinião sem receber nada além do amor em troca, mesmo quando as opiniões divergem.” [292] Isso certamente me tornou avessa à narrativa da autora.

Trata-se da história de uma mulher que está na nona década de vida. Teve vida rica em experiências interessantes, viajando e trabalhando fora de seu país de origem. Apaixona-se por um homem, que também tem uma vida encantada, rico se passando por pobre. Ambos se dizem apaixonados um pelo outro. Mas a vida é feita de desencontros. A vida deles inteira é feita de desencontros.

Esse tipo de desencontro só existe (principalmente agora, com a facilidade de comunicação que temos) se nenhum dos dois envolvidos estiver verdadeiramente interessado no outro. Se houver interesse, por mais difícil que seja, há de haver uma maneira de se procurar e se encontrar, como acontece no script de Um lugar chamado Notting Hill, onde diversos obstáculos atravessando continentes são superados. Causas para desencontros irão sempre existir. É a derrubada dos obstáculos ao amor que torna uma vida comum, romântica. É a busca incessante do amor incendiando o coração, que transforma uma história comum em trama romântica, desde os tempos dos romances de cavalaria. Mas A caderneta de endereços vermelha mostra dois personagens para quem os obstáculos são grandes demais e nenhum dos protagonistas interessado em dar mais de si para ir ao encontro do outro. Essa é a grande falha narrativa de Sofia Lundberg. Há muitos altos e baixos, muita repetição. É obra para corações românticos sem discernimento crítico.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 30/12/2020

Uma leitura tocante!
Esse livro sem dúvidas nos desperta um misto de sentimentos, ao mesmo tempo que é lindo demais rever a vida de Doris por meio de seus escritos é triste saber que ela sente tanta falta daqueles que se foram. É triste pensar que todos que amamos se vão e talvez a gente ainda fique aqui sentindo essa saudade...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É um livro muito fluído já que a escrita é semelhante a um diário, narrando a vida de Doris pela sua caderneta e também com alguns capítulos voltados ao hoje. Doris acabou saindo de casa muito jovem, por isso ela passou por poucas e boas na vida ainda mais levando em conta que era mulher e viveu na Segunda Guerra. .
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A caderneta de endereços vermelha é um livro extremamente nostálgico, ele nos faz pensar sobre como estamos vivendo o hoje e como será a nossa velhice. O que será que o futuro nos reserva? É um livro sobre luto, perdas, amizade, primeiro amor e essencialmente como as pessoas passam por nossas vidas deixando suas marcas e lembranças conosco.

Resenha completa no insta @entrelinhaslivros

site: https://www.instagram.com/entrelinhaslivros/

Mariana_ 20/12/2020

AMEI!!!!!!!
O mundo precisa ler esse livro lindo! Recomendo demais!!!!!!!

Lilian 19/12/2020

Apaixonante
A personagem é apaixonante, impossível parar de ler. Suas histórias ficarão para sempre.