O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Daniele-B-N-Rodrigues 16/12/2020

O poder do Dedo Verde
Você tem o dedo verde? Somente um especialista poderá dizer!

Eu te convido a se embevecer com este livro O Menino do Dedo Verde ?

Maurice Druon nos presenteou com esta obra-prima literária e poética, a qual nos ensina valiosas lições de moral com uma extraordinária sensibilidade e sutileza. Como me encantaria ver o Tistu florindo em diversos lugares!

Se você já leu este livro saber o poder transformador de plantar, como diz Tistu "as flores não deixam o mal ir adiante"! Compartilhe-o, indique-o e se possível presenteie as pessoas que lhe são queridas ?

O meu exemplar foi um presente da querida Sara do @seboencantado. Obrigada minha flor por pensar em mim com todo este amor!?

Junior.Rodrigues 12/12/2020

Para guardar no acervo do coração
Reserve aquele momento do dia em que pode ouvir seus pensamentos e se deleite com este clássico que te leva a refletir, e que deveria ser uma leitura obrigatória para adultos e crianças. Mesmo os que leram quando crianças, podem ler novamente, pois em um mesmo texto este fala com os dois públicos e deixa mensagens valiosas. Fazendo deste um livro para se ter no acervo do coração e também para compartilhar com todos de dedo verde ao seu redor.
Daniele-B-N-Rodrigues 16/12/2020minha estante
Que resenha linda! Adorei as palavras! O meu está guardado no acervo do coração!

Yas 04/12/2020

Língua dos Anjos
Um livro de leitura rápida, mas ainda assim incrível. Um livro que marcou minha infância e que de tempos em tempos sempre releio. Um menino que não se encaixava muito bem na expectativa de seus pais e tinha dificuldades em muitas coisas, principalmente relacionados à escola. Entretanto, junto com o jardineiro de sua casa, descobre um talento nato para plantação. Um livro lindo, muito emocionante e com final de aquecer o coração.

Alanna. 02/12/2020

O dia em que uma professora giganta me contou uma história
A primeira vez que li esse livro eu estava em 2003 com meus 7/8 anos, quando minha professora da primeira série (uma mulher alta, mas tão alta que minha mente associava sua imagem a uma giganta ,e até hoje quando eu a encontro me assusto de como ela é alta mesmo) chegou na sala e contou a história de Xisto para todos nós. Eu me impressionei tanto com a história que pedi o livro pra ela emprestado, e li e reli algumas vezes, pensando no que eu faria se tivesse um dedo verde, como decoraria minha casa feia de infância, ou como transformaria a pracinha que existe na frente do colégio, essas coisas. Eu já gostava de ler, mas esse livro foi um pontapé pra que eu sentisse mais curiosidade para ir a biblioteca e escolher que tipo de livro eu queria ler.

E enfim, 17 anos depois, reencontrei esse livro, por acaso. Minha amiga tinha comprado essa edição para o filho dela (coincidentemente, na mesma idade que eu tinha quando li pela primeira vez), e eu olhei para essa edição, sentei em um canto, e devorei esse livro, na casa dela mesmo. Li rapidinho, é uma leitura tão gostosa e rápida, que mal você vê e já terminou.

Eu não vou perder meu tempo escrevendo sinopse em uma resenha, afinal é basicamente o menino Xisto e seu dedo verde e é só o que você precisa saber sobre esse livro. Essa edição em particular está realmente bonita, a capa é de um capricho lindo demais.

Meus sentimentos com esse livro são de nostalgia, de como é mágico pra uma criança se permitir imaginar, e como quando a gente cresce a gente perde um pouco a magia das coisas. Essa história é inocente e é bonita a seu modo, de tal maneira que acredito que as gerações atuais nunca conseguirão apreciar essa história. Talvez um dia, quando eu tiver filhos, eu leia esse livro para eles, e tente passar o máximo da magia que aquela professora giganta me passou quando contou essa história para a minha turma.
Goretti 09/12/2020minha estante
Tistu

Sueli Yano Suga 22/11/2020

Tocante
Eu gostei muito! Demorei a terminar pq no começo demora um pouco a decolar, mas por fim, chorei. Conta a história de um menino que tem a habilidade de fazer nascer diversos tipos de plantas e as atitudes que ele toma frente ao que compreende do mundo. Menino sábio ..

Katielle.Andrade 16/11/2020

Lições de Tistu
Uma vez a minha amiga comentou sobre esse livro e o seu amor por essa história. Então resolvi conhecer Tistu e os seus questionamentos e críticas. É um livro de infanto-juvenil não é apenas para criança, é uma história que nos tira da zona de conforto, e ao mesmo tempo trás um certo conforto. Digo pela minha experiência. O final da minha leitura fiquei alguns minutos apenas sentindo cada palavra. E a minha conclusão é que estou triste e ao mesmo tempo feliz por ter lido essa obra de arte.

Thulyoleitor 13/11/2020

Razoável
O princípio da história é boa, mas por ser a primeira história infantojuvenil do autor, acho que o conteudo de expressar a história e a linguagem ficaram um pouco formal demais na minha opnião, recomendo para pessoas com mais de 12 anos.

Adriane Beatriz 09/11/2020

O menino do dedo verde
Que livro lindo e necessário! Leitura rápida e cativante que te faz pensar ainda mais sobre vários assuntos da sociedade. Estou sem palavras...

Camila.Oliveira 02/11/2020

Reflexão necessária
Eu achei o livro incrível. A reflexão é super necessária sobre a educação e o mundo que semeamos. Embora seja um livro infantil, acho que é válido e traz reflexões para todas as idades. O menino do dedo verde me remete à ESPERANÇA.

Catarine Heiter 29/10/2020

Reler O menino do dedo verde depois de adulta foi uma experiência interessante! Foi possível observar profundidade, lirismo e beleza diante de um olhar infantil para um mundo tão cruel. A linguagem é muito acessível e lembro muito bem que, quando criança, fui absorvida pelas metáforas; o que na releitura, de forma incômoda, foram provocadoras de grandes reflexões. Se outrora fiquei maravilhada com a possibilidade de um humano poder fazer brotar maravilhosas plantas através do seu polegar, desta vez terminei a leitura pensando sobre o que nos leva a continuar fazendo as mesmas coisas quando já sabemos que o resultado será o motivo das lamúrias de sempre!

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL 2020, na categoria “Que tenha criança como personagem principal”

juh 06/10/2020

A lição de Tistu
Este livro é perfeito. Absolutamente atemporal, pois pode ser lido por qualquer um, velho ou jovem, em qualquer fase ou ocasião da vida, seja em dificuldades ou em nossosmelhores momentos. Oferece uma lição tão simples, mas que não enxergamos no dia-a-dia, não importa o quanto refletimos. Esse livro, doce como mel, faz crescer flores em nosso coração, e nos lembra de tudo o que é realmente importante no mundo.

Nathalia Larre 19/09/2020

Perfeito!
Livro simplesmente perfeito! Nos leva a repensar nossas atitudes, como agimos em relação as diferentes situações, em relação ao meio ambiente, política e educação. Leva a questionamentos internos, com certeza irei reler.

Nat 15/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
O Menino do Dedo Verde é um livro infanto-juvenil muito conhecido, sempre me foi recomendado, mas eu não fazia ideia da história. Tistu é uma criança que foi proibida de frequentar as aulas, pois só dormia nas aulas. O pai decidiu então que ele aprendesse as coisas em aulas práticas. Na aula com o jardineiro, descobriu que tinha o dedo verde! Ou seja, tudo onde tocava depois nasciam flores ou arbustos. Como a criança pura que é, Tistu tentou resolver todos os problemas do mundo com sua arma secreta. O final do livro é lindo!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
Athila 15/09/2020minha estante
O primeiro livro que li na vida e que me apresentou esse lindo mundo da leitura ?

Nat 15/09/2020minha estante
começou muito bem!!! li só depois de "velha" rs mas gostei mesmo assim

ferfer_schmidt 08/09/2020

Magnífico
Uma história surpreendente que todos deveriam ler. É uma história que te conquista de uma mentira diferente e que te ensina a ver o mundo de uma maneira diferente e mais radiante! Super recomendo a leitura!!!
Maciel.Marques 30/08/2021minha estante
Estória fantástica!
O livro desenrola a vida de um garoto de classe alta cujos pais resolvem educá-lo de forma diferente, para que compreendesse o mundo num olhar dominante e de reprodução das práticas já arraigadas na sociedade. No entanto, ao conhecer o jardineiro, tudo toma um rumo diferente, o garoto para a ver as contradições existentes nas práticas sociais, ao arroxo do poder econômico para manter-se no domínio, mesmo que isso custe a vida e a má qualidade de vida das pessoas. A cada ação do menino, essa lógica era rompida, a pior e mais contraditória delas é a questão da guerra, na qual ele venceu com flores. Uma vez cumprida usa missão ele volta para sua pátria, junto ao seu mentor jardineiro. O livro traz um reflexão profunda que é exatamente o que é vivido hoje nas Instituições públicas e privadas e tbm na política, nas relações pessoais, etc... Vale a pena fazer as correlações e entender um pouquinho de espiritualidade.